sábado, 20 de março de 2010

ALIMENTAR O ESPÍRITO E O CORPO



Neste sábado, chegaram a tomaradianteira vários comentários discordando do post intitulado A tragédia grega do União de Tomar. Alguns mostram autores singularmente irritados, não se percebe porquê, já que todas as opiniões, até as mais abstrusas, têm à priori igual valor. Há até alguns casos curiosos -reivindicam que aceitemos a sua opinião, notando-se bem que não aceitam as nossas. É a velha sentença: façam o que eu digo, não olhem para o que eu faço. Com cidadãos assim, não vamos a lado nenhum. A realidade é o que é. Não aquilo que cada um gostaria que fosse.
Em simultâneo com mais este salutar e pacífico debate, um dos nossos administradores foi convidado para o almoço comemorativo dos 75 anos de Cidade de Tomar, e aceitou com muito gosto. (Ver ementa supra) Não tanto por causa da comida. Sobretudo para honrar este exemplo da nova maneira de estar tomarense: respeitam-se as pessoas, mantêm-se e reforçam-se as amizades, o que não impede a útil contestação, quando honesta, das ideias e/ou actuações dos eleitos, dos jornais, das rádios, ou de qualquer outra instituição que esteja para servir lealmente os cidadãos.
Comeu-se bem, à mesma hora em que milhares de cidadãos participavam na utilíssima iniciativa "Vamos limpar Portugal". Certamente por mero acaso, aqui pela Nabância houve quem resolvesse conspurcar a velha Praça de D. Manuel I (Ver foto acima), iniciativa que deve merecer o perdão dos tomarenses. Os seus autores, que todos sabemos quem são, limitaram-se a repetir o que faziam em geral os portugueses excursionistas dos anos 50/60 do século passado. As então famosas excursões de farnel e garrafão, com muitos americanos de chapéu preto. Pois a malta das tunas desta vez acertou. Mandou montar a barraca da cerveja, o que evitou os ultrapassados (?) garrafões, mas distribuiram à volta da secular praça comida com fartura, as conhecidas "sandes de três arames". Com tanta fartura, não espanta que tenha havido sobras de monta. Um verdadeiro regalo para as pombinhas e os pombinhos da urbe...


7 comentários:

Anónimo disse...

O que se aprende aqui!

Não sabia o que eram "sandes de três arames", agora já sei.

Desconhecia que havia "açorda de silercas" - agora já sei. Pressinto que deve ser muito gostoso. Tenho que experimentar.

Anónimo disse...

E açorda de xuxas com laranja?!

Uma delícia!

Anónimo disse...

Por onde tem andado? Até parece que nem é de cá (Portugal)!
Olhe que há muitas outras coisas que vale a pena experimentar! Não vá para a cova em branco!!!

Anónimo disse...

"Açorda de xuxas com laranja"?!

Por acaso consumi muito desse prato, na segunda metade da década de 70 do séc. XX.

Agoniado a princípio, ainda acabei a ensinar aqui e acoli a melhorar a receita, com condimentos de minha lavra, que muito bons resultados obtiveram para a saúde física e mental dos portugueses.

Ultimamente tenho visto por aí uns tantos a adulterá-la, retirando os "xuxas", privilegiando "laranjas" apanhadas do chão, putrefactas, usando condimentos que lhes não disfarça o sabor a velho e podre, sendo escusado utilizá-las como estrume, por não fertilizar coisíssima nenhuma.

Anónimo disse...

quando tiver fome, já sabe onde pode ir !

Anónimo disse...

Em Tomar a grande moda é a laranjada com sabor a rosas...

Anónimo disse...

Anónimo de 21 de Março de 2010 16:50,

rosa pálida, cantas bem, mas não alegras!!!!!

fica-se agoniado com a tua malícia, pá!

a quem queres enganar?!

és um enviado da voluntários da república!!!!!!!