segunda-feira, 15 de março de 2010

INFELIZMENTE A DESGRAÇA CONTINUA

Dois acontecimentos marcaram a semana anterior, em termos de política local. Ambos lamentáveis, pensamos nós. O vereador Luís Ferreira decidiu destacar a ajuda governamental às autarquias, no sentido de estas poderem concorrer ao QREN em condições mais favoráveis, obtendo dinheiro a fundo perdido na ordem dos 80% para cada projecto. Naturalmente esqueceu-se de acrescentar que tal "esmola governamental" se revelou por assim dizer obrigatória, pois há sectores do QREN cuja execução até este momento ainda não chegou aos 10%. As autarquias, cada vez em maior número, já perceberam que os os fundos europeus são afinal um logro, porque, regra geral, gastos em projectos desgarrados e mal planeados, acarretam pesados encargos e não têm retornos transaccionáveis, encalacrando cada vez mais as finanças municipais.
Por seu lado, o presidente Corvêlo de Sousa, devidamente acolitado pelo seu pessoal exterior da comunicação, lá conseguiu mais meia página no "Diária de Notícias" de ontem. E que disse ele de substantivo ? O costume: o turismo é que é; vamos ter uns circuitos assim e assado, editar os forais, "liderar a candidatura à Rota dos Mosteiros Património da Humanidade", revitalizar o centro histórico e criar o Museu da Levada. Vasto programa, na verdade. O pior é que a própria jornalista não deve ter ficado muito convencida. Usar como título "Cidade dos Templários vai estar em festa durante 15 meses" mostra, na nossa humilde opinião, uma de duas coisas, ou mesmo ambas, em simultâneo: Ignorância crassa da nossa triste sina; ironia em relação aos pobres provincianos pategos e patarecos do vale do Nabão. Só neste contexto se consegue entender esta tirada -"O município quer aproveitar a efeméride para dar novo fôlego ao turismo no concelho. E tem já alguns projectos na manga." Deve ser por isso que o nosso presidente aparece na foto com as mãos atrás das costa, que é, tudo o indica, para esconder os tais projectos que tem na manga. Mas Corvêlo de Sousa é uma pessoa educada, culta e sensível. Não pode por isso ignorar que é impossível dar fôlego a algo que não existe. Como por exemplo o alegado "turismo no concelho".
Após tudo isto, poderemos acrescentar que a circunstancial maioria não tem qualquer préstimo ?Claro que não. Pelo menos em termos de dinheiros públicos, é possível dizer que os esbanjam ou administram de forma deficiente, mas não consta que com eles se governem, que "metam a mão" ou a deixem meter, como já ocorreu em tempos, antes da primeira vitória de António Paiva. Por aqui pelo menos, os eleitores estão tranquilos. Isto, porém, só vem demonstrar que, tal como é impossível fazer tudo bem, também nunca se consegue fazer tudo mal.
Com as suas declarações, tanto Luís Ferreira como Fernando Corvêlo de Sousa, revelaram que, em matéria de economia política local, continuam às aranhas, às apalpadelas, ou, para usar linguagem mais jovem, "a nadar em copos de iogurte". Só assim se compreende que ambos insistam em projectos sem qualquer hipótese de virem a acordar Tomar. Como se estivessem convencidos de que os incêndios se apagam com gasolina, ou que os alcoólicos se curam com aguardente. Mudem os vossos referenciais enquanto é tempo, senhores ! Tentem inovar !

13 comentários:

Anónimo disse...

"
As autarquias, cada vez em maior número, já perceberam que os os fundos europeus são afinal um logro, porque, regra geral, gastos em projectos desgarrados e mal planeados, acarretam pesados encargos e não têm retornos transaccionáveis, encalacrando cada vez mais as finanças municipais.
"

Não há almoços grátis!

Anónimo disse...

Há cidadãos avisados que têm dado algum do seu tempo a dizer que o "Rei vai nu".

Os "nossos" autarcas primam pela ignorância em matérias como as do Turismo, da Cultura, do Investimento, da Educação...

Toda a gente (in)formada sabe que é na Educação que se deve preparar o futuro de qualquer povo. Alguém é capaz de vislumbrar, uma ´restea que seja" visão do executivo e da sua vereadora sobre o que fazer ao nível da Educação?

O que é feito é mais do mesmo, cujos frutos têm sido muito bem explicados por especialistas: A EDUCAÇÃO É UM DESASTRE!!! É uma das causas do nosso atraso e dos graves problemas com que os jovens se vão deparar no futuro.

Quanto à Cultura, nem sei se vale sequer a pena abordar o assunto. Ma s uma coisa posso dizer sem correr o risco de ser contrariado: PARA UMA POLÍTICA CULTURAL É PRECISO GENTE COM FORMAÇÃO CULTURAL (comprovada) E LASTRO QUANTO BASTE.

Não chega deitar foguetes e dar subsídios. Essa é a atitude que acompanha os ignorantes. Aqui convém lembrar o provérbio chinês: "Ao pescador não se dá o peixe; dá-se a cana e ensina-se a pescar".

Quanto à peço no DN sobre Tomar, a pose do corvêlo de sousa é ilucidativa: estamos perante alguém que não tem qualquer ideia nem projecto para Tomar! Não vale a pena andarmos a enganar-nos!!!

Aliás, a peço é uma encomenda que está paga e, por este andar, vamos continuar a pagar para o presidente andar a dizer uns disparates.

Não há almoços gratís nem foguetes!

Anónimo disse...

INFELIZMENTE A DESGRAÇA NÃO TEM LIMITES!!!!!!

"A REN vai atribuir, sob proposta da Parpública, um bónus a José Penedos pelo desempenho em 2009, ano em que a empresa foi envolvida no caso "Face Oculta".
Um dos accionistas privados da REN pela Logoenergia, Filipe de Botton, explicou à agência Lusa que votou contra a proposta da Parpública de atribuir um bónus a José Penedos pelo desempenho em 2009, sublinhando que um conselho executivo que não soube antecipar os problemas da "Face Oculta" não merece qualquer tipo de bónus.
Até agora os prémios dos gestores da REN tinham um máximo equivalente a 12 salários, mas hoje a Assembleia-geral aprovou diminuir este tecto máximo para seis ordenados.
Assim, José Penedos vai receber o bónus atribuído pelas novas regras, que vão ser aplicadas também a Rui Cartaxo, actual presidente da REN, e cujo mandato termina em 2012.
Para além da Logoenergia, houve outros accionistas privados que votaram contra a atribuição de bónus a José Penedos, uma situação que Filipe de Button considera uma «pouca vergonha».
No final de Novembro, José Penedos foi suspenso da presidência da REN e sujeito a caução de 40 mil euros pelo juiz de instrução do processo "Face Oculta".
De acordo com a investigação deste processo, José Penedos aceitava e estimulava alegadas diligências do filho para que a REN favorece as empresas de Manuel Godinho."
TSF on line

Anónimo disse...

O comentário das 15H01 é bem capaz de estar correto.

Luis Ferreira disse...

Parece-me algum injusto que considerem errado que faça destaque da BOA medida que o Governo da Republica tomou ao estender a comparticipação para todos os projectos iniciados este ano para 80%.

É errado destacar medidas positivas? Não será o momento de valorizar em lugar de desvalorizar? De acreditar na capaciadade instalada em lugar de a desvalorizar?

Eu continuo a considerar que vale a pena valorizar o que os Governos fazem. E em especial quando é um governo do meu partido, então mais se justifica que o faça.

Como não há governos de associações de sueca ou um governo do PSD, não se espera que nos proximos anos se revele útil ter em Portugal, vão-me levar a mal por isso?

Anónimo disse...

Esqueceu-se de falar na Fáfá de Belém, o concerto que nos coloca ao nível de Estarreja no panorama dos espectáculos de terceira linha a nível nacional e nos custos que este acarreta para o Município.

Tudo, mas mesmo tudo o que é aqui apresentado vale ZERO! Um simples contacto com uma agência de viagens que promovesse um mediano forfait traria mais gente a Tomar que todas as iniciativas enunciadas nesta entrevista juntas.

Sebastião Barros disse...

Amigo Luís:
Como bem sabes, nunca usei, não uso nem virei a usar aventais ou outras farpelas que não se coadunam com o meu feitio, pouco confortável ou acomodatício, conforme é do conhecimento geral. Dito isto, creio que ninguém te leva a bem ou a mal aquilo que tens feito ou dito, enquanto eleito dos tomarenses que em ti votaram. Mas em política não se trata de levar a mal ou a bem. Simplesmente de concordar ou discordar. E eu discordo de muito do fazes e de bastante do que dizes. Neste caso dos 8o%, já expliquei a minha posição, mas vou tentar ser mais claro.
Por força das circunstâncias e devido à fraca cltura e preparação política dos eleitos e dos técnicos superiores (salvo, naturalmente, honrosas excepções),as autarquias viciaram-se pouco a pouco nos fundos europeus e nas ajudas governamentais, deslumbradas com as facilidades e obnubiladas pelas obras que facilitam, pensam os autarcas, bons resultados eleitorais. (Um pouco como sucedeu com o D. João V e o ouro do Brasil...) Vai daí, nem procuram saber que encargos futuros daí vão resultar: juros, reembolsos, despesas de acompanhamento jurídico e técnico, custos de manutenção, custos de funcionamento... Os resultados aí estão. Autarquias endividadas e sem fundo de maneio capaz de pagar uma gestão eficaz dos assuntos correntes, em termos de obras. Ou julgas que a cidade está como está, por mero acaso ?
Em tal contexto, a medida governamental vai contra tudo o que deveria ser feito, ao encorajar ainda mais obras supérfluas, ou pelo menos de utilidade duvidosa (aquele paredão do Flecheiro...) É um pouco como oferecer mais aguardente a crédito a alcoólicos que é urgente curar...se queremos realmente ultrapassar a crise.
Um abraço,

António Rebelo

Sebastião Barros disse...

Profissionalmente, estive em Toledo mais de duas dezenas de vezes. Como simples turista duas ou três. Notei que a Associação local de guias de turismo não consente que qualquer amador se meta a guiar visitas. Desde que não se tenha submetido previamente a exame para obtenção da carteira profissional, nada feito. Mas eles recebem cada ano mais de 5 milhões de visitantes, com tendência para aumentar. Ao contrário do que acontece em Tomar, onde o total de visitantes do Convento vai diminuindo. Porque será ? É o clima inóspito que repele os turistas ? Ou o clima humano ?

António Rebelo

Anónimo disse...

Em matéria cultural, estaria tudo perfeito se em lugar da Fafá de Belém, tivéssemos o fofo de Tomar...
Bom, bom, era a Academia de Música a mamar, como a teta secou já nada presta, tudo é mau e estamos todos desgraçados.
O exmo, sr, dr, major, maestro, não percebeu a música que o povo de Tomar lhe deu nas últimas eleições. Và fazer uma especializaçãozita de interpretação. O Pedro Marques pode não ser bom, mas sem este acólito acredito que o seu resultado eleitoral teria sido bem mais favorável.
É que o povo ainda não perdeu a vergonha

Anónimo disse...

Major?!!!!

Então o artista não é sargento?!

Ao memos que a Fáfá (fofona) de Belém cante o "vermelho, vermelhusco, vermelhão", antecipando a vitória do GLORIOSO e também mostrando o cartão dessa cor aos cinco estarolas!!!!!

Anónimo disse...

!Eu continuo a considerar que vale a pena valorizar o que os Governos fazem. E em especial quando é um governo do meu partido, então mais se justifica que o faça!

LUÍS DUPLO-QUEIXO (SEM OFENSA POIS TENS MESMO PAPADA COMO O ALBERTO JOÃO JARDIM POE EXEMPLO)... CLARO QUE O QUE DIZES É ASSIM POIS SE ESTIVESTE COMO ADJUNTO E AGORA COMO VEREADOR É PELO MÉRITO DA TUA COLUNA POUCO VERTICAL E DO ACONCHEGO DO TEU PS. DESTE PS QUE TEM COMO LÍDER A MAIOR FRAUDE DESDE 1974.

CONCORDO COM O REBELO QUE PÕE O DUPLO-QUEIXO A LÉGUAS DE SABEDORIA, TECNICIDADE, VERTICALIDADE,FRONTALIDADE, INDEPENDÊNCIA E CARÁCTER.
SEMPRE OPINEI QUE O PS TOMAR TEM UM PROBLEMA DE CARÁCTER PERSONALIZADO PELO DUPLO-QUEIXO E PELA MENINA.

Anónimo disse...

Peço aos senhores Corvelo e Luis Ferreira que não se demitam, para que os cidadãos possam ter tempo para testemunhar a vossa incompetência!!!

Os cidadãos mais atentos e interessados em acompanhar a realidade de Tomar, esse já vos tinham dispensado.

Os cidadãos mais distraídos, entre eles os militantes medíocres, precisam de mais algum tempo para vos conhecer verdadeiramente.

Por mim, e estou e ser genuíno e justo, já vos tinha demitido (!!!)
Quanto ao meu partido aguardo que decidam e não se deixem enrolar no tempo, porque isso pode ser-lhes fatal.

Como vêm, em linguagem cordial, sem insultos e outras demandas, podemos dizer o que sentimos pela desgraça em que Tomar caíu!

Por mim, em nada dependo desta gentalha. O problema é que há muita gente que vêm a político como se ele fosse um jogo de futebol, deixando-se influenciar pela cor do clube e isso é mortal para o futuro de Tomar e dos seus habitantes.

Anónimo disse...

Quem é o Luís Ferreira?

Cada vez que ouço falar desse senhor até dá arrepios. Ainda não ouvi ninguém falar bem desse senhor.

O que é que ele faz?
Qual é a profissão dele?
Não precisa da política para se afirmar profissionalmente?
Qual é o vencimento dele na profissão de origem?
É empresário?
É empresário bem sucedido?

Estas questões são pertinentes de se saber para que eu não me deixe levar pelas opiniões de tal figura, porque na verdade nunca ouvi ninguém dizer bem desse senhor.

Mas às vezes os comentários não são mais do que invejas mal disfarçadas. É um mal português que também está na origem do nosso atraso.

Não quero com isto defender nem atacar o senhor, até por não o conhecer o seu trajecto de vida quer na política quer fora da política.

Quais são as distinções públicas com que já foi distinguido?

Quais são as obras por que ficou conhecido?

É um dependente da política? Caso contrário...