quinta-feira, 11 de março de 2010

A GUERRA DA ÁGUA - 2 - ACASOS E COINCIDÊNCIAS

Pedimos imensa desculpa, mas varreu-se-nos, pronto ! São coisas que acontecem. Quando ontem anunciámos uma bomba, esquecemo-nos de acrescentar que era daquelas mais evoluídas, que as forças da NATO estão a usar no Afeganistão. Chega ao solo, não rebenta, as pessoas vão ver o que se passa e nessa altura PUM!!!
Então aqui vai. Certamente por mero acaso, simples coincidência, portanto, O RIBATEJO deu enorme destaque ao comparativo das tarifas de fornecimento de água NA REGIÃO (e não no distrito, como erradamente escrevemos) e à situação muito favorável dos consumidores do Cartaxo, porque é o consórcio AQUÁLIA/LENA CONSTRUÇÕES/Câmara do Cartaxo que passa a fornecer os cartaxenses. Não estão a vislumbrar a relação entre uma coisa e a outra ? Está tão à vista de todos que ninguém vê: É que a LENA CONSTRUÇÕES, certamente por mero acaso, simples coincidência, portanto, é também proprietária d'O RIBATEJO.
Estamos assim perante uma situação comparável ao que seria o PÚBLICO, propriedade da SONAE, de Belmiro de Azevedo, fazer uma extensa reportagem, com manchete colorida a dois terços da primeira página, a afirmar que a MODELO/CONTINENTE é a cadeia de distribuição que mais barato vende em todo o país. Dado que, por mero acaso, simples coincidência, portanto, o citado grupo distribuidor também é propriedade da SONAE, haveria logo bronca e das grandes. Os outros grandes grupos queixar-se-iam imediatamente à ERC, e teriam toda a razão.
Outro tanto ocorreria se o EXPRESSO ocupasse dois terços da primeira página, mais duas páginas interiores, a informar os leitores de que a SIC dá as notícias mais verdadeiras e tem a maior audiência do país. Visto que tanto o EXPRESSO como a SIC pertencem à IMPRESA, controlada por Francisco Pinto Balsemão, seria o bom e o bonito.
Claro que Belmiro de Azevedo e Francisco Balsemão são grandes empresários, civilizados e com maneiras, sendo que Balsemão até continua a ser detentor de uma carteira profissional de jornalista. Por isso nunca fariam, ou deixariam fazer aquilo que O RIBATEJO, certamente por mero acaso, simples coincidência, portanto, publicou a semana passada.
Mas os acasos e/ou coincidências não se ficam pelo extenso trabalho jornalístico já referido. Certamente pelos mesmos motivos, as duas câmaras com os tarifários mais exagerados (uma na realidade, outra graças à nítida maquilhagem dos preços tomarenses), Alenquer e Abrantes, são ambas de maioria PS, enquanto Tomar é assim-assim. E o Cartaxo ? Pois, o Cartaxo também é PS, mas teve a coragem de tomar a decisão certa - certamente por mero acaso associou-se à LENA CONSTRUÇÕES, que assim passa a concorrente da VEOLIA no distrito.
Nestas condições, não custa compreender que, após tal condicionamento, Abrantes vai ser o próximo alvo de assédio, no sentido da privatização total ou parcial dos respectivos SMAS, em muito melhores condições do que as existentes em Alenquer. Da mesma forma, começa a fazer todo o sentido a estranha política dos SMAS, que desde há anos vêm sacrificando os consumidores, com tarifas cada vez mais gravosas, tendo em conta as taxas votadas e impostas pelo executivo e pela AM, sob domínio do PSD tal com os SMAS. Mas que, curiosamente, e certamente por mera coincidência, não aplicam as medidas decididas pela autarquia logo que implicam diminuição de receitas. E daí, indagarão os habituais cínicos de serviço ? E daí, certamente por mero acaso, simples coincidência, portanto, estão reunidas todas a condições objectivas para o início das negociações tendo em vista a privatização total ou parcial dos SMAS, igualmente por mero acaso, ou simples coincidência, entre a autarquia e a LENA CONSTRUÇÕES. É que, também por mero acaso, ou simples coincidência, o anterior presidente da câmara e depois gestor do QREN/Centro foi trabalhar para a Sociedade de Construções Aquino & Rodrigues (parece que a designação entretanto foi alterada), a qual também faz agora parte do grupo LENA CONSTRUÇÕES. Perceberam agora, caros leitores ? Ou será preciso fazer um desenho ?
Afirmou Salazar, pouco suspeito de esquerdismo e ainda menos de marxismo, que em política, tudo o que parece é. Nesta autêntica guerra da água, decididamente há demasiados acasos e estranhas coincidências... Se fosse em Lisboa, ou num jornal de âmbito nacional, haveria bronca pela certa. Tratando-se de um modesto semanário publicado "no resto que é paisagem", tudo bem. Ou não ? Afinal só o Sócrates é que é um grande malandro, que procura influenciar a imprensa e a informação em geral ? Ou há mais, muitos mais ?
Ficamos a aguardar os eventuais desmentidos, que serão devidamente guardados, para memória futura. Para 2013, por exemplo...

11 comentários:

Anónimo disse...

Isto começa a ser melhor do que os programas dos gato Fedorento.
1º Desconheço qualquer proposta para fazer uma concessão dos serviços públicos que são actualmente da responsabilidade dos SMAS.
2º A ser efectuada tal concessão do serviço público (total ou parcialmente) deverá ser por concurso público internacional o que colocará todos os concorrentes em pé de igualdade. Se julga que o concurso (hipotético nesta altura do campeonato) está viciado pode já reclamar para a Comissão Europeia e pedir a sua anulação, ou esperar que os concorrentes preteridos o façam.
3ª Há um provérbio chinês que diz algo como "por querer mostrar-se mais esperto do que é, o sábio tende a cair no ridículo". Não será o caso do mentor deste blogue, Contudo seria bom não alinhar em toda e qualquer teoria da conspiração.

O seu,
Zé da Bilha

Anónimo disse...

Leio algumas vezes as questões aqui levantadas com bastante interesse.
Ao ler sobre esta questão dos preços de água, embora tenha algumas pequenas imprecisões, nomeadamente na abordagem em geral de um assunto da maior importância e com custos actuais e futuros para os Tomarenses, que tal como em muitos outros concelhos já teve importantes decisões, tal como Tomar deveria ponderar e estudar no mínimo.
Venho no entanto esclarecer uma questão que sendo do meu conhecimento a empresa Aquino e Rodrigues, S.A, passou a denominar-se Aquino Construções, S.A. e deixou nessa altura de ser do grupo Lena, assim pese embora eu não tenha qualquer ligação ou interesse pessoal na questão, este erro de informação poderá nessa parte alterar o raciocínio sobre uma questão, que merece na minha opinião reflexão na realidade de uma forma séria e sem paixões políticas, ou outras que inquinem o problema que na verdade o é.

Sebastião Barros disse...

As informações que nos foram dadas confirmam que a sociedade mudou de nome, entre outros motivos devido ao falecimento do sr. Aquino, mas faz parte ou está em vias de vir a fazer parte do Grupo Lena Construções. Paiva terá sido contratado exactamente para a administrar após a prevista absorção.
Não há por aqui nenhuma teoria da conspiração, nem sintomas de paranóia. Apenas um paciente alinhamento de factos, dos quais faltou indicar um outro, que nos parece igualmente significativo. A autarquia, ainda presidida por António Paiva, adjudicou, ou deu indicaçoes para adjudicar, a construção da ponte do Flecheiro e demais heresias à ilharga...à Lena Construções.
Respondendo a outro comentador, pedimos licença para usar o método dos jesuítas -responder a uma pergunta com outra pergunta: É claro que os concursos públicos internacionais são tão puros como as virgens actuais. Já ouviu falar no sistema do cambão ? E já agora outra pergunta, caso responda afirmativamente à primeira -Sabe a quem pertence a zona de Tomar, em termos da cambão ?
Última questão: Claro que ainda não ouviu dizer nada sobre a eventual privatização dos SMAS. Ainda não é oportuno. Mas tarde é o que nunca vem. Afinal ainda faltam quase 4 anos para as próximas autárquicas. A não ser que haja intercalares. Tudo devidamente ponderado, o novo presidente concelhio do PSD mexe-se bastante bem no meio dos sócios da Casa do concelho de Tomar em Lisboa, onde há vários construtores. E até é Engenheiro...também !

Anónimo disse...

Segundo boa informação o processo para a saída dos SMAS da órbita directa do município está a ser negociada entre vários sectores do Psd, nomeadamente ligados a A.Paiva e a empresa Águas do Centro.

O objectivo seria terminar o iniciado no seu primeiro
mandato, ficando a actual concessionária da chamada rede em alta, também com as ligações a casa de todos os Tomarenses e a respectiva cobrança.

O negocio de alguns milhões está a ser analisado e preparado pelo ex-administrador dos SMAS, hoje empresário, Antonio Alexandre.

A história não é para amanha, já anda a ser negociada desde ontem, para beneficio dos bolsos de alguns.

Anónimo disse...

Não me parece que a Águas do Centro esteja na "esfera" do Grupo Lena.
Aliás, nem me parece que uma eventual passagem dos SMAS de Tomar para esta entidade corresponda a uma privatização dos serviços públicos tomarenses. Penso que a Águas do Centro não tem capitais privados. Mas se calhar o articulista sabe algo mais...

Zé da Bilha

Anónimo disse...

"Há um provérbio chinês que diz algo como "por querer mostrar-se mais esperto do que é, o sábio tende a cair no ridículo". Não será o caso do mentor deste blogue, Contudo seria bom não alinhar em toda e qualquer teoria da conspiração."

Diga a verdade, não só você acha que é o caso do mentor deste blogue, como acham quase todos os que por aqui passam e outros que não conhecendo o blogue, só conhecem mesmo o autor.
Ou não é?

Anónimo disse...

...
hum... esta coisa começa a cheirar a gato escondido com rabo de fora!
com tais actores em cena, indefectiveis (de longa data) defensores do bem comum, parece realmente que o caminho desta terra foi, é, e continuará a ser sempre: para bem de dois, mal dos outros, pois...
e se o negócio da água e da caca, é negócio de milhões...

"para beneficio dos bolsos de alguns."


anedota

Anónimo disse...

A Empresa Águas do Centro não é privada. É pública, através da participação maioritária das Águas de Portugal e dos municípios que a integram, entre os quais o de Tomar.
Mas, se Passos Coelho ganhar o partido, e as eleições intercalares e for 1ºMinistro passará a ser "maioritariamente"privada, pois no seu horizonte político-económico está, fazer saír do universo estatal a empresa Àguas de Portugal, tal como as dos lixos e resíduos, que já são controladas pela Fomentinvest do Engº Ãngelo Correia.
O objectivo é a expansão deste grupo económico, que há muito vem trilhando o caminho para "açambarcar" as Águas de Portugal, cuja privatização já estava prevista nos governos do PSD, nomeadamente no de Durão Barroso.
Os ventos voltam a soprar para esses lados, e já os negócios (ou melhor, os negociantes) se posicionam.
Angelo Correia e sócios, vão finalmente constituír o consórcio empresarial das águas (onde se juntam todos) e aí, nesse contêxto, e através das Águas do Centro, já parceiro do Município, teremos incluída a reestruturação e reorganização económico-financeira dos SMAS! Com a constituição de empresa para o efeito.
E, não podemos esquecer, os compromissos assumidos pela Câmara,(SMAS) em relação à ETAR de StªCita!!!...
(sobre este assunto o Prof.Rebelo também tem matéria de interesse público, para averiguar).
É claro que em toda este arrazoado (meu), o papel de António Alexandre não é dispiciendo. Ele poderá ser o próximo Presidente do Conselho de Administração dessa Empresa. Esta figura esteve sempre posicionada nas escadarias de quem lhe proporcione ascensão e poder.
A sua transferência dos SMAS para Águas do Centro, é feita nesse sentido. Pela mão de gente do PSD, ou dele próxima. Não sei mesmo o que faz ele, enfiado no PS. Ou melhor, sei. Para estar nos dois lados. E "gerir2 e "usar" a informação. Tolerantes os homens da concelhia do PS, qua ainda lhe abrem a porta.
Fica para reflexão, ou talvez não valha a pena.
Já que, com ela ou sem ela, a nós só nos resta pagar-LHES.
Cumprimentos,
Alice Marques

Anónimo disse...

Estou baralhado. Então os SMAS vão para o Grupo Lena ou para o grupo do Angelo Correia/Passos Coelho?

Anónimo disse...

Cidade de Tomar decano?
Pensava que o Templário tinha sido fundado há mais anos...

Anónimo disse...

Os exemplos vêm sempre de cima...e esta gente já percebeu que estas negociatas/roubos descarados indiciam sinal de inteligência - vulgo chico espertismo- que nunca têm quaisquer consequências e até são praticados ao mais alto nível do governo da nação...temos o que merecemos, pelos vistos.