sábado, 6 de março de 2010

UM FUNICULAR PARA REMEDIAR ?

Decorreu ontem, no salão da ACITOFEBA, a sessão de apresentação do projecto "Funicular da Anunciada". Pouca gente. Menos de 30 pessoas. Dos eleitos, apenas os presidentes de S. João (IpT) e Santa Maria (PSD). Além disso, os jornalistas do costume, entre os quais o director d'O Templário, o director de Cidade de Tomar e quatro ou cinco cidadãos, crónicos nestas andanças: Luis Pedrosa Graça, Carlos Trincão, Horta-Marques, Abel Paulo, e um dos administradores de tomaradianteira.
Durante a apresentação, falaram sucessivamente o autor do projecto, Vítor Silva, e um dos dois engenheiros da EFACEC, vindos expressamente do Porto para a circunstância (A EFACEC é a única empresa portuguesa fornecedora, instaladora e gestora de funiculares).
Ficou-se a saber que aquele equipamento, se e quando instalado, terá uma capacidade máxima de 420 pessoas por hora, a viagem de ida e volta custará um euro e meio, e fará cada percurso em cerca de quatro minutos. O custo total estimado, a preços actuais, será da ordem dos três milhões de euros.
Seguiu-se um interessante debate, no qual tomaradianteira também participou. Dele resultaram várias objecções, como por exemplo a manifesta inadequação do projecto no actual contexto de crise e de ausência de estruturas de acolhimento, a evidente falta de condições citadinas, susceptíveis de atrair turistas, a gritante carência de recursos humanos, em concomitância com excesso de funcionários públicos, e o evidente desprezo a que têm sido votadas as actividades culturais, na cidade e no concelho.
De tudo o que foi dito, ficou a ideia de que se trata sem dúvida de um projecto generoso e bem intencionado, o qual não tem, todavia, nas actuais circunstâncias, qualquer viabilidade económica ou hipótese, mesmo remota, de vir a ser implementado. A época dos recursos abundantes já passou, a das obras desgarradas igualmente, e o pior ainda está para acontecer. Enquanto até agora o mais importante para as autarquias era arranjar obras para candidatar e sacar os fundos europeus, chegou o tempo de arranjar maneira de ganhar dinheiro, gerar riqueza, criar valor acrescentado, conseguir postos de trabalho produtivos, (e não empregos à custa do orçamento) procurar retornos negociáveis, de forma a só depois usar esses recursos em investimentos devidamente planeados, tendo em conta o rumo a seguir, de acordo com o projecto global previamente sufragado pelos cidadãos.
Naturalmente que a ideia e o trabalho de Vítor Silva têm mérito. Mostraram empenhamento cívico, desassossego cidadão e possibilitaram uma interessante sessão de troca civilizada de ideias entre tomarenses, coisa suficientemente rara para aqui ser sublinhada. Dito isto, qualquer técnico da Europa Central, que por acaso assistisse à referida sessão, só poderia ficar de olhos esbugalhados. Não só se verificou a inexistência de prévios estudos de mercado (onde, como quando e para quê ir buscar os tais 420/turistas/hora ?), como igualmente a falta de caracterização política, económica e social da cidade, nos tempos que correm. Por outras palavras, mais severas, mas que nos parecem as mais pertinentes -tudo indica que se trata de mais um daqueles "castelos em Espanha", que nós portugueses tanto gostamos de construir mentalmente, porque em teoria bate tudo certinho. O pior é depois o choque com a cruel realidade.
Tomaradianteira esteve numa posição assaz desconfortável. Por um lado não queria nem pretende ser desagradável com o autor da projecto nem com os seus mentores. Por outro lado, mesmo sem contar com a sua evidente falta de viabilidade económica, não concorda com a localização nem com o tipo de transporte. Instigados por Horta-Marques, acabámos por dizer que na nossa opinião, estribada num conhecimento da realidade local, do mundo actual e do novo paradigma económico, a melhor solução (que ainda assim também não deverá ser implementada de forma desgarrada, mas sim fazer parte de um projecto multifacetado, muito mais amplo) para o problema da vinda dos turistas à cidade será um túnel com tapetes e/ou escadas rolantes, ligando o antigo mercado (trazeiras dos Paços do Concelho) ao castelo templário. É que são apenas cerca de 70 metros, (contra os mais de 300 do funicular) que "obrigarão" de certeza os turistas a virem ao centro da cidade...

PS - Só agora nos ocorreu que, além das vantagens já antes indicadas, o eventual tapete rolante, entre as trazeiras da Câmara e a Cerrada dos Cães, dadas as circunstâncias políticas actuais cá na urbe, poderia até ficar muito barato, pelo menos na instalação: Como o novo líder local do PSD já declarou estar convencido de que o cruel e atrevido marido PS camarário vai tirar o tapete à jovem, ingénua e virginal esposa PSD, basta aguardar, aproveitar e adaptar o dito tapete ao novo uso... Ou somos assim tão ricos que podemos mandar para o lixo genuinos Arraiolos ponto fino, financiados com dinheiros de todos nós ?

12 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí esta uma seria observação sobre este tipo de projectos: o seu Evebtual irrealismo, apesar da boa intenção.

Também há uns anos o inefável Carlos Silva, acompanhado dos actuais dirigentes do PS Nabantino, onde pontuavam o actual Presidente Cristovao e o Vereador Ferreira, apresentaram a ideia de ligar através de Ferrovia de Superficie as 4 Cidades do Medio Tejo.

Anónimo disse...

Trezentos paus cada viagem? 600 paus ida e volta? vai lá vai! nada como usar o carrinho! 600 paus são quase 4,5 lts de gasóleo que dão para andar quase 100 kms, o que equivale a mais ou menos 30 idas e voltas.
Quem o cozinhar que o coma!!!
Quero ver quem é que o sustenta durante o Inverno!

Anónimo disse...

Perdão, enganei-me nas contas! 1,5 euros as duas viagens! Mesmo assim é um pouco puxado!

Anónimo disse...

Já ouviu dizer Rebelo, que o pessoal da associação independente se vai inscrever em massa no PSD, agora que o Engenheiro dos construtores da Serra é Presidente da Secção?

Anónimo disse...

É pura verdade!

Basta ir à Rua da Fábrica para ver a fila de pessoal da associação independente que se uer inscreve no PSD!

Os primeiros da fila são o Curvelo e a Rosário! E ainda faltam o Paiva, o Zé Soares e o Serravenoso.

Como vêm só pessoal fixe!

Ganda Nóia

Anónimo disse...

Isto é extraordinário.
Primeiro inventaram que o Tenreiro tinha um pacto com o Pedro Marques para tentar desacreditar a lista do Delgado mas o boato foi denunciado e perderam com estrondo!
Agora que o Delgado vai mobilizar caras novas (e outras que sairam por não se reverem na inépcia da direcção anterior) para o PSD de Tomar e começar a TRABALHAR num projecto de futuro começam a lançar outros boatos. Quero acreditar que o tempo do autor dos boatos e seus acólitos já lá vai e que tanto Tomar como o PSD vão passar a ser geridos por gente da terra mais interessada no Concelho que em agendas pessoais. Força Delgado.

Anónimo disse...

Há por aí uns rapazolas especializados em propaganda, contra-informação, negócios, influências.

Pensem uns momentos e terão a resposta.

Uma ajuda: são os sobrinhos do Donald!!!!!!!!

Anónimo disse...

Cada vez mais acredito que há gente que parece gostar de viver no lixo. Será que nasceram no meio do lixo?
A nova direcção do PSD é, em princípio, gente de bem que nutre simpatia por pessoas de bem, independentemente dos suas opções políticas.
A actual direcção do PS é, sem dúvida, constituída por gente sem ética que procura apenas nomeações, por mais básicas que sejam, gostam de viver da subserviência. Veja-se a nomeação do Becerra para o CAE, instituição sem interesse, apenas para lá colocar boys que não gostem de trabalhar (dar aulas); o Luís Ferreira sempre a viver encostado ao senhor de Ourém que o manteve no governo civil para fazer os fretes como moço de recados; o Huguinho também esteve no IPJ apesar de não ter curriculo para o efeito; etc...
Se o PS não interessa, os IPT também não.
Recomendo que a nova liderança do PSD - Eng Delgado e Dr. João Tenreiro - obriguem o actual executivo a trabalhar debaixo da sua orientação, pois sois vós que tendes a legitimidade política para dar orientações aos membros eleitos nas listas do PSD.
Os militantes aguardam por decisões firmes, evitando os erros do passado recente.
Um militante.

Anónimo disse...

Só quem não sabe, ou quem julga que os outros não sabem pode levar o comentário das 20:35 a sério, até porque roça a calúnia.
Mostra que não conhece as pessoas que andam pelo PS, mesmo os três que refere, e desses três que nada sabe sobre as suas actuações no desempenho dos cargos que invocou.

Já o senhor Rebelo, se quer que levem este seu espaço a sério, e também a si mesmo, deve ter mais cuidado em autorizar comentários que apenas servem para ofender ou caluniar seja quem for.

Sebastião Barros disse...

Para 21:31

Se soubessem a quantidade e qualidade vocabular e calunial dos que recusamos, guardariam certamente um prudente silêncio...A ignorância é sempre atrevida.

Anónimo disse...

Veio a dra. Rosarinho Baeta Neves a público invocar desconhecimento do assunto. Nunca ouvira falar do funicular a que agragaram o nome do seu negócio! Singela, esta senhora!!! E sobretudo ingénua, não???!!!

Anónimo disse...

Para o comentário das 21:31, de 7 de Março.
Li, voltei e ler e, depois de pensar, reli o texto a que este comentário se refere e não vejo lá qualquer ofensa.
Depois de ler com todo o cuidado, fiz um apelo à minha memória, e, o que é que encontrei? Os senhores a que alude o comentário são os mesmos que em plena campanha eleitoral disseram os maiores disparates, as maiores calúnias, os maiores insultos e agora querem ser tratadas como donzelas virgens.
Tenham vergonha!
Ninguém vos ofendeu. Apenas é feito um comentário legítimo por um cidadão que se sente ofendido por tal gente ocupar lugares sem mérito para tal!
Aliás, são os mesmos senhores que a quem não se ouve uma única palavra de reprovação dos salários milionários que os gestores públicos recebem, apesar de estarmos num país sem recursos e em crise, talvez na esperança de um dia poderem ser contemplados com um lugar idêntico:
Tenham juízo! O melhor é estarem calados antes que a língua se solte e venham a saber-se as verdades escondidas (pensam eles que estão escondidas).
O PSD aguarda urgentemente por decisões que ponham cobro a este "casamento" obscuro e patético que mais não é do que um insulto a Tomar e aos tomarenses.