quinta-feira, 11 de março de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA DESTA SEMANA

Colaboração da Papelaria CLIPNETO LDA.

Vamos lá então iniciar a análise desta semana pelo CIDADE DE TOMAR. Conforme se dizia antigamente na tropa (quando o serviço militar era obrigatório), "a antiguidade é um posto", e o semanário sob a direcção de António Madureira é, de longe, o decano da imprensa regional. Na edição aqui à nossa frente, a manchete vai para uma situação assaz rara: "Executivo da câmara analisou questões de segurança". Apenas duas observações, para não beliscar demasiado. Executivo da câmara é um pleonasmo, visto que a câmara é justamente o executivo do município. Quanto à situação, permitam-nos uma dedução -Por este caminho, um dia destes vamos ter a PSP e a GNR reunidas, para apreciar o Plano Director Municipal, ou coisa parecida...
Já nas páginas interiores, destaque para "Alguns enigmas tomarenses" (pág. 5), a que aqui no blogue gostamos mais de chamar mazelas tomarenses ou argoladas da câmara PSD. Cada um com o seu estilo, como convém... Mais adiante uma prosa de Vítor Silva sobre o projectado funicular. O título continua a intrigar-nos: "Por este convento acima", a modos que não nos soa lá muito bem. Em contrapartida, a fotografia aérea que ilustra o texto (tirada do googlemaps) parece-nos extremamente clara. Basta reparar, de modo comparativo, nas distâncias câmara/castelo e Vale da Anunciada Nova/Fachada norte do Convento, itinerário proposto para o referido funicular. Alguém tem dúvidas sobre as vantagens do primeiro ?
Ainda em CIDADE DE TOMAR, na página 11, um artigo assinado pelo vereador Carlos Carrão, com o sugestivo título "O estado do País versus o País do Estado". Como o título indica, com a cidade em mísero estado e a população a debandar e/ou a deitar contas à vida, um membro da circunstancial maioria, que exerce a tempo inteiro, resolve dedicar-se à análise da situação político-económica do país. Se calhar, estará convencido que é para tais devaneios que os contribuintes tomarenses lhe pagam... O que nos pode salvar, na circunstância, é este anúncio da página 22: CORTO cabelo a 3 euros e faço barba a 2 euros, na Rua... ..., Contactar 913... ... Aqui fica a referência para todos aqueles políticos locais a quem desejaríamos dizer "vão cortar o cabelo" ou, "vão mas é fazer a barba ao careca de cabeça rachada". Assim sempre lhes ficará mais barato... Mas não se esqueçam que tal mensagem é igualmente um testemunho cruel da crise e do estado a que isto já chegou em terras nabantinas.

No semanário dirigido por José Gaio, destaque para a reabertura da Discoteca ZONE e para a reforma do ex-presidente e ex-gestor do QREN-Centro, António Paiva. 3015 euros mensais, na qualidade de professor coordenador do IPT, aos cinquenta e poucos anos...
Nas páginas interiores, muitas fotografias das festas femininas, a colaboração de Áppio Sottomayor e uma entrevista interessante a um...apanhador de lampreias à mão.
Na habitual secção "Pelourinho", algumas citações, várias fotografias curiosas e este título fotocopiado do "Correio da Manhã": "Tenho 18 anos e perco a erecção !", ter-se-á queixado um jovem tomarense. E depois ainda se admiram que a cidade, agora com 850 anos, também esteja cada vez mais murcha ? Para a idade que tem, vá lá, vá lá !!! E o fundador ali está, frente aos Paços do Concelho, sempre a demonstrar que o mal não é geral.

O MIRANTE, que já foi um bom semanário regional, e ainda conserva dessa época algumas secções (E-Mails do outro mundo, Cavaleiro Andante, O Mirante cor-de-rosa e Última página, por exemplo) que vale sempre a pena ler, quando se gosta de qualidade, parece ultimamente algo fatigado. Nesta edição, publica na primeira página uma fotografia de Corvêlo de Sousa ao lado de um tabuleiro e, na última, o mesmo Corvêlo de Sousa a aplaudir. No primeiro caso, trata-se de ilustrar a local "Tabuleiros preparam candidatura a Património Mundial". Dado que a cidade felizmente não padece de qualquer doença grave, a necessitar terapêutica urgente, não há desemprego, não há pobreza, não há exclusão social, não há empresas e comerciantes em dificuldade, não há fome, não há sede de justiça social, percebe-se que a actual maioria de ocasião tenha decidido gastar mais umas dezenas de milhares de euros para conseguir mais uma inscrição na lista da UNESCO. Tanto mais que a do Convento de Cristo, já lá vão 27 anos, tem dado cá um incremento à cidade que até já há quem comece a pensar em enxotar os turistas. Pelo menos assim à primeira vista, é o caso da actual maioria, no que toca por exemplo ao arranjo das ruas e outras vias de comunicação. Por exemplo aqueles buracos junto ao Soldado desconhecido também já mereciam uma candidatura a património mundial, sobretudo por se situarem numa terra que é, quase toda ela, um autêntico buraco.
Quanto à foto da última página, o nosso presidente aparece, imagine-se, a bater palmas durante o almoço comemorativo do 31º aniversário do "Centro de Cultura e Recreio da Charneca da Peralva". Repasto eventualmente custeado com os subsídios camarários da praxe. Mas nesta terra dos Templários e de Cristo, já pouco ou nada nos admira. Pois se agora até decidiram uma série de intervenções de carácter histórico, em vez de se virarem para o presente e para o futuro, deverá ser por estarem convencidos de que Camões errou, ao escrever "Mudam-se os tempos/Mudam-se as vontades/Todo o mundo é feito de mudança/Tomando sempre novas qualidades".
E os contribuintes é que pagam. Duplamente. Do bolso e na pele. Resta saber até quando vão aguentar, mudos e quedos. Embora o vereador Luís Ferreira tenha alguma razão ao afirmar que "há os que fazem e os que dizem mal", pensamos que as duas coordenadas copulativas estão incompletas. No nosso ponto de vista, devidamente escritas seriam assim: "Há os que fazem cagadas por todo o lado e os que dizem mal, mas deviam dizer muito pior." Assim é que é !

8 comentários:

Anónimo disse...

"há os que fazem e os que dizem mal"
Luís Ferreira

Deixem-me rir, rir, rir...Ah,Ah,Ah,ah,ah,ah...

Esta é idêntica áquela do Relvas:

"Os portugueses querem ganhar como os alemães e trabalham como os marroquinos"

Vindo do Relvas que é um exemplo de trabalhador, deixem-me rir, rir, rir...Ah,Ah,Ah,ah,ah,ah...

Quer o Luís Ferreira quer o Relvas são o exemplo do pior que Tomar tem no seu seio.

O futuro dirá, pelo andar da carruagem, que estas figuras irão integrar o anedotário tomarense.

Só é pena que até lá tenham tempo de continuar a fazer estragos que serão irreparáveis. Quando se é desprovido de Ética, de Valores, de Respeito, tudo é possível, até que um dia PUM! Isto estoira.

Para ser franco, para mim pode estoirar já.

POBRE TOMAR!

Anónimo disse...

Se quando o contribuinte paga a dobrar é mau, o que será quando paga a triplicar?
Já alguém fez contas ao custo mensal do Município com o Técnico Superior de Comunicação + Empresa Local de Comunicação + Empresa Externa de Comunicação?
E olhem que não é por culpa dos meus camaradas que isto acontece, ou será que só sabem ver o mal pelo olho esquerdo?

Anónimo disse...

Santana denuncia manipulação dos congressistas por sms. http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1517264

Anónimo disse...

Ao anónimo das 00.16:
Faz referência a uma empresa local de comunicação + Empresa Externa.
Pode idenficar, para sabermos quais são???
É que, a cargo do Município só conheço o Gabinete de Comunicação.
Mas se assim não é, agradecia que usasse aqui o blog que o prof.Rebelo , gentilmente, nos cede, como fonte de informação.

Anónimo disse...

Caro Professor António Rebelo,
Peço desculpa. Não será tempo de falarmos menos e fazer mais? O espaço que colocou à disposição dos cidadãos, aberto ao debate, tem sido uma tribuna muito útil, mas está a ser utilizado, também por alguns, para nada. A gente lê muitos dos utilizadores e não encontra pinga de sumo. Sejamos mais construtivos. No caso concreto do Professor, não abandone a trincheira, não desista. O País precisa, neste momento, que todos pensem mais no interesse geral. Apelemos à reflexão por parte dos políticos. O País deve estar primeiro. Estou a ouvir o debate no Parlamento, sobre o Orçamento do Estado. Faz pena. Estamos fartos de escutar o mesmo discurso todos os dias. É preciso - e urgente - passar a chamar as coisas pelos nomes próprios, falar com clareza, para que todos percebam. Portugal não é Lisboa. É preciso - e urgente - que alguém comece a falar do País real. E não apenas do Portugal dos priviligiados. É preciso sacrifícios? Sim, mas não sacrifiquem, apenas, os que quase nada têm. Comecem por cima, senhores, tenham coragem, atentem nalguns exemplos que nos chegam do exterior...
Cidadão Atento

Anónimo disse...

"Por exemplo aqueles buracos junto ao Soldado desconhecido também já mereciam uma candidatura a património mundial, sobretudo por se situarem numa terra que é, quase toda ela, um autêntico buraco."

Atenção, aqueles buracos fazem parte do próprio monumento. Representam o campo de minas que os soldados portugueses tiveram de atravessar em algumas das batalhas que travaram no século passado.

AA

Anónimo disse...

Caro professor, no 'apelo' aqui deixado ao fim da tarde para um melhor aproveitamento deste espaço por todos aqueles que o utilizam para dar a conhecer as suas opiniões, escrevi priviligiados, quando deveria ter escrito privilegiados. Se calhar, ninguém reparou, mas fica a correcção!
Cidadão Atento

Anónimo disse...

Será que se referem a Técnico de Comunicação + http://www.otemplario.pt/edicao/noticia/?id=73&ed=1047 + empresa local?