segunda-feira, 22 de março de 2010

OS TOMARENSES CONTINUAM ANESTESIADOS MAS...

Ilustração nº 1 - Blogue o jumento - PIGS

Ilustração nº 2 - PÚBLICO - Eleições francesas

Ilustração nº 3 - EL PAÍS - IVA nos países da UE

Ilustração nº4 - EL PAÍS - Câmaras atascadas em dívidas

Maioritariamente tranquilos e apáticos, os tomarenses assistem à chegada da Primavera, após uma invernia rigorosa, preocupados com a situação caótica do União de Tomar. E no entanto...
No entanto, em França a direita governamental sofreu uma humilhante derrota nas eleições regionais. Ainda bem, dirão os costumeiros especialistas nabantinos. Erradamente, mais uma vez. Batido em toda a linha, o presidente Sarkozy deixa de poder opor-se à chanceler alemã Merkel, o que vai provocar mais restrições, mais impostos, mais sacrifícios, mais desemprego, e por aí adiante. Em todos os países da União Europeia. Tudo em nome da indispensável redução do défice, do controle da inflação e do aumento da competitividade.
Aqui chegados, muitos tomarenses dirão para com os seus botões que deve ser quase impossível virmos a ficar pior do que já estamos. Erro crasso, caros conterrâneos. Façam o favor de reparar nas taxas de IVA, por essa Europa fora. 16% em Espanha (18% a partir de Junho), era tão bom, não era ? E os 25% na Escandinávia ? E os 22% na Polónia ? Se calhar é melhor ir fazendo contas e procurar participar de modo activo e útil nos problemas da urbe, que a todos dizem respeito. Não esqueçam o consulado de António Paiva, que deixaram governar sem oposição...
Por falar em urbe, o diário EL PAÍS publica a lista das 80 autarquias mais endividadas de Espanha. À cabeça, o Município de Ochánduri -La Rioja, com uma dívida total de 726 milhões de euros = a 6,281 euros por habitante. Em 80º lugar, último da lista, Liédena - Navarra, com 598 milhões de euros = a 1.817 euros por habitante. -E que temos nós a ver com isso ? indagarão alguns leitores mais enfatuados. Nada. Absolutamente nada. É só por dizer que o Município de Tomar também não está assim muito mal classificado em termos de dívidas. Segundo boas fontes, tudo devidamente somado, cada eleitor tomarense deve mais ou menos mil euros. Nada mau, temos de convir.
A talhe de foice, se não se importam, a tradução da chamada de primeira página do EL PAÍS de ontem, sobre as dívidas autárquicas. Bem sabemos que todos entendem perfeitamente o castelhano, bem como qualquer outro assunto, da cultura azteca às bexigas doidas na Nova Caledónia, mas mesmo assim vamos traduzir. Desculpem lá. É só para entreter e não perder o hábito.
"A crise arrasta para o colapso iminente centenas de municípios. As câmaras municipais adaptam-se à crise com despedimentos e aumentos de impostos e taxas."
Após o estoiro da bolha imobiliária centenas de municípios viram-se obrigados a acertar as suas contas de forma apressada: despedimentos, reduções de salários, greves e serviços mínimos obrigatórios, eis alguns sinais de uma crise virulenta. A dívida total dos municípios anda à volta de 35 mil milhões de euros, com Madrid à cabeça (7 mil milhões) e quase 30 outros municípios com uma dívida superior aos 3 mil euros per cápita. Publicamos a lista dos 80 municípios mais endividados."
Isto só acontece em Espanha, não é ? Como de costume, a nós tomarenses, nada de grave nos pode acontecer. Já cá estamos há 850 anos, felizmente sem percalços de maior. E quando assim não seja, haverá certamente um D. Sebastião, que virá numa manhã de nevoeiro, de propósito para nos salvar. Até pode acontecer, com estas histórias das quotas para as mulheres (senhoras e/ou meninas, para ser mais preciso e polido), que tenhamos direito a uma Dona Sebastiana. Sempre era mais original... E então se fosse jovem, bonita e inteligente, seria ouro sobre azul...

8 comentários:

Anónimo disse...

Na eleição da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista (PS) de Tomar concorreu uma única lista. Dos 352 militantes inscritos, votaram 53 e não se registaram votos brancos ou nulos. Para o presidente reeleito, o facto de ter concorrido apenas uma lista representa “um espírito de unidade após alguns anos conturbados no PS de Tomar”.

Quem de 352 tira 53 (CINQUENTA E TRÊS) ficam 299 (DUZENTOS E NOVENTA E NOVE).

Estão de parabéns com esta importante abstenção, significativa do alheamento quase total dos militantes.

Terreno fértil para os oportunismos e oportunistas!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Dr. Rebelo,
Depois do meu comentário sobre a referência às crianças, cuja actividade nada tem a ver com a questão da dívida do União de Tomar - pelo contrário...
Fui ver as notas mais recentes sobre as notícias do que se passa nas reuniões de Câmara e dou com uma nota sobre uma proposta do Vereador Carlos Carrão, aprovada por unanimidade sem a participação da Vereadora/Presidente da Assembleia Geral, Graça Costa, para a Câmara pagar um jantar de homenagem a antigos jogadores do U. Tomar, no montante estimado de 3.200€...
Isto foi aprovado na reunião do passado dia 18 de Fevereiro e sabe qual o argumento apresentado por Carlos Carrão? No ano passado já se pagou o mesmo valor noutro jantar...
É preciso ter lata para alguém vir dizer que a Câmara tem que ajudar o União de Tomar. Mais???????
22 de Março de 2010 17:28

O comentário que transcrevo e que tive oportunidade de ler há pouco, merece ser lido com toda a atenção. Por um lado, confirmei que é verdade, o que já era suficientemente grave, mas o que ainda é pior é o modo absolutamente irresponsável com que o Vereador Carrão contorna a Lei para nos levar a “todos” a dever cada vez mais.
Vejamos:
1 - Não há nenhum critério coerente que suporte um apoio deste tipo, numa altura em que muitas famílias do concelho vivem a contar os tostões para comprar qualquer coisa que comer;
2 – Porque já deu no ano passado, o Vereador Carrão entendeu e os restantes aceitaram que a Câmara volte a dar este ano. Logo, no próximo ano, vai voltar a dar porque já dá há dois anos, não é? E por aí adiante…
3 – Dirão os mais optimistas que nem é um valor assim tão exagerado. A esses perguntarei: Para um jantar? Quantas pessoas existem no nosso concelho que não têm este rendimento num ano? E de que apoio social beneficiam da Câmara?
4 – E por fim a questão mais delicada. Vão ler o texto da deliberação para se deliciarem com o modo como se dá a volta à Lei. Como se sabe que há uma penhora das finanças sobre os apoios da Câmara ao União de Tomar, o que faz a Câmara? Não dá o apoio em dinheiro ao clube, delibera apoiar o clube pagando o jantar no montante estimado de, ou seja habilidades à xico esperto… A dívida do União continua igual, a da Câmara sobe e o que fica é um jantar. No lugar das pessoas que vão “papar” o tal jantar, sabendo como sei da situação do União, ou recusava e pedia para a Câmara entregar esse dinheiro às Finanças ou fazia questão de pagar o meu jantar.

Anónimo disse...

Se é verdade o que diz o primeiro concorrente em relação ao PS, porque não concorreu? Já o expulsaram de lá, não lhe ligam nenhuma, ou nunca lá conseguiu entrar?

Anónimo disse...

Em Tomar continuam-se a comprar votos com jantares pagos pela autarquia.
É o melhor do terceiro mundo no país real.
Todos parecem ganhar. Mas quem sai perdendo é a democracia.

Anónimo disse...

O anónimo do 23 de Março de 2010 11:25 pensa que são todos xuxas grunhos como ele?! Luisinho, Huguinho, Zézinho.

Tadinho!!!!!!!!

Anónimo disse...

Confundir o apoio ao Uniao de Tomar, com compra de votos é mesmo um disparate pegado.

Triste espectáculo o que os detratores das associações de Tomar dão.

Anónimo disse...

Ena!!! Uma sandocha!!!

aldeõesbravos disse...

Epáh até que enfim, reina o bom sentido de humor