sábado, 27 de março de 2010

CRÓNICA DE FIM DE SEMANA

Com a devida vénia e os nossos agradecimentos, reproduzimos do blogue ojumento.blogspot.com esta pintura clássica com "O sacrificado da Páscoa de 2011". Será ? Não será ?
Ricardo Costa, habitual comentador do EXPRESSO, não parece ter dúvidas. Diz ele que "Depois de meses em campanha, o jovem líder vai achar-se capaz de ir reconquistar Ceuta e Tânger ao nascer do Sol. É bom que o fechem numa sala. O país está em crise, atravessamos um ano dramático e decisivo para quase todos. Só o novo PSD, o velho PS e os sindicatos é que ainda não perceberam isso."
No mesmo semanário, outra jornalista avança que Manuela Ferreira Leite conseguiu o mais difícil: "Acertar no Totoloto e perder o boletim", que é como quem diz "perdeu as eleições mas a sua teoria da catátrofe estava certa." Preferimos a visão médica da questão -Acertou no diagnóstico e na terapêutica, mas o tratamento proposto era tão doloroso que os doentes resolveram escolher um clínico mais complacente. Como referiu Manuel Alegre, citando Jorge Sampaio, "Há mais vida para além do défice e agora também para além do PEC." Lá isso há, temos de convir. Falta é o dinheiro para continuar a financiar esse tipo de vida.
Seria demasido fácil enveredar pelo caminho da ironia, escrevendo que, após mais de 30 anos de actuação e quando os espectadores começam a debandar em massa, os ilusionistas sociais-democratas resolveram finalmente sacar o Coelho da cartola. Pena que, se calhar seja já demasiado tarde. Agora o dito Coelho vai fazer o quê ? A situação nunca esteve tão pantanosa, nem o liberalismo tão pelas ruas da amargura. Se até os banqueiros USA se viram forçados a pedir ajuda ao governo federal, que futuro poderão ter os liberais, como Passos Coelho, na Europa ? Sempre poderá enveredar por uma política mais à esquerda ? Para isso temos o Sócrates. Não há é dinheiro para a custear. Sempre o mesmo problema, desde o reinado de D. Afonso Henriques. Temos sempre demasiado apetite para a pouca comida disponível. Daí a triste situação recorrente: Uns vão enchendo a pança, enquanto outros são comidos de toda a maneira e feitio.
Entrementes, pelas bucólicas margens nabantinas, onde os recém-consorciados continuam a arrulhar felizes, os grandes problemas do momento são a situação desgraçada do União de Tomar, a que a autarquia não deixará de acudir, como habitualmente; a demissão de um dos dirigentes dos bombeiros, seguida de acusações a Luís Ferreira, que alegadamente pretende instituir a "lei da rolha". Pedro Marques e Ivo Santos já confirmaram, em declarações na Rádio Hertz, que os mesmo está a acontecer na própria autarquia, por iniciativa do vereador Vitorino.
Incomodado, o motor e mentor do PS local já veio esclarecer, no seu blogue, que cada um pode dizer o que quiser, não pode é revelar o que é dito durante as reuniões. Exactamente a habitual prática comportamental dos mações. Mera coincidência, decerto. Luís Ferreira nunca seria capaz de trazer práticas macónicas para uma autarquia dirigida por outro partido. Ou estaremos outra vez equivocados ?
Acontece a muito boa gente. Por exemplo ao comentador que escreve sempre em maiúsculas, o qual afirmou, no comentário de hoje, que Tomar a dianteira apoia Luís Ferreira para futuro candidato à autarquia. Puro engano. Não apoiamos nem apoiaremos ninguém. Tencionamos apenas continuar a descrever e comentar o que vai acontecendo nesta cova gualdina. Quando muito poderemos vir a apoiar um projecto capaz, se e quando vier a existir. Quanto ao resto, tudo como dantes. Persistiremos naquilo que os políticos locais devidamente instalados apodam de má-língua, mais por preguiça mental que por convicção. Apesar disso, nunca escreveremos como o nosso vereador Ferreira "...suspender a democracia por seis meses e a velha não estava a brincar..." (ler em vamosporaqui.blogspot.com). Tem ou não tem estilo o novel vereador rosa ?

6 comentários:

aldeõesbravos disse...

Talvez na páscoa de 2013, comer coelho pela páscoa é tradição ainda mais com o Sr a passos.

Anónimo disse...

SENHOR REBELO MAS ANDA A TIRAR ILACÇÕES ERRADAS DO QUE ESCREVI?
ALGUMA VEZ DISSE QUE O DUPLO-QUEIXO SERIA ALGUM DIA PRESIDENTE DA CÂMARA?
NUNCA SENHOR REBELO NUNCA.
ALIÁS SER FUTURO EM TOMAR É O QUE O SENHOR E EU FAZEMOS TODOS OS DIAS: EU NO MEU TRABALHO, NO SEIO DA MINHA FAMÍLIA E NAS MINHAS OBRIGAÇÕES SOCIAIS. O SENHOR NESTE BLOGUE E NA SUA PARTICIPAÇÃO CÍVICA CORRECTA POIS CÁ PARA NÓS... NÃO NOS QUEREM POIS DIZEMOS, ESCREVEMOS E FAZEMOS VERDADE E ISSO O POVO NÃO GOSTA.
O QUE O POVO GOSTA É DE VIGARISTAS, CÍNICOS, FINGIDOS, VAIDOSOS, JUDAS, INTERESSEIROS E MATERIALISTAS. GENTE COMO PEDRO MARQUES, LUÍS FERREIRA, MIGUEL RELVAS.
O POVO PODE DIZER QUE NÃO E NEGAR ATÉ QUASE À IDA PARA A COVA MAS NO FUNDO NO FUNDO QUASE TODOS QUERIAM SER COMO SÓCRATES, PASSOS COELHO E ISALTINO MORAIS.
EU DEMARCO-ME DESTES TODOS POIS NÃO VALE TUDO NA NOSSA VIDA.

Anónimo disse...

Como deve andar ufano a personagem Ferreira, conselheiro do edil de Tomar, com tantas e tão inacertivas referencias.

Já se vai percebendo o amor que alguns por ele têm, ou não o citariam tão amiúde.
Agora deram em o acusar de Mação, como há 40 anos, para ostracizar ou perseguir alguém, a acusavam de comunista.
Misturam o outro conselheiro rosa no barulho, acusando-o de ter o templo fechado à maldosa busca independente dos processos das obras dos sócios de conhecida empresa ferreirense.

Com tanta referencia aos edis rosas é de perguntar: onde estão e o que fazem os outros que elegemos? Sim porque apesar de tudo, elegemos outros e, esses sim para governar? Onde estão?

Ou será que o amor Rosa ao Ferreira e comparsas tolda a visão ao nosso bloguer professoral?

Sebastião Barros disse...

Para 08:58

Apesar de próximos de Fátima, não consta que por aqui haja aparições, milagres ou visões. Foi escrito por anónimos comentadores deste blogue que os cidadãos Vitorino e Ferreira, neste momento também edis, fazem parte de confrarias de avental. Estão no seu pleno direito e cremos que apodar de benfiquista um assumido adepto dos lampiões não será certamente uma ofensa. Por outro lado, tanto Ferreira como Cristóvão ostentam, cada um no seu blogue, os emblemas das organizações a que pertencem. Com tudo isto, não se percebe onde possa residir a alegada visão toldada. Influências da Assembleia da República, onde se porfia em discutir problemas da área judicial, em vez de se debaterem aws grandes causas nacionais ?

Anónimo disse...

Surpreende-me o comentarista das MAIÚSCULAS por duas razões:

A primeira, pelo estilo mais calmo e democrático, que saúdo (se é que é o mesmo).

A segunda, pelo seu novo alvo:

"O QUE O POVO GOSTA É DE VIGARISTAS, CÍNICOS, FINGIDOS, VAIDOSOS, JUDAS, INTERESSEIROS E MATERIALISTAS."

Será que tem andado a ler o fulgurante filósofo da moda, José Gil, que abandonou o marxismo aos quinze anos!!! por o criticarem por gostar de jazz!!! muito promovido ultimamente pela imprensa da burguesia capitalista da nossa terra, e que um dia fujiu de Moçambique atrás de uma corsa (uma mulher), conheceu Portugal numa conversa com Gilles Deleuze e veio assegurar a reformazinha nesta "tirinha"? Ou anda muito fixado nas crónicas do Vasco Pulido Valente e de José Manuel Fernandes?

Estava habituado a vê-lo desferir flechadas sobre este e aquele (os vigaristas, etc.), mas parece ter ido agora engrossar os que acham que o que falta a este nosso Portugal é povo. Não temos povo à altura....

Porque sempre gostei de ler os seus comentários (se é que é o mesmo), surpreende-me a sua desilusão com o povo que o parturiu...

Sugiro-lhe uma tentativa de cura: leia ou releia "Portugal" de Miguel Torga ( e a "Vindima") e regresse a Aquilino Ribeiro e encontrará aí as razões porque o nosso povo tem ainda pouca margem de escolha.

Mera sugestão - só quero ajudar.

"ESCREVEMOS E FAZEMOS VERDADE E ISSO O POVO NÃO GOSTA."

Esta parece-me de "cabo de esquadra".

Anónimo disse...

OH SERRAVENTOSO DÁ AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CALA-TE.
É SÓ BABOZEITAS... PÁ!