segunda-feira, 1 de março de 2010

EM CHEIO NO CORAÇÃO DA REALIDADE

Vale mais prevenir que remediar, usa dizer-se por aí. Numa terra em que a esmagadora maioria da população é desprovida de qualquer sentido de humor, preferindo arrastar-se pelas ruas com cara de enterro, ou com ar de alguém a quem todos devem e ninguém paga, toda a cautela é pouca. Daí este intróito.
Temos naturalmente estima, consideração e respeito por todos os que, como nós, procuram informar o melhor possível "dentro de lo que cabe", segundo a expressão castelhana. Sabemos muito bem que errar é próprio de quem faz, acontecendo a todos, com maior ou menor frequência. Nem os profissionais das chamadas catedrais da informação escapam, quanto mais agora nós, pobres provincianos tomarenses, longe da Europa, longe de Lisboa, longe da sorte.
O que segue é pois exclusivamente para provocar uns sorrisos saudáveis, não tendo qualquer intuito de agredir ou apoucar os caros colegas da Hertz, cujo trabalho admiramos, conquanto nem sempre estejamos totalmente de acordo.
Pois desta vez, por mero acaso ou intencionalmente, ao primeiro tiro, os hertzianos conseguiram atingir a realidade local em pleno coração. Na verdade, aquilo que temos tido desde antes da campanha eleitoral é um conjunto de dois partidos tipo irmãos siameses. Um não tem programa, o outro tão pouco. Um não tem rumo, o outro também não. Um não tem ideias, o outro igualmente. Ainda por cima, juntando a fome com a vontade de comer, coligaram-se sem acordo devidamente estruturado. Limitaram-se a dividir empregos, vulgo "tachos". É por isso particularmente correcta e incisiva a designação "Partido Socialista Democrático de Tomar", pois é disso que se trata. Quer a coligação se venha a esbandalhar a curto prazo, ou mais tarde; quer venha a durar todo o mandato, é bem certo que os eleitores nabantinos não terão alternativa. Os dois partidos do chamado arco do poder já lá estão, por enquanto não convencem e são, em termos de acção, boné branco e branco boné. Assim uma espécie de Dupont e Dupond
Quanto aos IpT, manda a verdade dizer que o eleitorado já "disse", por duas vezes, que não está interessado em ter novamente Pedro Marques como alcaide de Tomar. E contra factos, os argumentos não colhem, pois nem adiantará debater se os cidadãos terão ou não razão. Os factos são o que são. Em duas consultas genuinamente livres, o antigo independente pelo PS nunca esteve sequer próximo da vitória, apesar de neste último escrutínio ter beneficiado de uma campanha publicitária muito acima do que é usual por estas bandas. Tem o direito de continuar a concorrer ? É claro que tem. Tal como qualquer cidadão tem o direito de sonhar com a lotaria, o totoloto ou o euromilhões. Os tomarenses é que não parece que tenham qualquer esperança vinda dali.
Dado que os outros agrupamentos, por mais necessários, sérios e activos que sejam, não têm qualquer hipótese de vencer, coisa que os eleitores sabem perfeitamente, estamos realmente num beco. A exigir quanto antes uma efectiva recomposição da paisagem política local. Sem o que, qualquer que venha a ser o contexto nacional e internacional, estamos condenados à insignificância.
Parafraseando um conhecido soberano, os tomarenses são um grande povo. Sob a égide dos templários e dos cavaleiros de Cristo, conseguiram reunir os meios de financiamento que possibilitaram a extraordinária aventura dos descobrimentos. Mas depois cansaram-se e nunca mais fizeram nada de jeito. Será desta ? Começa a haver alguns indícios.

4 comentários:

Anónimo disse...

Prof. Rebelo

Nestas eleições passadas o PMarques, apesar de uma campanha publicitária muito acima do que é usual por estas bandas, teve um mau desempenho musical.

Na sua Banda o virtuoso desafinou tanto, tanto, que muito do auditório fugiu a sete pés.

E os trombones da outra Banda aí estão a tocar música delico-doce para outros ouvidos!

Enfim ... música, foguetes, show off e paga Zé Tomarense!!!!!

Funiculi disse...

Dos quatro sorrisos dos elementos do agora Partido Socialista Democrata de Tomar apenas um, o dito "engº" Vicente está a ponderar apresentar a sua demissão de "chefe" dos SMAS. Será o menos a exigir daquele que já se encheu nestes últimos anos, provavelmente à custa da taxa de ligação dos contadores da água.

Ou será que não tem coragem de perder a vergonha para executar tal acto?

Contudo continuamos preocupados com os Cêntimos que ele irá deixar de receber.

Até pode ser que no futuro os SMAS funcionem de uma outra forma, sem o parasita a sugar o nosso dinheiro.

Anónimo disse...

Caro Professor Rebelo,
O Senhor não perde uma. O reparo que faz ao lapso na notícia da Hertz sobre a nova concelhia do PSD é pertinente, sem dúvida, porque é de Tomar que se fala. Mas toda a gente sabe, creio, que o Partido Social Democrata é único no País. A menos que tenha sido de propósito, o complemento 'de Tomar' não tira mérito ao trabalho informativo que a Hertz vem realizando nos últimos tempos. O Senhor, como Professor qualificado, mesmo discordando de alguma coisa, sabe que é verdade. Nada tenho a ver com aquela rádio, a não ser a de ouvinte interessado. Neste pequeno comentário, apenas quero dizer que constato com frequência que existe quem faça pior a nível nacional - com menos esforço e melhor pago.
Respeitosamente,
Cidadão Atento

Anónimo disse...

Lapso delicioso, sem assim podemos classificar. Ao contrário do que o Cidadão Atento escreve - com todo o direito - julgo que este post não é uma critica na pior acepção da palavra, aliás como o autor muito bem explica. Trata-se somente de um lapso que, de facto, deve ter causados muitos sorrisos por ai.