sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Acordem !!! 

A imprensa regional noticiou há duas ou três semanas que os comboios internacionais Lusitânia Expresso e Sud  Express deixavam de parar em Fátima-Chão de Maçãs-Vale dos Ovos e passavam a parar em Caxarias. Tanto bastou para desencadear mais uma mini-tempestade nabantina. O presidente da Sabacheira cumpriu a sua obrigação, protestando; a câmara debateu o assunto e o presidente Carrão foi recebido pela direcção da CP. Cereja em cima do bolo, os comentadores semanais da Rádio Hertz abordaram a questão, conforme pode ser lido aqui.
Tanto barulho para nada! Antes de mais, convém precisar que apenas o Sud Express deixou de parar em Fátima, uma vez que o Lusitânia nunca lá parou, pela simples razão que circulava por Abrantes. Só a partir da recente remodelação do serviço, que passou a ser operado pela RENFE, (caminhos de ferro espanhóis), os dois expressos passaram a circular acoplados, separando-se em Medina del Campo, com o Lusitânia a seguir para Madrid e o Sud para Paris. A esta primeira inverdade segue-se outra ainda mais grave: ao invés do que acontecia nos anos 50 e 60 do século passado, quando até havia na estação de Fátima autocarros de ligação dos comboios ao Santuário, actualmente a estação de Vale dos Ovos é praticamente irrelevante para o turismo nacional e internacional, devido à generalização do automóvel e do avião.
Há apenas uma excepção, sem grande peso de resto -os utilizadores do Inter Rail, também conhecidos entre nós por mochileiros, caracóis ou turistas de pé descalço. Que um anterior presidente da câmara nabantina pretendia afastar de Tomar, para dar lugar ao turismo de luxo. Feitios!
Acontece contudo que os mochileiros têm em geral pouco dinheiro mas não são desprovidos a nível cabeçal. De forma que em geral viajam devidamente instruídos por publicações especializadas. Eis a principal para os francófonos:



Resulta da ilustração que se trata da edição para 2008, logicamente elaborada e impressa em 2007, com dados recolhidos nesse mesmo ano ou em 2006. Em qualquer caso, há mais de 5 anos. E que diz o guia, na página 336? Isto: "Fátima - Cuidado, a estação ferroviária fica a 17 quilómetros (em Caxarias, na direcção de Ourém), há alguns autocarros, em horários nada práticos, que ligam depois à estação rodoviária da Cova da Iria, em Fátima..."
Temos assim que há mais de cinco anos já os turistas estrangeiros com guias escritos sabiam que a paragem do Sud Express era em Caxarias. E só agora é que os tomarenses resolveram protestar? Não me façam rir! 
Acordem!!! O Mundo não pára e ninguém fica à nossa espera.

Sem comentários: