terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mais obras estrambóticas






As cinco fotografias acima, obtidas no passado domingo, ilustram outros tantos aspectos do estado actual das obras em curso e de uma parte dos caminhos da Mata, a velha Cerca Conventual. Quando aqui há tempos a comunicação social tomarense noticiou o roubo de parte do material de iluminação do castelo, nem sequer fiquei surpreendido. Com esta crise, pensei, tudo é possível para governar a vida. Contudo, agora que tomei contacto com as obras em curso, levadas a cabo de forma praticamente clandestina, uma vez que nem a autarquia nem os media falaram até hoje no assunto, começo a ver as coisas de outra maneira. E a desconfiar.
É que os gatunos -se gatunos houve mesmo- estavam realmente muito bem informados, pois sabiam já que ia ser instalada outra iluminação. E prestaram um excelente serviço à autarquia e ao empreiteiro, poupando-lhes o trabalho de desmontar a iluminação antiga e de explicar à população as razões de tal substituição. Realmente muito oportunos, os ditos amigos do alheio, se os houve mesmo, conseguiram juntar o útil ao agradável. Apesar disso, com um bocadinho de sorte, um dia destes ainda nos vêm outra vez com a cantilena de que fenómenos, só no Entroncamento...
"Roubada" a rede anterior, está em curso a instalação de uma nova. Que me pareceu com dois sectores distintos: um que vai da extremidade norte do ex-Hospital Militar até ao ângulo sudeste da Porta de S. Tiago, outro do campanário do sino de alarme, do lado esquerdo da Porta do Sol, até à divisória com a antiga Horta do Conde, 50 metros para cá da Porta da Almedina. O primeiro troço está dotado com projectores enterrados, do tipo daqueles que em tempos houve na Corredoura, que por manifesta inutilidade acabaram por ser removidos. O outro sector, vá-se lá saber porquê, está a ser equipado com aqueles horriveis blocos de betão, tipo obstáculos anti-carro, colocados dez metros mais longe em relação aos anteriores projectores.
Sendo ainda prematuro apontar os vários inconvenientes das opções adoptadas, salta desde já à vista que, em caso de incêndio naquele sector da Cerca, as viaturas de bombeiros, designadamente os autotanques, não vão ter a vida facilitada. É também óbvio que a solução encontrada pode ser muito adequada. Estética não é de certeza. Finalmente, fazendo votos para que não venham a existir problemas do arco da velha com os novos cones luminosos, muito mais volumosos que os anteriores devido à nova distância dos projectores, tudo parece indicar que, mesmo antes de inaugurada, a futura iluminação já está tecnicamente ultrapassada.
Tal como os eleitos da oposição e os jornalistas locais, que até à data, se sabiam de semelhante aberração, optaram pelo silêncio. E quem cala consente.

Já acabou de ler? Já votou, do lado direito deste ecrã? Não? Então vamos lá! Clique na bolinha da sua escolha e depois no rectângulo "votar". Deus lhe pague, que estou sem trocos.

1 comentário:

Virgilio Alves disse...

Caro António Rebelo e leitores do Blogue Tomar a Dianteira, já algumas semanas que ando a recolher respostas para o seguinte questionário.

Questionário à participação pública municipal.

Aproxima-se a hora de encerramento deste questionário.

Peço a todos que tirem dois minutinhos para o preencher, encerrarei a recolha de respostas às 23h30 do dia 30 deste mês.

A vossa opinião é importante.

Às 00h00 do dia seguinte (1 de Dez '12) publico o relatório detalhado com os resultados.

Para reflexão de todos.

Obrigado pela participação.

Questionário à participação pública municipal