quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Confirmação de uma evidência

Foto vamosporaqui.blogspot.com

Em declarações que a Rádio Hertz insere numa notícia classificada como "em primeira mão", Anabela Freitas assume uma evidência. Que será a cabeça de lista do PS nas próximas autárquicas. Falta apenas uma formalidade para tornar oficial aquilo que aqui se noticiou já há duas semanas: o conclave socialista marcado para o próximo dia 24, na cafetaria do Convento de Cristo, durante o qual os membros presentes da Comissão Política local (trinta e poucos, no total), carimbarão o já antes decidido alhures.
Seguir-se-ão dez longos meses de assadura em lume nem sempre brando. Porque pela primeira vez, nesta terra de algum marialvismo encapotado, uma mulher ousa... Porque a crise está para durar e piorar...porque a situação local é a miséria física e intelectual que se vê...porque é a companheira de Luís Ferreira...porque não provém da "boa sociedade" nabantina...porque é socialista... Tudo em surdina, como convém. Por vezes até com aplausos ostensivos, para disfarçar. Reina a hipocrisia, como sempre por estas bandas.
Vai necessitar de muita coragem e perseverança para conseguir resistir mais ou menos incólume a ventos tão agrestes, que até já derrubaram outros. Conseguirá? A ver vamos.
Falta a pergunta sacramental nestas coisas: será capaz de vencer? A esta distância é impossível responder com um mínimo de fiabilidade. Apenas se pode avançar que tudo vai ser condicionado por múltiplos factores, uns que dependem dela e do PS, outros dos adversários. Entre aqueles avultam os dois fundamentais: 1 - O programa; 2 - Os parceiros de lista. Ambos tendo em conta, como não pode deixar de ser, a situação de catástrofe concelhia em que nos encontramos e para a qual não se vislumbra qualquer solução. No que concerne aos adversários, é óbvio que tudo está nas mãos dos dirigentes locais do PSD.
Carbonizados a nível nacional, por terem a coragem e o patriotismo de implementar medidas inadiáveis, impostas pela troika mas também pela evolução da sociedade, os governantes PSD estão igualmente queimados e requeimados no vale do Nabão, neste caso pelas razões opostas: fizeram e voltaram a fazer o que não deviam, onde não deviam, quando não deviam. Situação irremediável? Neste mundo tudo tem remédio menos a morte. E não consta que o actual executivo já tenha esticado o pernil, apesar de há muito estar em estado comatoso.
Se conseguirem arranjar um candidato com evidente pedalada para a bicicleta municipal no estado em que se encontra, ainda não chamuscado pelas nefastas políticas dos últimos quinze anos; se conseguirem congregar na lista outros valores locais; se o candidato escolhido estiver disposto a dar o peito às balas, por não necessitar de fazer carreira nem de outras benesses; se apresentarem um projecto legível, credível e implementável no actual contexto; então tudo ainda é possível, a vitória provável e serão uns heróis bestiais. Caso contrário, serão logo apelidados de bestas.

PS
Fala-se por aí num empresário tomarense retirado, há décadas fora de Tomar, como uma excelente hipótese. Não tendo o prazer de conhecer o senhor, quer-me parecer que só se estará a pôr a jeito porque não tem uma ideia fundamentada do estado a que isto chegou. O tempo do caciquismo tipo meia bola e força já passou há muito. Essa do "cheguei, vi e venci" sucedeu com o César na Gália, mas já foi há mais de vinte séculos. 

Sem comentários: