quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Análise da imprensa regional de hoje

Por dificuldades de ordem técnica, apenas se apresenta reprodução parcial da primeira página de cada semanário. Procurando colmatar a lacuna, indicam-se caso a caso os outros títulos da primeira página, quando se refiram a Tomar


No "Cidade de Tomar", além do reproduzido, apenas mais dois títulos: "Feira da Golegã dá a conhecer potencialidades do Centro de Alto Rendimento" e "Leões de Tomar representam o Sporting na cidade do Nabão".
Curiosa é a manchete sobre a despromoção da Estação de Chão de Maçãs - Vale dos Ovos. O principal guia dos mochileiros que fazem o interrail já na edição de 2008 referia que a ligação a Fátima é feita a partir da Estação de Caxarias, a 17 quilómetros. Nestas condições, de que serve vir lastimar mais uma despromoção cinco anos depois? Se calhar pela mesma razão que levou o professor Mota Figueira a afirmar que "Tomar tem de profissionalizar o turismo", ou seja a evidente falta de qualidade e de profissionalismo que grassa no vale do Nabão. Estando cheio de razão, o ilustre docente do IPT coloca-se contudo na conhecida posição de Frei Tomás "façam o que ele diz, não olhem para o que ele faz". Isto porque seria um escândalo de todo o tamanho se um dia os médicos viessem a ser formados em aulas de papel e esferográfica, por professores sem qualquer experiência médica anterior. Ou mecânicos diplomados por mestres que nunca tivessem exercido a profissão. Pois é exactamente o que acontece com a maior parte, senão mesmo a totalidade, dos cursos superiores de turismo que por aí há. Os seus docentes não têm qualquer experiência profissional na área que ensinam, nem vontade de a virem a adquirir. Por conseguinte, profissionalizar o turismo em Tomar quanto antes? Sem dúvida nenhuma. A começar pelo corpo docente da licenciatura e mestrado em Turismo Cultural. Para evitar  a multiplicação de  broncas.



"Queiroplás justifica mudança de fábrica", "Autárquicas 2013 já mexem", "A13: novos troços abrem em 2013" e "Distrito bate recorde de "novos pobres", são os outros temas em destaque na primeira do "Templário".
Muito curioso é o caso dos divórcios registados em 2011, com Tomar a liderar no distrito, seguida de Ourém, Torres Novas, Benavente e Cartaxo. Pensando melhor, trata-se na verdade de uma situação previsível. Pois se o divórcio entre os políticos e os eleitores e entre os autarcas e os cidadãos é do conhecimento de todos, estavam à espera de quê? Também nesta questão, os exemplos vêm de cima.
Na política partidária, o jornal dirigido por José Gaio noticia que o PS local vai escolher o seu cabeça de lista para as autárquicas 2013 no próximo dia 24, na cafetaria do Convento de Cristo. Acrescenta que "Anabela Freitas é o nome de quem se fala". Tomar a dianteira julga saber que será a actual líder socialista a escolhida, embora exista desde já na CP do partido uma corrente que não concorda, preferindo Luís Ferreira, o companheiro de Anabela Freitas. Segundo nos confidenciaram, tentar governar através de terceiros é uma atitude condenável, que entre outros inconvenientes ultraja os eleitores nabantinos, ao considerar de forma implícita que são tão trouxas que nem entendem o óbvio. A 11 meses da refrega, a coisa promete.


N'O MIRANTE e sobre Tomar, apenas a peça infra, sobre a nauseabunda festa dos caloiros do IPT, que mostra bem o nível geral dos alunos daquela no entanto respeitável instituição de ensino superior, segundo os seus docentes:


1 comentário:

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Sobre o último parágrafo referente ao "Templário" (sobre escolha candidato do PS):

Assim como assim, sim: mais valia... Né?

No entanto, estando eu na borda dessa estrada, apostaria no jovem Hugo Cristóvão.

Deve ser pouco mais ou menos da idade do vencedor das eleições na R. A. dos Açores.

Estou convencido de que seria uma surpresa ganhadora.

Não tenho opinião sobre a Sra. Anabela Freitas.

Mas eu apostava nesse jovem!