segunda-feira, 8 de junho de 2009

AÍ ESTÃO OS NÚMEROS...

António Rebelo

Após a votação de ontem, anda muita gente eufórica. Só os socialistas e jeronimistas é que não. Uns porque os manelistas tiveram mais votos e ganharam, outros porque os louçanistas ficaram ligeiramente à frente. Perante isto, convém tentar imitar os espanhóis e procurar "poner las cosas en sus sítios".
Sempre pensei que, a nível nacional e apesar de tudo, o PS ganhasse. Enganei-me. Convém, no entanto, ter em conta que, embora o PSD ostente o 1º lugar, a sua votação ficou praticamente ao nível da obtida há quatro anos, quando os socialistas conseguiram a maioria absoluta. Que se passou en tão? A meu ver, a junção de dois fenómenos. Por um lado, a evidente fuga para os extremos, como resultado dos votos de protesto, fenómeno que se verificou em quase todos os países da União Europeia. A chamada esquerda moderada não foi batida só em Portugal mas em todos os países europeus onde governa, enquanto que a direita obteve excelentes resultados, designadamente em França e na Alemanha. Significa esta fuga que a extrema-esquerda (Bloco+CDU) vale agora em Portugal mais de 20% dos votos expressos? Não nos iludamos! Valeu agora quase 22%, mas apenas dos 39,5% que foram votar, o que é muito pouco. E numa eleição cujos resultados se sabia de antemão que não teriam qualquer consequência prática a nível interno. Era, portanto, a situação ideal para protestar, com a certeza de não vir a sofrer quaisquer consequências.
Por outro lado, a fraca prestação de Vital Moreira veio mostrar que Sócrates se terá precipitado ao ir buscar um comunista reciclado, aquilo a que o povo chama um "vira-casacas". Os resultados aí estão, para eventual meditação...
A nível local, o panorama é extremamnente interessante, pois os resultados apurados divergem sensivelmente dos nacionais. Desde logo porque os socialistas tomarenses ficaram a uns incómodos 8 pontos do PSD, cuja maioria autárquica não tem feito um trabalho assim muito apreciado pelos tomarenses, pelo menos a julgar por alguma comunicação social e por aquilo que tem dito a fraca oposição. Se, mesmo assim, o PS/Tomar soçobrou, há seguramente algo que não vai bem. Tanto mais que louçanistas+jeronimistas obtiveram quase 3.400 votos. Num concelho reconhecidamente conservador e intolerante, não terá sido certamente pelo charme do Miguel ou o encanto da Ilda. E depois há ainda os 1.478 votos brancos ou nulos, o 6º lugar na votação, à frente do CDS e da CDU, o que dirá muito a quem souber interpretar. Porque, salvo muito raras excepções (votos anulados involuntariamente, por exemplo), quem assim vota está a dizer que considera não haver escolha. E se agora, mesmo com 13 formações políticas a concorrerem, não havia escolha, que acontecerá em Outubro próximo, com apenas 4 ou 5 listas em compita?
Em conclusão: Os socialistas tomarenses obtiveram um péssimo resultado, tendo deixado fugir muitos votos não só para o PSD mas também, e sobretudo, para o Bloco de Esquerda, o que pode bem significar que, tal como ocorrido a nível nacional, os tomarenses não gostam mesmo nada de vira-casacas. Em Outubro logo veremos se assim é ou não. A menos que, entretanto...

24 comentários:

Anónimo disse...

O único vira casacas conhecido de antanho és tu, ó espécie de fascista reciclado em democrata após o 25. Se não fora o teu padrinho General oliveira, terias que ter dado o corpo ao manifesto, corpo esse que tens ainda, ao contrário da cabeça que há muitos anos soçobrou para sabe-se lá onde.

O PSD em Tomar teve um excelente resultado, sim senhor, tendo ficado - pela primeira vez desde 1994 - abaixo da média Nacional.

Anónimo disse...

Olha!

Os "animadores de bancada" passaram a "extrema-esquerda" [valha-nos Santa Ingrácia] e juntos têm uns "perigosos" 20%!!!

Ah!

Mas isso não interessa nada porque só votaram 39,5%. Curiosamente mais votos expressos que em 2004, mas quem liga a isso?


Brilhante a descoberta de que a votação CDU não terá sido pelo "encanto da Ilda"!

Já sabíamos! É apenas pela justeza da política.

Anónimo disse...

..mas, cum raio, vira-casacas têm dos melhores exemplos aí por Tomar.
senão veja:
Vitorino: ex-psd, agora reciclado em ps
Graça Costa: ex-psd, agora reciclada IpT
Soares: ex-isto, ex-aquilo; ex-psd, agora reciclado IpT
isto para falar só nos exemplos mais em moda: pelo oportunismo, pela ávida, urgente e cega ambição de Tacho.
mas… como quem decide é o povito ,com o votito, lá iremos, em Outubro, ter mais do mesmo: psd a ganhar com folga,; ( anima-te Fernando Rui…puxa pelos madraços!)
não se dê, porém, a surpresa de o Bruno Graça fazer uma graça…
aguardemos, e veremos!


à espreita

Anónimo disse...

Uma boa dose de “burundanga-escopolamina” para o administrador cá do blog mais sus muchachos, "todos los do ps", e prontos, acordavam tranquilos sem lembranças, daqui a seis meses, passados já os pesadelos todos, e vivificados para as próximas de 2013 que ganharão ,se calhar…

Animem-se boys! Os jobbs vêm a caminho….



médico amigo

Anónimo disse...

Ó Tó, vai por mim! Bebe um copo, dos grandes para esquecer! Com que então estavas á espera que o PS ganhasse, e admites que te enganas-te! Andas enganado há muito tempo, há mais de 60 anos!
Então com a idade que tens ainda não aprendeste a ler os sinais que andam no ar? Então não é fácil perceber que a política de terra queimada que o teu partido tem seguido só podia dar nisto? E isto é apenas uma amostra! Tenho quase a certeza que se o nível de votação fosse idêntico ao das legislativas o tombo era ainda maior.
Então não vês que 140.000 professores, mais os cerca de 4.000 do ensino superior, mais os enfermeiros, mais as polícias, mais os transitários, enfim não há sector nenhum que não se sinta lesado e perseguido pela cáfila de bandidos do PS que tomaram de assalto o orçamento de estado, toda esta gente representa potenciais votos desviados? E ainda tens de contar com as respectivas famílias directas das vítimas do PS. Arredonda para 1 milhão sem favor nenhum. Conta também com uma vasta multidão de trabalhadores do sector privado vítimas de inúmeras falências fraudulentas de empresas, com o patrocínio do governo cujos responsáveis assobiam para o lado. Conta também com a desilusão de inúmeras pessoas lesadas nos bancos, sob a benção do comissário político instalado e principescamente onerado no Banco de Portugal, o chuchialista Vítor Constâncio.
Pensa nos agricultores vítimas da vossa política de destruição do sector agrícola, pela mão do ministro (?!!!) da tutela. Pensa no drama dos cerca de 200.000 desempregados que não têm direito a subsídio de desemprego e que têm famílias estruturadas com encargos obrigatórios. Se fossem ciganos, costumo eu dizer, tinham direito a tudo á borla: casa, rendimento, água, luz, isenção de taxas na saúde, etc, etc.

Podem dar-se por muito contentes com estes resultados. Foi uma excelente derrota! Se em vez de 30 e picos por cento de votos fossem 30 e picos por cento de abstenção, levavas um chimbalau que nem te tinhas em pé!!!

ENGANOU-SE, DIZ ELE!!!
PATÉTICO...E PATETA!!!

Anónimo disse...

Uma grande Coligação BE+CDU é o que o eleitorado está a pedir !

Anónimo disse...

É ridículo, patético, mas que importa isso para o que estava em jogo? 60% de abstençao é a expressão de desprezo e revolta contra o Estado, estatismo e administrativismo que despreza e espolia os que de facto trabalham e garantem o pilim aos que directa e indirectamente vivem do OE (cerca de 1/3 dos portugueses), com a participaçãp dos fundos europeus, tantos como os que votaram ontém, na sua grande maioria. O outro terço moureja lá fora para se alimentar, e deles nem uma palavra nestas eleições europeias, coisa de pasmar, ou talvez não. Já identificámos dois terços da nossa população. O terço em falta não foi às urnas, consciente de que o que estava em jogo por parte dos partidos políticos era a defesa das suas posições na manjedoura nacional. Somos três "países: os que votaram para bloquear qualquer mudança, os que vivem lá fora, e os que não foram às urnas e produzem a riqueza para pagar os ordenados aos primeiros..

As organizações partidárias são agora os guardiões desta realidade terrível: é preciso que este "equilíbrio" não seja posto em causa, é imperioso que esta vergonha nacional perdure; é urgente esmagar quem ouse tentar acabar com esta "cultura" que empurrou sempre o país para a liga dos últimos. Alguém ouviu, nesta eleições europeias, falar dos emigrantes, dos milhares que estão chegando todos os dias a Portugal e daqueles que vão continuar a regressar, e daqueles que vão continuar a emigrar? Alguém ouviu explicar como irá um terço dos portugueses que trabalham na economia privada pagar as medidas de assistência social, saúde e educação já tomadas e as que defendem devem ainda ser tomadas? Alguém ouviu falar daquele tipo que meteu ao bolso 10 milhões de euros em seis meses, pagos pelo BPN (versus Estado), tanto quanto ganham 1.600 portugueses em 12 meses com o salário mínimo nacional? E dos ladrões do BPN? E dos ladrões do BPP? Pelos vistos até pareceu mal falar em "roubalheira". Mas como foi piedoso ouvir um Presidente da República lamentar-se por ter perdido dinheiro no BPN!... Que sinceridade! Que arrojo de confissão!...
Que irresponsabilidade grassa por aqui.

Escolhi, desta campanha, para caracterizar a "classe" política alapada e responsável por este pântano, três frases ditas por um candidato de esquerda:

"As leis são abstratas e como tal..." - referia-se ao caso da criança Esmeralda. Isto não diria Berlusconi, Gordon Brown, Marx, Cavaco Silva, Belmiro, etc..

Ainda sobre a mesma criança:
"... aquelas cenas dos populares à porta da Segurança Social, aquelas cenas..." - enquanto as suas mãos se agitavam expressando a mais viva repulsa. Imaginem..."populares", "aquelas cenas dos "populares"... "Populares!".

A propósito da questão do ordenado único dos deputados do PE:

"Eu ganho como deputado da AR três mil e tal euros mensais...." - para corrigir logo a seguir, "na verdade o que ganho são dois mil e tal euros....", retirando os descontos, pois claro, Estado ladrão, ia-lhe na alma..... Ora, de verdade, verdadinha, o que ele ganha são mesmo três mil e tal euros, paguinhos pelos impostos dos portugueses, os que não foram votar, os "populares".... aquela maltósia que tem de se vergar às leis, às "leis abstratas" que nos regem. A personagem em questão foi vista ontém na televisão a dançar o vira na sua sede de campanha, após ter conhecido os resultados finais que elegia mais um deputado, um jornalista, analista político, na última página do "Público", pois então.... Os seus olhinhos ficaram incrédulos!... Terá pensado: "O quê, eu também fui eleito para representar o meu povo?! Nem quero acreditar, como é que os "populares" souberam que eu era assim tão seu defensor"?!

Ele há coisas.... que só podem ter lugar em Portugal. E não é que o homem foi mesmo eleito!

O que dirá Manuel Alegre disto tudo, ele que ajudou a eleger aquele terceiro deputado, podia ser outro, mas aquele analista político do jornal o "Público", de que é director o JMFernandes, propriedade do "popular" Belmiro.

Viva a democracia!

Anónimo disse...

Continhas meu senhores, numeros e que e bonito, nada de %.

De forma grosseira, como nas antigas mercearias.

Os cinco maiores partidos tiveram menos 200 votos que nas ultimas europeias.

O PSD mais o CDS, somaram mais 800 votos, bora Corvelo, mais um mandato.

A CDU somou mais 400 votos, ate os comunistas subiram, e tudo a fugir dos xuxas.

O Bloco somou mais 1400, sera isto a base dos independentes?

Esses votos sairam todos de um só partido.

Partido esse, que vinha tendo aqui umas opinioes de que os candidatos a camara eram bons, o governo era bom, os outros idiotas é que não queriam ver.

Nao ha Paiva, mas ha Corvelo.

PSD vai obter 4 mandatos
Independentes abifar 2 mandatos
e o Luisinho, vai trabalhar malandro!

GANDA NOIA!!!

Anónimo disse...

Estás muito desfazado !

PSD - 2
Ipt - 2
CDU - 2
PS - 1

e Quem Ganha ? Tudo é possivel !

Anónimo disse...

Ganhem juízo, estão a tentar convencer-se a vós mesmos?
Como se os candidatos locais tivessem alguma coisa a ver com os resultados das europeias, ou as europeias com os reusultados locais.

Vê-se mesmo que o BLoco ou o CDS vão ter aquele resultado para as autárquicas. É já a seguir. Até porque se assim for, onde é que os independentes vão buscar votos? são os que não foram votar que vêm a correr votar neles? É já a seguir também...

Anónimo disse...

Nestas coisas de contas, de percentagens, de votos, façam-se as que se fizerem, sondagem quanto quiserem, que, meus caros e caras, (nada de discriminações, até que elas estão a chegar….) basta cheirar esta ligeira brisa laranja que levemente nos mima o rosto e concluir: a coisa está feita, vamos ter os laranjinhas mais quatro anos cá pelo burgo.
Olarilas!

E a distribuição será:
Corvelo:4
Bruno: 2
Pedro:1(…se calhar!)

Se o Bruno não for, poderá ser então:
Corvelo:4
Pedro:2
José :11



... e viva a dita-dura da democracia....

Anónimo disse...

Inaudito!!!
Andam a perseguir o Loureiro e o Rendeiro, porquê?

Eles não têm bens nenhuns.

Que raio de justiça é esta? São os que nada têm, os pobres é que pagam as favas?

Oh Senhor Procurador Geral da República, nem parece seu...

Anónimo disse...

E o nosso Administrador, está com enxaqueca “pós - parto”?
As suas expectativas e vaticínios balancearam, não?

Quê lá, a Grande Análise está a chegar; carregadinha de recomendações, conclusões, certezas! Aguardamos com ansiedade…

Mas olhe, deixe lá Tonito, se, do Alto, alguém olhar, de certo, um dia o vai premiar com o grande desempenho de assessor-mor do grande rei da Quinta do Templário…
Não há que desistir!... E você, até, de intelecto tem quanto baste!

E o outro, o seu protegido, o Luisito da Madalena, a quem alguns cognominam como duplo-queixo, pai espiritual desses apátridas desmamados em busca de tacho a jeito, que contas estará a engendrar? Não te canses mancebo, que os alcatruzes não estão a jeito nem para lá correm! ( as rosas desfloraram, vai mais a coisa pela laranja…)

Se queres um concelho moço, – dum que muitos brancos já, na cabeça tem – agarra-te ao teu saber, que é muito, potencia-o pelo bem dizer , pelo bem fazer, e um homem ficarás em breve!
Que é uma pena,ver todo o teu inesgotável talento ensimesmado a tão fracos compinchas…


E, assim, é como sempre se disse: quem te avisa….

Anónimo disse...

O Luís Ferreira deve andar jubilante de tanto que falam nele.
É que não o merece, do bom que o PS por lá tem (e é verdade que tem), ele é dos menos bons.
Fala muito e ás vezes alto, mas não passa disso. É uma versão diferente, mas na substância igual a um Carrão, um homem para tomar conta do aparelho, mas não para ser o rosto. Não será nunca (já passou o limite sem retorno para poder ser) levado a sério.
E arrisca-se a dar um grande tombo com este passo de ser número dois, se estiver na sua ambição a seguir ser número um.

Porque é certo que Corvêlo vai ganhar, contra todas as probabbilidades se este fosse um mundo normal, o certo é que, mesmo com ele e com os que seguirão, o PSD vai ganhar, e quanto ao PS não será ainda desta, o que agora se joga é o que constroem para as próximas, quando o PSD estiver aí sim, provavelmente mais desgastado de quatro anos de Corvêlo/Carrão, e o Pedro Marques tiver apagado a chama de vez.

Aí sim, se verá como aparece o PS, e corre o risco de aparecer mal, se repetir o modelo do seu agora número 2, vier a ser múmero 1.
Essa será a grane oportunidade do PS, e é desde já que a constroem.

Destas eleições, com um PSD fraco mas que ganha, com uma esquerda dividida entre PS, um Bloco animado pelos descontentes e uma CDU que desta vez vai conseguir chatear, e ainda os independentes que embora mais fracos, jogam à esquerda e à direita, isto não vai dar mais que uma câmara ingovernável se não houver ou mesmo havendo coligações, e que se arrastará durante quatro anos sem qualquer tipo de liderança ou capacidade, a viver tão só do dia a dia.

O Oráculo

Anónimo disse...

8 de Junho de 2009 17:15

Basta o facto de verificar que não sabe a diferença entre concelho e conselho para mandar o seu escrito para o sítio que merece.

Anónimo disse...

Então Tó? Onde estás? Hibernaste? Onde está o teu lápis azul? Ainda não estás refeito do desaire? Estás amarguradamente a antever a derrota nos próximos rounds?

Que é que querias? A paciência e a capacidade de sofrimento da maioria da população deste país (onde tu não te incluis) está a esgotar-se! Mas tu, bacôco como és, convenceste-te que eram favas contadas.
Estás a lamber as feridas mais o teu amigo Luis Ferreira e os restantes cromos do PS cá da aldeia?

Anónimo disse...

Os grandes derrotados das eleições europeias em Tomar foram, sem dúvida, o PS e a CDU.

Extrapolando os resultados podemos conckuir que O Luís Ferreira e o Bruno Graça em nada contribuiram para estancar a derrota que tiveram em Tomar.

Assim sendo...

O Bruno é mais do mesmo...

O Bloco beneficiou do descontentamento no PS...

O PS foi um desastre completo...

P PSD com este resultado não vai longe...

Logo daqui se conclui que a vitória nas próximas eleições autárquicas está ao alcance dos IpTomar.

Com Pedro Marques, Graça Costa, José Soares, Jorge Neves, João Simões, Vasconcelos e tantos outros, a vitória vem a caminho.

Ousemos dar as mãos e passar a mensagem...que o futuro vem a caminho.

Anónimo disse...

Uff...corja de inválidos!

Oh Tonito, então não enxergou que ali, concelho ou conselho era ambivalente! o rapaz quer um concelho á força e precisa de conselhos mil!

Mas faça lá o que entender, em sua casa recebe O sR.! Mande o escrito para o sítio que no seu superior intelecto melhor reconhecer.


ps1: agora um conselho: não mostre assim os dentes quando sente uma suave canelada!...
não fica lá muito bem, reconhecerá, não querendo entender que foderá estar a perder faculdades....

ps2: Afinal, havia razão, do silêncio chegou a Grande Análise2...

Anónimo disse...

Grandes análises sim senhor.

Devem pensar que os eleitores são parvos.

Corvêlo? Nã.
Pedro? Nem pensar.

As dúvidas estarão entre a efectiva possibilidade de Vitorino ganhar e a entrada de Bruno na Vereação.

Anónimo disse...

É que é já a seguir,
não são parvos e a prova foi a vontade popular em;

PSD a manter a votação mesmo havendo menos eleitores.
PS perder para todos os lados, creio que até para a estrema direita deve ter perdido eleitorado.
Bloco a ganhar no espaço de contestação e em crescendo de afirmação.
CDU a resistir.

O vitorino entra para vereador por força do PS conseguir mais de 2500 votos e é só.

O Corvelo ganha devido a;
Tomar é por norma PSD
PSD ganhou a nível nacional
PSD ganhou a nivel distrital
PSD ganhou a nível local

Quando existe uma dinamica vencedora, é normal ganhar.

Força Corvelo contra os PSD´s fugidos para os independentes e para o PS

GANDA NOIA!!!

Anónimo disse...

Atenção plateia o Curvelo NÃO é o Rangel!

Nada de confusões!

Anónimo disse...

É claro que o Curvelo vai ganhar. Pelo PSD, em Outubro até o cavalo de pau ganhava.
A nova geração velha não vai a lado nenhum e duvido que a 4 de Outubro tenham mais votos que agora nas Europeias.
A propósito há algum problema com o site do ps de tomar, sempre tão actualizsdo? È que parece que se esqueceram de lá colocar os resultados das europeias. Ou melhor, só colocaram os da mesa da Linhaceira, onde por acaso até ganharam.´
Volta Alexandre e seus parceiros pois estão perdoados!

Anónimo disse...

Tem algum fundamento a noticia que corre pela cidade, que o Alexandre poderá ser o cabeça de lista à Câmara, pelo BE?
Eu não acredito, mas lá que era engraçado era...
Eram três coelhos com uma só cajadada. Tramava a vida aos becerras, aos corvelos e... aos tomarenses.

Anónimo disse...

Que Tomar já parece um zoológico, disso ninguém duvida, agora que o Sr.A.Alexandre se dedicasse à política, depois das vergonhas que nos fez passar no passado, tenham dó.