sábado, 20 de junho de 2009

ESTALAGEM DE SANTA IRIA: OS FACTOS


Na sequência do repto à oposição e aos jornalistas locais, aqui lançado em Março, foram endereçados ao presidente da câmara vários requerimentos, todos solicitando, ao abrigo do direito à informação, agora felizmente contemplado na legislação de forma adequada, a consulta de determinados processos. Um deles é o referente à Estalagem de Santa Iria, propriedade do Município, cuja situação nunca foi bem conhecida pelos tomarenses. Recorde-se que, já lá vão mais de vinte anos, aquando da mudança de concessionário, desapareceu sem deixar rasto todo o recheio daquele estabelecimento hoteleiro (móveis, roupas, talheres, quadros...), incluindo um piano que, como se sabe, é uma coisa pequena e leve, que se transporta com facilidade e sem dar nas vistas. Pois mesmo assim, ainda hoje "ninguém viu nem sabe de nada". Coisas.
Graças à boa vontade do sr. presidente da câmara, tivemos acesso livre ao processo em questão, do qual retirámos os elementos que a seguir publicamos, bem como outros que ficam a aguardar eventual ocasião mais propícia para a conveniência de todos os envolvidos.
A actual gerência da estalagem, Pensão Quádrio e Coelho, Lda. assinou com a autarquia um contrato de concessão, em Junho de 1991 (Presidente Pedro Marques). Essa concessão era por 15 anos, eventualmente renovável por períodos sucessivos de 5 anos, mediante acordo tácito de ambas as partes. A renda inicialmente fixada era de 350 contos mensais, a qual, mercê das sucessivas actualizações legais, deveria andar agora à roda dos três mil euros mensais.
No seu mais puro estilo de actuação, tipo carga de cavalaria e depois logo se vê, António Paiva mandou executar obras no Mouchão, que implicaram o encerramento da ponte pedo-rodoviária durante alguns meses. Em consequência disso, a sociedade concessionária, que ao que parece não tinha sido ouvida previamente, queixou-se dos prejuízos daí advenientes e accionou judicialmente o município de Tomar, exigido ser ressarcida em cerca de 100 mil euros (tudo incluído).
Citada a comparecer e contestar a acção, a Câmara preferiu celebrar um acordo amigável, cujos termos foram passados ao papel por um conhecido e respeitado causídico local, que no entanto parece não ter lido detalhadamente o contrato inicial de concessão. O referido acordo foi votado por unanimidade dos presentes (6 autarcas) na reunião de 22 de Maio de 2007. Nele se estipula que Pensão Quádrio e Coelho Lda desiste da queixa contra o Município de Tomar e, em contrapartida, continua a explorar normalmente a estalagem até 30 de Setembro de 2009, sem pagamento de qualquer renda mensal. O Município deixou assim, com esta deliberação antes aceite por ambas as partes, de receber cerca de 84 mil euros em 28 meses. Mas não é tudo.
Segundo conseguimos apurar, há neste momento contactos, no sentido do eventual prolongamento, por mais um ano, da actual situação (com pagamento de rendas?), pois a actual maioria não se sentiria legitimada para desencadear um novo processo de concessão, a escassos meses do fim do mandato. Ao que nos foi dado perceber, é muito provável que em breve venha
a ser apresentada ao executivo uma proposta nesse sentido, para discussão e eventual aprovação. Informações recolhidas por outra fonte, permitem-nos avançar que a concessionária está muito interessada nessa solução, alegando que os tempos são de crise, pelo que ainda não conseguiu recuperar todos os prejuízos sofridos por culpa exclusiva da autarquia.
São estes os factos publicáveis. Em tempo oportuno voltaremos a abordar o assunto. Unicamente preocupados com a informação cabal e os interesses da comunidade tomarense, à qual pertencemos desde sempre e que não renegamos.

24 comentários:

Anónimo disse...

Enfim.

Porque será que tenho a impressão de que o "sumo" está no não publicável.

O animador de bancada.

Anónimo disse...

E não publicável porquê?

O animador de bancada.

Rodrigo Castro disse...

Tirem mas é os exploradores do Mouchão, aquela estalagem é um degredo. Celebrava-se um contrato com o Hotel e fazia-se uma pequena ponte que desse acesso à esplanada do mesmo a partir do jardim. Isso é que era de valor.

Anónimo disse...

Mas há uma coisa que não deixa de ser interessante.
Se o "post" tratasse do Luís Ferreira já tinha não sei quantos inflamados comentários.

Como não é os ilustres comentaristas do blogue metem a viola no saco e, mudos e quedos, esperam outra oportunidade para aliviarem a bílis...

O Animador de Bancada.

Anónimo disse...

Dizer que a estalagem é um degredo e tão fácil como fizer que a estalagem é um "must".

Diga lá, Rodrigo, em palavras simples que eu entenda. Conhece o serviço prestado pela estalagem? Quando foi a última vez que os utilizou? Quais são os erros que o habilitam a classificar a estalagem com "degredo"?

Aqueles senhores têm um negócio e há muita gente que procura na net informações sobre hospedagens. Acha que fez um bom serviço?

O Animador de bancada.

Anónimo disse...

Duplo Queixo... não "tibe" tempo de ler o que o senhor escreveu mas deixo-lhe para já uma mensagem: OH HOMEM POR MAIS QUE ESCREVA BANALIDADES... NINGUÉM LHE LIGA NA NOSSA TERRA POIS O SENHOR NÃO É CREDÍVEL. SE OLHAR PARA SI COMO FAZ O SENHOR JOSÉ SÓCRATES VAI REVIVER O ESTADO DE INCONSCIÊNCIA QUE DEMONSTROU NA FATÍDICA NOITE CHUVOSA DE 9 DE OUTUBRO. HÁ BURROS QUE POR MAIS QUE PERCAM, PERCAM E PERCAM... CONTINUAM A COMETER OS MESMOS ERROS... ESSES SÃO OS VERDADEIROS BURROS. OLHE PARA O SENHOR SÓCRATES... ESTÁ A MUDAR NÃO ESTÁ? MESMO TEMPORARIAMENTE. ENTÃO MUDE TAMBEM DUPLO QUEIXO.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

O cerne da questão está no facto de um detentor de cargo político (logo público) ter causado um dano de 84 mil euros a uma entidade pública devido à sua teimosia e à "carneirada" que o seguia. Se os cidadãos de Tomar visse bem no Código Civil encontravam ali razões para acusar o dito senhor de dolo, logo responsável criminal e civilmente devendo (aliás o próprio executivo actual) mover uma acção judicial contra o dito senhor. Porém os interesses são enormes o PSD não o faz porque foi um presidente seu, o PS não o faz para no futuro não ser apanhado na mesma rede e os IpT não o fazem por causa do passado. Quanto ao BE e ao PCP/CDU, basta lembrar o que sacou o Trincão da Festa dos Tabuleiros e o apoio do Serra ao senhor em causa! Isto chama-se a mais pura corrupção por acção ou por omissão que campeia na nossa terra! Infelizmente

"O PARDAL DE TELHADO"

Anónimo disse...

"O PARDAL DE TELHADO" tem muita garganta.

Com o nomezinho por baixo, era capaz de repetir?

Então?

Mais um caluniador.

O animador de bancada.

Anónimo disse...

Ora cá está um que pôs o dedo na ferida! O pardal não anda muito longe da verdade e por aquilo que diz deve ser advogado (a). é de se lhe tirar o chapéu! Cinco estrelas!

Anónimo disse...

Mas em Tomar só a calúnia é cinco estrelas...

Anónimo disse...

Ainda não voltei mas quando o avião aterrar e eu chegar a Tomar vou imediatamente cumprimentar o senhor Dr. Pedro Marques... futuro alcaide de Tomar. Cumprimentá-lo é um dever municipal até porque ele faz o mesmo a todos os munícipes que não lhe viram a cara... ao contrário do senhor Duplo Queixo, do Arquitecto Vitorino, do Dr. Corvêlo e do Engenheiro Bruno que são de uma antipatia extraordinária.
Os dois primeiros são falsos simpáticos. Os dois últimos são assim mesmo... antipáticos. O Dr. Marques é o único mas único que é genuinamente simpático. É como dizem os brasileiros... BOA GENTE!

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Pelos vistos o pardar é "Indep2", pois são os únicos que ficam de fora da sua prosa!

Rodrigo Castro disse...

Animador de bancada,

a estalagem É UM DEGREDO. Aquela zona poderia ser muito melhor aproveitada com outros empreendimentos, focados na essência do jardim. E não um negócio de particulares numa das zonas mais bonitas da cidade.

Se prestei ou não um mau serviço à estalagem ao criticar a mesma, visto que as críticas podem ser lidas por turistas, estes não devem ficar com muita vontade de vir a Tomar depois de ler comentários bem mais jocosos que o meu.

Anónimo disse...

Não creio, Rodrigo, que os erros dos outros justifiquem os nossos.

A Estalagem está lá há anos.

Que quer fazer? Demoli-la?

O Animador de Bancada.

Anónimo disse...

"Ainda não voltei mas quando o avião aterrar e eu chegar a Tomar vou imediatamente cumprimentar o senhor Dr. Pedro Marques..."

Deve chegar esta noite ao aeroporto internacional da Venda da Gaita.

Ele há com cada maluco.

O Animador de bancada.

Anónimo disse...

7,4 em 10! O Degredo.

O Animador de Bancada.

Anónimo disse...

"E não um negócio de particulares numa das zonas mais bonitas da cidade."

A Estalagem é camarária.
Está concessionada.

Fazer o quê?

O Animador de bancada.

Anónimo disse...

"E não um negócio de particulares numa das zonas mais bonitas da cidade."

Mas e vendida ao hotel com uma ponte veneziana não era negócio de particulares?


o animador de bancada-

Anónimo disse...

Já que o africander Paiva transformou o Mouchão em savana, proponho que a stalegem deixe de o ser e passe a mini zoo de espécies africanas habitantes de savanas: cobras, lagartos e outros répteis que tais.
Só se gastaria em construção civil, o que não deverá ser muito oneroso já que estamos em terra de "patos bravos".
Quanto à fauna não é preciso ir buscá-la a África. Basta estar alguém á entrada da Corredoura com uma rede e esperar que os animais passem.
Tomar tem cá uma colecção!!!

Anónimo disse...

"(...)proponho que a stalegem deixe de o ser e passe a mini zoo de espécies africanas habitantes de savanas: cobras, lagartos e outros répteis que tais.(...)

"(...)Basta estar alguém á entrada da Corredoura com uma rede e esperar que os animais passem.
Tomar tem cá uma colecção!!!"


Vantagens da Internet móvel...

Eu estou aqui na esquina da Praceta de Olivença.
Trouxe uma rede e estou à sua espera. Despache-se que tenho mais que fazer.


O Animador de bancada.

Anónimo disse...

«Morreu este mês um grande português, açoreano, o Professor Armando Medeiros, que poucos conhecem no Continente. A Assembleia Regional dos Açores prestou-lhe justa homenagem no dia 19 Junho 2009.

Presto-lhe aqui uma simples homenagem, facilitando aos leitores deste blog a leitura de um dos seus artigos ("Retrateiro"), que em tudo retrata não só a política em Tomar como a do país:

Leiam que faz bem»

Se o governo regional fosse do PSD o senhor não viria aqui com esta lenga lenga de homenagem.
Morre muita gente em Tomar e por todo o lado com muito valor sabia? Claro que sabe mas só puxa dos galões porque o senhor dito professor deve ser do PS e mais importante ainda porque foi a Assembleia Açoreana e maioritariamente PS que disse SIM CREIO à homenagem ao dito senhor professor.
O que fizeram em vida pelo dito senhor professor?
O PS usa e abusa destes tiques totalitários como por exemplo de aquando dos jogos de Pequim se servirem da imagem ganhadora da Ana Rente. A pequena perdeu e nunca mais a colaram... porque será?

O senhor Soares não apareceu em 2005 mas não esqueçam que apesar de não o conhecerem está com muita força.
Quem deu as instalações para os IpT sentarem bases? O senhor Soares. Estão a ver porque considero o Dr. Pedro Marques um homem grato e leal?

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Este "Julião Petrúchio" é cá um bajulador do carapau!

Anónimo disse...

Só uma AUDITORIA GLOBAL à Autarquia, conforme o PS anunciou em 2004 que faria, caso ganhasse, permite colocar os pontos nos ís a tanto desmando nesta terra.

E não confundam os responsáveis pela situação, Paiva e Pedro, ccommoutros que nanda têm a ver com isso, como Bruno ou Trincão.

Anónimo disse...

SINCERAMENTE, EU NÃO PERCEBO COMO E QUE ESSA GENTE AINDA CONTINUA AI A EXPLORAR ESTA ESTALAGEM, PASSEI LA UMA NOITE E DETESTEI O ATENDIMENTO E O RESTO NEM SE FALA... A ESTALAGEM ESTA NUM DEGREDO TOTAL...ACHO BEM QUE A CAMARA MUNICIPAL DE TOMAR TOME UMA ATITUDE E QUE REVEJA O CONTRATO DA CONCESSÃO,PORQUE E UMA PENA VER UM LOCAL TAO BONITO SER ASSIM TÃO MAL EXPLORADO...