sexta-feira, 26 de junho de 2009

UN ACTO INQUALIFICÁVEL

António Rebelo
As minhas opções políticas são conhecidas. Desde antes do 25 de Abril. Sou socialista, sem cartão partidário. Estou por isso em boa posição para condenar o acto inqualificável documentado na fotografia. Um ou vários aficionados, ou só adeptos da violência gratuita, cuidando se calhar que na sociedade é tudo à vara larga, como nos toiros, resolveram cobrir um painel da CDU com um cartaz da próxima corrida de toiros na Barquinha.
Em democracia pluripartidária, com um governo previamente legitimado em eleições livres e não contestadas, todas as opiniões políticas merecem, naturalmente, igual respeito. Mas quando se trata do Partido Comunista é sempre conveniente ter presente os longos anos de luta contra o regime anterior ao 25 da Abril. Pode-se não concordar com o que fizeram posteriormente. Ou mesmo com a sua prática actual. Vandalizar material de propaganda é que não é de modo algum admissível. E denota nítida falta de ética republicana, de respeito pela saudável convivência democrática e pela propriedade alheia.
A menos que a empresa organizadora da corrida tenha obtido previamente o consentimento da CDU para usar o painel, o que não é muito provável, resta-lhe pedir desculpa e mandar proceder quanto antes à retirada do cartaz. Admitindo que a força política ofendida não decida ir antes por outra via, o que seria o mais natural. Afinal trata-se de um caso de invasão e/ou usurpação de propriedade alheia, delito previsto na legislação em vigor.

1 comentário:

Anónimo disse...

É a vida!