sábado, 6 de junho de 2009

AINDA A TEMPO?

António Rebelo
Segundo a imprensa local, o PS reúne hoje a sua Comissão Política, designadamente para apreciar e aprovar a lista para a Câmara. Não sei se este escrito ainda irá a tempo. Em qualquer caso, parece-me importante explicitar que, particularmente nos momentos de crise grave, o fundamental não são as pessoas mas sim os projectos, os objectivos. Que têm de ser realistas e não meras listagens idealistas, sem quaisquer hipóteses práticas de realização. No caso concreto, julgo que os eleitores tomarenses, mais do que conhecerem os candidatos (o que sempre lhes vai permitindo afiar a língua...), gostariam de poder confrontar planos, com componentes suficentemente articulados e memórias justificativas adequadas, que permitissem perceber quais a probabilidades de realização, tendo em conta os recursos disponíveis (humanos, materiais, monetários).
Essa prática usual de distribuir uns panfletos mais ou menos bem feitos, mais ou menos bem escritos, mais ou menos realistas, mas só com ideias gerais esparsas, pode bem ser chão que já deu uvas, no actual contexto de graves dificuldades para a generalidade da população. Com recursos cada vez mais escassos e perante sinais de decadência cada vez mais evidentes para todos, os eleitores têm o direito de esperar que, antes de Outubro próximo, lhes expliquem, oralmente e/ou por escrito, o que tencionam fazer, em que ordem de realização, com que recursos e para quê, no caso de serem a lista mais votada. Quais serão os princípios que nortearão a sua actuação, caso apenas consigam eleger um ou mais vereadores. Tudo isto para evitar a repetição da situação vivida desde há muitos anos e que continua actual: Os membros da maioria governam mal, embora na ajam deliberadamnete para que assim seja, mas os vereadores da oposição também não primam pela excelência. Não só não estão à altura, na maior parte dos debates, como nem sequer conseguem transmitir cá para fora, para quem os elegeu, o essencial do que se passa nas sucessivas reuniões. De propósito? Por incapacidade involuntária?
Porque dá muito trabalho? Em qualquer caso, apesar de estar na moda usar vestuário amplo, nunca é conveniente envergar fatos visivelmente de número demasiado alto para a estatura do cidadão que sucessivamente os usa. Só porque parece mal? Isso ainda seria o menos. O pior é que mangas e perneiras demasiado compridas provocam constantes quedas, com os inevitáveis prejuízos par todos. Foi para tentar, na fraca medida das minhas possibilidades, evitar a repetição de determinadas cenas caricatas, que não beneficiam ninguém (Quando a oposição é fraca, a maioria não vê grande necessidade de se aprimorar), que resolvi publicar este texto de alerta. Provavelmente, quase pela certa, não vai servir de nada, que os maus hábitos têm 7 vidas como os gatos. E então numa terra pequena e de gente conservadora e intolerante...
De qualquer forma, "quem te avisa, teu amigo é". Depois não venham com a estafada história do "Por acaso não li, não estava cá..."

10 comentários:

Anónimo disse...

Párem as rotativas. Lista do PS à CMTomar apresentada

Porque raio de carga de água o anterior candidato a presidente e actual vereador é agora o último da lista?
Concluíram agora que afinal não presta?
Que raio de coisa!

Anónimo disse...

É a vida! A vida é como os interruptores: umas vezes para cima, outras vezes para baixo!!!

Anónimo disse...

O autor do post não deve ler com regularidade as propostas e declarações de voto produzidas, por exemplo pelo PS na Câmara e Assembleia.

Em todas elas se torna claro e evidente o que o PS defende, há já longo tempo, para o Concelho em quase todas as matérias.

Se por acaso não teve ainda essa oportunidade, pode fazê-lo no sitio do PS www.tomar.psdigital.org

O projecto do que vem sendo defendido aí está, faltam agora mais pessoas para lhe dar corpo.

Anónimo disse...

Doutor Rebelo vou dar-lhe a minha opinião sobre as replicações que constantemente faz aos seus "opositores": não lhes responda porque além de não lhes ligar também se está a defender. Ser digno é, também, não dar importância a "patetas", "ignorantes" e a indivíduos para não lhes chamar "gangsters" que nunca tiveram profissão exemplar. Viver da e para a política em comissões de serviço constantes são exemplo para alguém mais novo? Para os meus herdeiros são um mau exemplo.

Julião Petrúchio :-)

Sebastião Barros disse...

"Em todas elas se torna claro e evidente o que o PS defende, há já longo tempo, para o concelho em quase todas as matérias."

Já aqui se escreveu que, em relação às outras forças políticas locais, o PS tem uma diferença fundamental -Possui uma página Internet, na qual vai publicando as suas declarações e propostas. Dito isto, em repetição, bem gostaria de acreditar que o conjunto dos documentos publicados pelo PS/Tomar forma realmente algo de coerente, articulado, E ADEQUADO À NOVA REALIDADE RESULTANTE DA PRESENTE CRISE. Infelizmente, sou forçado a emitir sérias dúvidas a esse respeito, porquanto determinadas declarações recentes levam a pensar que os mentores socialistas locais continuam a raciocinar em termos de fartura, quando essa época se finou e não voltará. Agora o tempo é de penúria, com todos os incovenientes daí resultantes.
Por outro lado, também já aqui foi dito, mas não se perde nada em repetir, sendo verdade que um automóvel é um complexo conjunto de componentes,é igualmente certo que um complexo conjunto de componentes para automóvel, pode muito bem não ser um automóvel. Basta estaredm mal montados. Daí as minhas dúvidas em relação às tais declarações e propostas. Façam o favor de as editarem e publicarem na sua forma definitiva, que depois logo poderei emitir uma opinião fundamentada.Até lá fico na minha. É realmente com civis que se fazem militares, mas nunca vi um pessegueiro a dar nêsperas. Por exemplo.

Anónimo disse...

Lá começa a propaganda sistemática e repetitiva do PS em Tomar.

Aproximam~se as eleições, acordam e vá de martelar, sempre a martelar.

Fazem todos os malabarismos e macacadas para dar nas vistas!

São os xico-espertos da política.

Anónimo disse...

O PS não é de facto perfeito, mas fica muito além dos outros que nem palhaçadas de jeito chegam a fazer.

Essa é que é essa.

E se os Partidos na oposição não servem para fazer propostas alternativas à política que vai sendo conduzida pela maioria, servem para quê? Para enfeitar?

Vamos lá a ver se nos entendemos de vez: querem propostas em alternativa ou querem que fique tudo na mesma? Se é para isso, não precisam de se preocupar, que com Corvelo ou Pedro isso está garantido!

Anónimo disse...

Não fiquem tristes, porque o Carlos Silva vai passar deúltimo a primeiro na lista.

Há muitos anos aconteceu o inverso com o Dr. Bento Batista para a freguesia de Santa Maria, passou de primeiro para último.

Mágicas.......

Anónimo disse...

O Sr.Carlos Silva dá a dignidade à política e a Tomar, que muitos dos que aqui escrevem, a começar muito provavelmente por mim, não têm.

Desde quando é que se lembram que alguém que tivesse sido candidato a Presidente, na eleição seguinte, se apresentasse em última da lista do seu sucessor?

Normalmente quando saem, fazem-no zangados.

Carlos Silva, que todos diziam que nem um ano faria na Câmara, não só termina o mandato, como ainda vai na Lista de Becerra Vitorino.

Pode não representar um único voto, o Carlos Silva, mas que a atitude dele é de homem, disso ninguém duvide.

Anónimo disse...

...pois é, é que há quem, para aparecer na fotografia, dá, nem que seja o cu e oito tostões...

e viva a POPULARUCHACIDADE...

viva o PS.

ps: mas, há por aqui quem, não querendo parecer o que é, é em si, tudo o dito dos outros!
VIVA EU!