domingo, 7 de junho de 2009

PS/TOMAR - BEM JOGADO!

António Rebelo
Ao divulgar a lista para o executivo na véspera das Eleições Europeias, o PS local (que o mesmo é dizer Luis Ferreira), fez uma excelente jogada. Se os resultados de hoje forem bons para os socialistas a nível nacional, dirão os habituais comentadores nabantinos que em Tomar não se ficaram à espera de eventuais amparos exteriores. Se, pelo contrário, o PS sair um bocado amachucado, dirão os mesmos que os "rosas" nabantinos foram previdentes.
Quanto à lista em si, pode-se constatar desde já que é encorpada e nitidamente mais consistente que as dos adversários já conhecidas. Tudo bem, portanto? Claro que não. Há, como sempre, o problema da táctica e da estratégia, uma vez que o treinador já é conhecido e não mudou de há quatro anos para cá. Os numerosos tomarenses adeptos do futebol e competentes treinadores de bancada e/ou de sofá sabem bem que há excelentes equipas que fazem péssimos jogos e perdem, bem como más equipas que, bem treinadas, contrariam os melhores prognósticos. Foi, designadamente, o caso do União de Leiria, aqui há uns anos, com o treinador Mourinho em início de carreira. Quero com isto indicar que, como já aqui foi referido amiúde, muito depende do projecto e da capacidade para convencer o eleitorado de que a equipa proposta será capaz de o implementar.
Para já, dois nós que não me parecem nada fáceis de desatar. Ambos têm a ver com a maneira de ser de Luis Ferreira. O primeiro radica no facto de ele ser um homem de rancores, de ressentimentos, de ódios de estimação, o que na chamada "política de campanário", como é o caso, só o pode vir a prejudicar e ao PS. O outro apareceu agora quando, provavelmente cedendo em parte às indicações da opinião pública, resolveu assumir-se parcialmente. Resolveu assumir-se porque finalmente desceu ao relvado principal, onde se ganham ou perdem os grandes jogos. Assumiu-se parcialmente, e pode ter cometido um dos erros graves da sua carreira política, ao aparecer em segundo lugar numa lista que todos os actores da piscina política nabantina sabem ter sido feita, liderada e orientada por ele. Ora isso não me parece nada promissor, numa terra cuja mentalidade dominante, por motivos que não vêm agora ao caso, só admite um galo em cada poleiro. Os socialistas tomarenses não esqueceram ainda, sobretudo o próprio Luís Ferreira, as dificuldades que tiveram com a conduta de Pedro Marques durante os seus mandatos, em que o mentor da época, o vereador Alexandre, nunca conseguiu disciplinar de forma aceitável o seu "discípulo independente" Pedro Marques, apesar dos muitos esforços nesse sentido, em conjunto com o falecido Lino Cotralha. Sem pretender de forma alguma fazer processos de intenção, temo que, caso o PS venha a vencer, Luís Ferreira nunca mais consiga implementar os seus pontos de vista junto de Becerra Vitorino, entretanto presidente, com tudo o que isso implica. Para já, parece-me óbvio que os interesses de Becerra Vitorino não são os de Luís Ferreira, e vice-versa. Ouso até acrescentar que alguns são mesmo incompatíveis e até contraditórios. Oxalá esteja enganado, mas recordo que, aquando da primeira vitória de Pedro Marques, afirmei aos microfones da Rádio Hertz que o vencedor era um cidadão se calhar bem intencionado mas seguramente mal acompanhado. Pois foi um pequeno escândalo. Como sempre, houve especialistas em análise política, diplomados pela Universidade da Venda da Gaita e tudo, que afirmaram ter eu dito aquilo apenas porque estava ressabiado. O que se seguiu é conhecido...

22 comentários:

Anónimo disse...

o mercado dos treinadores está saturado!

mesmo assim, aparece sempre mais um!

Anónimo disse...

Concordo consigo, amigo Rebelo.
Estrategicamente bem jogado!
Luís Ferreira está a preparar o caminho para as eleições em 2013.
Bem visto, sim senhor!
Só que outros não andam a dormir.
Vamos ver onde os tomarenses vão colocar o seu voto.
Ainda é muito cedo para prognósticos.
Até porque até ao último dia da entrega de listas muita coisa pode acontecer nesta pacata cidade do Nabão.
Tenham calma!
Ainda há tomarenses preocupados com o futuro de Tomar...
Eu sou um deles! E se for preciso
arregaçar as mangas, vamos a isso!

Um tomarense que não se revê nas
actuais propostas de candidatos!

Anónimo disse...

Trata-se de política familiar: um conúbio entre o 1º. e o 2º. ditado por relações avunculares, ou seja, por vontade dos tios, que se opõem ao princípio social de matrimónio de fazer cunhados fora dos seus grupos étnicos familiares. Neste caso cada tio aposta a médio prazo... Em quê?

Anónimo disse...

O Rebelo é bom em retórica analiítica, há que reconhecê-lo.

Quanto à lista do PS, a questão central é saber se o partido socialista merece eleger 1 (um)vereador que seja.

O PS de Tomar é tão mau que não há nada que o salve a não ser uma limpeza por dentro.

Quanto ao luis ferreira, é claro que está a marcar o terreno. Prevê-se que com a saída do senhir fonsaco do governo civil ele deixe de lá ter lugar. Logo, o que faz o seu género, vai preparando o futuro até porque sendo o becerra um sub-produto do luís, este atira-o fora quando lhe for oportuno e útil.

Os tomarenses ainda têm memória e o senhor ferreira é o que todos sabemos...vive de lugares de nomeação e a sua arrogância é despropositada face à ausência de obra feita. Estamos perante uma pretensa edição do senhor relvas. Só que a cópia é sempre pior que...

Esperemos pela campanha a sério para vermos quem tem de facto ideias e capacidade para realizar os projectos com que se apresentam aos tomarenses.

O caminho ainda é longo.

Anónimo disse...

PARABENS.

que granda lista!
daqui a quatro anos o Luisito da Madalena há-de continuar!
de profissão, ele é o politico!

os outros, as outras, são flores de jarra que em breve secam! se é que, de plástico, não são já.

ele, faça-se justiça, é mestre!

até, aqui, o Sr. Administardor, animado que anda em chegar algures, lhe louva loas! talvez mirando a assessoria turistico-cultural!

mas a mama está seca e a vaca não vai parir!
OLÉ!

Anónimo disse...

Somos tomarenses e está tudo dito! Quando não há matéria, inventa-se!
Está mesmo convencido de que eu "ando à procura de tacho", para usar o seu estilo de linguagem? Então explique-me lá: porque motivo saí do PS há 25 anos, quando era o lider local? Faço-lhe esta pergunta porque, pela maneira com escreve, sabe certamente mais do que eu sobre esse assunto de lugares, tachos, vacas leiteiras, etc.

Cumprimentos

António Rebelo

Anónimo disse...

"O Rebelo é bom em retórica analítica, há que reconhecê-lo."

Muito agradecido pelo elogio. Todavia, se me permite, e pedindo desculpa pela evidente falta de modéstia do que vai seguir-se (crime gravíssimo numa terra como Tomar, que sempre detestou aves de altos vôos...), julgo ser mais correcto aquilo que uma vez disse um dos meus formadores: "O Rebelo tudo o que faz, faz bem." Isto porque quando tenho a certeza ou mesmo alguma dúvida sobre as minhas capacidades para fazer algo, sou o primeiro a dizer que não sei, não sou capaz, e recuso-me a fazer. Sem ponta de arrogância, apesar do que possam vir a pensar, julgo qeu esta terra e este País estariam bem melhor se todos procedessem como eu. Pois se até já o cabo de corneteiros do 15 dizia, há de 40 anos, "Quem sabe, sabe! Quem não sabe que passe a corneta a outro, porque não tenho instrumentos para todos." E era quase analfabeto, o militar RD. Se calha a ter alguma cultura...

António Rebelo

Anónimo disse...

Desengane-se quem pensa que o Luis Ferreira, numero dois de José Vitorino, o vai em algum momento atraiçoar.

Um dos factos que ele inaugurou no PS desde que a ele presidiu há 5 anos, foi dar oportunidade a todos de demonstrarem o que valiam e defender os seus até ao fim.

Vejam o esforço que o PS tem feito para, contra todos os progonósticos, manter Carlos Silva como Vereador titular.

Mas, cá para mim, a surpresa maior ainda há-de vir da Lista da Assembleia Municipal e dos principais candidatos às Freguesias.

o PS em Tomar, sob a batuto de Luis Ferreira, Hugos Cristóvão e Anabela Freitas, parece estar a tempo e ter muito tempo para afirmar uma liderança de Tomar ana Região. Só para lembrar que Hugo tem 31 anos e Luis e Anabela 42 e os seus opositores e detractores dentro e fora do Ps são todos muito mais velhos e sem tropas e argumentos para os levarem de vencida.

É tudo uma questão de tempo, diria Mao Tsé Tung ou o seu discípulo Zé Manel. Em Tomar e com estes líderes do PS é mesmo isso.

Anónimo disse...

O texto de AR pode ser uma possivel análise, demasiado centrada no numero dois da Lista de Vitorino, o que se prova que parece ter sido uma boa opção.

Mas a análise não seria a mesma se o numero dois fosse a Anabela Estanqueiro, o Hugo Cristóvão ou a Anabela Freitas?

Nem é preciso responder. Para alguns seria sempre responsabilidade do Luis Ferreira, como se ele fosse o único dos 38 dirigentes com direito a voto para escolher Lista dentro do PS.

Se alguns pensam isso, pois agora e depois da sua eleição para Vereador de Vitorino, terão quatro anos para o destruir para sempre ou para se calarem para sempre.

Aguardo, na bancada para onde me retirei há alguns anos, o desenlace, eu que até já fui seu apoiante, deixei de o ser e através de Hugo C. voltei a reconhecer-lhe um valor que aundo ele era miúdo lhe havia recinhecido.

De qualquer forma o facto de o PS apostar em numero 2, 3 e 4 em pessoas com a experiência política, profissional e social de Luis Ferreira, António Cúrdia e Anabela Estanqueiro, só pode significar uma coisa: CONCORREM PARA GANHAR.

A ideia de irem buscar quadros profissionais novos às Freguesias do Concelho. como é o caso do numero 5 a Dra Zita Vicente Freire, ex-dirigente da Escola de Futebol de Tomar, residente na Linhaceira e com forte ligação à Freguesia de S.Pedro, denota uma nova atitude dos políticos em Tomar, que é o de valorizar TODO o Concelho e não só parte dele.

Ao PSD caberá apresentar melhor, uma vez que infelizmente a Lista do Dr.Pedro representou apenas um andar para trás.

E nisso, todos parecem estar já de acordo, ganhem ou percam, esta parece ser uma das melhores Listas que o PS apresentou nos últimos anos em Tomar.

Do mal o menos.

07 Junho, 2009 16:46

Anónimo disse...

Ó Tó, tem dó!

Anónimo disse...

oh joiinha bajuladora, e se fosses passear a cadela!
seria mais útil, e isto não ficaria tão basso...


oh Dr.,se é que não o faz já, porque é que não pensa em ir produzir o blog e doutrinar os pupilos, ali para as bandas da Voluntários da República?!....

Anónimo disse...

DE TOMAR, ÀS 21:17h PARA ANTÓNIO REBELO

E esta hein? Não estavas à espera duma "charutada" assim, n'é ó Tó? Perdes para o PSD e vês o BE a subir quase na mesmo proporção em que vocês descem!!!
É patética a reacção dos responsáveis do PS! Tens estado a ver os canais de TV? Na sede de campanha do PS ninguém vem cá abaixo falar! Só o patético Vitalino Canas, aquele a quem o António Rodrigues de Torres Novas mandou para o car_lho, com todas a letras e alto e bom som na distrital, vei balbuciar que são apenas projecções e que a abstenção é gigantesca. Pois, digo eu, se mais gente tivesse votado maior seria a vossa derrota.
Vai pondo as barbas de molho, tu e o teu guru, o Luis Ferreira, esse javardo da política tomarense, senhor da ignomínia e golpes baixos, falho de honestidade, que quanbdo chegarem as autárquicas a sova será ainda maior.
Eu que até sou apartidário até fiz questão de ir votar nestas eleições, não porque me mereçam especial atenção, mas sim para votar útil, para assim marcar um sinal de aviso aos fascistas que nos andam a governar e que tu tanto defendes, Rebelo!!!

Adeus, vai curar as feridas, prepara-te que vem aí mais sangue!!!

Anónimo disse...

O DUPLO QUEIXO NUNCA CHEGARÁ A PRESIDENTE DE CÂMARA EM TOMAR.
É UM HIPÓCRITA QUE NUNCA MOSTROU A DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS. É UM COBARDE POIS NÃO CONSEGUE ENFRENTAR PEDRO MARQUES. É UM PATETA POIS TEM O 12.º ANO. É UM CHULO POIS VIVE DE COMISSÕES DE SERVIÇO QUE EM BREVE ACABARÃO.
SÓ POR CIMA DO MEU CADÁVER SERÁ PRESIDENTE.

Anónimo disse...

DE TOMAR, ÀS 22:43H PARA ANTÓNIO REBELO

Como se fosse preciso provar a pouca fiabilidade do candidato do teu partido, o "gepeto" Vital Moreira, convido-te a leres na página 2 da edição desta semana do Expresso um artigo com o título "Vital com zero votos". Nele poderás constatar que na eleição da passada terça-feira para o Concelho Cientídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra a que Vital Moreira se candidatou juntamente com mais 24 professores não-catedráticos como ele, e mais 14 catedráticos, a estrela da companhia do PS nestas eleições foi o único que obteve ZERO votos.
Ganda votação né?
Isto atesta a aceitação que tem por aquelas bandas. Consta também que a nível de aulas nos últimos 3 anos o homem é tipo Homem Invisível, t'ás a perceber?
Ora bolas! Afinal o PS não conseguiu arranjar melhor que um "peido chocho"?

A pancada maior virá a seguir! Deus te dê saúde para assistires às derrotas que aí vêm!

Anónimo disse...

O Luis Ferreira, também conhecido por Duplo Queixo, presidente da câmara? Então mais valia entregar isto aos ciganos...
Mas não digam nada ao António Rebelo! Ele deposita tanta confiança no homem!

Anónimo disse...

Não é que regozije com a vitória do PSD face ao PS. Acho que são todos farinha do mesmo saco. O que me dá um gozo do caraças é ver as trombas dos derrotados do PS! O que eu não daria agora para ser mosca (t'á a ver sr. administrador do blogue que já mudei de insecto...!!) para estar no chiqueiro da Voluntários da República para ver a "chumbeira" dos cromos...

Anónimo disse...

BEM JOGADO, PS...CHUTADO PARA CANTO!!!

Anónimo disse...

Muitas são as vozes que gostariam de tendo entrada na Voluntários da República, e são mais do que 400, aí mandarem alguma coisa.

Mas para isso são precisos votitos e ganhar eleições.

Um conselho: preparem-se para 2010, que é quando são as próximas. Até lá, mandam os que lá estão e pronto!

Anónimo disse...

Adorei ver ontem os dois da vida airada, o Pinóquio e o Gepetto, de trombas a yer de admitir a derrota. Dizia o maricas dos Sócrates para os portugueses não confundirem estas eleições com o governo. Claro! Perdeu!!! Porque se tivesse ganho era o primeiro a vir dizer que "...o resultado das eleições era reconhecimento do povo português pela "boa governação" que tem sido levada a cabo pelo governo PS..."
Na política há que ser "rolha", n'é ó Tó???

Anónimo disse...

Os espertos do PS de Tomar é que se anteciparam e aconteça o que acontecer já têm a sua Lista à Câmara aí pronta, bem como os candidatos à Cidade.

Gostei especialmente da candidatura de uma mulher a Santa Maria. Faz alguma diferença.

Anónimo disse...

Eu gosto é da Sónia Só c..., perdão Sanfona!!!

Anónimo disse...

A referência à Dra. Zita (reparem como seria diferente se escrevesse doutorazita) só pode ser brincadeira...
É técnica da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere por cunha do PS...
Aposta em novos? Só se for novos com velhos vícios...
Ah e ligações à freguesia de São Pedro? Perguntem ao senhor presidente da Junta, que bem conhece... a afilhada.
Espectáculo mesmo era vê-la como directora do lar...
Imcompetência premiada, eis o PS no seu melhor