sábado, 27 de junho de 2009

MAIS UM MOTIVO DE ALEGRIA...

Fonte: Eurostat/El País
A ilustração acima é mais um motivo de orgulho e de satisfação para todos nós. Em termos de poder de compra comparado (2008-média dos 27 países da UE = 100), somos destacadamente o carro vassoura da Europa ocidental, com 75%. Próximo de nós, mas mesmo assim à nossa frente, só Malta, que não é propriamente um país. Antes uma cidade média, de 32o mil habitantes, ainda assim com 76%. A Grécia, que já esteve pior que nós, apresenta agoras uns confortáveis 95%. Vinte pontitos melhor do que nós, é obra! E não há pior? Nem muito pior? Há sim senhor.
A maioria dos países que beneficiaram do socialismo soviético, durante pelo menos 50 anos, cujos habitantes se habituaram a praticar na perfeição a conhecida máxima lusitana -"O Estado-patrão paga mal, mas lixa-se que é mal servido!"
O pior de todos é a Macedónia, com apenas 32%, logo seguida pela Bulgária, com 40%, e a Roménia, 46%. Ainda assim satisfeitas, pois a Turquia, que fica logo ao lado e nunca foi socialista, nem lá perto, também se queda pelos 45%. Tudo bons países para passar férias, a comer e a viver bem, sem gastar fortunas.
No grupo a seguir, aparecem a Letónia (em risco de bancarrota), 56%, a Polónia, 57%, até aos 90% da Eslovénia, que nos soube ultrapassar a grande velocidade. Só para acicatar a nossa tradicional inveja, o topo da pirâmide é ocupado pelo Luxemburgo, com 253%. (Coisa dificilmente explicável, uma vez que 32% da população fala e é portuguesa. Há cada uma!) Em 2º lugar do ranking dos mais afortunados, temos a Noruega, que mesmo do alto dos seus 190% ainda nos vai preparando e vendendo um excelente bacalhau. O que se compreende. Como o clima é bastante mau, pouco podem fazer, além de trabalhar. Que Nosso Senhor os proteja e lhes continue a dar coragem!
Então, perante tamanha disparidade e apenas à frente dos mais atrasados do ex-Império Soviético, qual é o tal motivo de alegria anunciado no título? Calma! Estamos em Portugal! Já lá chegaremos, que Roma e Pavia não se fizeram num dia. Como se calhar não é do conhecimento geral, o presidente francês Sarkozy, e vários outros dirigentes políticos mundiais de primeiro plano, estão fortemente descontentes com a noção técnica de PIB. Não integra por exemplo a qualidade de vida, o clima, a segurança, etc, dizem eles. Vai daí nomearam uma comissão de peritos que está a trabalhar activamente no sentido de encontrar um padrão técnico capaz de vir a susbstituir o PIB e que seja mais adequado aos tempos que correm. Tudo indica que quando for adoptada a nova designação, subiremos na classificação como um foguetão. Com o nosso clima, a nossa qualidade de vida, o nosso descanso, as nossas sardinhas e as nossas saladas?! Não falha, de certeza!
Basta pensar naquele alentejano que garantia aos técnicos europeus, em visita profissional, que determinado terreno não produzia. Nada? Nada mêmo! Então e semeando...? Ah!, Sameando...!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

A Espanha e os pirinéus de um lado, o mar imenso do outro. Periféricos, muito periféricos. Basta olhar o mapa para ficarmos com a percepção de que estes factores geográficos determinam, em muitos aspectos, o nosso atraso.

Anónimo disse...

Pior que a condição geográfica é a nossa mentalidade! A geografia não explica tudo, senão que seria da Austrália?

Anónimo disse...

Por enquanto uma realidade virtual, mas que cada vez mais se perfila como uma possibilidade muito real num futuro que, nós tomarenses, se formos "open minded", teremos de admitir que será o melhor para a nossa terra, dado o vazio em que vivemos no que respeita a capital humano, eis a futura composição do concelho de Torres Novas:

Alcorochel
Assentiz
Brogueira
Chancelaria
Lapas
Meia Via
Olaia
Paço
Parceiros de Igreja
Parceiros de S. Joao
Pedrógão
Riachos
Ribeira Branca
Torres Novas (Salvador)
Torres Novas (Santiago)
Torres Novas (São Pedro)
Torres Novas (Santa Maria)
Zibreira
Tomar

Anónimo disse...

boa, boa, e assim ficamos todos descansadinhos e com os problemas resolvidos.!
para presidente da junta de freguesia de tomar, sem dúvidas:
o Sr.António, já presidente!....

parabéns aos reorganizadores!

Anónimo disse...

Claro como água! Num concelho a extinguir no futuro, decrépito, donde as pessoas fogem, com cada vez menos habitantes, sobretudo jovens, para quê ttantas juntas de freguesia? Bastavam 3 ou 4 Juntas de Freguesia. Isto não implicaria a extinção das freguesias existentes, mas sim a sua reunião em juntas. Cada junta ocupar-se-ia de "x" freguesias das já existentes. Com o passar do tempo, e dado que perante o cenário actual tudo indica o definhamento do concelho, estariam lançadas as bases para a extinção do concelho e sua anexação ao de Torres Novas como freguesia. Tweríamos tudo a ganhar! Em termos de ordenamento territorial os torrejanos estão muito à nossa frente. Têm uma economia muito mais dinâmica, a população do concelho está a crescer. É muito mais jovem que a de Tomar. Têm um espírito muito mais aberto, são mais empreendedores, mais activos.
Os resultados não tardariam a revelar-se.