quinta-feira, 25 de junho de 2009

FACTOS CONVERGENTES


Um abespinhado inscrito no PS, ao que parece pouco socialista, porque pouco tolerante, disse aqui no blogue o que entendeu. Que somos rancorosos, vingativos, alcoviteiros e mais não sei quê. Estava tão irritado (ou nervoso?) que até entrou em contradição, sem se dar conta. Escreveu cobras e lagartos contra nós, mas logo a seguir afirmou, seguríssimo, que ninguém liga ao que aqui escrevemos. Se realmente assim é, porque se cansou a criticar-nos? Ninguém vai ligar nenhuma...
Enquanto isto, descobrimos mais um cartaz vandalizado, o que é lamentável sob todos os pontos de vista. Não concordar é uma coisa. Aceitável. Destruir é outra. Inaceitável e a pedir punição severa. Tudo tem, contudo, algum significado e seria bom que os responsáveis políticos locais nunca esquecessem esse aspecto. Manifestamente as coisas não vão nada bem, os partidos locais estão a transformar-se cada vez mais em capelinhas, e os fiéis, descontentes, resolvem rezar noutros lados e de outros modos...
Se houvesse dúvidas sobre o constante agravamento da crise tomarense, certos factos convergentes não as deixariam subsistir. Este, por exemplo. Enquanto em Tomar alguns autoproclamados militantes do PS vão dizendo, ou dando a entender, que aquilo é uma casa aberta, gerida colegialmente, sabemos que a lista socialista para a câmara de Abrantes vai incluír dois tomarenses residentes em Tomar. A prova provada que a terra nabantina sempre foi muito madrasta para os seus filhos? Se calhar foi até por causa disso que os partos foram transferidos para Abrantes. Assim, como já não nasce cá ninguém, deixará dentro de alguns anos de haver filhos e enteados. As capelinhas é que certamente vão continuar.
Um anónimo tem vindo a fazer aqui no blogue um bom trabalho, em prol do nosso hospital. Escreve ele, manifestamente alarmado, que se preparam para o desmantelar, retirando-lhe todas as valências, a pretexto de o prepararem para a eminente epidemia de gripe porcina. Se assim é, está mal. Mas como não temos em Lisboa, lá por cima, nos corredores do poder, ninguém de Tomar, como vamos agora conseguir evitar o desastre? Com manifestações? Convencer a população nabantina a desfilar em protesto é tarefa quase tão difícil como vender frigoríficos aos esquimós. Mais a mais, ainda devem estar lembrados de que desfilaram aqui há anos e os resultados não foram os esperados...
De qualquer forma, tudo se encaminha para que dentro de alguns anos o Estado não tenha recursos suficientes para manter o Serviço Nacional de Saúde ou os hospitais públicos. Continuarão a existir, claro está, mas quem quiser boa assistência terá de a procurar noutros sítios. Pagando, como é óbvio. Assim sendo, o ideal seria ir procurando, no caso de Tomar, uma solução alternativa, susceptível de nos garantir um hospital do século XXI, em vez de umas construções parcialmente utilizadas... Dado que, manifestamente, o governo central não consegue resolver os seus próprios problemas, não parece boa política ficar a aguardar que resolva os nossos. Faltam pouco mais de três meses para as autárquicas...

27 comentários:

Anónimo disse...

PS de Tomar gerido de forma colegial? Deixem-me rir antes que me dê um ataque de urticária.
Mais uma trapaça do mafioso Luis Ferreira, um pulha sem igual como nunca por cá se viu!

Anónimo disse...

De facto o vandalismo, seja de quem venha é sempre anti-democrático. Devem querer imitar oas Ahyatolas do Irão. Sabem que o Ali Kamenei tem um site e que se lê em português?

Anónimo disse...

"Enquanto em Tomar alguns autoproclamados militantes do PS vão dizendo, ou dando a entender, que aquilo é uma casa aberta, gerida colegialmente, sabemos que a lista socialista para a câmara de Abrantes vai incluír dois tomarenses residentes em Tomar. A prova provada que a terra nabantina sempre foi muito madrasta para os seus filhos?"

O que é que uma coisa tem que ver com a outra?
Nos 16 elementos da lista do PS à câmara, metade são independentes.
Ou quer dizer que as listas à câmara de Tomar deviam ter pessoas de Abrantes?
Explique lá melhor esse racícionio.

Anónimo disse...

Ó Rebelo

Neste diferendo com o tal militante anónimo, parece-me que ele tem mais razão que tu.
Será a tua bilis que se está aqui a notar?

E se há sintoma que transmite o que ele escreveu, não é o que desejas, mas o que os militantes do PS, grosso modo, pensam de ti.
Não te fazia mal um pouco de humildade. Todos percebem que não gostas do Vitorino, mas também sabemos que não te queriam lá, , e se queres que te diga mais, ninguém achou muita piada sequer, eu sou um deles, a que o Hugo nas suas manias da ética e não sei quê mais, te deixasse sequer lá ir com ares de melhor que os outros.

É que bons, somos todos...

Sebastião Barros disse...

Excepto no que concerne ao Hugo, o resto já é música velha para tentar adormecer crianças.
As opiniões são livres, mas é uma tristeza vir para aqui afirmar que beltrano pensa isto ou aquilo. A ideia que fica é que o autor da reles prosa nem sabe sequer muito bem o que pensa, quanto mais agora quais são realmente as ideias dos outros.
Não me admira que aos vossos olhos o tal militante anónimo possa estar cheio de razão, uma vez que escreveu apenas aquilo que vocês lhe mandaram. Ou julgam que os outros são parvos? Há quanto tempo andam vocês a dizer que ninguém liga nenhuma ao que se escreve aqui no blogue? Porque insistem então em escrever para cá? Não têm mais nada que fazer?

Sebastião Barros disse...

Quem não consegue ver a relação entre a forma como o PS/Tomar é governado e o facto de tomarenses de valor e residentes em Tomar preferirem concorrer à Câmara de Abrantes, deve perceber tanto de lógica e de política como eu de mecânica quântica. E mais não digo, para não envenenar. Sobretudo numa altura em que um semanário local, desmentindo nos factos a proclamada gestão colegial do PS/Tomar, resolveu entrevistar o número dois da lista, em vez do cabeça de lista ou do presidente do partido. Porque será?

Anónimo disse...

Uma mensagem com destinatário evidente.

"...te deixasse sequer lá ir com ares de melhor que os outros."

Apenas duas achegas:

1 - A seu tempo, quem não tiver a visão obstruída pelos óculos partidários, irá compreender o que perderam de facto nessa ocasião.

1 - Não fui lá com ares de melhor que os outros. Fui lá porque sei que sou muito melhor que os outros que estavam presentes, salvo uma ou duas excepções. E mesmo assim...já estou a ser muito generoso.

E não me escondo num confortável anonimato, que permite as piores burrices sem consequências.

António Rebelo

Anónimo disse...

"É que bons, somos todos..."

Não é verdade. Por um lado porque aquando das autárquicas já ficaremos a saber quem realmente é bom em política e quem, pelo contrário, só tem bazófia. Por outro lado, porque, pela maneira como escreve, poderá ser bom a sachar batatas ou a debulhar gambas. A escrever ou em política não vale grande coisa.

Unknown disse...

Não me quero imiscuir nos assuntos do PS local mas neste assunto só vejo razões para nos congratularmos.

E por duas ordens de razões.

Primeiro.

A lista que o PS de Tomar nos propõe é tão exigente em termos de qualidade que rejeita/não pode aceitar o contributo de dois militantes que parecem ter competências suficientes para serem candidatos noutra autarquia.

Segundo.

Andamos sempre a dizer mal de Yomar e dos tomarenses por uma razão ou outra. Verificamos que afinal não somos tão maus quanto isso e, o invés, até somos suficientemente bons para "exportarmos" autarcas.

Anónimo disse...

cá por mim que de política nada percebo, parece-me amigos desta janela do Sr. Provedor da Urbe, que vos andais a masturbar uns aos outros, com as mãos envoltas em urtigas.
o que convenhamos não será nada bom.
esta guerrilha intestina entre as diferentes cliques do partido que um dia foi do punho, é reles, pobre, e espelha os seus protagonistas.
o Provedor, à força ou ao jeito, queria agora, quando os Janeiros já não ajudam, ser candidato a candidato, nem ele sabe bem de quê nem para quê…
frustrações de jovem recalcadas em velho! por isso vejamos, Ele sabe de tudo, opina sobre todos, profetiza todas as guerras e guerrilhas, ilumina e instrui quem dos seus “sápios” conselhos necessitar!
leiam-se as diferentes fontes que alimentam os seus escritos e,… todos batem no mesmo!

acalme-se Provedor, doutra forma, ficará com o resto dos poucos cabelos que ainda pigmentam a sua iluminada cabeça da cor da neve!...

se a cenSura imperar sobre este vómito não fico enjoada.
saudações xoxialistas!...


Joana Com Dor

Anónimo disse...

Bolas, a malta do PS está picada !

Será que o Rebelo toca na ferida.

Anónimo disse...

Fique descansada senhora dona Joana que o seu precioso contributo não será removido. Era o que faltava agora, censurar uma senhora! Mais a mais uma senhora que até já conseguiu chegar à brilhante conclusão de que eu, "à força ou ao jeito, queria agora, quando os Janeiros já não ajudam, ser candidato, sem saber bem de quê nem para quê." Brilhante! Brilhante! Brilhante! Passa-se assim um atestado de insanidade mental sem apelo nem agravo, como se a madame fosse médica, especialista de psiquiatria. É obra sim senhora! E mostra bem como vão realmente as coisas no seio de certas candidaturas. Desejo-vos ainda assim boa sorte, pois tenho a certeza de que, na altura própria, os eleitores tomarenses saberão escolher. Não se pode enganar toda uma população durante muito tempo.
Sobretudo quando se usa e abusa do anonimato para debitar enormidades em que ninguém acredita.

António Rebelo

Anónimo disse...

Só faltava esta! Uma Joana a defender o PS tomarense. Já se sabia que aquilo não ia bem. Mas ninguém sabia que era agora também o da Joana! Valha-nos a senhora da Agrela, que não há santa como ela.

Anónimo disse...

"1 - Não fui lá com ares de melhor que os outros. Fui lá porque sei que sou muito melhor que os outros que estavam presentes, salvo uma ou duas excepções. E mesmo assim...já estou a ser muito generoso."
Rebelo dixit

Está tudo dito, aí está o presidente que nos faltava.
Ah, pois, os outros também já eram assim...

Mas já agora, O Vitorino e o Cristóvão não deram já também entrevistas?
E esse tais que vão concorrer em abrantes que ninguém sabe quem são, são militantes? onde?

Anónimo disse...

Isto está lindo!

Uma militante que tem um jornal, pede a demissão do seu partido e vai formar uma lista independente.

Uma militante termina o seu mandato de autarca por um partido e de seguida vai integrar uma lista independente.

É preciso continuar a lista de exemplos dos últimos 20 anos em Tomar?...

É também preciso denunciar estas pessoas, pedir-lhes que se justifiquem publicamente. Nos jornais, jornais que garantam direito de resposta.

Por exemplo,

relativamente a PM, sem entrar em acusações fúteis e não fundamentadas, é preciso exigir-lhe resposta pública à seguinte pergunta:

Dr. Pedro Marques, explique aos eleitores as razões porque, após dois mandatos como presidente, optou por listas independentes e porque não foi mais candidato pelo PS?

E assim, sucessivamente, em todos os debates exigir que se expliquem.

Não pode passar impune, ou sem julgamento público, o percurso dos saltitões. De uma parte já se sabe mais ou menos o que se passa, é preciso também trazer à coação o comportameto dos transfugas.

Em todos os debates públicos devem ser chamados a responder por estas suas decisões.

Ou há moralidade ou comem todos.

Anónimo disse...

25 de Junho de 2009 17:30

"É também preciso denunciar estas pessoas."

Porquê?

Porque é que fica diminuída a cidadania de uma pessoa que detêm a posse de um jornal?

Porque é que não se pode mudar de opinião e de partido?

E desculpe mas da pergunta que quer ver respondida por Pedro Marques se conclui que não tem estado muito atento à vida autárquica tomarense nos últimos anos.

Unknown disse...

"Não pode passar impune, ou sem julgamento público, o percurso dos saltitões. De uma parte já se sabe mais ou menos o que se passa, é preciso também trazer à coação o comportameto dos transfugas."

Dando de barato que não será "coacção" mas "colação", pergunto eu:

Que melhor julgamento público que a votação obtida por aqueles?

E que crime cometeram para "não poderem passar impunes"?

Anónimo disse...

Vejo as coisas assim:

Nunca resisto numa campanha eleitoral a adulterar um cartaz, um que seja do meu adversário de estimação. Colar um dos meus sobre um deles... Sabe bem, dá cá um gozo... O tipo que colou o primeiro, altas horas da madrugada, fica cá com um melão...

Desenhar-lhe uns brincos, um bigode, uns cornitos, uma banana na boca, o ranho a sair do nariz.

O pior de facto é rasgar. Isso não. É primário.

Mas alterar as fuças, uma frase genial. Virar a coisa ao contrário. Amputar-lhe o nariz. Umas orelhas de burro. Ah! aquela do orelhas de burro daquele autarca do PS em Matosinhos!!! Lembram-se. Coisa mais gira.

Se eu for chateado numa fila de carros, pega, arranca, e deparar com uma violação dessas, bem feita, faz-me rir, faz-me rir à bruta, que hei-de fazer? Vou ficar chateado por me divertir com isso? Tem que ser é bem feito. Normalmente a malta nova tem muito jeito para isso.

Por isso faz muito bem em se indignar contra rasganços de cartazes. Mas outras coisas assim do género, façam, façam, aqui e acola, não em massa, mas em locais bem visíveis, naqueles que estão perto das esquadras da polícia e, especialmente, nos que estão colados mesmo à beira das suas sedes partidárias.

Anónimo disse...

Certo. Colação é mais correcto.

Mas "coação" não é de todo descabido.

Unknown disse...

Não estou de acordo.

O significado de colação é bem diferente de coacção, "coação" pelas novas regras.

Anónimo disse...

Está bem Sr. Caiano Silvestre.

Não tenho estaleca em português para me confrontar consigo.

Rendo-me. E já aprendi a não cometer mais este erro.

Unknown disse...

Escusa de se render.
Estamos só a falar.

Unknown disse...

O "Nabantia" faz uma interessante análise à entrevista a Luís Ferreira ao Templário e ao facto de ter posto a fasquia em três vereadores.

Um verdadeiro tiro nos pés, ambos.

E dá alguma razão a assumidos críticos.

Anónimo disse...

O Mirante é que entende a Miliciano - ex-PRD, ex-PS, ex-PSD... é só convicções. Do tacho.

Anónimo disse...

Caiano = Varejeira...

Anónimo disse...

Já todos percebemos que a escassa inteligência não dá para mais.

Anónimo disse...

A Miliciana a dançar um corridinho algarvio com o Caiano!