sexta-feira, 12 de junho de 2009

NOVOS TEMPOS NOVAS MODAS

António Rebelo
As actuais estruturas políticas de representação são uma herança dos séculos XIX e XX. Sobretudo daquele. Quando as comunicações eram lentas, as organizações em pirâmide permitiam a circulação das informações, sobretudo do vértice para a base. Com o advento da comunicação electrónica instantânea, as estruturas intermédias deixaram de ter utilidade óbvia, continuando a existir sobretudo pela força dos hábitos. Um exemplo: Conforme ocorreu na recente campanha eleitoral de Obama, se o líder pode comunicar imediatamente com os seus milhões de apoiantes, para que servem as estruturas intermédias entre as bases e o topo? nO caso português, qual a utilidade actual das estruturas distritais dos partidos?
Novos tempos, novas modas. Agora os eleitores querem e conseguem obter muito mais informação, muito mais rapidamente. Tendem por isso a votar de forma cada vez mais fundamentada nos dados anteriormente recolhidos.
Manda a verdade dizer que, em Tomar, só o Partido Socialista se adaptou ao novo contexto comunicacional. Não só a secção local dispõe de um blogue, regularmente actualizado, como o seu presidente e o líder da Assembleia Municipal, estão no mesmo caso. Convém realçar este facto, porque sendo uma incontestável vantagem competitiva, acarreta igualmente alguns dissabores. Afinal, nenhuma situação, por muito boa que seja, tem só vantagens. Até a chuva, cuja utilidade ninguém nega, é incómoda para os que são apanhados sem impermeável, sem guarda-chuva ou sem abrigo.
No actual contexto político tomarense, de acentuada e evidente decadência, a opinião pública local, ou pelo menos a opinião publicada, coincinde na apreciação de que os candidatos já conhecidos à autarquia são todos boa gente, mas pouco adequados à situação que se vive. Acham, por isso os eleitores, (os mais informados e portanto líderes de opinião) que estando todos praticamente em igualdade de circunstâncias, com mais inconvenientes que vantagens, serão os projectos a apresentar que irão determinar o vencedor. É aqui que as coisas se complicam.
Face ao silêncio da imprensa local, tenho afirmado aqui repetidamente, e mantenho, que nenhuma das forças políticas locais dispõe até agora de qualquer projecto viável ou sequer digno do nome. O PSD, pouco habituado a essas coisas, parece tencionar guiar-se pelo "Tomar 2015", os IpT pela listagem de intenções de há quatro anos, o PS pela "Agenda para o desenvolvimento de Tomar", de 2004/5, a CDU e o BE por algumas ideias generosas mas largamente insuficientes.
Quando confrontados com a citada ausência de projecto viável e adequado aos tempos que correm, só os socialistas locais têm reagido, contrapondo que basta consultar o blogue PSdigital para tomar conhecimento de tudo o que os socialistas propõem aos tomarenses. Foi isso mesmo que fiz e devo dizer que o resultado não me parece nada encorajador.
Nalguns aspectos, os socialistas locais têm razão. Neste, por exemplo: "Ao assumir que o desenvolvimento do concelho assentava em 4 vectores estratégicos... ...mais não fez o PS que sistematizar o seu pensamento, coincidente em parte com o ainda eficaz "Plano estratégico de Tomar" [aprovado pela AM em 1997], mas que carecendo sempre de actualização e reformulação, ou não vivêssemos numa sociedade de mutação rápida e profunda..."
Há, porém, outros pontos em que os rosas locais tanto se esticaram que se espalharam ao comprido, conforme se pode ver nestas propostas, copiadas do "Contributo do PS para a discussão sobre a cultura", de Setembro de 2006: "Facilitação da criação de um Centro Ibérico de Esoterismo... ...reformulação/abertura/articulação de uma Rede de Parques de Campismo... Reformular o Parque de Campismo Municipal, na zona de implantação do Plano de Pormenor respectivo, com infra-estruturas condignas, fazendo as necessárias alterações ao respectivo Plano de Pormenor (Polis)... ... ...Garantir em 2007 o funcionamento do novo Parque de Campismo Municipal da Machuca... ...Desenvolver uma estratégia articulada com os outros municípios... ...para a constituição até 2o13 de uma orquestra semi-profissional."
Fico por aqui, pois seria fastidioso continuar, até porque está já demonstrado o que se pretendia. Regra geral, os projectos partidários não passam de listas de boas intenções, algo desligados da realidade e, por isso mesmo, em muitos aspectos, quando nascem já são velhos. É o caso deste, inquestionávelmente anacrónico.
A partir daqui, os dirigentes locais tem dois caminhos possíveis: A - Aceitam a crítica e metem mãos à tarefa de arranjar um projecto capaz e realista, a apresentar ao eleitorado em Outubro, o mais tardar. B - Insistem na tecla de que os críticos são uns malvados que querem é prejudicar o partido e roubar-lhes os lugares. Nenhuma das opções é cómoda, mas sendo a curva cada vez mais apertada, quanto mais cedo "derem o corpo à curva", menos riscos terão de sofrer um acidente grave...
(O negrito e a parte entre [ ] são de Tomar a dianteira)

79 comentários:

Anónimo disse...

Oh amigo, – permita que o trate assim embora não o conheça – sou de Tomar mas vivo longe.
Visito, por dever de ofício, estas paragens de quando em vez.
Impressiona-me, pela negativa, a sua confrangedora militância por tudo o que é teórico.
Dito doutra forma: com o devido respeito e peço não se ofenda, o Sr. é um teórico, e dessa situação estática não consegue escapar!...
Repare, o povo, como eu, o pagode, quereríamos:
quem se esforça-se pelas causas do mesmo povo. E essas poderiam ser:
ter: trabalho, casas baratas, educação acessível, saúde competente para qualquer!
Simples não é meu caro intransigente defensor das teóricas causas tomarenses?!

Ter trabalho
significa: inventar, se necessário, postos de trabalho (sei lá, na tão falada e propalada industria turística tomarense,… que nunca foi tratada com a reverência merecida ; e não é preciso inventar a pólvora; a coisa será simples: Pessoas certas para as causas certas!...
Casas baratas
significa: criar condições para que os diferentes agentes do sector possam operar sem uma tresanda de custos indirectos…(Como todos ganhavam!)
Educação acessível
significa: dar e potenciar condições de ensino e aprendizagem a todos ,com ou sem posses próprias (premiar o mérito)…
Saúde competente para qualquer
Significa: criar condições para (como dizem aí, e chegam os ecos aqui bem longe e onde tudo é diferente) não esperar dias, meses, anos, – até ao fim, às vezes – para ter acesso ao diagnóstico e sequente tratamento do mal de que se enferma…
Arrebanhe os seus para estas coisas simples, tratem delas, e o povo agradecer-vos-á!


De longe

Anónimo disse...

Sr. Dr. António Rebelo

No fundo, lá bem no fundo, o Sr. Dr. continua com o PS no coração e não o consegue esconder.

Eles vão ter que continuar a agradecer-lhe (e muito) a boleia que vai dando.

Mas, cuidado ... a gratidão não faz parte do caderno desta geração PS.

Anónimo disse...

Olha este, vem dar música, mas muito desafinada.

Sebastião Barros disse...

Para De longe:

Obrigado pelo seu honesto comentário. Não consegui entender onde foi buscar os fundamentos para a sua afirmação de que sou um teórico, mas pronto. Está dito, está dito.
Permita que lhe lembre, ou que leve ao seu conhecimento, que estive retirado das lides da escrita durante mais de 20 anos, tendo sido forçado a regressar por não ver ninguém a abordar assuntos da política local. Nem na teoria nem na prática.
Quanto ao que o pagode, como diz, deseja, vamos por partes. A saúde e a educação não pertencem à alçada da Câmara, mas sim à do governo. Por conseguinte, se vão mal, e vão mesmo,não serão os autarcas a mudar as coisas. Restam os empregos e as casas, que estão estreitamente ligados. No meu entender, enquanto a Câmara não reduzir as despesas correntes, de forma a poder diminuir os impostos e a taxas locais, o preço da habitação não pode descer, pois ninguém quer perder dinheiro. E enquanto a habitação e os custos administrativos fixos forem mais altos que nos concelhos vizinhos, ninguém virá investir para estas bandas, e por isso não haverá mais emprego. Criar postos de trabalho pagos pelo erário público não é solução, pois só iria contribuir para agravar ainda mais a situação que estamos a viver. Não é com vinagre que se apanham moscas.
Por saber que nada se faz só com teorias muito bonitas no papel é que venho escrevendo que os candidatos devem apresentar projectos para Tomar, pois a forma como os fizerem já indicará muito do que serão capazes de realizar ou não.
Escreva sempre e boa sorte. Oxalá possa voltar um dia para esta nossa terra, nessa altura, espero, mais virada para o progresso e não para a decadência.

António Rebelo

Sebastião Barros disse...

Para anónimo das 12:04:

Nunca escondi, nem tenciono vir a esconder as minhas opções políticas, que são anteriores ao 25 de Abril.Considero realmente que o ideário do socialismo democrático é o que mais se coaduna com a maneira de ser dos portugueses -liberdade, igualdade, fraternidade são para nós valores naturalmente aceites e praticados, apesar de tudo. A título de exemplo, actualemente em que outro país da Europa ou da América, os governantes, do Presidente da República ao Presidente da Câmara, passando pelos membros do governo, podem andar na rua sem escolta, de dia ou de noite, e falar com as pessoas, que nada lhes acontece, a não ser uns assobiozitos em certos casos?
Sobre a gratidão, é sabido desde há muito que não existe em política, até porque, no meu caso, enquanto alguns dos que fazem o favor de ler o que eu escrevo, como você, por exemplo, acham que estou a tentar ajudar o PS, alguns dirigentes socialistas pensam, pelo contrário, que apenas estou a tentar prejudicá-los...
Os tomarenses somos assim. E os outros se calhar...

António Rebelo

Anónimo disse...

E o animal esta cada vez mais lustroso de tanto ser esfregado.

Anónimo disse...

PAROLADA!

Cumprimentos.

Anónimo da Parolada.

Anónimo disse...

PARA O 'BASTIÃO

Ora aí está alguém se sem saber da minha existência, e sem te conhecer, vem corroborar na íntegra a opinião que tenho de ti.
Tu nem precisas de user pseudónimos e outros artifícios de fuga porque a tua escrita desnuda-te aos olhos de quem perde tempo a ler as tuas patacoadas. És um lírico, vazio, oco, sem substrato. Os temas que para aqui trazes são enfadonhos, mal escritos (já te devias ter retirado da escrita há muito mais anos que aqueles que afirmas), e de conteúdo miserabilista. Passas o tempo a martelar as mesmas teclas (consequências de África?) e quanto aos reais problemas muito bem enunciados pelo primeiro comentador, em relação ao qual não ripostaste com o nível a que foste apontado, não debitas opinião simplesmente porque não a tens. E não a tens porque a tua vivência tem sido passada ao lado do que é a luta diária de quem tem de viver neste país em condições cada vez mais terceiro-mundistas.

Anónimo disse...

PARA O PRIMEIRO COMENTADOR

Para que fique a saber, o indivíduo em causa é daqueles que gosta de falar em público em voz alta para se fazer ouvir, ao mesmo tempo que vai olhando em redor a ver se lhe estão a dar atenção. Mais uns anitos e passa a ser mais uma das figuras típicas da cidade.

Anónimo disse...

Já há muito tempo que desistimos de dialogar com quem tenha opiniões definitivas e certezas absolutas, o que vem a dar no mesmo. Se acha que quem começou a vergar a mola aos 11 anos (é verdade que se pode provar, se necessário)"tem uma vivência passada ao lado do que é a luta diária...", há duas hipóteses: 1 - Você não atina com aquilo que está a afirmar; 2 - Usando uma técnica conhecida, a força política onde está filiado atribuiu-lhe essa tarefa. Em qualquer dos casos, trata-se de uma atitude reles, porque apenas ditada pelo ódio cego e pouco racional, sem o cuidado de fundamentar as enormidades que debita, ou lhe mandaram debitar. Creia que também lhe conheço o estilo, fraquito e de uma falta de vergonha que chega a meter dó. Não é assim V.V.?
Ponto final na troca de mensagens. Se não gosta daquilo que por aqui se escreve, há por aí muitas outras pastagens. Aproveite e desampare-nos a loja.

Anónimo disse...

Para anónimo das 15:49:

A sua mensagem ao primeiro anónimo, que deve obrar para a mesma força política (ou não?), prova que os velhos hábitos nunca se perdem. No meu caso, ao falar alto em público, vou olhando em volta, não para me certificar se estão a ouvir, mas apenas para ver se está por ali algum bufo, tal como sempre fiz antes do 25/4. No seu caso, ao bufar para o 1º anónimo o meu comportamento, está-se mesmo a ver que também não mudou nada desde então. Os chefes é que já não devem ser os mesmos. E daí, nunca se sabe! O mundo dá tanta volta!

Anónimo disse...

esta malta, ou não dormiu a sesta, ou dormindo, acordou, tal qual rafeiro em tempo de guerra, agarrado ao osso...
haja calma e bom estilo.

Anónimo disse...

Sr. Administrador

Isto está a desvirtuar!

Então o que dizem as mentes pensantes e falantes cá da terra não é que, quem tem grandes projectos para essas coisas do campismo, parque, convento, festa, etc …, é o Necas do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, verdadeira alma mater para coisas boas!

E se é não admira; pois essa iluminada cabeça, ideiota por natureza e de quem muito se espera para esta esquecida terra, que mais não seja, traga sempre prendas das suas amiúdes viagens…

e obrigado.

Anónimo disse...

Felizmente que conseguimos estar atentos às propostas do PS.

Estou certa que em breve outras forças políticas começarão a ter o mesmo respeito pelo eleitores que os Srs. do PS vão tendo. pelo menos aqui em Tomar.

E não percebo porque os atacam tanto, se eles são os únicos a demonstrar não ter vergionha de propor isto e aquilo.

Anónimo disse...

Supunhamos - mera suposição - que era pedida uma análise à situação do PS em Tomar, usando exclusivamente material virtual: blogosfera tomarense.

Então o cenário que rapidamente se depara é que o PS em Tomar se encontra atordoado, numa floresta cerrada e labiríntica, cercado por todos os adversários, unidos para o massacrar a golpe de mão, deixando-o praticamente sem alternativas para fuga. Como é que se deixou assim cercar é a conclusão a que rapidamente tem de chegar. Algumas razões podem ser identificadas: culpa própria, más companhias, demasiado protagonismo individual, maus negócios políticos, traições, frágeis estruturas partidárias (migração permanente entre partidos e listas), oportunismo galopante em toda a vida partidária concelhia (ex.uma vereadora de um partido vai agora noutra lista) e ausência de apoio adequado a nível distrital e nacional, na figura do responsável nacional pelas autarquias do PS para dar ajuda. Em suma, é muito difícil e ingrata a missão dos responsáveis do PS locais para recuperar, se não a hegemonia do passado, pelo menos uma posição, para já, mais influente no principal órgão autarquico.

Com que se defronta?

-Com um presidente de Câmara em exercício que - sempre segundo a blogosfera tomarense -, não sendo reconhecido por especiais atributos de competência (passível de ser adquirida), desfruta, sem dúvida, de três valias importantes nos tempos que correm: honestidade, simpatia, bem educado, humilde e tomarense, e com excelente formação democrática. Lendo os blogs, estas qualidades são quase unânimes, bem opostas às que são dirigidas aos adversários, uns mais, outros menos. Aquelas três qualidades num candidato que detém os galões em disputa são difíceis de combater, embora não impossível.

- Com três candidaturas, cujo principal objectivo, não vai ser combater o partido do poder, mas centrar toda os esforços nos ataques ao PS para lhes roubar votos, explorando a situação difícil. É mesmo uma situação difícil.

- Com um cenário em que a medida mais correcta que possa ser encontrada não garante a vitória, mas poderá guindar o PS para uma melhor posição e o liberte deste cerco.

- Com uma situação em que qualquer hipótese de coligação liderada pelo PS está condenada ao fracasso, se atendermos aos interesses vincadamente pessoais dos cabeças de lista do PCP e dos Independentes. Coligações sim, desde que seja eu o futuro presidente ou entre na vereação.

- Com uma candidatura de independentes que vai procurar manter grande parte dos votos, parte deles já foram do PS, e outros que possa conquistar, sempre na sua área, obrigando o PS a um discurso em relação a eles, geralmente pouco apreciado pelos eleitores. Pela blogosfera depreende-se que não irão fazer tantos estragos como esperam, o BE e PCP vão dividi-los.

Resumindo, que o papel e a tinta estão caros, e contrariamente ao que defendo em eleições autárquicas, e tendo em conta o quadro dramático com que se vai confrontar, a solução seria, no meu entender:

UM CABEÇA DE LISTA, QUADRO JOVEM DE PRESTÍGIO NACIONAL, COM PROVAS DADAS - DE FORA, INDICADO PELA DIRECÇÃO NACIONAL DO PS.

(Bem sei que nestas câmaras se ganha menos... Mas Santana Lopes há uns tempos foi ressuscitar na Figueira da Foz)

Repito: esta análise fundamenta-se exclusivamente na leitura da blogosfera tomarense, um exercício que vale o que vale.

Anónimo disse...

Para anónimo em 18:51:

A sua análise é interessante e tem mérito. A solução proposta seria agora obsoleta, pois já não haveria tempo para dar a conhecer e o cabeça de lista, e a lista, e o programa. Há, porém outra hipótese - a de começar uma lista de coligação PS-CDU-BE, ou mesmo PS-IpT-CDU-BE, pela escolha de um cabeça de lista aceite por todos, com um conjunto de grandes linhas programáticas, igualmente aceites por todos, naturalmente após debate. O resto caberia ao cabeça de lista e aos membros da lista, bem como aos outros cidadãos por eles designados para os ajudar.
Querem tentar? Ainda não é tarde, mas também já não é muito cedo.

Anónimo disse...

ó meus amigos, zzz, atão agora com as candidaturas apresentadas é que vêm falar numa lista de unidade!

se o grande pivot nunca aceitou, nem aceitará, o que é que querem?!

esgrimir contra os moinhos como o D. Quixote?!

o grande responsável por este estado de coisas é muito bem conhecido - a directiva do PS!,

essas criaturas criaram as condições para o aparecimento dos independentes em 2005, com os resultados que se conhecem para o PS!,

em 2009 não aprenderam a lição e nada fizeram para encontrar a tal lista abrangente sob a bandeira PS para conquistar a Câmara, a Assembleia, as freguesias e mudar radicalmente a política,

em 2013 vai ser igual, as criaturas que mandam no PS não vão querer consensualizar listas para a vitória autárquica.

é pena, mas é verdade!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ah granda Corvelo de Sousa, tão mau, tão fraquinho, tão mais isto, tão menos aquilo e põe-los a tremer desta maneira!

Onde já chega a desvergonha:

uma lista unitarista de esquerda para te tentar derrotar!

E és fraquito, se calhas a ser FORTE!... os gajos e gajas estiolavam.

Um abraço Fernando Rui.

Ao que eles pensam tens a vitória no bolso.

Bem o mereces, que mais não seja pontapeias toda a corja da má-língua e inúteis.

Invejositos!

Anónimo disse...

Tanto analista de pacotilha.
Tão transparentes são as intenções e tentar preservar a matilha de predadores, que não sabendo mais que fazer, vive dos esquemas, e gostava muito de ter ou voltar a ter poder na autarquia. Tão evidentes alguns dos que aqui escrevem.
Soares, Alexandre, Ferreira, João Simões, e o gordo marido da Graça Costa.
Quem os nãoconhece?

Anónimo disse...

Perdoem.
Não assinei o comentário anterior.

Professor Karamba.

Anónimo disse...

Está "out of toppic" e essas coisas todas mas não queria deixar de vos dar a conhecer o excelente blogue do Luís Ferreira

Anónimo disse...

Anónimo de 13 de Junho de 2009 15:17

esqueceu-se da assinar - Luís Ferreira, ele mesmo!!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

A procissão vai bonita, vai!!!

Anónimo disse...

Os IpT estão em força. Ainda hoje me disseram que pelo andar das coisas os IpT farão em Tomar algo de histórico: maioria absoluta no executivo camarário e não só. Aguardo com muito entusiasmo todo o processo que desembocará numa maioria absoluta dos IpT.
Quem decide é sempre o povo e não se deve já cantar de galo... ser humilde é uma virtude. Humilde quanto baste.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

«Os IpT estão em força. Ainda hoje me disseram que pelo andar das coisas os IpT farão em Tomar algo de histórico: maioria absoluta no executivo camarário e não só. Aguardo com muito entusiasmo todo o processo que desembocará numa maioria absoluta dos IpT.
Quem decide é sempre o povo e não se deve já cantar de galo... ser humilde é uma virtude. Humilde quanto baste.

Julião Petrúchio :-)

OH Sr. Julião uma anedota a estas horas da noite? Está a sonhar???
Até às eelições ainda muita coisa vai acontecer!

O Observador»

Mas eu escrevi o contrário... foi?
Não ponha nos meus dedos aquilo que nunca escrevi.
Bom... adiante pois é mais importante.
O PSD tem o principal responsável pelo estado de quase SÍTIO do concelho: Dr. Relvas, o todo terreno. O emplastro político profissional. O que interessa é se, mais uma vez, a população vai em cantigas da treta como foram desde à oito anos. Agora resta saber se querem alguém que saiba gerir independentemente a câmara e não condicionado pelos "trafunhas" do Queixinhas (agora o substituto é o "Menina" que tem a mania que é intelectual) e do Duplo Queixo - foi o Dr. Marques que aceitou, na altura, ser apoiado pelo dueto fantástico sem escrúpulos mas atenção ele esperava lealdade e que aconteceu? A raiva e a inveja apoderaram-se do dueto fantástico e para quê? Para nada pois em Tomar consideram-nos quer profissionalmente, quer pessoalmente, quer eticamente dois FALHADOS e ALDRABÕES. E eu também. Esta dupla que nunca gostou de trabalhar a sério e adora apropriar-se, pela sua esperteza saloia, do trabalho alheio. Considero-os dois vermes de Tomar. Se querem alguém condicionado pelo Dr. Relvas que gosta tanto o nosso Concelho - que passa cá 10% da sua vida enquanto que na AR "ajuda imenso" Tomar - votem no Dr. Corvêlo votem. Nunca ouvi o Dr. Relvas a discursar a favor de Tomar. Gostaria que defendesse Tomar como o outro do queijo Limiano mas isso é para os HOMENS e não para palermas. Isso é que é de um digno amante de Tomar. Quem foge de Tomar constantemente? Duplo Queixo, Menina e o Emplastro do PSD. Acima de tudo a lealdade é fundamental. O Dr. Marques e o Sr. Rosa Dias são um para o outro e os outros? Vejam o PS e a deslealdade para com o Sr. Carlos Silva e outros. Vejam o PSD e a deslealdade para com o Técnico de Contas Sr. Carrão.
Lealdade é com os IpT porque trabalham em equipa e não são ingratos... nem eu.
Já agora mete-me vergonha e nojo o pavimento e o estado da rotunda Alves Redol. Quem a deixou assim? O prepotente, teimoso e inteligente mas imbecil do Eng.º Paiva com o beneplácito do Dr. Relvas. Quanto saiu da Câmara para a miserável rotunda? Apenas 100.000 euros... coisa pouca. Quem não percebe nada destas coisas deveria aprender quando se investem em infraestruturas é preciso pensar que são necessárias verbas futuras para as manter senão não são investimentos... seus burros!
Tomarenses... deixem... deixem que a nossa terra está à beira de se tornar um verdadeiro lar de idosos e já certo num dormitório nacional.
Chega por agora.
See you next time.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Que corajosos.
Que abnegados servidores da coisa pública tomarense.

Ó Julião, porque não fazes uma coisa de homenzinho e pões o teu nome nas insinuações que fazes de molde a poderes ser responsabilizado pelas calúnias que debitas?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ó julião, se você quer ajudar os independentes, esteja calado, porque quanto mais fala mais se enterra.
COnfunde os assuntos todos, mostra ter pouco de sanidade mental, diz coisas sobre pessoas que todos sabem ser absolutas parvoíces, e na essência, é um chato!
Diga lá Julião, você chama-se Cosme ou Soares?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

...
Parabéns Sr. Administrador
Finalmente o blog escalou ao nível acreditado!

Para quem como eu, agora, pouco tempo passa em Tomar, vir e ler tão fecundos testemunhos, transporta-me de imediato às esquinas tomarenses (com os polidores das ditas, a maldizer); às noites quentes do imperial Noite e Sol (hoje Império dos Chinocas – sinal dos tempos e do que somos…) quando, a corja, já com umas boas imperiais, finos e canecas nas artérias, se entretinha a polinizar um e a fecundar outro …

De seguida ia dormir! Missão cumprida!

Força Juliões e demais foliões, porque uma coisa que pareceis não ter no sítio, termina também em ões como colchões e comichões….

Anónimo disse...

«...
Parabéns Sr. Administrador
Finalmente o blog escalou ao nível acreditado!

Para quem como eu, agora, pouco tempo passa em Tomar, vir e ler tão fecundos testemunhos, transporta-me de imediato às esquinas tomarenses (com os polidores das ditas, a maldizer); às noites quentes do imperial Noite e Sol (hoje Império dos Chinocas – sinal dos tempos e do que somos…) quando, a corja, já com umas boas imperiais, finos e canecas nas artérias, se entretinha a polinizar um e a fecundar outro …

De seguida ia dormir! Missão cumprida!

Força Juliões e demais foliões, porque uma coisa que pareceis não ter no sítio, termina também em ões como colchões e comichões….»

Mais um tomarense confesso... que pernoita cá no fim-de-semana. Mas que m... de tomarenses! Leia o expresso on-line como eu faço em vez de andar em blogues pois assim não suja a sua cabeça de minhoca.
Há com cada cromo que nem cá vive!!!

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Deixem lá o "Diogo de Arruda" sossegado.

Apaguei a conta e apaguei o blogue por estar mais que farto de vos aturar, pretensos tomarenses.

A quem esteja ofendido e tenha legítimas justificações darei conta de quem sou. Quanto aos outros, passar bem, que eu tenho mais que fazer.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Pois, se calhar o Julião é o próprio Pedro Marques.
É que além dos já citados, Soares e Cosme, e do Neto de Carregueiros, ninguém mais o consegue defender tão apaixonadamente...

Anónimo disse...

O senhor está gelado.
Fique sabendo que o Dr. Pedro Marques é das pessoas mais inteligentes e mais carismáticas que conheci.
Pergunte aos funcionários da Câmara.
SinSeramente estou com muita vontade de lhe dar uma pista de quem sou.
Há aí mais um erro ortográfico.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O asno em pele de leão

"Um Asno, ao colocar sobre seu dorso uma pele de Leão, vagava pela floresta divertindo-se com o pavor que causava aos animais que ia encontrando pelo seu caminho.


Por fim encontra uma Raposa, e também tenta amedrontá-la. Mas a Raposa, tão logo escuta o som de sua voz, exclama com ironia:


Eu certamente teria me assustado, se antes, não tivesse escutado o seu zurro"*

*Esopo

Rodrigo Castro disse...

Bom, tenho 21 anos, sou completamente imparcial no que diz respeito à política, e tive conhecimento deste blog através dum jornal local. Resolvi dar uma vista de olhos e deparo-me com um nível de educação a roçar a boçalidade tremenda. Fantástico.

Abordando o tema que se trata neste post, penso que é óbvio para todos que o "político" dos dias de hoje é aquele que estraga a política na sua pura essência. E os "políticos" tomarenses não fogem à regra - querem todos o mesmo. Tacho.

Acho bastante engraçado e digno de realce que o Excelentíssimo Pedro Marques tenha a lata de voltar a tentar chegar ao poder em Tomar. Ele que desonrou o Partido Socialista tomarense e o colocou na degradação em que hoje se encontra, pretende voltar ao poleiro. Será que o negócio das bombas ainda solta combustível ?

Na mesma lista dos IpT reconhecemos várias caras dos "notáveis" tomarenses. Graça Costa, senhora multifacetada, que percebe de sociologia, de futebol, de política, de tudo e mais alguma coisa. Com votos meus, o único tacho que ganha é na cozinha.
O senhor Soares, por sua vez, é um indivíduo com uma bagagem bastante forte a nível cultural, mas tem vários (demasiados) defeitos. Desde a ânsia de protagonismo, à falta de carácter político, muitos lhe podemos apontar. Solução pouco válida também...

A única pessoa que vejo com carisma e que merece, sem dúvida, o meu voto, será o candidato à Assembleia. Jorge Neves. Depois do bom trabalho que realizou na Região de Turismo, não poderia ser de outra forma. A minha cruz já a tem.

E a cruz que nele coloco não é apenas por achar que é uma mais valia para a cidade. É por achar que é muito, mas muito mais competente do que o Senhor Relvas. Essa personagem que aparece colado a tudo o que mexe dentro do PSD devia era ter vergonha e desaparecer da cidade. Nunca fez nada em benefício do concelho, apenas o desacreditou. Rua !
O PSD, por sua vez, sofre de uma crise. Crise pós-Paiva, se lhe podemos chamar assim. Quando o senhor engenheiro rumou à capital do conhecimento para trabalhar noutras áreas, e independentemente de algumas asneiradas que por cá fez, a câmara ficou à deriva. Corvêlo não tem espírito para liderar uma autarquia e Carrão, fazendo oposição directa dentro do próprio partido, também não ajuda.
Por fim, o PS. Completamente desastrada esta antecipação de campanha com os outdoors do seu candidato. Becerra até pode ser boa pessoa, mas não tem ideias, não tem uma equipa forte que o apoie (basta ver quem são os cabeças às duas principais juntas da cidade...por amor de deus) e não irá, certamente, conseguir chegar ao poder, num ano em que a queda do PS, a nível nacional, faz com que os votos fujam para a extrema direita e para a esquerda, com o Bloco a sair beneficiado.

Relativamente ao Bloco, penso que seja Trincão novamente o candidato. Seria positivo que acompanhasse o nível de subida do seu partido e o dinamizasse dentro da cidade. Embora Tomar seja um centro do conservadorismo nacional, Carlos poderia ganhar mais alguns votos se apresentasse propostas mais sólidas e interessantes do que requalificações das árvores do Mouchão. É que as ditas árvores não criam emprego, não trazem investimento e não realizam mais valias.

Quanto à CDU e PP, em Tomar sempre tiveram fracas prestações. Não será agora que algo mudará.

O meu voto para o presidente dependerá dos programas que forem apresentados, e da forma como essa apresentação for feita. Com a certeza de que nos IpT não voto, porque a política rasteira não tem lugar em Tomar.
Contudo, e como referi atrás, relativamente à Assembleia voto Neves, porque é importante revitalizar um órgão tão importante como a Assembleia municipal, que tem sido desprezada pelo Relvas.

Parabéns a quem posta neste blogue pela preocupação com a cidade e com o rumo que a mesma toma. Tivessem todos a mesma motivação de fazer bem as coisas e puxar, positivamente, pelo desenvolvimento da nossa terra, que o panorama não seria tão negro.

Cumprimentos,

Rodrigo Castro.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rodrigo Castro disse...

Caro Julião Petrúchio,

As contas pessoas do senhor Jorge Neves não me dizem respeito. Sei de fonte segura que os boatos que correm acerca da sua vida privada são falsos. Mas é mais que normal que a mesquinhez impere numa cidade em que quem não tem vida própria tem que passar o tempo a levantar falsas e caluniosas difamações sobre outrém.

"Dr. Neves que nunca fez nada na vida e no que fez só saiu borrada."
Em que fundamentos baseia esta afirmação ?

Saudações nabantinas.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ninguem vai fazer nada. É tudo uma questão de corrida aos tachos e fazer nenhum e os parolos dos habitantes que paguem.

Anónimo da Parolada.

Anónimo disse...

E que escolham os melhores.

Um candidato já conhecido, uma equipa de trabalho multidisciplinar de mais 15 pessoas. E um programa e uma estratégia. Queriam mais?

Anónimo disse...

" Quanto à CDU e PP, em Tomar sempre tiveram fracas prestações. Não será agora que algo mudará. "

Na minha opinião o Rodrigo Castro faz uma boa análise mas relativamente à CDU e PP penso que está a menosprezar.

A CDU tudo indica com o Engº Bruno Graça vai ser uma candidatura muito forte. E relativamente ao PP o ânimo das europeias pode supreender.

Anónimo disse...

«Em que fundamentos baseia esta afirmação ?»

Em nenhumas... em nenhumas... sinceramente como é que dou trela a cachopos. Vai entreter-te como os legos.
Oh rapaz mas o que é que o Dr. Neves já fez como profissional de gestão? Uma estalagem mal gerida? NADA! Santa pachorra em aturar-te

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

O Dr. Jorge Neves é uma excelente pessoa, se gere bem ou mal a sua Estalagem que aliás é uma Pensão, o problema é dele. Como candidato à Assembleia Municipal é seguramente uma aposta forte e credível. É de lamentar que por uma pessoa se envolver na política o seu nome seja logo sujeito e este género de julgamentos, a boatos e a outros reparos mesquinhos.

Um leitor casual

Anónimo disse...

«O Dr. Jorge Neves é uma excelente pessoa, se gere bem ou mal a sua Estalagem que aliás é uma Pensão, o problema é dele. Como candidato à Assembleia Municipal é seguramente uma aposta forte e credível. É de lamentar que por uma pessoa se envolver na política o seu nome seja logo sujeito e este género de julgamentos, a boatos e a outros reparos mesquinhos.

Um leitor casual»

Está oh filho do Dr. Neves vai lá estudar o método da máxima verosimilhança.
Cada cromo: o Dr. Neves sabe fazer um power-point?
É melhor eu fechar a matraca senão digo daquelas que o cenoura não gosta. Sabes oh filho do Dr. Neves eu sou dos que apoiam os IpT e por isso mesmo não concordei com a sua entrada nas listas. Outro foi o Sr. Soares. Quem manda é o Dr. Pedro Marques e eu apenas não concordo com a entrada de interesseiros, oportunistas, incompetentes e más-figuras tomarenses. Acima de tudo sou livre e digo o que penso e penso o que digo... por mais que isso custe aos IpT.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Mas convenhamos que usar o anonimato para insultar terceiros é uma acto de cobardia.
Não é com este género de discurso que se constroi um Concelho melhor e se contribui para a melhoria das condições de vida dos tomarenses.
O que é que o leva a insultar pessoas gratuitamente? Onde foi que o Sr. bebeu essa educação? Em que princípios assenta esta sua atitude?

Rodrigo Castro disse...

Apesar de ter 21 anos o meu voto vale exactamente o mesmo que o seu, caro Julião Petrúchio. E mais lhe digo. Se percebe alguma coisa de política, saberá muito bem que a maior taxa de abstenção se situa entre os jovens de 18 a 30 anos. Ora eu conheço muito bom jovem que se está marimbando para o futuro do concelho, e que se eu lhes pedir para votarem em determinada pessoa o fazem certamente, porque dentro do meu grupo todos sabem que sou o que mais se interessa pela política. Será que o senhor(?) Julião, com a sua má educação e estupidez, vale votos?
Conseguirá o senhor "cacicar" alguém ?

Portanto, quando se refere a mim como sendo um "cachopo" que não merece atenção, pense que o cachopo há-de cá andar quando o senhor bater as botas, e a minha geração, apelidada de geração rasca, muito se irá rir da parvónia situação em que a sua geração, a geração intelectual e bem informada, deixou a cidade e o país.

Cumprimentos a todos,

Rodrigo Castro.

Anónimo disse...

«Apesar de ter 21 anos o meu voto vale exactamente o mesmo que o seu, caro Julião Petrúchio. E mais lhe digo. Se percebe alguma coisa de política, saberá muito bem que a maior taxa de abstenção se situa entre os jovens de 18 a 30 anos. Ora eu conheço muito bom jovem que se está marimbando para o futuro do concelho, e que se eu lhes pedir para votarem em determinada pessoa o fazem certamente, porque dentro do meu grupo todos sabem que sou o que mais se interessa pela política. Será que o senhor(?) Julião, com a sua má educação e estupidez, vale votos?
Conseguirá o senhor "cacicar" alguém ?

Portanto, quando se refere a mim como sendo um "cachopo" que não merece atenção, pense que o cachopo há-de cá andar quando o senhor bater as botas, e a minha geração, apelidada de geração rasca, muito se irá rir da parvónia situação em que a sua geração, a geração intelectual e bem informada, deixou a cidade e o país.

Cumprimentos a todos,

Rodrigo Castro.»

OH cachopo vamos ver se percebes umas coisas:
1.º Acaba o curso; 2.º Todos conhecemos muita gente e eu conheço e tu conheces e vice-versa... trálálálá; 3.º Vai para baixo das saias da tua mãe; 4.º A nossa diferença de idades é curtíssima rapaz boy só que eu sei o que não quero e tu fazes o que os outros querem.. jotinha rosinha.
Pede aos teus que votem em vós e verás que já tens um vereador eleito... no máximo. 5.º Vai estudar para os exames pois já tens idade para constituires família, pagares impostos e contribuires para a pensão da tua avó... palermita.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

"Mas convenhamos que usar o anonimato para insultar terceiros é uma acto de cobardia.
Não é com este género de discurso que se constroi um Concelho melhor e se contribui para a melhoria das condições de vida dos tomarenses.
O que é que o leva a insultar pessoas gratuitamente? Onde foi que o Sr. bebeu essa educação? Em que princípios assenta esta sua atitude?"

Se eu lhe disser que os acima retratados são exemplares, competentes, boas pessoas, honestos, leais, sinceros, impolutos... o senhor acredita?
Então pronto pense pelo outros como esse jotinha rosinha de 21 anos.

Julião Petrúchio :-)

Rodrigo Castro disse...

Caro Julião, não lhe disse que era politicamente imparcial ? Não disse que o PS Tomar está de rastos? O que o leva a concluir, erradamente, que eu sou JS ? Enfim.

Claro que estudo para os exames. Sabe, a inteligência não é um dom - é um privilégio. Infelizmente para si, não é muito abonado nesse campo.

Se é tão politicamente correcto, o que o leva a apoiar Pedro Marques ? Não me diga que, com a taxa assustadora de desemprego que por aí anda, ele já lhe arranjou um tacho nas bombas de gasolina ;)

Saudações,

Rodrigo Castro

Anónimo disse...

«Caro Julião, não lhe disse que era politicamente imparcial ? Não disse que o PS Tomar está de rastos? O que o leva a concluir, erradamente, que eu sou JS ? Enfim.

Claro que estudo para os exames. Sabe, a inteligência não é um dom - é um privilégio. Infelizmente para si, não é muito abonado nesse campo.

Se é tão politicamente correcto, o que o leva a apoiar Pedro Marques ? Não me diga que, com a taxa assustadora de desemprego que por aí anda, ele já lhe arranjou um tacho nas bombas de gasolina ;)

Saudações,

Rodrigo Castro»

É preciso ter a paciência de um Santo e a resistência de um camelo para aturar patetas.
Eu já escrevi há muitos dias atrás porque achava que o Dr. Pedro Marques iria ser o próximo Alcaide em Tomar. Procura as minhas doutras palavras... seu licenciando. Sabes quantos graus académicos tenho no meu currículo? Acho que não deves ir por aí mas tenta e esforça-te para chegares à média de bom (14 valores). Tira tempo à porcaria da política e estuda. A cama que fizeres é onde te deitas.
Rapaz vai estudar cointegração, os modelos de correcção do erro e os modelos de auto-regressão com desfasamentos distríbuidos sem restrições nos parâmetros.
Já não te respondo mais pois, efectivamente, não tens capacidade por enquanto de afrontares um génio.
Best regards!

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Ora andou o homem a limpar a casa e a primeira coisa que fazem...

Sr Rodrigo Castro.

Dar atenção ao Julião é pura perca de tempo.

Creio que essa criatura há uns tempos atrás, ainda não era Julião, nem Self Made Man, nem outro dos seus heterónimos conseguiu a proeza de encarniçadamente defender uma posição e trinta e dois minutos depois estar a defender o seu contrário.

Responder-lhe apenas dá lugar a mais vómitos largados nas caixas de comentários que ele vai transformando em caixas de esgoto.

Faça um favor a nós todos e deixe de lhe dar troco.

Rodrigo Castro disse...

De facto, vejo que humildade é coisa que não lhe falta. Quanto aos graus académicos que tem, não devem ser muitos visto que afirmou "ter pouco mais que a minha idade". A não ser que ande a tirar cursos na Independente...

As suas habilitações também não serão, decerto, na área linguística. Cada tirada sua, com os pontapés gramaticais que dá, é motivo de umas belas gargalhadas.

Quanto à matéria que me propõe estudar, atento que é na base do erro. Ora erro é algo que lhe está imbuído no espírito, como podemos comprovar por esta sua afirmação:
"Procura as minhas doutras palavras...". Penso que "doutas" seria o termo correcto, mas até tenho um certo medo de afrontar a sua magistral inteligência e fluência de escrita.

Visto que o senhor é um génio, deixo-lhe um célebre ditado popular: "Presunção e água benta, cada um toma a que quer...".

Penso que será mesmo melhor terminar o debate(?) consigo. Afinal, "o burro sou eu"...

Anónimo disse...

Quanto ao pateta do PS apenas dizer que se tem 21 anos eu tenho 10, eheheh. Eu tenho página na internet com o meu currrículo académico, profissional e hobbies de tempos de lazer e não de tempos livres (se não sabem a diferença são burros). Procurem-se se forem inteligentes e digam quem sou... vá burros!
O pateta que faz referência à qualidade da minha escrita deve, com toda a certeza, sofrer de inveja, raiva e problemas no hipotálamo. Quando o pateta escrever algum dia algo de profundo e de validade científica e profissional apareça pois nota-se que é um noviço do Duplo Queixo, do Menina e do Freak... oh fagulha pateta.
Devem saber que sou perfeccionista, exigente, competente e procuro ter mente sã em corpo sã. Sou em Tomar um verdadeiro homem do renascentismo. Depilo-me na íntegra e sou um exemplo para a sociedade. Tenho cerca de um quinquénio a mais que o pateta do PS. Sou o melhor em Tomar mas odeio políticos profissionais e eles odeiam-me. Ainda bem porque não preciso do nojo da política de compadrio para me sustentar ao invés do comissionista do Duplo Queixo.
Tenho reconhecimento profissional pela comunidade tomarense que sabe das coisas que eu sei e dos meus pares e isso é que interessa. Não vou às prostitutas, só bebo leite e água e não fumo mas morrerei como qualquer génio.
Por fim quero dizer ao senhor que se diz professor o Hugo Cristovão que deve dizer aos seus capachos como o pateta acima que construam o seu blogue e realizem os seus orgasmos intelectuais lá mesmo. Quanto à escrita do pateta: é paragráfica... bolas que o rapaz escreve bem mal. Bobagem aqui e bobagem acolá. Ter trabalho em cima é óptimo mas pertencer à população inactiva é mau. Estes inactivos estudantes devem acabar os cursos rapidamente pois com 20 anos já é para se estar a trabalhar licenciado.
ESTÁS A VER O QUE FAZ A PORCARIA DA POLíTICA!!!
Sou o Self Made Man está dita a verdade... e os patetas acreditam não é? Então acreditem também que estive muito perto do Paiva e sei de algumas taras dele.
Quanto a Tomar... pois é eu costumo publicar algumas coisas sobre o nosso Concelho mas quem não domina certas linguagens não vai lá.
Por exemplo existe regressão espúria entre as derrotas do PS Tomarense e o crescimento do cardinal de quadros licenciados inscritos na sua concelhia. Alguém me sabe explicar... burros e patetas!

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Bom vou fazer uma curta interrupção pois os deveres profissionais obrigam-me a deixar o país e felizmente pois é bom, de vez em quando, sair do jardim dos vaidosos, hipócritas e velhos jarretas (vulgo cidade de Tomar).
Até lá Doutor Rebelo, esse sim, um doutorado com valor, sapiência e coragem.
I'll be back!

Julião Petrúchio :-)

Rodrigo Castro disse...

Julião, descendo à tua linguagem, és ridículo. :)

As tuas obras têm tanta validade científica como as que eu solto na sanita.

E nao sou JS, já te disse, anormal. :) E tenho que te dizer que 20 anos não é idade para trabalhar. Se entrares aos 18 na faculdade e o curso tiver 5 anos... Sais aos 23. Certo, inteligência magnificiente ?

Unknown disse...

Sr Rodrigo Castro.

Deixe que lhe diga que há duas grandes razões para não discutir com um estúpido.

Primeiro ele arrasta-o para o seu nível e depois ganha-lhe em experiência.

Rodrigo Castro disse...

Senhor Alfredo,

tem inteira razao.

Vou parar de responder ao senhor Juliao.

Cumprimentos.