segunda-feira, 29 de junho de 2009

PROMESSAS, PROJECTOS E PROGRAMAS









Fiquei pasmado esta manhã, ao ler uma mensagem, da qual passo a reproduzir o trecho quanto a mim mais insólito: "...o que precisamos, neste modesto entender, não é de "programas", não é de rectórica (sic); não, a Urbe, precisa sim, de alguém, de gente sensata e não interesseira -seja em protagonismo seja em causas do vil metal- que continue devavagar mas pela certa a ir ao encontro da cidade real...gente que se preocupe de facto e de direito com os problemas das suas gentes..." Perante isto, que não julgava possível numa cidade e em pleno século XXI, concluí que afinal os chineses têm razão. "Quem nasceu e sempre viveu no fundo de um poço, julga que o exterior é um pequeno círculo, ora azul, ora cinzento, ora azul e cinzento."
Porque o problema é mesmo esse -o conhecimento do País e do Mundo. As três ilustrações acima mostram parcialmente como as coisas são na verdade. Tudo programado, tudo previsto, bem ou mal. Nas duas primeiras, há manifestamente uma grande diferença entre o que se escreveu e o que devia ser. Quanto aos IpT, poderão alegar que não tiveram votos suficientes para poder levar o seu programa à prática. Já no caso da "nova agenda urbana", encomendada e bem paga pela actual maioria PSD, há manifestamente um abuso de linguagem. Quem consultar o documento constatará que de agenda não tem nada. Nem hierarquização, nem datas, nem articulação, nem programação. Tratou-se apenas, isso sim, de um rol de iniciativas de prioridade duvidosa, destinado a servir de programa de trabalho a quem foi eleito sem nunca o ter apresentado ao eleitores.
Aparecer agora, de mansinho, a tentar fazer crer que não há necessidade de qualquer programa, projecto global ou plano a médio e longo prazo, equivale a propugnar a continução, no futuro mandato, da actual situação. Sem objectivos, definidos em função das mais urgentes necessidades da cidade e do concelho, cada autarca contenta-se com os seus próprios interesses -ir beneficiando ao máximo das diversas regalias facultadas pelo cargo. E quem se lixa é o mexilhão. Como sempre!


6 comentários:

Anónimo disse...

Agradável surpresa: a qualidade das intervenções Bruno Graça, que se diz que será o candidato da CDU à Camara e que tem obra feita na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.

É este o testemunho de Jorge Ferreira do Tomarpartido na sua visita à Assembleia Municipal de Tomar.

Luis Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Ferreira disse...

Caros bloguers

Queria cumprimentar democraticamente o aparecimento de mais um grupo de concorrentes à Autarquia Tomarense.

Escolhi fazê-lo aqui, pela reverência que o espaço me merece, apesar de muitas vezes ele ser muito ácido e crítico em relação às minhas opiniões e actos.

Mas pelas referências que J.Ferreira faz à última AM, será que vamos ter uma coligação entre a extrema-direita liberal, representada por Jorge Ferreira e a esquerda estalinista, representada por Bruno Graça?

Com amigos destes não precisa a CDU, nem o meu camarada Bruno, de inimigos.
É um verdadeiro 'beijo envenenado'.

E ainda estamos a começar.

Saudações democráticas e a favor de uma Tomar mais desenvolvida com
um bom dia para todos

Anónimo disse...

Esta coisa escrita pelo luisinho, mete mesmo nojo!!!

Se queria cumprimentar o movimento, deveria ter feito no site do movimento e não efectuado aqui à socapa.

Até entendo porque não o fez, se aqui mete nojo, lá nem qualificação teria, falta-lhe elevação e nobreza.

Lamenta-se de que este espaço é acido e agreste para com a sua pessoa, e depois, arroga-se no desplante, para não escrever, falta de postura, de classificar os adversários em termos ideológicos rebuscados e saloios.

Será por ver alguma base socialista a fugir-lhe para a esquerda? não se apoquente aconteceu também ao ps nacional.

Quanto a beijinhos envenenados, quantos destes nos rabinhos de alguns, para seres o lacaio mor do Governo Cívil? eles estão a começar mas tu estas a acabar.

GANDA NOIA!!!

Anónimo disse...

Ó Luís, vai dar uma volta com o teu amigo Rebelo que gosta tanto de ti e explica-lhe quanto gostas dele.

Anónimo disse...

E argumentos contra?

Como de costume. Uma corja de anti-socialistas militantes.