sexta-feira, 19 de junho de 2009

AO CONTERRÂNEO LUIS FERREIRA


UNIÃO OU TRAMBOLHÃO, EIS A OPÇÃO

Meu caro patrício:

Respondo-te por três razões. Antes de mais, porque tenho consideração por ti e pela tua acção política, apesar de, como é sabido, dela discordar em muitos aspectos. Depois, porque decidiste publicar aqui no blogue a tua posição, sinal de que lhe reconheces alguma importância. Finalmente, porque me ensinaram que qualquer mensagem bem intencionada merece resposta.

Começo por te assinalar uma pequena contradição. Dizes, logo a abrir, que "as listas que apresenta são maioritariamente constituídas por pessoas não filiadas". Porém, noutro passo, escreves que "Os partidos e todas as outras organizações fazem-se com os que estão, não com os que não estão." Afinal em ficamos? Apenas e só com os que estão? Ou igualmente com aqueles que se vão procurar para a circunstância, exactamente porque não estavam? Não seria melhor dizer, a ter que dizer algo, que se fazem com todos os cidadãos de boa vontade, o mesmo é dizer com todos os eleitores? Foi por pensar como tu escreveste, sem todavia o dizer, que o teu secretário-geral e nosso legítimo primeiro-ministro sofreu uma queda eleitoral que o deixou algo combalido. Ou estarei a ver mal?

Indo à questão das eventuais alianças locais, creio que a situação era extremamente previsível. Por um lado, os cidadãos mais versados nestas coisas da política, qualquer que seja a sua tendência, já perceberam que, ou se ganha, se governa e se alteram as coisas para melhor; ou não se consegue vencer e tem de se aceitar o papel de simples animador dos debates de circunstância, só para entreter o pagode, pois as decisões já foram tomadas alhures. Por outro lado, basta fazer uma conta de merceeiro para concluir que, segundo os resultados do passado dia 7, PS+BE+CDU valem, em Tomar, uns apetecíveis 44,5%, que o mesmo é dizer a maioria absoluta no executivo. No mínimo. Assim sendo, parece-te estranho ou mal intencionado o desejo de união de esquerda pré-eleitoral, naturalmente na base de um programa consequente?

Convém ter presente que, desta vez, vamos ter pelo menos o BE, a CDU (eventualmente coligados), o PS, os IpT, o PSD e os Independentes Conservadores, ao que acabo de saber com Isabel Miliciano para o executivo e Jorge Ferreira para a Assembleia. É muita lista para tão poucos eleitores.

Bem sei que ficaste escaldado em 2005, e que gato escaldado de água fria tem medo. Mas olha que já a Dª Filipa de Vilhena (lembras-te?) proclamava que "mais vale morrer reinando do que viver servindo!" Que te parece? No teu lugar, convidaria para uma amena conversa de conjunto o Bruno Graça, o Carlos Trincão, o João Simões e mais quem tu entenderes. Fica tranquilo que eles já saberão ao que vão e nenhum deles é filiado na força que, no entanto, representa ou já representou. Não te parece que este aspecto poderá facilitar muita coisa?

Há, como é óbvio, uma situação por ti criada, que prefiro abordar sob a forma alegórica. Supõe que o seleccionador nacional apresentava uma equipa provável com Deco na baliza, Ronaldo a defesa direito e Ricardo Carvalho a ponta de lança. Com é lógico, os adeptos mais ferrenhos começariam a barafustar, a deixar de acreditar e a dizer que era melhor chamar o Figo, apesar de estar velho, e reorganizar tudo aquilo, como forma de evitar pesadas derrotas futuras. Que te parece? Ainda a propósito de 2005, julgo que seria melhor omitir qualquer referência ao ocorrido, pois os resultados conseguidos não prestigiam ninguém, bem pelo contrário.

Cordiais cumprimentos,

António Rebelo

25 comentários:

Anónimo disse...

Desejava pedir um favor ao sr. António Rebelo. Como me parece ser um indefectível de Luis Ferreira muito lhe agradecia que lhe perguntasse quem irá fazer de "taxista" para as próximas concelhias, arrebanhando pessoal, alguns até indigentes, a troco, em alguns casos, de uns saquitos de supermercado, para comparecerem á votação, mesmo com as quotas por pagar, uma vez que correu com o Zeca Pereira que era o "designado" para fazer o trabalho sujo do quintal da rua dos Voluntários.

Anónimo disse...

Um segundo favor agradeceria da parte do sr. Rebelo. O de apor aqui a resposta que o sr. Luis Ferreira lhe der...

Anónimo disse...

Não é que esteja preocupado com o futuro do Zeca Pereira. Quem o quer ver é a entrar e sair do CIRE a toda a hora. Aquilo é ums instituição pró-reformados. A Arlinda Segorbe já lá está, mais a cunhada, e diz-me o vento suão que até o marido. Tudo gente reformada a precisar dum tachito cumulativo.

Tão-pouco me preocupa o futuro do PS de Tomar...ou de qualquer outro partido.

No fundo, no fundo é só curiosidade desmedida da minha parte. Perdoe-me a fra(n)queza!

templario disse...

Senhor Luís Ferreira,

É possível que o Senhor não possa comigo..., mas incito-o na mesma a aceitar os conselhos do Senhor António Rebelo. Está à frente dos seus olhos e se não for (com o seu partido) por esse caminho, vai descambar numa derrota inglória. Estou convencido que os eventuais parceiros não vão agora recusar.

Sente-se, ou quem de direito do seu partido, à mesa com eles. Dê esse passo; de contrário, quere-me parecer, a derrota vai cair em cima da sua cabeça e da esquerda em geral. O Senhor é um político e com isto estou a enobrece-lo.

A vitória está à distância de uma primeira reunião que pode ser já este fim de semana. Não há tempo a perder.

Uma derrota em Outubro não é por 4 anos, é por muitos mais anos.

Se os outros não aceitarem, o problema é deles.

Estou sinceramente persuadido que na próxima semana estou neste excelente blog local a endereçar-lhe a si e ao PS local, os meus parabéns.

Há mais de 20 anos que não colo um cartaz e tinha jurado nunca mais o fazer. Mas se o Senhor liderar bem esse processo, prometo que estarei em Tomar no primeiro dia de campanha e se houver algum com a sua cara, é esse que irei colar, com toda a mestria de experiência feita.

Cola caseira, confeccionada de farinha de trigo, é a que prefiro. Produtos naturais, ecológicos.

Pela Esquerda responsável, virada para o concreto das comunidades e por Tomar, que me "comeu" a juventude.

Rodrigo Castro disse...

Estou a ver que isto é um blog que de imparcial pouco ou nada tem. Completamente virado para a esquerda...
Será que apenas nós, portugueses, continuamos com esse síndrome ? O que se vê pela Europa fora é uma progressiva descida da esquerda. Nós tomamos o rumo contrário.

Façam-se coligações, arranjos, tachos, seja o que for, para que a esquerda vença. Enfim.

Depois desta salganhada toda, está decidido. Voto Corvêlo e Jorge Neves.

Anónimo disse...

Se essa coligação se fizer ao invés de animar bancadas no dia da votação fico em casa a ver o filme da SIC.

O animador de bancada.

Anónimo disse...

há que misturar farinha maizena com farinha de milho (grossa de preferência), muitos ovos,sal e açucar quanto bastem, bater bem, e o "bolo da esquerda" ficará um primor.

este provedor da urbe, ensandeceu completamente!(desculpe mas é o que penso).
cega-o a alucinação de arrumar um tachito culturo-laboral no âmbito das actividades municipais!

cuidai-vos, o homem parece não andar bem!

quem seria o "mestre cozinheiro" para tão transviado molotov?!...

mas que pergunta! o provedor da urbe, naturalmente...

vê-de mentes, ele tem projectos....



café restauração

Sebastião Barros disse...

Esclarecimento a alguns esclarecidos leitores:
Não procuro, nem preciso de procurar qualquer tachito. O meu rendimento mensal chega-me perfeitamente. Não preciso da política para nada, mas isso não me impede de gostar da política. Há mais nas minhas condições. Não sou um indefectível de ninguém. Avalio as pessoas pelos seus actos. Luis Ferreira é tomarense como eu e dirigente do PS. Se sempre me dei bem com ele, há algo de proibido em abordar assuntos que dizem respeito a toda a comunidade tomarense?
Podem ficar sossegados que, caso haja resposta privada, poderão conhecê-la aqui, salvo se o Luís me disser que há uma parte reservada, cuja divulgação poderia prejudicar o partido.
Julgo conhecer o suficiente a comunidade tomarense para saber que só sairemos do actual atoleiro pela esquerda/esquerda ou pela direita/direita. É o que acpontece na Europa, um pouco por todo o lado, com vantagem para a direita/direita neste momento. Por mim prefiro a esquerda. Qual é o problema? Nestas coisas da política, como em tudo aliás, muitos tomarenses não perderiam nada se resolvessem ouvir e ler mais, em vez de se armaremn em "palpiteiros" sem substância...

ASntónio Rebelo

Anónimo disse...

Mas o Luís Ferreira é mesmo o quê, no PS de Tomar?

Anónimo disse...

O Luis Ferreira é, desde 2004, o "motor" e o mentor do PS em Tomar. Só ainda ignora isso quem raramente se preocupa com a realidade social em que vive.

Anónimo disse...

Sr. Dr. Rebelo,

Então o Ferreira cortou o pio ao Bruno, Trincão e Simões na Assembleia e agora vai sentar-se á mesa com eles?

Para quê?

Para falar uma ou duas horas e os ouvir durante três, dois e quatro minutos (respect.) a cada um?

Então essa conversa não devia ter acontecido há (muitos e muitos) meses atrás?

Pois é.

Ele sempre preferiu falar com o Relvas num espírito de centrão mandão (poder a poder) e lá foram acertando as estratégias de lixar os três grupos a que aqueles pertencem e de dominar a Assembleia.

Só não conseguiu a "domesticação" da vereação, porque aí não tem saída, mas foi sempre chegando-se ao PSD nos mais relevantes assuntos e opondo-se quando podia dar nas vistas ou aparecer nos jornais e rádios locais.

Agora que até já foram apresentados candidatos do PS e dos IpT é que se vai fazer o que já devia ter sido feito a tempo e horas e enquanto havia possibilidades.

Escreve o Sr. Dr. "Mas olha que já a Dª Filipa de Vilhena (lembras-te?) proclamava que "mais vale morrer reinando do que viver servindo!""

Mas, no PS de Tomar esta mensagem tem sido lida de outra maneira: "Mais vale viver servindo-se, mesmo que não se possa viver reinando (na autarquia!)".

Sr. Dr. o seu esforço é louvável e o proposto seria o melhor para Tomar, isso é verdade.

Mas não é o melhor para os Ferreiras do PS que olham muito para o umbigo e pouco para o interesse da comunidade, têm outros interesses e outras perspectivas.

Isto foi visível quando deram o poder de mão beijada ao Paulino/PSD, quando lho conservaram e consolidaram e quando deram mais um tiro no pé em 2005.

O outro dizia "L État c´est moi!", estes dizem Tomar somos nós e os nossos interesses!

INFELIZMENTE!!!!!!!

Anónimo disse...

Aceito a sua argumentação, mas permito-me acrescentar um dito popular muito conhecido: SÓ OS BURROS É QUE NÃO MUDAM. Ou estarei enganado?
Convirá não esquecer que a situação política (a relação de forças, se preferir) era uma antes das europeias, é outra agora, podendo ainda vir a mudar muito se houver coincidência entre as autárquicas e as legislativas, como preferem o presidente Cavaco e o PSD. Não por acaso, penso eu de que...

António Rebelo

Anónimo disse...

Claro Sr. Dr. Rebelo

Mas tudo indica que a legislativas serã a 27 de Setembro, marcadas pelo Prof. Cavaco e as autárquicas a 11 de Outubro, marcadas pelo Governo (que tem o apoio explícito do PS, CDU, BE e CDS para a data).

Como leu, no final escreveu-se INFELIZMENTE, porque há a sensação de que aquilo que (ambos) desejamos já se tornou impraticável.

Mas faz bem em malhar (apesar do ferro frio) porque não é prejudicial, não tem nada de mal e pode ser que aconteça ... um ... MILAGRE! (mesmo para quem, como nõs, não é crente e praticante do ofício relogioso!).

Saudações democráticas!

A bem de Tomar!

Sempre!

Rodrigo Castrp disse...

"Nestas coisas da política, como em tudo aliás, muitos tomarenses não perderiam nada se resolvessem ouvir e ler mais, em vez de se armaremn em "palpiteiros" sem substância..."

Oh meu caro senhor professor, mas eu ouço e leio. Bastante. Daí que saiba que o seu amigo pessoal, Luís Ferreira, é uma pessoa cujo carácter se equipara ao do partido que dirige - baixo. Foi LF que, demonstrando enorme má-educação, ofendeu Pedro Marques (e atenção que eu detesto esta peça!) num jornal local, apelidando-o de "múmia política".

Se o PS distrital e, especificamente, o local, estão como estão, bem podem agradecer ao "senhor governador"...

Anónimo disse...

Responda lá Senhor Rodrigo, se quiser, já se vê?

Chamar "múmia política" a alguém que anda na política é uma ofensa grave?

Por exemplo: se eu classificar a maior parte dos 3o "iluminados" economistas do manifesto contra as grandes obras públicas de múmias políticas, refugo, reumático e
de vedores e mordomos senis do regime democrático português, carregados de mordomias, que deviam estar sentados nos bancos dos seus jardins particulares a tomar chá e jogar às damas,e deixar o destino do país às novas gerações, estarei a ofendê-los gravemente nas suas pessoas? Estou apenas a atingi-los como agentes políticos.

Falta de educação e malcriadez revela o senhor quando escreve:

" uma pessoa cujo carácter se equipara ao do partido que dirige - baixo". Em que ficamos? É o partido ou aquela pessoa sem carácter?

Passou do domínio das ideias e da política para o domínio pessoal. Isso é que é baixo e repugnante. Não gosta do Sócrates como político ou do Sócrates como pessoa?

Está visto que não gosta das duas coisas. Antigamente também era assim: se as ideias não convinham até chegavam a ripar-lhes a vida.

Quanto ao resto será um cidadão aprumado. Se calhar até é do meu clube e podemos conversar sobre as novas aquisições, treinadores e arbitragem.

Vá, expanda-se, fale, exponha as suas ideias políticas, as do seu partido, o que quer para Tomar e para Portugal

Olhe para o que escreveu:

"Oh meu caro senhor professor, mas eu ouço e leio. Bastante. Daí que saiba que o seu amigo pessoal, Luís Ferreira...".

Isso parece conversa de bufo. Desembuche!

Anónimo disse...

será que estas mentes pensantes ainda não perceberam que são apenas para aí, meia dúzia, fechados num gueto virtual, onde ninguém os vê nem ouve!

vêem-se e ouvem-se a si próprios e ao eco ressonante do que jorram!

não restam dúvidas, com tão fracos súbditos, Fernando Rui, só não serás “Rei” de tão fraco reino, se adormeceres nos corredores e na passadeira estendida, que estes idiotas armados em politólogos ainda não adivinharam!....

só faltava este cocktail de esquerda agora a querer cozinhar-se…

.assim se percebe a peça que se segue com cUzinheiro internacional e tudo….

e depois, o Sr. provedor da urbe, alcunhe-nos de “palpiteiros”….

palpite por palpite…..



café restauração

Sebastião Barros disse...

O seu comentário, perfeitamente legítimo numa sociedade aberta, não nos parece que dignifique ou sequer honre o seu autor. Com efeito, há por ali rancor camuflado por todos os lados e um evidente estilo autocrático do tipo "Se eu digo que é assim, é porque é assim mesmo!". Se não fosse pedir demasiado, gostaríamos de saber onde estaria o mal numa eventual união de esquerda. E já agora, como, quando e onde é que conseguiu saber que ninguém nos vê nem ouve? Trata-se obviamente de uma habilidade rasteira da sua parte, para enganar o pessoal. O contador aqui do blogue marca neste momento 26.448 e está a funcionar só desde 12 de Março.
Quanto ao seu "cUzinheiro" é de um mau gosto a toda prova. Mas cada qual só come daquilo que gosta. Afinal estamos numa sociedade aberta!
Cumprimentos.

Anónimo disse...

"será que estas mentes pensantes ainda não perceberam que são apenas para aí, meia dúzia, fechados num gueto virtual, onde ninguém os vê nem ouve!"

Europeias 2009
PSD 4916
CDS 1221
6137

BE 2055
PS 3654
CDU 1181
7890

Resultados Oficiais

Para meia dúzia parece-me meia dúzia maior que a outra meia dúzia.

Porque não vai pentear macacos?

O Animador de Bancada.

Anónimo disse...

"não restam dúvidas, com tão fracos súbditos, Fernando Rui, só não serás “Rei” de tão fraco reino, se adormeceres nos corredores e na passadeira estendida, que estes idiotas armados em politólogos ainda não adivinharam!...."

Só pode ter espelhado a triste realidade da sua pessoa!

O Animador de Bancada.

Anónimo disse...

"café restauração"

A sério. Mude de pseudónimo!
Conheço o Restauração há mais de quarenta anos e não merece que Vossa Excelência apenas por usar o seu nome como nick o rebaixe tanto.

O Animador de Bancada.

Anónimo disse...

"só faltava este cocktail de esquerda agora a querer cozinhar-se…"

Gente de bom gosto prefere "cocktail" a uma mal enjorcada mixuda que tem sido a governação municipal do PSD.

Embora não seja partidário do cocktail já que um dos ingredientes, PdS, tem o mau hábito de "coqueletizar" com a mixuda quando lhe convém...

O Animador de Bancada.

Anónimo disse...

"Quanto ao seu "cUzinheiro" é de um mau gosto a toda prova."

É!
Sem dúvida e com agravo.

Mas quando se "abre a porta" assim, esperar o quê?


O animador de bancada.

Sebastião Barros disse...

Para animador de bancada:

Seria realmente um bom achado, mas não parece ter sido o caso. Repare que a frase usada é "a peça que segue com cUzinheiro internacional e tudo". Está portanto a referir-se ao texto sobre Joël Robuchon.
Ainda a tempo: Muito obrigado pela SARGETA/SARJETA. Escapou. São os tais lapsos de homofonia...

Anónimo disse...

Acerca da política de alianças do PCP.

o animador de bancada.

Anónimo disse...

Toda a gente sabe que o Luis Ferreira tem colocado sempre o interesse de Tomar à frente do interesse do seu Partido.

Agora não esperem é que como dirigente do PS possa colocar o interesse de outros (partidos e movimentos) à frente do seu.

Se dúvidas houver basta perguntar a inúmeros dirigentes de Associações culturais, desportivas e ipss do concelho pelo apoio que têm tido para a resolução dos seus problemas pela sua acção junto do poder socialista.

Não é isso que se espera de um dirigente político?

Não se pode criticar os políticos por não fazerem e quando fazem criticá-los por fazerem.

Não gotam das opiniões do Luis? Pois bem, façam o seu contraditório e expliquem, por exemplo, o que ganhou Tomar com a actuação de Pedro Marques durante os anos que foi Presidente. Eu era muito novo, mas lembro-me bem que era só história de favor aqui, favor ali, duvidas sobre a legalidade desta aprovação, conversa sobre ter recebido isto e aquilo. É iso que preocupa o sr.Pedro e amigos? É assim que se controí um Concelho? Ou é fazendo como o Luis, o Hugo, o Vitorino, a Anabela e outros socialistas que estão sempre a puxar pela terra?