segunda-feira, 8 de junho de 2009

OS NÚMEROS AÍ ESTÃO... 2

Reina grande entusiasmo entre os participantes dos diferentes blogues. Fazem-se prognósticos e mais prognósticos, sem que se consigam perceber as respectivas fundamentações. E depois há grande variedade de opiniões. Uns consideram que somos aliados do Luís Ferreira, outros que ele é o nosso inimigo de estimação. Que havemos de fazer? Está-nos na massa do sangue. Continuamos a caminhar para o abismo, mas vamos alegres. Valha-nos isso!
Arriscando contrariar alguns, dizem os números que, pelo menos em Tomar, o PSD, apesar de ter ficado em 1º lugar, perdeu 430 votos em relação a 2004. Chamam a isto uma grande vitória? Quem subiu bastante foi o Bloco de Esquerda, mas nada de exageros despropositados. Passou apenas de 728 para 2055, ou seja uma subida de 1327 votos. Acham que chegaria para eleger um vereador? Não se esqueçam de que estamos a falar de um universo de apenas 35% do eleitorado inscrito, muito menos que os previsíveis votantes em Setembro e Outubro. E depois a mencionada subida é, na verdade, muito relativa, a nível distrital, onde ocupa 0 9º lugar, numa classificação encabeçada pelo Entroncamento, com 20,12%. Seguem-se Salvaterra, 17,86%, Torres Novas, 16,28%, Benavente, 14,23% e Cartaxo, 13,95%. Nada de fabuloso, portanto, ao contrário do que possam pensar alguns.
O grande acontecimento foi, sem contestação, a inesperada derrota do PS, tanto a nível nacional como local. Em Tomar, perdeu 2.779 votos, tendo passado de 6.433, em 2004, para 3.654 agora, o que representa uma descida percentual de 22,68%. Isto num contexto em que o PSD, desgastado por um mandato que não lhe tem corrido nada bem, manteve praticamente o seu eleitorado de 2004. Para ser um pouco mais preciso, os socialistas desceram 28,6% em Além da Ribeira, 27,6% na Asseiceira, 24,7% em Paialvo, 24,26% na Sabacheira, 20,75 em Santa Maria e 19,31 em S. João, tendo passado de partido mais votado para 2º nas duas freguesias urbanas, entre outras. Ironias do sufrágio directo, as duas freguesias do concelho onde os socialistas desceram menos, foram a Junceira, com menos 3,9% e a Serra, com menos 7,69%...
Face a estes resultados, consentidos, como já foi referido, face a um PSD algo combalido pela gestão autárquica e com evidentes dificuldades de liderança local, pelo menos em termos de ideias mobilizadoras, o PS/Tomar, ou decide tomar com urgência medidas drásticas, ou corre sérios riscos de vir a continuar com um só vereador na Câmara nabantina. Que medidas? Não vamos esmiuçá-las aqui, pois seríamos imediatamente acusados de estar a falar "pro domo sua", e tal não é de forma alguma a nossa intenção. Apenas pretendemos alvitar maneira de ultrapassar com êxito a evidente fuga eleitoral rumo aos extremos, tanto no concelho como no País e na Europa.
Uma última nota, para concluir. Os leitores lembrar-se-ão provavelmente que aqui foi recomendada a ida às urnas, mesmo que para votar branco ou nulo. Pois ainda bem que, conforme garantem os habituais especialistas da questão, ninguém liga nenhuma ao que escrevemos. Se assim não fosse, até ficaríamos com remorsos, pois os brancos e nulos passaram de 5,72% para 9,6% no concelho de Tomar, o que nos dá o 2º lugar no distrito, logo a seguir ao Sardoal, com 10,54%... Coisas do mero acaso.

17 comentários:

Anónimo disse...

E tu a dares-lhe, ó Tó! Continuas a malhar em ferro frio! Inesperada derrota do PS? Arre porra, que és BURRO (deixo aqui as minhas sinceras desculpas às simpáticas alimárias de 4 patas que estou a desclassificar com esta comparação!). Então não enxergas um palmo à frente do nariz! estás em estado catatónico ou quê?

Não há pachorra!

Anónimo disse...

A questão dos números é relativa, ó Tó! Tu é que estás a dar-lhe ênfase! O problema maior que está subjacente a estes resultados e que tu não queres admitir, escondendo a cabeça na areia como a avestruz, é que nem por sonhos nas legislativas o teu PS obterá maioria absoluta. Nem o PS nem o PSD, os dois partidos do poder bipolarizado em Portugal, que, quer por falta de carácter, quer por falta de educação cívica, e quer sobretudo por falta de cultura democrática, não conseguem governar em diálogo com outras correntes de pensamento.
Dito isto...

Anónimo disse...

teóricos, teóricos, só teóricos...
este Necas, então, é uma delícia de moço...

o que é preciso é adornar a malta, rapaz.

Anónimo disse...

A propósito de "AÍ ESTÃO OS NÙMEROS ..1"

Com licença:


Uff...corja de inválidos!

Oh Tonito, então não enxergou que ali, concelho ou conselho era ambivalente! o rapaz quer um concelho á força e precisa de conselhos mil!

Mas faça lá o que entender, em sua casa recebe O sR.! Mande o escrito para o sítio que no seu superior intelecto melhor reconhecer.


ps1: agora um conselho: não mostre assim os dentes quando sente uma suave canelada!...
não fica lá muito bem, reconhecerá, não querendo entender que foderá estar a perder faculdades....

ps2: Afinal, havia razão, do silêncio chegou a Grande Análise2...

9 de Junho de 2009 0:42

Anónimo disse...

Doutor Rebelo faz muito bem em não descer ao nível dos cabouclos.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Para 9 de Junho de 2009 0:45

Ó grande inteligência!
Ó Sapiência profunda!

Mas qual ambivalência?

És é parvo todos os sinais de segunda a domingo sem tirar folga!

Mas qual "Tonito"?

Agora queres também dons de adivinho.

O que ganhavas em estar calado!

Anónimo disse...

Não são sinais são dias.

Anónimo disse...

Em Tomar segue-se, grosso modo, as médias nacionais, tendo em conta o equilibrio rural/urbano.

PSD ganha, mas pouco.

PS perde, e muito.

BE sobre em flecha, em especial nas mesas urbanas/jovens.

CDU sobe ligeiramente.

CDS resiste.

Quaisquer extrapolações para Legislativas e muito especialmente para Autárquicas são pura especulação.

De qualquer forma o PSD está em muito boa posição para tentar discutir as primeiras e ganhar as segundas. Tudo depende do PS ter percebido o que se passou e inverter algum do caminho que vinha sendo traçado.

Anónimo disse...

O PS não vai ter tempo para perceber o que se passou. O PS apenas vai perceber rapidamente que não vai ter maioria absoluta e que, provavelmente, vai mesmo perder as Legislativas. Vai ser difícil travar esta nova onda na esquerda.

A esquerda em Portugal que até aqui tem vivido de ressacas do PREC, tem novos horizontes, novas oportunidades para se entender.

A afirmação do BE na esquerda é a grande revelação deste acto eleitoral, quer se queira ou não. A tendência é para subir ainda mais nas próximas eleições. O PS não vai ter tempo para tirar conclusões, envelheceu e não tem ideologia. O PS precisa de uma revolução interna, a maior parte dos seus quadros não tem nenhuma formação ideológica, os jovens não se sentem atraídos por este PS: se assistirem a uma reunião interna ficam com vontade de fugir de lá. A forma como lá se faz política não tem captado as novas gerações. Aquilo é mesmo muito chato. Tive oportunidade de confirmar isto numa reunião há cerca de três meses para que fui convidado.

A grande vantagem que pode advir para a democracia portuguesa com a afirmação do BE é recuperar o PCP para um maior empenhamento, quiça mesmo para soluções governativas à esquerda, certo tipo de alianças.

O PS não irá ser mais aquele partido grande que tem sido.

Um votante PS.

Anónimo disse...

Fontes realmente bem informadas dão como certo que o futuro presidente da Câmara de Tomar vai ser Quique Flores. Será substituído no cargo de treinador do SLB por Vítor Constâncio que deixa assim o Banco de Portugal. Para o cargo de Governador do BP é nomeado Julião Petrúchio.

Anónimo disse...

Ora até que enfim, um projecto ambicioso e realista. Parabéns.

Anónimo disse...

Pois, e o Pedro Marques vai para massagista do União de Tomar, o Alexandre nomeado para prior de Tomar, o Ferreira para nadador salvador no Agroal, e o Corvêlo para o lar de São José, como utente.

Anónimo disse...

Isso não sei.

Só o que emana de fontes realmente bem informadas.

Por exemplo.

O gajo que faz os "Postais Saloios" só não foi convidado para presidir ao INE porque não se sabe quem é.

Anónimo disse...

Ah!

Já me esquecia.

O Luís Ferreira vai publicar a declaração de rendimentos em livro e vai ser substituído na lista do PS pelo Luís Filipe Vieira.

Assume a edição do "Tomar a Dianteira" e o Rebelo passa a leccionar "Matemática Eleitoral" no IPT.

Anónimo disse...

É só treinadores de bancada e dos fracos...


Que, já agora, não reza a história...

Anónimo disse...

Em Português seria:

Dos quais, já agora, não reza a História...

O Pato Donald

Anónimo disse...

Ó Tó, já estás refeito da "pancada"? A pinguita ajUdou?

HAVEREM