terça-feira, 9 de junho de 2009

RESPOSTA A ALGUNS LEITORES



Será certamente deformação profissional. Só pode. Após tantos anos. Seja ou não, aqui vão alguns esclarecimentos, para duas amáveis criaturas (ou será só uma e a mesma?), muito irritadas com determinadas afirmações aqui feitas. Com um humilde pedido prévio muito bem intencionado: Se por acaso descobrirem onde se vende tolerância, não hesitem e comprem uma boa dose. Não é que precisem, para já. Mas com o tempo e as vicissitudes da vida... Costuma dizer-se que candeia que vai à frente alumia duas vezes. Oxalá seja o caso.
Numa das referidas intervenções, naturalmente anónimas, por ser nitidamente mais corajoso, escreve-se este belo, distinto e erudito português: "Inesperada derrota do PS? Arre porra que és burro." A excelsa prosa continua, terminado até a perguntar se aqui no blogue não estaremos catatónicos. Adiante. Conforme dizem os psicólogos, regra geral as interrogações têm mais a ver com os respectivos autores do que com os interpelados. É a vida...
Respondendo à amável e implícita pergunta, aí está uma resposta possível, na ilustração inferior, retirada do habitual "Le Monde" de hoje. Mesmo quem não consiga ler francês com correnteza, não terá qualquer dificuldade para compreender a parte final da notícia reproduzida: "O partido socialista do espanhol José Luís Rodriguez Sapatero foi vencido (por 4 pontos) e o do português José Sócrates enfrentou uma inesperada derrota." Para usar o estilo do leitor interpelante: Arre porra que estes jornalistas do "Le Monde" são burros. Deve ser por isso que só vendem 500 mil exemplares por dia...
Outro leitor, igualmente agastado, pelo que poderá até ser o mesmo já referenciado, não gostou que os antes aqui apodados de "animadores de bancada", tenham depois passado a ser designados por "extrema esquerda". A ilustração mais acima, igualmente retirada do "Le Monde" de hoje, mostra a composição previsível do futuro Parlamento Europeu, de acordo com os resultados das eleições agora celebradas nos 27 estados membros da UE. Da esquerda para a direita, temos: 31 Esquerda Radical, 182 Sociais-democratas, 48 verdes, 80 Liberais-democratas, 296 Conservadores, 53 Soberanistas, 20 Populistas e 17 Diversos.
Perante o que antecede, como havemos de chamar aos 3 deputados trotsquistas portugueses e aos dois comunistas ortodoxos, dado que previsivelmente irão integrar o pequeno grupo da "Esquerda radical"? A não ser que os 2 da CDU queiram integrar-se nos Soberanistas, uma vez que também defenderam a soberania durante a campanha eleitoral, passando assim a fazer parte da extrema-direita do parlamento. É certo que também há o grupo dos Verdes, que seria o ideal para o PEV, mas o pior é que o seu líder, Cohen-Bendit, escaldado desde o Maio de 68, não quer lá "melancias". E depois há o problema do PSD, cujos deputados terão de integrar o grupo dos Conservadores, ou o dos Liberais-democratas. Nos "Sociais-democratas", que seria aparentemente o mais indicado, nem podem pensar. Estão lá os socialistas do PS e do PSOE, entre outros, que não admitem intrusos.
Como se constata, o mundo é muito grande, a política muito complexa e as relações humanas muito complicadas. Tudo razões mais do que suficientes para pensar pelo menos duas vezes antes de escrever aquilo que nos agrada, mas que a outros poderá parecer um mero conjunto de insanidades. É certo que o anonimato protege de muita coisa, mas não dos problemas de consciência e dos pesadelos. Se calhar é por isso que os chineses, herdeiros de uma civilização várias vezes milenar, costumam escrever: "Se tem remédio, porque te queixas? Se não tem remédio, para que te queixas?" Haja saúde!

27 comentários:

Anónimo disse...

Ora como sabe muito bem que os deputados do PCP estão no grupo Gripo Confederal da Esquerda Unitária Europeia pergunto, para quê a má-fé?

Anónimo disse...

Por favor Sr. Dr.
Não vamos fazer disto um drama!
E até sugeria que não falássemos mais de europeias. Que interesse tem?
Vamos olhar para a frente e montar barraca. Tal qual a concorrência (local).
Já há tendas instaladas ali para as bandas da Corredoura!

Os azuis invadiram a Europa; que fiquem e tentem fazer melhor que os rosas. (Só aproveitaram alguns…)

Nós é que não podemos distrai-nos com os males ou os bens da Europa e mais isto e mais aquilo. Vamos é concentrar-nos no poder local, estudar o inimigo, e potenciar as nossas forças para o burgo.
Não podemos ficar vergados ao peso da derrota!
Reperfilemos vontades, ouçamos as boas vozes, sublimemos os nossos traumas, escorraçamos as vozes incómodas e, instruamos o Zézito, o Luisito, a Belita, o Tonito, mais os restantes, e, de certeza, que iremos fazer um figurão naquilo que aqui, na terra, nos motiva: o apelo da populaça para os vir a desgovernar a bem e de pior que os actuais residentes da Casa Municipal!

Força boys que os jobbs esperam-nos!



Rosita da Esperança

Anónimo disse...

Pato Donald!

Faz hoje 75 anos e é candidado à Câmara de Tomar pelo BE!

Alexandre desolado bebeu um copo de água do centro.

Anónimo disse...

Santarém tem novo Governador Civil

Anónimo disse...

E todo o gabinete foi reconduzido...



Irmãos Metralha

Anónimo disse...

I N F E L I Z M E N T E o Botas não lhes calçou os patins!

e de cá vai continuar a campanha eleitoral descarada!!!!!!!!!!!!

Sebastião Barros disse...

Pelo que se pode constatar, julgamos que seria mais correcto escrever "estavam", ou "têm estado". Não há garantia alguma de que tal grupo parlamentar possa continuar com a mesma composição. Já o Camões, que até era zarolho, mas via muito bem e muito longe, disse que "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades..." Se acaso há má-fé, só se for do Le Monde. Mas olhe que não é costume. Se olhar para o gráfico publicado, reparará que não está lá nenhuma esquerda unitária europeia. Seria aliás extremamnente curioso que a CDU/PCP fizesse parte da dita esquerda unitária, conjuntamente com os bloquistas e outros, e aqui em Tomar não fosse sequer capaz de apresentar uma lista unitária do tipo CDU/BE/IPT/Outros

Anónimo disse...

Eles são todos muito unitários: são sempre grupos de UM.

Por isso passam a vida a falar sozinhos e ainda querem que a malta os ature.

UM: Pedro Marques

UM: Bruno Graça

UM: António Godinho

Livrem-nos do UM, que é um colectivo demasiado pequeno, digo, UNITÁRIO!

Anónimo disse...

Mas verá, seguindo o link, que estão, de facto, nesse grupo.

Quanto ao anónimo anterior fará o favor de constatar que é, pelo menos, um grupo de dois.

Anónimo disse...

A enfermeira Saudade abdicou da candidatura e será substituída pelo Gastão.
Terá sido contactado o Peninha mas este preferiu continuar a sua candidatura à presidência da Junta da Beselga.
O Zé Carioca confirma ter sido sondado para o cargo mas prefere gajas e vinho tinto.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

ó xuxialista cala a caixa!
és ainda muito boy, mete a viola no saco e zarpa daqui! rápido!
vai ter com o adjunto!!!!!

Anónimo disse...

vai engraxar as BOTAS ao CASTANHO!

Anónimo disse...

Ó tu de 9 de Junho de 2009 20:22

Tu eu sei quem és!
A mim não me enganas tu!
Ó José Castelo Branco.

Mal empregado o tempo que o papá perdeu com a mamã!

Anónimo disse...

Deixem-se andar entretidos com o papão comunista que os Le Pen do PE um dia destes fazem-vos a folha!
Ai fazem, fazem!

Anónimo disse...

Os eleitores do Le Pen já cá estão: só que como são chungas, votam BE.

A base sociológica é a mesma. São como as baratas, alimentam-se do lixo.

Anónimo disse...

Ó Tó, continuas o mesmo bacôco de sempre! Já agora traduzes-me o que escrevete em francês? Silvuplé? É que jenecépáparlênilirefrancé...
Olha, para teu governo o tipo de que falas não é o Cohen-Bendit mas sim Cohn-Bendit, de nome próprio Daniel, Ok?
Quando é que deixas de dar razão aos que te chamam o estúpido da Aurora de Macedo?

Anónimo disse...

O Cohen é o Leonard lembras-te? O cantautor de origem canadiana e não norte-americano dos EUA! Esse é que é Cohen...
Vá lá! Retém! Olha que eu não duro para sempre!!!

Anónimo disse...

Ó Tó, se em França houverem muitos como tu até se pode arranjar mais de um milhão de leitores, né???!!!

Anónimo disse...

Daniel COHN-Bendit nasceu em Montauban, França, em Abril de 1945.

Leonard COHEN nasceu em Westmount, Québec, Canadá, em Setembro de 1934.

Ambos são ainda vivos. O primeiro é actualmente lider parlamentar europeu dos verdes.


Pronto, já fiz a minha boa acção de hoje como bom escuteirinho que fui! Agora caba-te a ti tirares partido do ensinamento, compris? Have I made myself clear? Verstehen sie?
O segundo é cantor compositor, escritor, artisdta plástico, etc.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Isto cada vez mais se parece com um "Condado do Flecheiro, 2.0", em que a "contribuição" dos comentaristas serve apenas para baixar o nível geral da coisa.

Sebastião Barros disse...

"Ó Tó, se em França HOUVEREM muitos como tu..."

E é capaz de haver, sim senhor! Mas fique descansado que nenhum deles escreverá "se HOUVEREM muitos como tu..." porque quem aprendeu a ler e entender o Le Monde, também aprendeu que o verbo haver se mantém sempre na 3ª pessoa de singular, mesmo quando o nome seguinte está no plural, como é o caso. Por conseguinte "Se em França HOUVER muitos como tu...", mas igualmente "Se em França existirem, habitarem, viverem, estudarem, trabalharem, escreverem errarem, muitos como tu...

Anónimo disse...

Ó Tó, hasde-me dar umas lições de português que eu tou muito isquecido...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.