sexta-feira, 5 de junho de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Redacção de Tomar a Dianteira Colaboração CLIPNETO
Começar esta análise foi laborioso. Debatemo-nos bastante entre dois inícios possíveis. Depois resolvemos adoptar os dois. Eles aqui vão.
O primeiro é este. Se houvesse necessidade de apresentar provas da existência da profunda crise tomarense, os dois semanários locais, na sua edição de hoje, são excelentes para isso. Ambos fazem manchete do acidente no IC3, que causou três mortos, mas nem sequer conseguem explicar aos leitores as respectivas causas. Mais abaixo, igualmente na 1ª página, O TEMPLÁRIO escreve que "União de Tomar quer subir ao nacional -Clube nabantino poderá substituir vaga do Riachense" (Se calhar queriam dizer "poderá preencher vaga do Riachense", dizemos nós, que isto com jornalistas desportivos nunca se sabe...). CIDADE de Tomar, por seu lado, completa a sua 1ª com "Ministra da Educação presidiu à tomada de posse da directora do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais", "Tabuleiros desfilaram em Carregueiros", "Rota dos Mosteiros apresentada na Torre de Belém" e "Caminho público cortado na Ponte de Peniche foi notícia nacional". Política nacional, regional ou local? Nada. Debates locais? Nada. Eleições Europeias, Legislativas ou Autárquicas? Nada. Grandes problemas locais? Nada. Perspectivas para a zona? Nada. Posições do jornal? Nada.
Sabido com é em sociologia que, nas civilizações do sul da Europa, falar de uma coisa é dar-lhe existência, é realizá-la, pelo menos parcialmente; inversamente, não falar dessa mesma coisa é negar a sua existência. Exactamente o que acontece com os jornais locais e com muitos habitantes, em relação à política e a todos os temas mais delicados da sociedade tomarense. Este é um dos dois inícios possíveis. Vamos agora ao outro.
É conhecida aquela história picaresca sobre a burra do sevilhano ou o cavalo do inglês (O enredo é sempre o mesmo, mas as personagens mudam, consoante quem a conta), que o dono decidiu habituar a não comer, porque ficava muito mais barato e era mais prático, além de se perder muito menos tempo. Vai daí, foi reduzindo a ração ao animal, deixando de lhe dar comida a partir de certa altura. Como era previsível, a besta (estamos a falar da de 4 patas...) ainda sobreviveu algum tempo, após o que morreu. Logo o dono exclamou, visivelmente desolado: -Coitadinho, agora que já começava a estar habituado é que morreu!
Pois tudo indica, agora e pelo menos aqui em Tomar, que aconteceu o mesmo com o regime anterior ao 25 de Abril. Durante vários dezenas de anos foram reprimindo sem dó nem piedade todos os cidadãos mais críticos, logo acusados de comunistas. Ou, no mínimo, de pertencerem "ao reviralho". Na mesma linha, tinham os senhores coronéis da censura, para evitar quaisquer veleidades de informação digna do nome. Naturalmente, ao fim de tantos anos de regime autoritário e repressivo, cidadãos e jornalistas foram-se habituando, uns mais contrariados de que outros, à comida da casa, situação que durou até 25 de Abril. Trinta e cinco anos depois dessa alvorada gloriosa, a imprensaa tomarense mostra, sem querer, que o regime ditatorial caiu quando, tal como o cavalo do outro, jornalistas e imprensa já estavam habituados. Política? Eleições? Críticas? Divergências? Debates? Tomadas de posição? Editoriais? Crise? Candidatos? Por favor não nos comprometam que isso são tudo temas pouco saudáveis!
Tal costuma ser o húmus inicial dos regimes autoritários, geralmente de partido único, ainda que muitas vezes mascarados de "Frente", "União", "Bloco" ou "Convergência". Oxalá estejamos enganados! Exageramos? Talvez não. Ou estão realmente convencidos de que os senhores autarcas que temos agiriam da mesma forma, se a comunicação social local tivesse outra maneira de actuar?
O General De Gaulle, que foi militar, mas igualmente um político de alta craveira, decidiu incluir dois ministros comunistas no governo que formou, logo a seguir à Libertação de 1945. Alertado para o perigo que representava a existência de partidários do colectivismo num governo ocidental, foi peremptório, à boa maneira militar: -"Não têm nada a temer. Os comunistas, como quaisquer outros políticos, avançam até onde os deixam, mas também recuam até onde os obrigam." Convém lembrar estas coisas, para desfazer a ideia, muito arreigada, de que os nossos antecessores eram todos uns incapazes...

37 comentários:

Anónimo disse...

E sobre o brilhante artigo do Prof. Hugo Cristóvão, nem uma linha?

Chama a isso isenção?

Ou está com medo que o rapaz chegue onde o Sr. nunca sonhou chegar?

Também está contagiado por aquela máxima:

O PS COMBATE A CRISE. OS OUTROS COMBATEM O PS?

Anónimo disse...

E sobre outros brilhantes artigos de outros distintos colunistas, nem uma linha?

O adjunto, dito anónimo, está com medo que estes cheguem onde o anónimo nunca sonhou chegar?

Também está contagiado pela máxima:

O PS É O CENTRO DO UNIVERSO. OS OUTROS SÃO UMAS MERAS FORMIGAS QUE SÓ ESTORVAM.

Haja pachorra!

Anónimo disse...

Sabe qual é o seu problema
Dr. Rebelo?

É que você: "É O CENTRO DO UNIVERSO. OS OUTROS SÃO UMAS MERAS FORMIGAS QUE SÓ ESTORVAM".

A presunção e a forma como a analisa a imprensa tomarense e arredores é de um intelectualismo bacoco. Agora percebo a razão pela qual ninguém o leva a sério.
É pena, porque você até tem algumas ideias, mas pelo seu narcisismo doentio vai acabar sózinho.
Os seus textos vão servindo para alegrar a malta.
O narcisismo levado ao extremo é doença. Pense nisso e tente tratar-se.
Ninguém é dono da verdade!!!
Nem há certezas absolutas.

Um leitor que não gosta da imprensa tomarense

Sebastião Barros disse...

O PS combate a crise. Os outros combatem o PS. O Luis Ferreira combate os outros. Nós combatemos o Luis Ferreira. Enquanto político. Não enquanto cidadão.

Anónimo disse...

Para anónimo em 11:22:

Seria extremamnente fácil virar o seu comentário ao contrário, começando por afirmar que você deve estar certamente a ver-se ao espelho. Não adianta, porém. Estou ou vou acabar sozinho? Deixe lá criatura. Tarde ou cedo todos vamos acabar assim. Ou já viu algum caixão com mais de um cadáver?
Quanto ao resto, trate mas é de indagar onde é que fornecem tolerância e trate de comprar uma boa dose, porque o seu grande mal parece ser esse -Carência total de tolerância e excesso de inveja e ganância.

Desejo-lhe boa sorte e boa saúde.
E já me ia a esquecer... o importante é o que está escrito. O autor é absolutamente secundário. Quantas vezes será preciso repetir isto?

António Rebelo

Sebastião Barros disse...

Vamos lá tentar esclarecer o pessoal, tarefa bem ingrata para quem já conhece o meio.
Não foram mencionados quaisquer colaboradores externos dos jornais locais, para evitar confundir toureiros profissionais com espontâneos de ocasião. Por conseguinte, tudo o que foi escrito deve aplicar-se unicamente aos profissionais e dirigentes directos ou ou indirectos da comunicasção social. Se assim não fosse, conviria ter presente que "Com as calças do meu pai também eu sou um homem".

Anónimo disse...

Pois é!

Atão vomecê põe-se a gozar com o home que ao antes de vomecê escrever já tava a concordar consigo?

Agora nã concorda.

Anónimo disse...

ó Sr. Dr. Rebelo contrate o inefável brilhante e distinto Prof. Director de Escola para umas desgarradas no seu blog.

Vai ver que o indivíduo traz os zezinhos, huguinhos e luisinhos, bem com os três porquinhos, a bela adormecida, os sete anões e o lobo assim-assim para uma soirée de grande luzimento. E a gosto vai ser inenarrável e inolvidável!

Até a Lurditas, o Pedreiro e Walter ESE vão querer aparecer!

Vá lá, não seja careta, dê lá uma abêbia ao rapaz, que ele fica todo feliz!!!!!

Anónimo disse...

Gostei espcialmente do artigo do João Simões, e concordo em absoluto com o que escreveu. A descaracterização da cidade tem sido levada a cabo de forma sistemática desde o primeiro consulado do africander Paiva que, por incultura, ausência de sensibilidade, e autoritarismo, destruiu o "perfume" de Tomar na sua zona histórica. E o que mais me choca ainda é saber que os seus fiéis seguidores, muitos deles tomarenses de nascimento, por amor ao tacho, nunca tiveram o menor vislumbre de coragem para o afrontar e confrontar com as decisões erradas que tomou. A antiga calçada com o desenho da cruz dos Templário apenas subsiste em algumas franjas de passeios onde aqueles animais ainda não tocaram. Mas estão condenadas, a avaliar pelo rumo que isto está a ter. Todo o resto foi destruído e substituído por...nada! Talvez o africander tivesse a intenção de substituir as cruzes pelos símbolos zulus da carantonha com as duas lanças cruzadas...mas se calhar não tinha o molde! É uma hipótese plausível! Em Tomar, pelo que temos visto, tudo é possível.
O seixo rolado, que os tomarenses há décadas pisavam, foi substituído por granito provalvelmente trazido do norte, das terras do papá, e por pedra calcária banal, verdadeiro hino à pimbalhice que tomou conta desta terra.
Defendeu o patético presidente da Câmara, sr. Corvêlo, que o piso irregular dos seixos podia causar danos às senhoras por causa dos saltos altos. Fartei-me de chorar quando soube dessa sua preocupação!
Gerações e gerações de mulheres percorreram as ruas e vielas da nossa zona histórica com ou sem saltos altos e que se saiba nunca houve contestação. Disse-me um passarinho que muito desse seixo rolado está agora a fazer um vistão em algumas propriedades privadas...tal como alguns bancos de jardim de boa qualidade (vocês sabem de quais é que estou a falar), que entretanto foram substituídos por ridicularias...em nome do Polis!
Em resumo: resta-nos pouco mais tempo para saborear algum do antigo ambiente que fazia de Tomar uma terra diferente das outras, nas palavras dos que nos visitavam. Há que aproveitar passeando e fotografando o que ainda resta. Convem usar máquinas digitais para inserir legenda em cada fotografia...não vá alguém esquecer-se que Tomar já foi assim!

Anónimo disse...

eu , tomarês circunstancial, me confesso.
vivo Tomar por incidente e sinto-me bem com isso; se mais não fosse, é-o, pelo reconforto psicológico conquistado no pensar dos tomarenses (aqueles que se dizem pensantes)!
que me faz rir, rir, rir, gargalhar…
e como dizem, rir faz bem à saúde, que mercê viver nesta terra.
estas almas, ao contrário doutras noutras paragens, não sabem ,senão, dizer mal, mal, mal,…
f…. se, se a pedra é preta devia ser branca, se é quadrada devia redonda, se é granito devia ser basalto… se sobe devia descer, se chove devia fazer sol….
se a cor é laranja devia ser rosa, se a obra se fez o melhor era não fazer…
pata que pôs tal sina!
graças a muitos ainda, (metecos, e tomarenses de boa mente) Tomar é, ainda, uma referência!

QUE VIVA E TENHA QUEM A GOVERNE! POR BEM!


pistola apontada

Anónimo disse...

PERFIL


O Corvelo: está cansadito na coisa!

O Pedro: que quer a coisa, quer, mas não práquilo que a coisa serve!

O Vitorino: já esteve na coisa mas a coisa dele não se lembra!

O Bruno: determinação prá coisa na inversa do tamanhito!

Anónimo disse...

É fácil amainar certa gente rebelde de Tomar cidade: um Presidente senta-se no cadeirãozito, dá-lhes dois dedos de conversa sobre temas sociais,para os encher de importância,conta umas anedotas políticas mesmo que não tenha piléria, cuida-se em manter a conversa ao nível que mais lhe convém para os encher de gozo, e depois....

arranca os passeios das ruas principais, descalça as ruas, decora-as com uns canteiros e banquinhos onde eles nunca se vão sentar para não darem ares de populares, alisa, alisa tudo qb para as famílias institucionais irem passear e onde se possam ver uns aos outros, quiça o Senhor Presidente...

Eles batem palmas, apoiam, gostam do sr. presidente, até é um tipo porreiro, as ruas ficaram charmosas....

E se for um presidente de fora, reboliçam-se ainda mais....

Anónimo disse...

Eh pessoal …ora vejam lá se o feijão-frade é ou não é coisa estupenda?!

se bem confeccionado: uma delícia! …e, como os “nossos” são de boa qualidade…

vejam só o cozinhado:

SALADA DE FEIJÃO-FRADE COM BACALHAU ASSADO

de véspera ponha o feijão de molho. no dia coza-o em água juntamente com uma cebola descascada e uma pitada de sal (pouco sal). entretanto, asse as postas de bacalhau nas brasas ou numa chapa em cima do fogão.
enquanto isso, descasque os alhos e corte ao meio; lave e pique a salsa; aqueça uma travessa e esfregue-a bem com os alhos cortados. à medida que o bacalhau vai assando, parta-o em lascas grandes e sem espinhas e coloque-o na travessa. regue-o com metade do azeite e do vinagre.


sirva noutra travessa o feijão escorrido temperado com sal, pimenta moída na altura, o resto do azeite e vinagre, e salsa picada.



Bom fim-de-semana e, bons petiscos!
Em especial ao Sr. Administrador.

E esqueçam-se do que não interessa: NÃO VOTEM, NÃO VOTEM!



O Cu Zinheiro de Serviço.

Anónimo disse...

" Sebastião Barros disse...

O PS combate a crise. Os outros combatem o PS. O Luis Ferreira combate os outros. Nós combatemos o Luis Ferreira. Enquanto político. Não enquanto cidadão.

5 de Junho de 2009 13:09"

Mas o Sr. combate o Luis Ferreira onde? Na Assembleia Municipal, onde ele está eleito há quatro anos? Nas eleições internas do PS onde ele é dirigente? Ou em alguma futura Lista autarquica onde ele seja candidato? E se combate combate quais ideias que ele defende? A de um Plano Estratégico para a Cultura ou da trasnferência para as Juntas de Freguesia com base nas necessidades desta e não como até aqui? Combate a ideia dele de que as Empresas devem ser apoiadas, porque só elas criam riqueza e emprego, que é o que o povo precisa e é para isso também que a Câmara serve. Não. O Sr. se combate essas ideias dele, não o combate a ele, combate o PS porque são essas as ideias que estão nos documentos que o PS tem produzido e que pode ler em tomar.psdigital.org, mas não é nada disso que está nos seus escrito. Então porque raio fez este comentário despropositado?

Não se esqueça que o jogo se faz no terreno de jogo e não na bancada. Se quer combater o PS, o Luis Ferreira, o Hugo Cristóvão, a Ananbela Freitas ou o José Vitorino, e as outras centenas que alinharam com eles, olhe: concorra! Tem muitas opções: partidos e grupos de cidadãos.

Anónimo disse...

tá vendo Dr. Rebelo

o seu opositor é uma criatura cheia de atributos e um defensor de grandes causas - até a Causa Monárquica, imagine - que lhe causem bem estar, lhe dêm poleiro, mordomias, cagança.

é um jovem turco de 40 anos que se revê bem no antigo regime, o qual está em reprise no teatro do largo do rato com o antónio oliveira salasócrates como actor principal,

ah e o Sr. Dr. vá a eleições, concorra, como fez o favor de lhes fazer naquela cégada da voluntários da república, onde até o baralho já estava "controlado" e o jogo saíu ao banqueiro"!!!!!!

Anónimo disse...

Para o Anónimo das 20H39, a participaçção e intervenção política dos cidadãos resume-se a isto, como ele diz:
"Não se esqueça que o jogo se faz no terreno de jogo e não na bancada. Se quer combater o PS, o Luis Ferreira, o Hugo Cristóvão, a Ananbela Freitas ou o José Vitorino, e as outras centenas que alinharam com eles, olhe: concorra! Tem muitas opções: partidos e grupos de cidadãos".

Para ele só indo a jogo. Não reconhece o direito de o cidadão se manifestar, protestar e combater na bancada.

Para ele o que conta é disputar os tachos, quem ganhou, ganhou, quem perdeu, perdeu.

Ou seja:o povo não tem direito à política, não há nenhuma forma de a exercer a não ser no poleiro.

Assim, o autor deste bom blog o que devia fazer é estar qieto, não incomodar, etc..

Ora se fosse dar uma volta ao bilhar grande.

Assim vai este país....

Anónimo disse...

o anónimo das 20:39 defende as teses socratinas dos comilões da corrente instalados no aparelho de Estado!

tout court!

Sebastião Barros disse...

Não baralha as ideias alheias quem quer, mas apenas quem pode. Já aqui foi dito e repetido, tanto pelo blogue como por um dos seus colaboradores, que tencionamos votar PS nas Europeias e nas Legislativas. Quanto às autárquicas, a nossa opção só será tomada e tornada pública após leitura atenta de cada programa eleitoral. Até lá, as informações de que dispomos levam-nos a duvidar da opção tomada pelo PS local, controlado por Luis Ferreira, como candidatura vencedora. Só isto e mais nada. Daí o nosso combate frontal, leal e exclusivamente político, porque afinal está em causa o futuro desta terra onde nascemos e/ou vivemos.
Sobre os chavões do tipo "transferências para as freguesias à vontade destas, ajudas às empresas, Plano estratégico para a cultura", de momento trata-se de simples blábláblá.Na verdade se, como tudo indica em termos de evolução da crise, não houver nada para transferir, nem para ajudar empresas, nem para planear, estratégicamente ou não, estarão simplesmente a tentar ludibriar uma vez mais os eleitores, fiados no costumeiro "depois logo se vê..." A título meramente informativo, relembramos que, ao tomar conhecimento de que o défice real do país, deixado pelo governo Santana Lopes, era de 5,75%, Sócrates, pressionado pela UE, promulgou medidas gravosas, tendentes a conseguir reduzir o défice para menos de 3%, o limite imposto por Bruxelas.Recordam-se? Pois neste momento os elementos já disponíveis apontam no sentido de um défica entre os 6,5 e os 7%, que vai obrigar a reduzir drasticamente as despesas, ou aumentar os impostos, ou as duas coisas em simultâneo. Qualquer que venha a ser o futuro governo, saído dos resultados eleitorais de Setembro. E esta hein?! Ainda acha que faz algum sentido andar a falar em transferência de coelhos, refeições com coelhos ou contfentores de coelhos, antes de ter caçado ou criado os bichos?
Trate mas é de começar a comportar-se como político responsável e realista, atento aos problemas concretos da sua/nossa terra.
E não convirá de modo algum esquecer que, caso o PS seja forçado a formar um governo de coligação, há muitas conesias actuais que terão de passar para a rapaziada do outro partido...

Anónimo disse...

e a rapaziada do berloque até gosta de caviar e também de aviar uns bons empregos à mesa do orçamento ...

e eles estão mesmo a por-se a jeito, lá isso estão e não disfaçam nada,

o rosas até já fala na grande esquerda.....

Anónimo disse...

É meia noite. Vamos reflectir.

Vamos votar no PS.

Viva a Democracia!
Viva Portugal!

Sebastião Barros disse...

Aparecem comentários com uma determinada intenção que afinal acabam por ter o resultado oposto.
Escrever antes das 8 da manhã com o claro intuito de ofender, por exemplo, não só não ofende ninguém como revela um caso patológico. O de uma pessoa que não dorme o suficiente, eventualmente por ter graves problemas de consciência, e resolve tentar vingar-se nos outros. A coberto do anonimato, que é sempre uma atitude muito corajosa. E se fosse a um bom psiquiatra quanto antes? Era capaz de não ser má ideia.

Anónimo disse...

A zurraria é tonitroante! Mais parece a antiga Feira dos Três de Ourém.

Anónimo disse...

Sr. Rebelo,

É normal as pessoas levantarem-se às 08H00. Aliás a maior parte das pessoas levanta-se bem antes dessa hora! Sabe porquê? Porque trabalham! Muitas entram ao serviço às 08H00, outras às 08:30 e ainda outras às 09:00H, e por isso, para terem tempo de cuidar dos filhos, da sua higiene e alimentação, e terem os seus próprios cuidados, uma hora e meia não é demais para cumprir todas essas tarefas.
Compreendo que a V.Exa tudo isto pareça estranho. Sob pena de estar enganado, não lhe conheço filhos que lhe tenham feito"perder tempo", e quanto ao trabalho sugiro que não falemos muito disso, apenas me reservo dizer que foi coisa que nunca o cansou muito.

No entanto a sua prosápia dá a entender que V.Exa. seja ou tenha sido um verdadeiro mouro de trabalho, um autêntico escravo. Se estivéssemos na antiga União Soviética achar-se-ia com direito a medalha no 1º de Maio!! O seu narcisismo...
Quem não o conhecer que o compre! Por cá já todos o conhecem e ninguém corre atrás dos foguetes que você atira...

Anónimo disse...

Quanto ao psiquiatra, reserve-o para si, já problemas deve ter você e de há longo tempo a esta parte...quanto mais não seja a monotonia do seu "dolce fare niente" deve fazer mossa ao fim de alguns anos...

Sebastião Barros disse...

Para anónimo em 11:34 e 11:34:

Se tivesse a intenção de ser agreste, começaria por escrever "mal empregado tempo que gastou a responder". Todavia, não vou por aí, posto parecer-me que pretende apenas dialogar, conquanto não tenha a certeza que possa valer a pena. Ainda assim, aqui vai:

1-Nem tudo o que TaD publica é da minha autoria. Já foi dito e redito, mas parece surtir o mesmo efeito que quando se diz a um muçulmano para não rezar virado para a Meca. Crenças!

2-Sei bem que é normal as pessoas levantarem-se antes da 8, das 7, ou até das 6 da manhã. Eu próprio o fiz durante muitos anos e ainda agora me levanto sempre antes das sete. O que foi escrito é diferente:"Escrever antes das 8 da manhã, com o claro intuito de ofender..." continua a parecer-me estranho e a denotar um comportamento algo anómalo, mas perfeitamente aceitável no quadro da minha usual tolerância.

3-O facto de não me conhecer de todo, ou mesmo de não me conhecer o suficiente, não lhe dá, de forma alguma, o direito de elucubrar a meu respeito em termos nada cordatos. Antes de mais, peço licença para lhe lembrar que cada cidadão, o senhor e eu, por exemplo, tem direito ao respeito integral pela sua vida privada. Nem as autoridades têm o direito de a devassar, sem a prévia autorização de um magistrado independente, quanto mais agora um simples curioso, aparentemente com um carácter algo agressivo.Acresce que, como não sou eleito nem candidato, não se vê a que propósito se poderia pretender sindicar a minha vida privada, ou mesmo pública.

4-Dito o que antecede, satisfaço a sua curiosidade, descabida neste caso, conforme já demonstrado.
Tenho dois filhos: a Rafaela, francesa, 35 anos, professora universitária e jornalista, mãe do Nicolas; Rui, português, 32 anos, juiz de direito, sem filhos por enquanto. Como vê, tenho descendência, que não devo ter educado assim tão mal e que está bem situada na vida.

5-Sobre o trabalho, tem toda a razão. É melhor nem falar, como sabem todos aqueles que me conhecem bem. Comecei aos 11 anos, na antiga Comissão Municipal de Turismo de Tomar, e reformei-me com 62, como professor no topo da carreira. Cumpri o serviço militar obrigatório, tendo feito a guerra em Angola (Nóqui/Mpala o Novo, CCaç 593) entre 1962 e 1965.

6-Trabalhei e estudei em França de 1965 a 1973, período durante o qual visitei a União Soviética 10 vezes, no quadro da minha actividade de guia-acompanhante do Circuito "Paris/Moscovo/Leningrado/Estocolmo/Bruxelas/Paris".

7-Ousou você escrever um lamentável chavão, que já há muito não abre qualquer porta: "Quem não o conhecer que o compre. Por cá já todos o conhecem e ninguém corre atrás dos foguetes que você atira..." É tanta bacorada junta que, apesar de identificar algumas frases e um certo estilo panfletário, de certos canhotos, tenho ainda assim dificuldade em acreditar que o texto possa ser de quem estou a pensar. É que, ainda por cima, é incoerente. Se toda a gente já me conhece, como é que você nem sequer sabia que eu tenho filhos e que comecei a trabalhar aos 11 anos?
Sobre a sua alegação de que ninguém corre atrás dos foguetes que eu atiro, cá estaremos para ver, no ou nos momentos oportunos.
Para já apenas uma informação meramente estatística. Nos últimos três meses, Tomar a dianteira registou mais de 21 mil visitantes, o que dá uma média de 230 e poucos por dia. Acha pouco? Para quem não quer correr atrás dos foguetes que aqui se lançam, é realmente muita gente. Ou não lhe parece? Ou disseram-lhe para dizer que não lhe parece?



Aceite as minhas saudações cordiais,

António Rebelo

Anónimo disse...

Afinal o PS tem uma Lista à Câmara e não só um cabeça de Lista.

E esta hem?

Anónimo disse...

21.000 visitantes ou 21.000 visitas? Consideras-te alto, ó Rebelo!

Anónimo disse...

Apoiado. Rebelo faça como o Julião: vive de expedientes, principalmente de enganar o próximo.

Sebastião Barros disse...

Tomar a dianteira não considera coisa nenhuma em termos de participação dos cidadãos tomarenses. Nem alto, nem médio, nem baixo. Mas entende perfeitamente a inveja que provoca nalguns.
Neste momento preciso, o nosso contador marca 21.233 e os 3 meses de contagem só se completam no próximo dia 12 às 10 da manhã. Saber se são visitantes ou visitas, ou invasores, ou curiosos, ou, ou, ou,... nunca nos preocupou nem vai preocupar. O que nos preocupa bastante é o estado de evidente decadência a que o concelho chegou e que tende a agravar-se. É por isso, e só por isso, que tencionamos continuar. Mesmo remando contra a maré.

Anónimo disse...

Deixaria de estar em decadência se se tivessem lembrado de te convidar para os liderares, não era?

Oh, ingratos!

Assim levam com o Corvelo, o Becerra ou o Marques.

Que pena...

Sebastião Barros disse...

É uma interpretação à medida das suas capacidades. Afinal, que podemos esperar se pedirmos a um invisual para nos dar as suas impressões sobre o magnífico ocaso que estamos a apreciar?
O caro contraditor acha que alguém que esteja realmente bem na vida, vai trocar essa situação por outra em que teria de aturar os tomarenses, só pelo penacho? Tomaríamos nós que os candidatos já anunciados estivessem mesmo à altura dos desafios que os aguardam, quer queiram, quer não. Infelizmente tal não é o caso. À vista desarmada se topa que o manto de alcaide de Tomar é demasiado amplo e longo para todos eles, pelo que não tardarão a tropeçar. Cá estaremos para ver. Entretanto temos o dever moral de tentar alertar, na medida do possível,para o desastre que se adivinha. A menos que entretanto surjam programas adequados, credíveis e exequíveis, bem como eleitos para os executar, porque só a boa vontade já não chega. Se é que alguma vez chegou...

Anónimo disse...

Ateimar com um BURRO infelizmente é tempo perdido, nada a fazer.

Anónimo disse...

07:14H DA MADRUGADA

Já por várias vezes realças o facto de teres feito a tropa em África. Pelo que dá a entender fazes disso uma bandeira da tua vida. Tudo bem! Combateste pelas tropas fascistas a cascar nos donos das terras que pisavas, os pretos, coitados! Sim senhor, isso mais o facto do padrinho ser o pidesco general...
Na volta, além duma filha francesa e dum filho português também tens...

...tens uma rica folha de serviço, é o que tens...

Não te enerves, olha o coração!

Anónimo disse...

Quem quer que tu sejas, tens uma marca indelével -és doentiamente obstinado e com evidentes ideias fixas. Padrinho fascista, padrinho pidesco, guerra colonial, já te conheço, quem não te conhecer...etc. Pois continua e sê feliz. Se puderes!
Na época era muito mais confortável passar-se para França, para a Holanda ou para a Suécia. Mais confortável, menos arriscado e mais progressista. Mas já então pensei como ainda hoje. Cada um de nós tem deveres para com a comunidade. Para que depois não digam que fugi, vou cumprir a minha obrigação, foi o que pensei. Exactamente o mesmo que fiz o ano passado, quando fui candidato a candidato numa eleição interna do PS local, para que depois não pudessem dizer, respeitando a verdade, que sou um treinador de bancada.
Por outro lado, na companhia ao lado da minha, em Angola repito e em 1962/65, estava um rapaz, alferes miliciano de caçadores, chamado Manuel Alegre, que também não fugiu e mais de 40 anos depois continua a achar que o patriotismo é um valor respeitável. Mais um fascista sergundo a tua primária maneira de ver, não é verdade?
No fundo o teu problema parece ser que a inveja te cega e a tua cabeça denota já ter dado o que podia. Agora resta-te o percurso final até à cova. Mas está descansado que levarás contigo os teus rancores crónicos, afinal uma das raras coisas importantes que deves ter produzido durante a tua triste vida, a julgar por aquilo que repetitivamente escreves, tal como alguns católicos debitam o pai-nosso, sem todavia acreditarem minimamente naquilo que estão a dizer.

Um chá de tília ao deitar costuma ser excelente para dormir descansado. Experimenta que ninguém ficará a saber.

Fraternalmente,

António Rebelo

Anónimo disse...

Ó Tó, não te abespinhes! Pareces uma virgem quando lhe tocam no clitóris! Saltas como uma batata frita! Não deves ter vergonha do teu passado! T'á feito, t'á feito! Não há volta a dar-lhe!
Agora, quando ao presente, não venhas dar lições de moral porque como já disse só enganas quem não te conhece...

Anónimo disse...

Ena Tó, também podes por no currículo que andaste aos tiros aos turras com o Alegre! Sim senhor, vergo-me com vergonha à tua pessoa!!!

Anónimo disse...

Esta BESTA só sabe dizer aquilo que não sabe. Arma-se em Herói e Sabichão, mas é um DESAFORTUNADO da vida, pois só sabe TENTAR convencer o que não consegue.