terça-feira, 9 de junho de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Redacção de Tomar a Dianteira
Colaboração CLIPNETO
"Europeias no concelho de Tomar - PSD vence com 31,9% dos votos", é a manchete desta semana de CIDADE DE TOMAR. Aqui em Tomar a Dianteira, se também tivéssemos um semanário impresso, o nosso maior título na primeira página seria "EM TOMAR -PSD VENCEU MAS AINDA NÃO CONVENCEU - PS PERDEU MAS AINDA NÃO PERCEBEU." Grande parte das páginas 3 e 4 do mesmo semanário estão ocupadas com fotografias e pequenas textos sobre a falta de manutenção dos diversos espaços verdes, designadamente nos melhoramentos do Flecheiro. Como os nossos leitores sabem, o mesmo tema foi aqui largamente abordado em semanas anteriores, pelo que, um dia destes, ainda vamos acrescentar ao nosso lema "Os meios de saber e a coragem para o dizer", a menção "Sempre a escrever meia hora à frente do futuro. Pelo menos."
Ainda em CIDADE DE TOMAR, o jornalista António Freitas assina uma opinião corajosa: "Quando o desemprego ameaça o concelho e há miséria escondida... Câmara de Tomar gasta dinheiro dos nossos impostos em passeios de idosos e autarcas!" Quem ousa escrever assim, aqui e agora, merece amplamente que nunca lhe venha a falhar a caneta! Dizemos nós. "SMAS desperdiçaram 3 milhões de metros cúbicos de água em três anos", de Américo Pereira, "Congresso da Sopa - Inovar é preciso", por Gestosa da Silva, e "Somos todos tão cumpridores que até me orgulho de ser tomarense", igualmente de António Freitas, são outros temas nas páginas do semanário da Praça da República a merecer leitura atenta.
O TEMPLÁRIO escolheu uma ocorrência diversa para título maior da 1ª página, como vem sendo hábito: "Incêndio destrói padaria em Santa Cita". "PSD ganhou em Tomar e no distrito" e "Maus cheiros incomodam moradores", completam a portada do semanário.
Nas páginas interiores, há notícias sobre o restabelecimento da estrada da Ponte de Peniche, os trabalhadores da João Salvador, que receberam o mês de Março, e o PS já definiu lista à Câmara de Tomar. Destaque particular nos parecem merecer dois textos de opinião, ambos de colaboradores esporádicos - "E os outros agrupamentos Srª Ministra?", na página 7, e "A propósito de surrealismo na Blogolândia", na página 12.
Naquele, susbscrito por G.C. - Professora do 1º ciclo aposentada, há uma passagem tão fundamental no contexto actual, que não resistimos a transcrevê-la, com a devida vénia: "Claro que no extremo oposto desta excelência de Avaliação, está um depoiamento simples e ingénuo de um aluno do 6º ano da mesma escola [EB2-3 Gualdim Pais]. Questionado sobre se as coisas corriam bem, respondeu que sim, corriam muito bem, porque nos testes tinha muitas negativas, mas no fim do período, não! Tinha sempre positiva! E agora, senhora ministra? Aqui fica um reparo sobre a excelência da sua avaliação!!! (O negrito é de Tomar a Dianteira).
O outro texto de opinião, sobre a Blogolândia e o surrealismo, não integra qualquer dos instrumentos que por aqui temos a pretensão de saber tocar. Apenas abordamos o assunto por estar em causa um companheiro de lides, neste caso o Nabantia, que todavia não temos o gosto de conhecer pessoalmente. Ocorre, no entanto, que praticamos, sempre que possível, a camaradagem militar. Nunca deixamos de ajudar um companheiro de armas, quando ferido ou alvo de ataque. Só depois é que, eventualmente, fazemos perguntas. No caso presente, pensamos que Nabantia teve e tem toda a razão, pois a contestação agora publicada carece em absoluto de base plausível, e mais parece um texto para "armar em carapau de corrida". O Nuno Garcia Lopes que nos desculpe, mas as coisas são sempre aquilo que são. "Não os contei, porque gosto de me sentar nas primeiras filas...Posso garantir, porém, que só funcionários da Câmara eram muito mais que dois", não nos parecem frases aceitáveis quando o autor pretende desmentir aquilo que foi escrito pelo Nabântia sobre a diminuta assistência a determinado colóquio. Mas também é verdade que ao escrever "...orgulho-me de ser tomarense e(apenas) um dos muitos actores culturais que há dezenas de anos ajudam a que Tomar seja uma das cidades culturalmente mais dinâmicas que conheço", o cidadão-funcionário Garcia Lopes não nos parece estar a falar da mesma cidade onde muitos tomarenses como nós habitam. Avancemos!
O MIRANTE, com oito páginas de publicidade a abrir e duas a fechar (a vida está cada vez mais cara...), escreve em manchete que "Instalou um museu num monumento e dirige-o sem dar ou pedir contas". Refere-se a Luís Vasco, o honrado cidadão tomarense que há largos anos assegura a limpeza e as visitas turísticas à Sinagoga. Nas páginas interiores, uma boa reportagem dá a conhecer os diversos aspectos indiciados no título. Nada de muito diferente do que parece ocorrer no Convento de Cristo, designadamente, onde todavia não há visitas guiadas, mas têm de ir mandando o dinheirito das entradas e das raras vendas para o IGESPAR . Assim vamos...

3 comentários:

Anónimo disse...

O Sr. Dr. parece estar a usar de alguma ingratidão, senão veja:

Este rapaz da cultura tomarense, afilhado discreto daqueles que mandam, escrevinhador inimitável dos papéis municipais, que mais poderia opinar? Como melhor justificar o que faz do que dele bem dizer? Ora toma!... Lê o Bolhetim…


Não podemos esquecer, estamos em Tomar…
E cá, ele quase é um ícone….Há que o estimar, como se estimam as coisas boas!


Bocejo

Anónimo disse...

Bocejo dá sono.......

Anónimo disse...

Claro que no extremo oposto desta excelência de Avaliação, está um depoiamento simples e ingénuo de um aluno do 6º ano da mesma escola [EB2-3 Gualdim Pais]. Questionado sobre se as coisas corriam bem, respondeu que sim, corriam muito bem, porque nos testes tinha muitas negativas, mas no fim do período, não! Tinha sempre positiva! E agora, senhora ministra? Aqui fica um reparo sobre a excelência da sua avaliação!!! Eh pá! É para ver como anda o ensino em Portugal e sobretudo na região, e se fosse só nessa EB2- Gualdim Pais.