quinta-feira, 11 de junho de 2009

HAVIA NECESSIDADE?

Foto 1


Foto 2

Sob o título "Havia nacessidade?", lastima-se o PS/Tomar, no seu blogue, porque na Linhaceira, freguesia de Asseiceira, destruíram parcialmente o cartaz de promoção do cabeça de lista à câmara. No nosso entendimento, estamos perante uma situação tipicamente tomarense, que inclui clubismo mal assimilado, excesso de zelo, inveja, e por aí adiante, onde afinal todos têm razão e ninguém tem razão.
Têm razão os socialistas porque a actividade política é uma coisa muito séria, cujas regras devem ser escrupulosamente respeitadas. As eleições não devem ser confundidas com jogos da 1ª liga, nem os candidatos com jogadores. A política tem sérias e múltiplas implicações na nossa vida quotidiana, quer queiramos ou não, ao contrário daquilo que sucede com o futebol.
Tem razão quem mandou destruir parcialmente o cartaz, exactamente pela mesma razão apontada acima. As regras devem ser escrupulosamente respeitadas e o cartaz em causa estava manifestamente a infringir a legalidade.
Finalmente, ninguém tem razão, porque nenhuma das partes envolvidas respeitou as leis do país. O PS, ou o pessoal às suas ordens, o que vem a dar no mesmo, agiu de improviso, sem ter em conta que no dia das eleições aquele cartaz iria estar em situação ilegal face ao que está determinado em matéria de propaganda e de assembleias de voto. O Junta de Freguesia de Asseiceira, ou alguém às suas ordens, porque uma ilegalidade não serve nunca para justificar outra ilegalidade. E destruir propaganda eleitoral é um delito grave. O que podia e devia ser feito, se tivesse havido a necessária ponderação, era intimar o PS a retirar ou tapar o cartaz até 24 horas antes do acto eleitoral. Caso não obedecessem, então a Junta procederia à sua retirada, incluíndo o respectivo suporte, apresentando depois a factura aos socialistas, argumentando precisamente que como a lei não permite destruir nem danificar propaganda eleitoral, a única solução foi remover todo o conjunto ilegal. Não teria sido muito melhor para todos? Para quê criar conflitos desnecessários? A vida já é assaz complicada para todos, e não há meio de aparecerem melhoras...Viver não custa, mas saber viver ...

(A fotografia nº 2 foi retirada do blogue do PS/Tomar, a quem agradecemos.)

9 comentários:

Anónimo disse...

Com o ensino que anda por aí abundam as manifestações de ignorância e atraso políticos.

Anónimo disse...

Minimizem. Não compliquemos. Sejamos directos.

1 - José Sócrates afirmou que iria continuar o "RUMO" político para Portugal. Errado. O PS e partidos da oposição não têm nenhum rumo definido para Portugal. Quem já manda aqui é a UE e o rumo para nós está sendo definido nas altas instâncias europeias.

2 - Estamos a dar os últimos extertores do chamado PREC, temos vivido nele nos últimos 35 anos, a luta política sempre se centrou sobre o quinhão a conquistar no OE.

3 - O sistema partidário português está calamitoso, infortúnio público em que o PS também está mergulhado. Os partidos são, presentemente, agências de emprego. Exemplos no chão da política: a esposa de um presidente de junta que nunca fez nada na vida empregou-se nas bilheteiras de uma piscina municipal; a filha de um motorista da câmara que trabalhava num café, empregou-se nos serviços de limpeza camarários e comprou um Fiat Uno; uma senhora, esposa de um proprietário de uma firma de prospeção de águas (perfurações), empregou-se no centro de saúde a atender os utentes (para garantir uma reforma...); a filha de um amigo meu que é do PS, que não se cansava de dizer-me mal do anterior PC do PS, deixou-se seduzir pelo actual do PSD, é amigo de um presidente de junta e alguém, invejoso, disse-me que a filha desse meu amigo estava a trabalhar na câmara (esse meu amigo continua a ser do PS, vai a reuniões e tudo). Quando o encontrei disse-lhe com ar zombeteiro..., então a Elsa está na câmara, soube?! É verdade, pá. A Elsa foi a concurso e foi admitida. Parabéns!!! Uso muito a biblioteca pública municipal e há duas semanas pedi lá umas fotocópias e a funcionária que me apareceu para a tarefa, minha vizinha, é prima do pres. junta da freguesia onde vivo, que às vezes ensinava inglês numa escola pública. Por aqui? então as aulas? Não fui chamada nos últimos dois anos, e com ar infeliz, estou agora aqui... Está bem abelha, pensei, daqui dás uns saltinhos para mais arriba. É assim a vida (os nomes são fictícios, os factos são reais e poderia encher duas folhas A4). É assim a vida de um português, das famílias portuguesas, com aquela manha e mestria necessária e imperiosa herdada de épocas sucessivas, em usar ao máximo a debilidade dos agentes políticos e do sistema partidário que presentemente temos. Cada um afinfa-lhe conforme pode e não é justo criticá-los.

A Europa está aí, manda aqui, cada vez mandará mais. E cada um vai-se amanhando. Quem paga manda. E a Europa mandou e está ainda a mandar muito dinheiro. É provável que daqui a uns anos estas coisas tenham mudado muito. É provável. Até lá a luta continua, tanto mais dura quanto maior e mais tempo durar a crise. Sempre no mesmo sentido.

Só posso apreciar este sistema. Quem não vai por aí quilha-se. São estes interesses (os que citei são trocos), os de topo são conhecidos de todos, que decidem governos em Portugal.

Rumo para Portugal, não há, não temos, ninguém tem. Vai-se trabalhando em Bruxelas.

Lembrar-me eu que não aproveitaram aquela ideia de Miguel Beleza no prós e contras de criar uma raspadinha nos recibos (incentivar a pedi-los) para combater a fuga ao fisco!

Comparado com isto, a história do cartaz é irrisória.

Anónimo disse...

Os serviços, as escolas, são albergues de idiotas curvados e de rabo virado a quem os coloca.

Anónimo disse...

São burro ou quê? O vandalismo foi feito pelos chulos do PS. é mais uma tentativa para se vitimarem e a propósito disto digo que fazem o mesmo aos cartazes das outras forças políticas concorrrentes. Este duplo queixo saiu cá um artista.

Anónimo disse...

Havia necessidade de empolar neste blog este assunto partidário?

Claro que havia para publicitar o PS e, sobretudo, o seu candidato.

Publicidade de vitimização é mel!

Às vezes falha, como no caso do Avô Cantigas nas comemorações do 1º de Maio.

E vai acontecer o mesmo em Tomar!!!!!

Unknown disse...

Não concordo com essa de ser um assunto partidário.

É um assunto de esfera da prática da democracia e parece-me que o assunto até foi abordado de uma maneira muito equilibrada.

Anónimo disse...

... mas, melhor do que isto, para ser a "VOZ DO DONO" não pode...

só que, o povito tem o votito..

e tambem,
aqui quem vem,
o voto tem
mais que definido....


ah,ah,ah,,


salomão

Anónimo disse...

Deve no entanto constatar-se que o candidato saiu favorecido pois é notório que ficou com muito melhor aspecto.

Anónimo disse...

Foi uma atitude vergonhosa por parte da Junta da asseiceira.

Basta terem retirardo o símbolo do PS.

mas isto vai das pessoas. por exemplo em paialvo o cartaz do Arquitecto Vitorino está mesmo em frente à Junta de Freguesia e não foi estragado nem retirado. E é dos pequenos.

Os tiques fascistas não acabam dentro do PPD/PSD.

mas é bom para as pessoas verem o que seria se eles voltassem ao Governo. Este é uma lástima, mas imaginem a Ferreira leite.