terça-feira, 16 de junho de 2009

AFINAL FORAM DOIS DESASTRES...

Perante os péssimos resultados obtidos pelos socialistas, no passado dia 7, a nível nacional, distrital e local, houve quem estranhasse o silêncio dos vencedores. Pelo menos aqui em Tomar. Intrigados com tal atitude, fomos indagar na Net. Após algumas comparações, apareceu muito nítida a causa do tal silêncio. É que afinal, aqui no concelho, não houve só o desastre eleitoral do PS. Houve também o do PSD. Se os socialistas passaram de 6.851 votos nas europeias de 1999, para apenas 3.654 em 2009, o PSD passou de 6829 para 4.916. Noutros termos, os laranjas nabantinos foram os mais votados, mas perderam muitos votos.
Está assim evidenciada uma situação curiosa. Segundo escreveu Luís Ferreira, no seu blogue Vamos por aqui, os rosas locais perderam mais de metade dos votos em relação a 1999 porque uma parte do eleitorado está aborrecida com o governo e com José Sócrates. Seja. Mas então qual a justificação para a perda de votos do PSD? Têm os sociais-democratas alguma coisa a ver com o actual governo?
E em relação ao PS, será que a fuga do eleitorado foi provocada unicamente pela política governamental? A ser assim, como explicar os resultados de Ourém, onde o PS passou de 3.711 votos em 1999, para 2395 em 2009? Qual o motivo ou motivos para que os socialistas tenham descido bastante menos em Ourém do que em Tomar? Não haverá por ali alguma relação com o facto de os eleitores respectivos já conhecerem os candidatos para as autárquicas?
São, naturalmente, apenas pistas para tentar perceber o que se passou. Porém, uma coisa é indubitável: face aos resultados verificados, o argumento do desgaste do governo, por si só não convence. Há que ir mais além e ter a coragem de agir atempadamente em função das conclusões a que chegarem. Legislativas e autárquicas não tardam aí, sendo que os últimos resultados verificados em Tomar não deixam grande margem para dúvidas. O PS obteve 10.850 votos nas legislativas de 2005, mas apenas 4.235 nas autárquicas. Inversamente, o PSD conseguiu apenas 7.643 nas legislativas, mas 9.993 nas autárquicas. Ou seja, no estado actual das coisas, tudo dependerá dos eventuais projectos submetidos ao eleitorado, bem como da campanha eleitoral que cada força política conseguir fazer. Todavia, que ninguém tenha ilusões, as recentes europeias foram um sério aviso para as duas formações mais votadas no concelho, uma vez que os independentes não concorreram. Agora, ou há atitudes corajosas de parte a parte, ou os dados já estão lançados. Salvo imprevisto, vamos ter mais quatro anos de PSD na Câmara. Se não forem melhores do que estes últimos, estamos bem arranjados estamos!

33 comentários:

Anónimo disse...

E se for a equipa socialista não será muito diferente.

Rodrigo Castro disse...

"Agora, ou há atitudes corajosas de parte a parte, ou os dados já estão lançados. Salvo imprevisto, vamos ter mais quatro anos de PSD na Câmara. Se não forem melhores do que estes últimos, estamos bem arranjados estamos!"

Disse tudo, meu caro. Tudo...

Anónimo disse...

A política autárquica tomarense está desde o 25 de Abril dominada pelo cinzento centrão.

Apenas uma mudança de política poderá mudar o rumo dos acontecimentos.

Podem os protagonistas do desastre fazer essa mudança.

Duvido.

Os interesses do PS e do PSD são os mesmo, a clientela é a mesma, a política será assim a mesma.

Os IpT serã alternativa credível?
Acho que não. Basta ver a prática de Pedro Marques e de Rosa Dias no actual mandato.

Há alternativas?

Há.

Anónimo disse...

Por lapso.
"Podem os protagonistas do desastre fazer essa mudança."

Correcção.

Podem os protagonistas do desastre fazer essa mudança?

Anónimo disse...

Reparo que, embora nada no artigo o refira, que está organizado na tag "Ourém".

Premonição?
Preparar a retirada?

Anónimo disse...

meus amigos daqui vos digo antes de ir dormir:

o pagode não quer projectos, o pagode quer é obra, quer trabalho, quer pão, saúde, educação, cultura, qualidade de vida...
o resto, o resto são tretas para os magnos pensantes se entreterem...

vejam: o tempo, o dinheiro que os "comentadores" fazedores de opinião papam à pala de nada resolverem!..e de tudo opinarem!

ad ex: o programa de duas horas esta noite desperdiçadas num dos canais temáticos de notícias...

Anónimo disse...

Colega Castro,
vou acabar o meu curso de Gestão e Administração de Serviços de Saúde no próximo mês. Já fiz um semestre de estudos Erasmus; um estágio Erasmus e tenho um estágio profissional para começar em Setembro em conjunto com a frequência dum Mestrado na Escola Superior de Saúde de Lisboa. Todas as minhas férias trabalhei em várias actividades remuneradas e declaradas às finanças. Não estou à espera que me comprem o voto com um lugar nalgum sítio. A minha média de curso está nos 14,32.
Vou acabar o curso de licenciatura com 20 anos porque nunca andei metido em Associações de Estudantes e Jotas políticas. Não sou de Tomar mas vou votar em Lisboa no Bloco de Esquerda.
Como vês eu consegui e tu? Quantas matrículas tens? Eu tenho três.
Vamos deixar de ser colegas porque eu passarei a ser mais um licenciado e tu pelo que vejo passarás a vida a tentar acabar o curso e agora é mais difícil pois as Independentes/Modernas já foram.
Saudações académicas ao ainda colega Castro.

Anónimo disse...

Já se fala aqui em ensino, mas deve ser da treta.

Rodrigo Castro disse...

Estranho, muito estranho. Que um post se dirija a mim e a abordar a minha vida privada quando nada o fazia prever.

"Vou acabar o curso de licenciatura com 20 anos porque nunca andei metido em Associações de Estudantes e Jotas políticas. Não sou de Tomar mas vou votar em Lisboa no Bloco de Esquerda.
Como vês eu consegui e tu? Quantas matrículas tens? Eu tenho três."

Tambem tenho 3 matriculas, caro colega. Mas sem desprezo do seu curso, as mesmas sao em direito. Sem nunca falhar uma cadeira, vou agora transitar para o 4' ano em Coimbra. Com media de 14,3 valores, que na minha Faculdade e' bastante bom.

Caso nao saiba, o meu curso tem 4 anos de licenciatura e mais 1,5 de mestrado. Portanto, acabarei de estudar aos 23 anos...

Nao preciso de Independentes ou Escolas Superiores de Saude para terminar uma licenciatura com bom nota, num local onde o ensino tem prestigio.
Apesar do ataque pessoal que me fez, desejo que no futuro profissional consiga ser tao competente como eu almejo para mim.
Felicidades...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Análise correcta. Nestas Eleições no que respeita ao concelho de Tomar o PS mas também o PSD foram os grandes derrotados. Há um "disparar" do BE e um reforço também forte da CDU.
Uma coligação BE+CDU poderia, face aos bons quadros que tem, ser uma candidatura vencedora para a Câmara.
Pensem grande e unam-se. Podem dar um exemplo ao País !

Anónimo disse...

Consta que o CDS/PP também vai apresentar candidatura forte através de Herculano Gonçalves

Anónimo disse...

A hipótese do anónimo das 7:53 era fácil de operacionalizar, mesmo sem coligação formal :

A CDU concorria á Câmara onde atá já tem um bom candidato carismático e o BE não se candidatava.
O BE candidatava-se à Assembleia Municipal e a CDU não.
Concorriam a todas as freguesias da seguinte forma :
Santa Maria : BE e tb CDU
São João : BE e tb CDU
São Pedro : CDU
Carregueiros : CDU
Paialvo : CDU
Madalena : BE
Àlem Ribeira : CDU
Casais : BE
Pedreira : CDU
Alviobeira : BE
Sabacheira : CDU
Serra : BE
Junceira : BE
Olalhas : BE
Beselga : BE

Ou seja 9 candidaturas ás freguesias do BE e 8 da CDU com apoio expresso de cada força politica `a outra quando não concorressem em simultâneo.

Poderiam ser na Câmara, A. Municipal e em muitas freguesias candidaturas vencedoras.
Não será uma boa ideia para os dirigentes locais dos 2 partidos pensarem ?

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com a proposta apresentada à excepção na freguesia de S. João em que devia haver uma candidatura única pois há fortes hipóteses sde conquistar essa Junta. Sugiro que seja a candidatura CDU já apresentada e que também tem uma candidata forte.

Anónimo disse...

O Dr. Rebelo continua a ser desonesto q.b. porque em 2004 o PSD concorreu em coligação com o CDS às europeias, logo não pode comparar o resultado de então com o de 2009. Percebeu desta vez ou quer que lhe faça um desenho em francês? Faça um esforço, seja honesto e isento uma vez na vida.

Anónimo disse...

Já agora, se me dão licença, e uma vez que também sou eleitor inscrito no concelho, aqui vai mais uma achega.
Nesta coisas da política, sobretudo, mas igualmente no resto, é conveniente sonhar, mas nunca demasiado alto. Mais precisamente, para ganhar a câmara não basta uma mera junção episódica CDU/BE. Há desde logo a impossibilidade legal:uma coligação (CDU) está impedida por lei de fazer outras coligações. Há depois um concelho conservador como Tomar. Nestas condições só um grupo forte e coeso integrando IpT, PC, BE e dissidentes (PS e outros). A não ser assim, nem vale a pena começar, porque apenas restam duas hipóteses à esquerda tomarense:ganha e limpa a merda, ou não ganha e quanto mais lhe mexer mais mal ela cheira.E na esquerda nacional é a mesma coisa!

Anónimo disse...

Curiosa a evolução nas europeias em Tomar face à realidade nacional :

CDU a nivel nacinal subiu 17% mas em Tomar subiu 52% !

BE a nivel nacional subiu 119% mas em Tomar subiu 183%.

O BE ganhou em Tomar algumas secções de voto ( Cem Soldos e 3ª de Paialvo) . Nas secções de voto com eleitorado mais jovem grandes votações no BE mas também da CDU.

Sebastião Barros disse...

Essa coisas de atribuir defeitos aos outros é uma verdadeira praga aqui em Tomar. Desonesto, o Rebelo? Não nos façam rir. Tem defeitos, como todos, lá isso tem. Agora desonesto?
Essa da coligação com CDS é uma desculpa mal amanhada, pois como é sabido, no concelho de Tomar o PP tem cá um peso eleitoral...Adiante.
Então e a descida nas autárquicas de 15.161 em 2001, para 9993 em 2005, ainda com a estrela Paiva? Mais de cinco mil votos é muita coisa! Também foi por causa da coligação?

Anónimo disse...

O Rebelo não dava aulas de Matematica pois não? É que se nota um bocadinho... E a fixação por transformar vitórias da direita em derrotas já vem desde os anos 60 do século passado. O Rebelo percebeu já ha muito tempo que fazer opinião é muito importante e como ninguem o fazia, vai ele de o fazer... inteligente sem duvida. Primeiro sob a capa de Conde do Flecheiro, depois retirando-a porque o embuste não fazia mais sentido. Agora brinda-nos com varios posts ao dia, todos num só sentido. Honesto intelectualmente, pois sabemos qual a sua filosofia de vida e politica. Mas não insista em chamar-nos burros. També, sabemos ler resultados eleitorais e não temso medo da sua sapiência. Efectuando uma extrapolação e aplicando o método de hondt o proximo executivo seria - PSD - 3; PS - 2; Bloco - 1; CDS - 1. Estes são os factos. O crescimento do CDS foi superior a 100% quando comparado com o resultado das ultimas autarquicas. E é isso que o Rebelo infelizemnte quer propositadamente esquecer ou evitar que alguem refira. Pois bem meu caro, não conseguiu.

Anónimo disse...

Com os cenários que se avizinham de dispersão em termos de candidaturas à Câmara :

PSD
CDS
IpT
PS
CDU + BE ?

Quais quer 6000/6500 votos vão chegar para ganhar a Câmara.
Será que a candidatura forte CDU+BE não tem hipóteses ?
Não será assim tão descabido.

Anónimo disse...

Nas europeias em Tomar :

BE+CDU+ MRPP(*) = 25 % !

É obra.


(*) Na maioria votos de confusão do simbolo da CDU e MRPP

Com lideres e projectos autárquicos fortes não serão uma alternativa ?

Anónimo disse...

"Perdoa-lhes senhor, que eles não sabem o que dizem!"

O ELEITORADO EM OUTUBRO ESCOLHERÁ A CANDIDATURA QUE PROVAR TER O MELHOR CANDIDATO A PRESIDENTE.

Anónimo disse...

pela relevância do cenário, transcrevo com a devida vénia ao autor, um comentário a post anterior:


"Acho que sim, haja candidatos!
Façamos um suponhamos (projecção como dizem os desentendidos) de candidatos e resultados, tirado do centro de sondas abaixo dito:

PSD: Fernando Ri -35%
CDU: Bruno DesGraça - 15%
IpT: Petro Marquês- 10%
BE: Carlos Galinha -10%
PS: José Bezerro - 5%
CDS: Ibo Santas -2%
Outros: Oliveira do Vale da Porca-13%
Nulos ou pretos:10%

fonte: "sondas abaixo da ponte velha"

cosulte-nos e apostará certo."

17 de Junho de 2009 0:48

Anónimo disse...

"a freguesia de S. João em que devia haver uma candidatura única pois há fortes hipóteses sde conquistar essa Junta. Sugiro que seja a candidatura CDU já apresentada e que também tem uma candidata forte."

Diria mais, uma candidatura fortíssima da menina Sílvia, como era há 4 anos para a Câmara, com os brilhantes resultados que se viram!!!

Sebastião Barros disse...

Para anónimo das 9:28

Razão tinha o outro quando afirmou que "os portugueses são um povo de 10 milhões, separados pela mesma língua". Nunca nos passou pela cabeça tentar transformar derrotas em vitórias, ou vice-versa. A nossa intenção foi apenas evidenciar que os resultados eleitorais tiveram causas sobretudo locais, ao contrário do que escreveu Luis Ferreira no seu blogue.E tirar daí as devidas consequências
Num outro registo, podemos garantir que a carapuça de Conde do Flecheiro não enfia em qualquer das cabeças aqui do blogue.
Quanto aos posts "todos num só sentido...", se calhar não seria descabido encarar a hipótese de a realidade depender, em partes quase iguais, do que se escreve e de quem lê.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

O desastre mais grave é continuarmos a ter em Tomar uma Câmara em que o oportunismo e a mediocridade imperam. Desde o tempo de Pedro Marques, pelo menos, que é assim. Uns porque são desonestos encartados, outros por vaidosice, outros por ridículo. mas Tomar é que tem sofrido.

Esse é o verdadeiro desastre Dr.Rebelo.

Anónimo disse...

O verdadeiro desastre é passar o dia a pensar no que se vai criticar e mandar abaixo em vez de se trabalhar. Esse é o problema. É que custa muito produzir... Falar, neste caso escrever é muito mas mesmo muito facil.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Já que falamos em projecções , ai está :

CDU - 6100 -(2) Presidência
PSD - 6000 - (2)
Ipt - 4300 - (2)
PS - 3700 - (1)
CDS - 1000
BE - 1000

Sebastião Barros disse...

Para anónimo em 13:09:

O verdadeiro desastre, dizemos nós, é haver cada vez mais leitores que não entendem aquilo que lêem, nem sequer a realidade em que vivem. Essa de esquecer que para produzir o que seja, primeiro há que fazer os planos, e esses só podem ser escritos e desenhados, é de cabo de esquadra. Você acha então que escrever, pensar, produzir ideias, não é trabalhar?! Se calhar considera que só o pessoal da terra e o da ferrugem é que são realmente trabalhadores. Se é o caso, actualize-se homem.Isso foi nos séculos XIX e XX. Quando o PC era bastante forte em Itália, Espanha e França, países onde agora já nem 5% de votos consegue.

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com a proposta apresentada à excepção na freguesia de S. João em que devia haver uma candidatura única pois há fortes hipóteses sde conquistar essa Junta. Sugiro que seja a candidatura CDU já apresentada e que também tem uma candidata forte."

Melhor, fortíssima a menina Sílvia, que teve brilhantes resultados para a Cãmara nas eleições de 2005 e um brilhantíssimo desempenho na Assembleia no mandato anterior.

Realmente a sua candidatura à Junta de S. João é para ganhar .... juizo!!!!!!

Anónimo disse...

o tempo do Estaline já passou há muito. Ainda há quem se julgue partidário do nojento Lavrenti Beria. Cambada de tontos saloios.

Anónimo disse...

"Quando o PC era bastante forte em Itália, Espanha e França, países onde agora já nem 5% de votos consegue."

O que prova a justeza da política do PCP que sempre recusou a tão desejada "modernização" que os seus adversários políticos, autor do blogue incluído, tanto desejam.

É a prova provada que da traição não pode sair nada de bom.