quinta-feira, 25 de junho de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Redacção de Tomar a dianteira Colaboração CLIPNETO

A notícia da semana, no campo político nabantino, foi indiscutivelmente a desfiliação de Isabel Miliciano do PSD, que já referimos em detalhe neste blogue. Enquanto os dois semanários locais se limitam praticamente a reproduzir a carta enviada pela conhecida jornalista, O MIRANTE, conforme mostra o recorte que publicamos com a devida vénia, foi assim um bocadinho mais ácido. Simples problema de concorrência? Ou agradecimento mudo à câmara PSD que neste número mandou publicar mais uma página inteira de publicidade, sob o título "Página informativa da Câmara Municipal de Tomar - 06/09? Que responda quem souber.

O PS/Tomar, que por vias anónimas se tem aplicado na crítica a Tomar a dianteira, acusando-nos de não sei quantas tropelias e outras tantas intenções sombrias, publica esta semana, num terço de págima, o cartaz que reproduzimos acima. Coincidência ou não, seis páginas mais adiante O TEMPLÁRIO dá destaque a uma entrevista a Luis Ferreira, que por acaso nem figura na série de fotografias do cartaz. Não querendo de forma alguma prejudicar o PS (ou qualquer outra formação política), não podemos todavia deixar de anotar uma incongruência. Enquanto o cartaz proclama que "Todos somos precisos", na resposta a uma pergunta Luis Ferreira repetiu a sua conhecida frase "A política faz-se com os que estão." É cuco ou mocho? Com todos? Ou só com os que estão? A resposta é importante, numa altura em que se acaba de saber que bons quadros socialistas a residir em Tomar integram as listas das câmaras de Abrantes (2) e Ourém (1). Sobre o resto da entrevista, achamos preferível, nesta altura, não nos alargarmos, por razões sobejamente conhecidas, pois não queremos de forma alguma vir a desempenhar o papel de "bode expiatório" no momento considerado oportuno. Ainda assim, confessamos ter estranhado a inclusão, na citada entrevista, de uma coluna do tipo cor de rosa, intitulada "Uma relação que nasceu na política", abordando aspectos da vida privada de Luís Ferreira, que não nos dizem respeito, como é evidente. Um amigo tomarense perguntava-nos esta tarde, algo incrédulo "Vocês acham que numa cidade conservadora como Tomar, isto lhes vai dar votos?" A resposta fica para nós, pois era uma conversa da vida privada, que deve ser sempre sagrada, salvo quando possa ter implicações graves na política.
Para quem gostar da política local, aconselhamos a leitura do mais recente post do blogue www.Nabantia, com o título "PS JÁ DERROTADO". Aquele nosso colega, cuja identidade continuamos a desconhecer, desta vez não é nada macio para os socialistas locais: "Ou seja: o dirigente do PS está a dizer que não acredita na vitória. Faz muito bem, porque ninguém acredita."
E depois ainda insistem em que o pessoal de Tomar a dianteira diz mal porque tem dor de cotovelo. A ser verdade, então o Nabantia tem dor de quê?

Conquanto mantenha no essencial o tipo nabantino de jornalismo, publicando em manchete "Recusaram servir almoço ao meu filho", um tema que se antevê não só de palpitante actualidade, como também com largos reflexos na comunidade tomarense, CIDADE DE TOMAR inclui nesta edição uma boa entrevista de quase duas páginas. Nela, Carlos Trincão e António Godinho, ambos professores no activo, conseguem ser bastante esclarecedores, usando uma linguagem diferente da usual "língua de pau" praticada pelos políticos da nossa praça. Achamos que vale a pena ler e meditar, pois alguns aspectos vão, na nossa opinião, ao cerne das questões. Este, por exemplo, logo na primeira resposta: "A nossa preocupação, por agora, é assegurar as pessoas que constituirão as listas e definir o programa. Depois se verá quem encabeça o quê. Ao contrário de outras estruturas, recusamos apresentar nomes sem o programa que se propõem cumprir. Dança de nomes é espectáculo sem conteúdo." (O negrito é nosso). Não temos nada mais a acrescentar por agora.



14 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro, gosto da Isabel!
Tem perfil e carisma.
Se passou por essas estruturas,
temos que reconhecer que não se hipotecou a ninguém! Tem o meu voto!
Tem passado político. Óptimo, tem experiência! Vá em frente. Tudo indica que a pessoa da Isabel incomoda muita gente! O Mirante nunca gostou de gente independente! Eles lá sabem porquê. Como diz e bem A. Rebelo, coisas da concorrência!
Entrevista de Luís Ferreira,
não foi compreendido. Ao alcançar os três vereadores como se propõem ganham a Câmara!
Luís Ferreira defeniu uma boa estratégia! Têm o voto da minha mulher!
Carlos Godinho e Trincão, dois bons candidatos! Competentes e interessantes! Se concorrerem terão um excelente resultado! Têm o voto do meu filho! Todos são importantes na cena política tomarense, onde a pobreza de espírito e de ideias grassa!

O Observador

Anónimo disse...

PRD, PS, PSD e agora PND.

Nossa minha...

Para já uma coisa é certa: o PSD livrou-se de uma erva daminha.

Anónimo disse...

As pessoas com carisma ou se amam ou se odeiam.
A Isabel é uma delas.

Um admirador

Anónimo disse...

“Com uma pedalada destas, só resta saber onde é que Isabel (ainda) vai parar…”


Mas ninguém tenha dúvidas, para manter a evidência ambicionada, concerteza, e pela associação escolhida se vê, parará, naturalmente, para as bandas lá da Linha a tomar chá com a Lili! ( a das Canecas….)
Não é esta a protectora dita, dos desprotegidos, desajudados e abandonados da plebe…?

Seria a continuidade perfeita…

Só um pormenor a resolver com facilidade, por qualquer tratante de imagem…

força jovem menina, aterra, está a teus pés....

Anónimo disse...

A política tomarense andava tão enfadonha e de repente alguém lhe dá ânimo! Não que não seja os amigos da crítica. Mas foi preciso aparecer um dado novo!
Não tenho nada contra nenhum candidato, mas dá para perceber
que esse tal movimento veio aquecer!
Há alguém com medo de perder o lugar ou influência?

O Observador

Anónimo disse...

"força jovem menina, aterra, está a teus pés...."

A terra está aos pés de toda a gente! Essa agora... Era o que faltava... A terra é como o sol: quando nasce á para todos!

Anónimo disse...

"Não é esta a protectora dita, dos desprotegidos, desajudados e abandonados da plebe…?"

EH pá, uns dizem que é erva daninha, outros que é a protectora da plebe! Entendam-se!...!
Cá para mim, isto vai ter alguma graça!
Vou ficar na plateia a ver!

Anónimo disse...

A Sr.ª Miliciano "tem experiência" - de quê? Alguma vez, enquanto vereadora do PSD fez frente ao Paiva ou ao Corvelo? Não se lhe conhece tal postura. Depois que saiu sim. Depois que perdeu as eleições nos PSD ficou-lhe a coisa entalada e foi o que se viu. O seu jornal passou a ser anti-câmara, semana sim semana sim.
A única coisa que contribui é para retirar tempo de antena ao Marques. Já ninguem fala do homem nos blogues. Concluindo, não acredito num bom resultado para nenhuma das listas de independentes. A malta já os topou. E já agora esclareçam-me os entendidos aqui do blog: O QUE É QUE OS DISTINGUE?

Anónimo disse...

independentes contra independentes.
Tomar é mesmo coisa única.

Anónimo disse...

Até ao momento ainda não vi ninguém contra ninguém!

Anónimo disse...

ó observador e já agora diz lá em quem votam os teus sogros, os da tua mulher, os teus irmãos e os da tua mulher, a senhora do pão, o da mercearia, do do café e por aí fora!!!!!!

Anónimo disse...

"Até ao momento ainda não vi ninguém contra ninguém!"

eh eh, não é consta ali numa loja ali ao início da corredoura...

Anónimo disse...

Mas e o Bruno, a CDU tem candidato ou não? Estão à espera de Agosto?

Anónimo disse...

Concorrência entre O Mirante e O Templário? Estão a brincar? O primeiro é um jornal, que já esteve melhor, mas que continua a ser feito por excelentes profissionais. O outro é um pasquim, que gosta de se meter na desgraça alheia e, cujos dirigentes, estão mais interessados em conseguir "um lugar ao sol" no poder, do que em fazer jornalismo a sério.
Continua tudo mesquinho, pequenino e sem interesse em pensar Tomar como uma terra com potencial de desenvolvimento! Assim não se vai a lado nenhum!