quinta-feira, 18 de junho de 2009

PROTOCOLO E HOSPITALIDADE

Fomos alertados pelo sempre actualizado colega Nabantia (que parece até já ter conseguido pôr os IpT em polvorosa, mortos por saberem quem "bufa" cá para fora...). E lá consultámos o citado Algures aqui, do nosso amigo e distinto dirigente socialista Hugo Cristóvão. Escreveu ele que gosta muito de cinema e ficou satisfeito com a homenagem tomarense ao centenário realizador português, bastas vezes premiado, tanto em Portugal como no estrangeiro, levada a efeito pelo Cine Clube de Tomar.
Lamenta depois aquele cidadão e dirigente político que o nosso presidente de câmara não tenha sabido respeitar o protocolo para estas ocasiões, falando demasiado e depois do homenageado. Termina considerando que faz falta na autarquia um serviço especializado em etiqueta e boas maneiras.
Apoiando o reparo de Hugo Cristóvão e do colega Nabantia, Tomar a dianteira está em condições de acrescentar que o pior aconteceu antes da cerimónia em questão. Fontes fidedignas garantiram-nos que aquando da sua chegada, Manuel de Oliveira não tinha ninguém à sua espera. Na circunstância, ele e a sua pequena comitiva dirigiram-se a um café próximo e aí perguntaram onde era o cinema. Obtida a informação e após terem tomado café, dirigiram-se para o Cine-Teatro Paraíso, onde também ninguém os aguardava. Decidiram então regressar ao café e aí esperaram até que apareceu alguém para abrir o cinema.
Se isto é hospitalidade, nós somos astronautas! É assim que pretendem incrementar o turismo?
Trata-se de uma pequena colectividade privada, com poucos meios, tanto materiais como humanos. Pois está bem! Mas quem não tem unhas não deve tocar guitarra. Primeiro deixam-se crescer as unhas. Ou compram-se umas artificiais.

4 comentários:

Anónimo disse...

Esta falha, este mau exemplo não tem nada a ver com turismo. Tem a ver apenas e só com boas maneiras, noção de protocolo e educação cívica, coisas estas que nem sequer se pode dizer que não abundam por cá! Simplesmente não existem!
Se em algum lugar nesta terra se recebe bem é no privado. As entidades oficiais estão a leste de tudo isso.

Aliás, e recorrendo de novo ao velho tema já aqui bastamente escalpelizado, temos o exemplo dos autocaravanistas que procuram a nossa cidade e a quem foi sonegada a possibilidade de se instalarem com dignidade no espaço que existiu, embora com deficiências à luz das modernas regras, para os acolher: o Parque Municipal de Campismo de Tomar.
Este sim, é um caso de má política para o turismo, alías, melhor dizendo, é um caso de ausência de política para o turismo.

De qualquer forma, num caso ou noutro, está comprovado à saciedade que esta é uma terra que acolhe mal quem a visita.

Anónimo disse...

Mude de Câmara! Mude de Câmara! Mude!

Anónimo disse...

Não quero defender a autarquia mas a homenagem não foi organizada pela camara mas pelo clube de cinema local pelo que se houve falha do protocolo partiu de quem organizou. o seu a seu dono.

Anónimo disse...

Finalmente leio num blog cá da terra algumas linhas sobre iniciativas culturais locais, neste caso de um cineclube de cuja existência desconhecia. Aplausos para os blogs que referenciaram o acontecimento... Felicitações ao cineclube, embora tenha sido importante, para ser notícia, cometerem falhas de protocolo.... Ás vezes é necessário escolher a cenoura para atrair os meios de comunicação em actividade. Salvo as devidas excepções (sem pretender visar os blogs em questão), a generalidade dos meios de comunicação andam agora por aí à cata de uma cenoura para se expandirem. É só preciso um gesto: acenarem~lhe com ela e apurarão logo o alfato e estimarão a pitança que lhe pode ser atribuída.

Os meios de comunicação em Portugal estão ostensivamente virados para a gosma, falam, discutem, analisam, criticam para serem ouvidos pelos estados maiores nacionais, regionais, concelhios, etc..

Uma observação ao cineclube: Manuel de Oliveira foi convidado por via da idade ou pelo apreço da sua obra?

Fez bem o PC em falar em último lugar: Afinal ele é o Presidente da Câmara. Cada um no seu poleiro. Habituem-se a respeitar as hierarquias e não façam como a oposição política em Portugal que decidiu em uníssomo achincalhar da forma mais desavergonhada o melhor P.Ministro de Portugal dos últimos 100 anos.

Esta é uma cenourinha...