sexta-feira, 26 de junho de 2009

POLÍTICA LOCAL - ANIMAÇÃO E EFICÁCIA



Com a aproximação das autárquicas, acentua-se de dia para dia a animação política local. Usualmente pacata, Tomar até começa agora a parecer um centro urbano em franco progresso. Designadamente na área da política e da cultura. Já vamos com seis listas prováveis para a Câmara e começa a falar-se numa sétima. É bom. É mesmo muito bom se contribuir para esclarecer os eleitores e para os levar a exercer o seu direito de voto. É bom também, se conseguir acicatar o suficiente os políticos instalados, levando-os a levantar finalmente a base do corpo do confortável sofá do conformismo. Mas não tenhamos ilusões. Por um lado, o conhecido princípio sociológico segundo o qual as eleições se ganham ou perdem antes das urnas, continua inteiramente válido. Por outro lado, tal como acontece nos campeonatos de futebol, ou até nos Jogos Olímpicos, pode haver muitos participantes, mas apenas dois ou três podem ganhar. No caso tomarense, e nas condições actuais, apenas dois -PSD e PS. Dado que ambos se vão esforçando, cada um ao seu nível, para dar um máximo de tiros nos próprios pés, a coisa está cada vez mais incerta.
À partida, com o abandono de António Paiva e o pouco ou nulo protagonismo dos IpT, o PS foi colocado em vantagem. Com a demasiado perfeita escolha do candidato PS e a subsequente campanha de cartazes, houve vantagem para o PSD, a qual se acentuou com a derrota dos socialistas nas europeias. Apareceram então as lutas intestinas nos sociais-democratas e as inesperadas desfiliações de Graça Costa e Isabel Miliciano, bem como o protesto interno do militante Delgado, que o PS local não está a saber aproveitar. A recente entrevista de Luis Ferreira constitui, na opinião de cidadãos alheios a Tomar a dianteira, um verdadeiro desastre. Ninguém ficou a perceber o que pretendem os socialistas, ninguém entendeu porque falou o 2º e não o cabeça de lista, muitos não gostaram mesmo nada daquela referência do coração "Uma relação que nasceu na política" a misturar alhos com bugalhos, negócios públicos com assuntos privados, sala de visitas com quarto.
Mantêm-se portanto, no nosso ponto de vista, as vantagens de ambos, porém cada vez menos nítidas. Os restantes putativos concorrentes, ainda que incapazes de vencer, vão acumulando simpatias, que o mesmo é dizer votos potenciais. Continua válida, julgamos, a solução vencedora por nós já apontada -das duas forças partidárias por enquanto ainda hegemónicas, aquela que primeiro conseguir o golpe de asa, indo buscar reforços em pessoas e em ideias ao adversário, se souber escolher, ganha.
Há depois todas as médias e pequenas formações, cuja actuação vai desgastar consideravelmente o capital de simpatia dos partidos do chamado "arco do poder". Nada, porém, de realmente inovador em termos políticos. Mesmo o Bloco de Esquerda, que tem a melhor base humana e ideológica, se por um bambúrrio viesse a vencer, ver-se-ia constrangido a agir exactamente como aconteceu com Lula e o Partido dos Trabalhadores no Brasil. Muitas e grandes proclamações, mas na prática uma politicazinha moderada, vagamente social-democrata. As coisas são o que são e a realidade nunca se adapta aos nossos postulados ideológicos. É a vida...

25 comentários:

Anónimo disse...

Uma lista conjunta BE+CDU tem todas as hipóteses de ganhar. Aliás as duas formações até tem posições muito próximas na politica local.
Tem que começar a pensar " grande" e ultrapassar barreiras que as respectivas direcções nacionais possam colocar.
Fazia todo o sentido e provávelmente seriam a única força com capacidade de concorrer a todas as freguesias. Freguesias como S.João,Sª Maria,Paialvo,Pedreira,Madalena,Carregueiros,S.Pedro e Asseiceira podiam ser ganhas e transformar esta força também em nº1 nas Juntas

Anónimo disse...

E nem era necessário uma coligação formal. Bastava um acordo/entendimento:
Uma força concorria a um orgão e a outra não ( mas integrava elementos das duas formações)

Por ex:

CDU - concorria à Câmara (integrava tb elementos próximos do BE)
BE - concorria à AM ( tb integrava elementos próximos da CDU)

Ás juntas :

SªMaria : BE
S.João : CDU
S.Pedro : BE
Madalena : BE
Beselga : CDU
Pedreira : CDU
Àlem da Ribeira : CDU
Carregueiros :CDU
Junceira : BE
Olahas : BE
Serra : BE
Alviobeira : BE
Sabacheira : CDU
Paialvo : CDU
Casais : CDU
Asseiceira :BE

Anónimo disse...

Era uma alternativa muito credível para o eleitorado, tanto mais que os respectivos líderes locais são pessoas credíveis, honestas e dinâmicas.

Anónimo disse...

A vida é feita de pequenos nadas. E os pequenos nadas podem mudar a vida das pessoas.
Bastava uma reunião com espirito aberto entre os respectivos dirigentes.Há que pensar alto e grande e pôr de lado preconceitos.

Anónimo disse...

"Mesmo o Bloco de Esquerda, que tem a melhor base humana e ideológica"

Ó Rebelo, opiniões são opiniões, mas onde as vai buscar é que não se compreende. Como é que um partido que é uma manta de retalhos de ideologias pode ter a esse nível a melhor base? Isso contradiz-se a si mesmo. E quanto à base humana... Então se eles se vêem à rasca para arranjar candidatos!

Anónimo disse...

Esta malta que vem colocar comentários sucessivos para parecer que são muitos...

Anónimo disse...

Formação de listas nas freguesias ?

Todas as forças politicas tem dificuldades !

E curiosamente quem está a ter muitas dificuldades no terreno são os Ipt, o PS mas também o próprio PSD pois o seu candidato á Câmara não mobiliza ninguém.

É natural que os partidos mais pequenos também tenham dificuldades

Anónimo disse...

Rebelo, tem de admitir que é tendencioso.

O Vitorino já foi entrvistado quando foi eleito candidato. É perfeitamente óbvio que a notícia agora fosse entrevistar o 2º da lista. Como se calhar quando forem sendo conhecidos candidatos a outros lugares e de outros partidos também serão. onde está a dúvida?

Anónimo disse...

O Dr. Rebelo é sempre tendencioso, curiosamente a favor do "centrão" - PSD-PS.

Havendo três forças (desiguais) no Executivo tende sempre para as duas do "centrão" e desvaloriza quanto pode os independentes.

Mas continue que assim noa desvalorização e no esquecimento e de forma discreta eles vão trabalhando, tipo formiguinha enquanto a(s) cigarra(s) canta e vai cantando.

E em Outubro fazem-se as contas....!!!!!!

Sebastião Barros disse...

Para anónimo das 10:11:

Só não compreende quem não quer! Têm a melhor base humana porque os seus arautos locais são ambos pessoas de elevado gabarito político e cultural. Quer se goste ou não. Têm a melhor base humana porque o seu eleitorado é o mais jovem e o mais motivado politicamente. Tem a melhor base ideológica porque sabem ser um partido de protesto, o que é excelente numa altura de crise. Tem a melhor base ideológica porque assumindo-se como partido de protesto estão como os cristãos em relação ao Paraíso -não têm que provar nada, uma vez que nunca chegarão a governar. E quando por caso lá chegam, como aconteceu em Salvaterra de Magos, dizem que gostariam muito de fazer mais isto e mais aquilo, mas que infelizmente não há dinheiro. Entendeu agora?

Sebastião Barros disse...

Pois! Agora vão-lhe dizendo que é tendencioso. A morte encontra sempre uma desculpa. É por isso que morremos todos.
Sobre a entrevista ao Luís Ferreira, se a explicação é essa e a publicidade de um terço de página não tem nada a ver com ela, quando é que vai ser entrevistado o presidente local do partido, que por acaso até devia ser o primeiro a falar, por essa ordem de ideias?
Não venham dizer que também já foi entrevistado!

Sebastião Barros disse...

Para os senhores do IpT:

Se os senhores não produzem nada que se veja, nem como intervenções no executivo nem como trabalho preparatório do próximo acto eleitoral, querem que a gente aqui do blogue fale de quê? Que está um rico tempo no Agroal, mas a água continua bastante fria?
O que é que já enviaram aqui para o blogue, que não tenha sido publicado ou referenciado?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 9:54,

Estou de acordo que os dirigentes locais do BE e CDU se deviam reunir para equacionar uma solução conjunta.

Anónimo disse...

Consta que o CDS também vai concorrer à Câmara e a 8 freguesias !

Unknown disse...

Sobre essa de "nunca baixamos os braços" uma engraçada fotografia feita por José Gaio.

Anónimo disse...

E que tal:

Nunca baixamos as calças! ou

Nunca baixamos as saias! ou ainda

Nunca baixamos as cuecas! ou melhor ainda

Nunca baixamos a braguilha! ou por último

Nunca baixamos os preços!!!!!!

Anónimo disse...

Tenho a impressão que o que vai ser muito difícil é baixar o QI.

Anónimo disse...

brincar à política, como outrora com bonecas, será coisa gira,…mas só para quem gosta!

cá pelas minhas bandas, continuando a gostar de brincar com bonecas (agora também com bonecos...), detesto ousar brincar com coisas sérias, (gostando, porém, tanto de brincar…) tão pouco, ver outras ou outros fazê-lo!

o espectáculo pateta que se vive em Tomar dado pelos diferentes figurantes na busca do tacho fácil, não tendo urbanidade, tem antes laivos de demência – e reconheço-lhe razão nisso da demência, Sr. Provedor da Urbe, conforme post de há dias – nos princípios e nos fins motivadores desses comediantes!

só por insânia, despeito, inveja, ressentimento, rancor, “ressábio”, enfim dor de corno (como dizem os machos), é possível assistir ao espectáculo palerma do alinhar de tantas pretensas listas: lista A, lista B lista C….! lista Z …

quem gosta da terra trabalha por ela (o que fazem, a contento da maioria do povo anónimo, – dos que votam e assim decidem a coisa – os titulares dos actuais órgãos autárquicos)!
quem diz que gostar, brinca a eleições, filia-se hoje no partido da porca, amanhã no partido da vaca e, se necessário quando calhar, no partido nos partidos todos, qual deles a jeito para mitigar frustrações cansadas, dentes a ranger a exsudar ódios….

divirtam-se que a coisa alimentar-vos-á!


saudações xoxialistas



Joana Com Dor

Anónimo disse...

"quem gosta da terra trabalha por ela (o que fazem, a contento da maioria do povo anónimo, – dos que votam e assim decidem a coisa – os titulares dos actuais órgãos autárquicos)!"

Acabem com as eleições, esse mal imenso.

Como se fosse só uma circunstancial maioria a amar a sua terra. Como se fossem só estes eleitos a ter gosto no trabalho que se faz em prol da sua terra.

Como se o escriba desta merdice o único a amar Tomar.

Pobre pateta.

Anónimo disse...

«Para os senhores do IpT:

Se os senhores não produzem nada que se veja, nem como intervenções no executivo nem como trabalho preparatório do próximo acto eleitoral, querem que a gente aqui do blogue fale de quê? Que está um rico tempo no Agroal, mas a água continua bastante fria?
O que é que já enviaram aqui para o blogue, que não tenha sido publicado ou referenciado?»

Concordo parcialmente com o Doutor Rebelo. Um senão... os IpT produzem ócio... muito ócio Doutor Rebelo... pois o galo (PM) não deixa os pintos nem piarem (os dependentes de PM).

Anónimo disse...

Uma nórdica entrou no avião de regresso a casa, depois de umas férias de 3 samanas passadas no Allgarve. Depois de colocar a pequena mala do cacifo, atirou-se para cima do assento, mesmo ao lado doutro passageiro, um homem de cerca de 40 anos, e exclamou:
- Enfim, juntos!
O passageiro, ao ouvir aquilo, olhou para ela e disse:
- Desculpe mas deve estar enganada. Eu não a conheço!
Ela replicou:
- Não estou a falar consigo! Estou a falar com os meus joelhos!

Anónimo disse...

Um casalito de namorados estão sozinhos na sala de estar em casa da rapariga. Nisto ouve-se a voz da mãe vinda da cozinha:
-Lanche!!!!
Levantam-se, dirigem-se à cozinha, sentam-se à mesa e o rapaz às tantas diz:
- Dona Deolinda, estes pastéis de bacalhau estão uma delícia!
A senhora ao ouvir aquilo, diz em tom imperativio:
- Porco! Vai já imediatamente lavar as mãos! Isso são bolos de côco!!!

Anónimo disse...

Para subir na política não falta por aí quem baixe até a calcinha. Que o diga a...

Anónimo disse...

Ó Dr.Rebelo, custou-lhe que o número 2 do PS falasse? Não se preocupe.

Ele falou e disse: PS 3 eleitos!
Há um ano ele falou e disse: o meu candidato para o PS é o Arquitecto Vitorino!

O Prof.Hugo Crsitóvão irá falar, não se preocupe e ir-lhe-á dizer porque é que o PS é um Partido confiável na Autarquia. Basta ler os escrito dele e verá que já faliu e disse muita coisa e que confia nas escolhas que o Partido, por si presidido há quase 4 anos fez e faz!

Quanto ao pormenor romântico entre o Luis e Anabela, não é uma delícia?

Eu própria fiquei com desejos de lhes dar um beijinho aos dois. E ainda dizem que não há romantismo?

Anónimo disse...

Andas a ver muitas telenovelas!