terça-feira, 16 de junho de 2009

PASSEIOS - UMA HISTÓRIA TOMARENSE

Quem, nestes últimos dias, tenha passado pela Praça da República, terá reparado decerto numa fila de pessoas já idosas junto às antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos, alí à ilharga da Igreja de S. João. São cidadãos que se vão inscrever para os passeios com transporte, almoço e lanche-convívio, tudo pago pela câmara, que o mesmo é dizer por todos nós contribuintes.
Tal prática mais não é afinal, sob pretexto de acção social, que uma vulgar "compra de votos" de eleitores cujo estatuto cultural não lhes permite alcançar a finalidade real da benesse. Pior ainda, além de usar dinheiros públicos que tanta falta fazem noutros sectores, esses sim prioritários, a autarquia prejudica os agentes de viagens e os transportadores. A uns porque é evidente que enquanto houver viagens e comidas de borla, ninguém vai comprar viagens organizadas, mesmo das mais económicas. A outros, porque enquanto usa o autocarro da câmara, não aluga a quem vive justamente dessa actividade. Em ambos os casos, a actividade de descarada caça ao voto prejudica gravemente empresas pagadoras de contribuições e impostos. Que servem para ir mantendo a autarquia a funcionar.
Para se perceber a enormidade de tal situação, basta inverter os papéis, só para demonstração. Imagine o leitor que os transportadores e os agentes de viagens, fartos de serem injustamente prejudicados nas suas hipóteses de negócios, resolviam entre si começar a cobrar licenças de obras, terrados no mercado, taxas de conservação de esgotos, IMI, etc. A câmara acharia normal e calar-se-ia?
Conscientes de tal injustiça, e porque aqui no blogue não temos nenhum proprietário de autocarro, nem nenhum agente de viagens, temos denunciado frontalmente a situação. Sem qualquer resultado até agora, diga-se, mas água mole em pedra dura... Ficámos por isso muito satisfeitos quando a semana passada lemos, num semanário local, um artigo no qual um conhecido jornalista criticava asperamente os passeios pagos pela câmara a alguns cidadãos, geralmente daqueles que sempre receberam mais do que deram ao erário público, e que actualmente nem sequer pagam IRS, mas julgam ter direito a viver à custa dos outros. Até referimos esse facto na habitual análise semanal da imprensa, tendo recomendado a leitura da citada crítica. Foi assim com grande surpresa que ouvimos um agente de viagens local lastimar-se dizendo que, afinal, o tal jornalista não faz jogo limpo. Serve-se do jornal para criticar a câmara, não porque ela prejudica os profissionais do sector, mas apenas porque lhe"rouba" os potenciais clientes dos vários passeios anuais que ele costuma organizar, e que vai publicitando no tal jornal onde escreve. Em resumo "Que bem prega Frei Tomás! Leiam o que ele escreve; não olhem para o que ele faz!"
É afinal apenas mais uma história tipicamente tomarense. "O que é que querem?! Se não me amanho eu, amanham-se os outros!!!" Por isso estamos como estamos. Com tamanha solidariedade, não admira.

9 comentários:

Anónimo disse...

"Um Leão, já muito velho e sem forças, repousava no seu covil.


Os outros animais, aproveitando-se da sua fraqueza, resolveram vingar-se dos maus tratos que ele lhes infligira quando era jovem e forte: o cavalo deu-lhe um coice, o lobo deu-lhe dentadas e o boi deu-lhe uma cornada.


O infeliz aguentou, sem um queixume. Foi então que viu um burro a correr na sua direcção, pronto para o agredir também.


- É demais! - exclamou ele. - Aceito morrer, mas ser insultado por ti é morrer duas vezes!"*

moral: cada um tire a sua....



*Jean de la Fontaine

Anónimo disse...

É o retrato da sociedade em que vivemos. E infelizmente o exemplo de Tomar não é caso único. Por este país fora abundam situações em todo idênticas.
A título de exemplo posso referir que câmara de Ferreira do Zêzere pratica o mesmo método há muitos anos, com sucesso sempre garantido.

Manuel Marques

Anónimo disse...

Deixa lá, "De" Barros! Qualquer dia também incluem na lista bloguistas obcecados, e aí já não refilas.

Anónimo disse...

Tó, não moas tanto a cachimónia! Porque é que não vais dar mais uma voltita à aldeia à procura de pedras soltas e ervinhas?

Anónimo disse...

Esta não, sr. dr. Rebelo, insigne provedor da urbe.

Que mal pode haver em numa autarquia bem-intencionada ser possível proporcionar aos seus mais idosos que, de vez em quando, possam ir onde nunca foram porque nunca tiveram possibilidades nem nunca iriam ter, porque, com reformas de € 300,00 ou pouco menos, a coisa não dará mais que para a farmácia e mercearia…!

- será que não compete às autarquias fomentar, potenciar e apoiar uma verdadeira e popular politica social de encontro aos interesses e gostos dos mais desfavorecidos?!
E, no caso, se eles até gostam…. Qual o mal….?

Dar ao povo o que o povo gosta!

De facto, a sensibilidade para a questão social que é: como tratar bem a velhice, anda, ou parece andar também, arredada, da nata “intelecto-pensante tomarista”….

Nata essa que, de galo pode cantar, naturalmente, pois, usufruindo de pesadas e chorudas reformas (merecidas?!... - fora de questão) elas lhes permitem não ter necessidade de comer da sopa dos pobres;
antes, viajam em classe de primeira e banqueteiam-se principescamente em luxuosos hotéis e similares ,distribuídos por paradisíacas paragens , frequentadas assiduamente por essa súcia de privilegiados….

Não se metam com quem precisa!

Juízo.


Manel do Padeiro e Jaquina da Sardinheira

Anónimo disse...

Ao contrário do que muitos querem fazer crer, o CDS está vivo e vai apresentar lista à Câmara de Tomar.

E acrescento que como candidato terá um actual membro da vereação da dita senhora câmara, que concorrerá como independente.

Vai ser anunciado no princípio do mês de Julho.

O CDS está vivo e de boa saúde e a lista vai ser forte e de valor.

Rodrigo Castro disse...

Sinceramente, penso que seria possível conciliar os passeios lá da 3ª idade com as agências de viagens e companhia. Até porque não é essa faixa etária que engorda as grandes empresas de viagens. Esses, como foi referido acima, têm muitas vezes pouco mais que dinheiro para os medicamentos e para comida.

Lamentável é a atitude interesseira e oportunista de um jornalista que, utilizando um meio informativo, tenta puxar a brasa à sua sardinha através de críticas a uma situação semelhante. Enfim, lastimável.

Quando ao comentário que o CDS está vivo e se recomenda. Sou bastante céptico quanto a um possível resultado positivo do partido de Portas em Tomar. Mas veremos. Espero que, diferentemente dos outros, apresentem propostas válidas para o concelho. Tentem ser uma surpresa agradável na política nabantina.

Cumprimentos a todos,

Rodrigo Castro.

Anónimo disse...

Acho que sim, haja candidatos!
Façamos um suponhamos (projecção como dizem os desentendidos) de candidatos e resultados, tirado do centro de sondas abaixo dito:

PSD: Fernando Ri -35%
CDU: Bruno DesGraça - 15%
IpT: Petro Marquês- 10%
BE: Carlos Galinha -10%
PS: José Bezerro - 5%
CDS: Ibo Santas -2%
Outros: Oliveira do Vale da Porca-13%
Nulos ou pretos:10%

fonte: "sondas abaixo da ponte velha"

cosulte-nos e apostará certo.

Anónimo disse...

A única sondagem credível que há mais de 2 anos é realizada em Tomar, está em Postais saloios.

Nela Corvelo de Sousa(PSD), quer com as fotos nos jornais locais, quer na intenção de voto manifestada, lidera, seguido de José Vitorino(PS) e depois Pedro Marques(Ind).