domingo, 7 de junho de 2009

HÁ TERRAS COM SORTE. OUTRAS NEM TANTO

Com o título assaz longo "Governador civil de Santarém meteu férias para se candidatar à Câmara de Ourém", o PÚBLICO de hoje inclui uma local que julgamos ter algum interesse para os potenciais eleitores tomarenses. Ouvido pelo citado jornal, o agora ex-Governador civil, que a esta hora já terá sido substituído pelo seu camarada mais velho Botas Castanho, declarou candidatar-se "porque foi pressionado por muita gente" e igualmente porque "o concelho está numa situação de emergência total." Acrescentou que "As pessoas precisam de ver uma luz ao fundo do túnel." Continua depois a jornalista Margarida Gomes, autora da notícia, dizendo que "O candidato não entende porque é que o actual presidente não tem uma estratégia para tirar proveito do "enorme potencial que representa Fátima no concelho". "Fátima é a jóia da coroa do país e pode gerar um potencial de mais-valia, porque há toda uma componente económica e turística associada a ela e a câmara não tira proveito disso", acusou Paulo Fonseca.
"Candidato pela 2ª vez, prossegue a jornalista, Paulo Fonseca, 45 anos, reconhece que "não é normal" trocar o lugar de governador civil e de deputado (tem o mandato suspenso, e garante que não vai colocar o seu nome na futura lista que vai fazer), para ser autarca, mas revela que é isso que quer ser." "Eu sei que não é normal abdicar deste estatuto para assumir um projecto que visa resolver os problemas da sua terra, é uma espécie de serviço público", concluíu este gestor de empresas."
Perante isto, que poderão pensar os tomarenses? Desde logo, que afinal a inclusão de Luís Ferreira, em 2º lugar, na lista para a Câmara de Tomar, pode também ser vista à luz da sua eventual saída do lugar de adjunto, que tem ocupado até agora. Depois que, surpreendentemente, o concelho de Ourém, que está bem melhor que o nosso, afinal também sente a crise, e de que maneira. Segundo Paulo Fonseca: "o concelho está numa situação de emergência total". Ora sucede,como é sabido, que em Tomar maioria e oposição são unânimes pelo menos num aspecto -todos sustentam que tiveram excelentes desempenhos nos lugares para os quais foram eleitos. Uns porque as obras feitas estão à vista de todos. Os outros porque, ao longo do mandato, foram apresentando propostas e declarações de voto, com soluções para todos os problemas da comunidade. Assim sendo, que poderemos acrescentar? Para resolver os problemas é necessário, antes mais, reconhecer que eles existem. Depois encontrar soluções e ser capaz de as implementar. Quando os eleitos assim não o entendem, apenas podemos dizer que há terras com muita sorte e outras que nem tanto. Mas ainda agora o povo está a aguardar que a procissão saia finalmente da igreja, o que se prevê que aconteça só em 11 de Outubro. São pelo menos 120 dias...
Os negritos são de Tomar a dianteira.

22 comentários:

Anónimo disse...

É fácil! O tipo está no negócio da construção, e, segundo rezam as crónicas está com grande aperto em termos de $$$$$.
Vai daí, se for eleito presidente em Ourém...t'á-se a ver, né???!!!

Anónimo disse...

A especulação à volta da eventual saída de Luis Ferreira do lugar que ocupa no Governo Civil não passa disso mesmo.

Luis Frreira, além de Adjunto do Paulo Fonseca tem sido o seu Secretário Distrital da Organização, assim como que o responsavel pelo funcionamento da máquina do partido no Distrito, garantindo que o poder que esse grupo tem desde a eleição da Distrital de 2003, não se perca.

Paulo Fonseca (Ourém), Luis Ferreira (Tomar), Fernando Pratas (Chamusca), António Gameiro (Ourém) e Manuel Afonso (Santarém), têm sido os obreiros de um poder que levou, por exemplo, António Rodrigues (Torres Novas) ao poder contra Nelson Carvalho (Abrantes).

Se bem conheço Luis Ferreira, ele ficará no lugar que escolher ficar e só partirá para outra situação, quando a anterior tiver consolidada. O percurso dele pode parecer pouco linear, mas tem de ser visto em "série longa". Não nos podemos esquecer que trabalhou vários anos com António Seguro e António Costa, precisamente dois dos eventuais sucessores de Sócrates.

Menosprezá-lo pode ser um erro terrivel e não me admnirava nada que ele conseguisse que o PS fosse até muito perto da vitória este ano em Tomar.

Anónimo disse...

O que impressiona é a má língua!
IRRA....!

Anónimo disse...

O Luís Ferreira nunca ganhará eleições em Tomar.
Tem uma postura altaneira, de quem tem sempre razão e de quem sabe sempre tudo. Não tem humildade suficiente.
E depois na pol+itica não é eleito quem quer, mas sim quem os outros querem!

IS
Um experiente em politica

Anónimo disse...

Um tipo que demorou 8 anos a conquistar o PS em Tomar por dentro, achas que desiste facilmente de conquistar a Câmara?

Não o deves conhecer.

Anónimo disse...

Uma coisa é o PS, outra é o concelho de Tomar!

Há alguma distância...
Não acham!

Anónimo disse...

Já agora gostava que me respondessem:

Conquistou o PS em Tomar!

Quem é o PS?
Quem é que faz parte do PS?

Não se confunda a arvore com a floresta!

Os partidos estão vazios! São sempre três ou quatro gatos pingados que fingem que vão mexendo... À espera de quelhes caia um lugarzito na sopa!
Depois abandonam...

Anónimo disse...

O discurso do Luís Ferreira é falacioso!!!! O gajo até dá a ideia que sabe dizer umas coisitas, mas soam a falso. É como algumas semntas cai à terra mas não dá fruto!
E depois do ponto de vista pessoal a sua vida é um vazio cultural e social! Tem sabido viver nas "bordas" do partido. E isso é muito feio.
O povo não é parvo e na hora da verdade sabe escolher!

Uma semente boa, que dá fruto quando cai na terra.

Anónimo disse...

..ah,ah, ah...

mas quem escolhe, não é o zépovinho? ou o zépovão!conforme os gostos....
todos os comentários à "medida" antes espremidos, não passam disso!

...e se a masturbação provoca remorsos...atentem-se!

ah, ah, ah,...

ps: estas estrelas do partido ex-punho, agora rosa, aí por Tomar, não se enxergam; francamente, andam mesmo na lua.

quando, nos próximos dez anos, voltarem a ser poder aí por essa bela cidade do Nabão, aqui, por onde paro, serei principe a caminho de Rei!

Anónimo disse...

7 de Junho de 2009 18:02

A isso, caro anónimo, chamo eu limpar o cu antes de cagar.

Anónimo disse...

O DUPLO QUEIXO NUNCA CHEGARÁ A PRESIDENTE DE CÂMARA EM TOMAR.
É UM HIPÓCRITA QUE NUNCA MOSTROU A DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS. É UM COBARDE POIS NÃO CONSEGUE ENFRENTAR PEDRO MARQUES. É UM PATETA POIS TEM O 12.º ANO. É UM CHULO POIS VIVE DE COMISSÕES DE SERVIÇO QUE EM BREVE ACABARÃO.
SÓ POR CIMA DO MEU CADÁVER SERÁ PRESIDENTE.

Anónimo disse...

O PS pagou hoje e vai continuar a pagar a sua dupla organização: uma a actuar fora das estruturas (clandestina), congeminando projectos pessoais, sempre com ligações a uma oposição interna que possa suceder à liderança nacional actual; outra que abre as sedes para as reuniões, controla o pagamento das cotas, preenche os requisitos formais estatutários, paus mandados daqueles. Isto passa-se em quase todo o país. Os líderes locais cumprem meras funções burocráticas. Normalmente não passam de boas pessoas...

Os que actuam por fora tratam de se colocar a eles e aos amigos nos lugares chave e estão sempre ligados ao mais bem colocado líder alternativo.
Há, por exemplo, quem goste de deixar claro que tem simpatia por J. Seguro...

Mas o que se passou hoje deve-se também a um erro monumental de José Sócrates:
a escolha erradíssima do cabeça de lista Vital Moreira. A maioria dos socialistas sabe bem quem ele foi e não esqueceu.

Anónimo disse...

Bem diz o Alberto João Jardim sobre o lobby gay dominar a política em Portugal

Anónimo disse...

E o Bloco de Esquerda vai formar Governo em portugal com o PSD, depois de conseguir derrotar Sócrates?

Gostava de ver a junção das duas teses políticas do liberalismo económico, defendido pelo PSD e da colectivização popular e nacionalização de todos os meios de produção, pelo BE.

Está de ver que só há uma alternativa ao poder em Portugal: ou PS, com Sócrates ou PSD com Manuel. Tudo o resto são parvoeiras.

Anónimo disse...

Tó, onde estão as tuas contra-respostas, o teu safa-tintas? Foste de férias, estás a fazer a tua 11ª viagem à terra dos bolcheviques? Aparece Tó, estamos com saudades tuas...porra!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Ourém é terra de empenho e desenvolvimento que reconhece quem investe nela, por isso Paulo Fonseca aí se candidata.

Agora imaginem que ele ganha.

Ficaríamos com Abrantes, Torres Novas e Ourém do PS. Só Tomar seria PSD, se este aqui continuar a ganhar.

Está-se mesmo a ver que alguém vai ligar a este candto do mundo, não está?

Anónimo disse...

"SÓ POR CIMA DO MEU CADÁVER SERÁ PRESIDENTE."

A estupidez em estado bacteriologicamente puro!

Melhor dito!

Se a estupidez fosse música este era a banda do 15!

Anónimo disse...

O Luis Ferreira, quando muito, é candidato a ser Vice-Presidente da Câmara de Tomar.

Ele concorre no campeonato do Carrão e da Graça.

Anónimo disse...

Se o Luis Ferreira algum dia fôr presidente da câmara façam um inventário aos computadores, senão...

Anónimo disse...

E já agora obriguem-no a tomar banho todos os dias, senão o pivete nas reuniões e assembleias atirará com alguns ao tapete...

Anónimo disse...

Paulo Fonseca a ganhar em Ourém? Só se os resultados forem falsificados! Já viram os resultados do PS em Ourém nestas europeias?

Anónimo disse...

Tanto ódio a Paulo Fonseca e a Luis Ferreira, só pode querer dizer que o autor é um daqueles que eles "correram" do PS em Tomar.

Muito provavelmente a gente séria que por lá andava antes de Paulo Fonseca ter sido eleito Presidente da Federação em 2003 e Luis Ferreira Presidente da Concelhia em 2004.