terça-feira, 2 de junho de 2009

DOMINGO TODOS DEVEM VOTAR

António Rebelo
No próximo Domingo há eleições para o Parlamento Europeu. Perante as dificuldades que vamos sentindo, a tendência natural será a da abstenção. "Porque são todos iguais! Andam todos ao mesmo! Querem é tacho! Vão mas é trabalhar!" E vá de aproveitar par ir passear. Até à praia mais próxima ou preferida, que o calor já aperta. Nada mais errado, no entanto. No meu entender, claro.
Eu irei votar e votarei no PS. Irei votar porque sou europeu convicto. Votarei PS porque ainda não me esqueci de quem nos colocou na Europa, numa altura em que não era assim tão fácil. Sem Mário Soares, Ramos da Costa, Manuel Alegre e tantos outros, estou convencido de que teríamos esperado mais uns bons anos.
Apesar da presente situação de crise, devem os cidadãos portugueses ter presente que, caso não estivéssemos na União Europeia e no Zona Euro, estaríamos agora na bancarrota, como aconteceu na Islândia, com o FMI a impôr-nos novamente as suas condições drásticas. Ou já se esqueceram dos anos 80 do século passado e da Teresa Ter Minassian a ditar-nos o que devíamos fazer, em nome do FMI? Querem regressar a essa época?
Por outro lado, quem nos tem ajudado com milhares e milhares de milhões, para todo o tipo de obras e subsídios? Para alguns se encherem?! Claro! Mas a União Europeia não tem culpa das nossas fraquezas. Se até foi graças aos fundos europeus que conseguimos acabar a A1 Lisboa-Porto e é por pertencermos à UE que agora podemos circular livremente pela Europa dos 27... Por tudo isto, e muito mais que se omite para não massacrar, acham que temos o direito moral de nos abstermos? Então eles têm-nos ajudado e nós agora recusamos-lhes um simples gesto democrático?
-"Mas não sei em quem hei-de votar. Não percebo nada da Europa. Ir votar é ajudar o governo e eu sou contra a actual política do Sócrates." Tudo argumentos de peso, sem dúvida alguma. Mas nestes casos há duas hipóteses: A - Aquela de que os responsáveis políticos estão à espera; B - A única digna dos verdadeiros cidadãos, conscientes dos seus direitos e deveres de cidadania.
Aquela de que os responsáveis partidários e outras sanguessugas do sistema estão mesmo à espera é a abstenção. Porque é a que mais lhes convém. Se perderem, dirão logo que foi devido à elevada taxa de abstenção. Se ganharem tangencialmente, idem, idem. Pois se até já arranjaram argumentação para justificar a grande abstenção -"Estavam à espera de quê? Com as pontes e este sol, foi tudo para a praia ou para a província. Querem é sopas e descanso."
Se, pelo contrário, os eleitores comparecerem e votarem branco ou nulo, aí as coisas complicam-se singularmente. Como explicar semelhante atitude, senão como um gesto contra os políticos e as políticas que temos? Por isso, caro concidadão, em qualquer caso, se a minha opinião vale alguma coisa para si, vá votar sem falta. Nem que seja antes de saír para a praia ou de fim de semana. Nâo quer votar em ninguém? Limite-se a ir à cabine de voto, dobrar o boletim em 4 e entregá-lo ao presidente da mesa. Desconfia que lhe possam alterar posteriormente o boletim de voto, acrescentando-lhe a cruz no local conveniente? Nesse caso receba o boletim, vá à cabine e faça uma cruz a todo o tamanho do papel. Sem nada o seu voto contará como branco, com a cruz a todo o tamanho será contado nos votos nulos. Tanto num caso como no outro, ninguém ficará a pensar que você não esteve foi para se chatear. E se forem muitos a fazer o mesmo, os nossos políticos locais começarão a coçar a moleirinha, porque vêm aí mais duas eleições e as escolhas não parecem ser muitas. Para já...
Em conclusão: Vá votar e bom fim de semana de consciência tranquila. Afinal somos todos europeus, quer queiramos quer não!

39 comentários:

Anónimo disse...

Eu Domingo não vou votar porque deixo que outros o façam. Aliás não vejo tanta vantagem em votar como não deitar lixo para o chão.
Sou apartidário e detesto estes políticos profissionais porque não os considero nada honestos. Para mim é a fidelidade para com os portugueses que está em jogo e quando ela é preterida em favor de interesses partidários e pessoais (alguém duvida que Ilda Figueiredo, Paulo Rangel, Nuno Melo, Vital Moreira e Miguel Portas corram por interesses pessoais? Eu não! ) então não voto e prefiro cultivar o meu quintal. É um direito que me assiste: NÃO VOTAR.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Eu até duvido que o Julião tenha cérebro...

Rui Mendes Ferreira

Anónimo disse...

Pessoalmente votarei.

Em quem votarei é cá comigo.

Não me parece que sem a Europa fosse a bancarrota.

Não me parece que a frase "Aquela de que os responsáveis partidários e outras sanguessugas do sistema estão mesmo à espera é a abstenção." seja digna de um democrata que até, ao que julgo saber, teve responsabilidades políticas pelo menos ao nível local.

Mas enfim, é o povo que temos.

Rui Mendes Ferreira

Anónimo disse...

Eu sei que "o povo" não é, na sua concepção sociológica, um conceito moderno.

É-o para mim e tanto basta.

Rui Mendes Ferreira

Anónimo disse...

Eu vou votar na Laurinda Alves!

Anónimo disse...

«Eu até...», «Não me parece... » e «Eu sei...» são expressões próprias de um narcisico microcéfalo intolerante. Sr. Rui Ferreira... respeite a vontade da maioria que trabalha. Que alcatroa o pavimento que pisa, que faz o pão que come e que escreve os livros que lê. O que o povo quer é que se meta na sua vida e deixe as vidas felizes dos outros.
Ser tolerante é estar bem consigo próprio mas existem uns "patetas" do PS que não percebem nada disso.
Eu sou tolerante perante os outros porque não tentar fazer esses exercício de humildade Sr. Rui Ferreira? Não custa muito tentar ou custa-lhe?

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Eu não sou socialista, nunva votei nem votarei PS seja para que eleição fôr e digo, caro amigo que se esqueceu injustamente de Medeiros Ferreira no elenco que fez de socialistas que nos "meteram" na CEE. Foi o ministro dos Negócios Estrangeiros que entregou o pedido de adesão!

Continuação de bom trabalho!
Nabantia

Anónimo disse...

Ó Julião.

Vai... trabalhar!

É que não dizes uma coisa com jeito!

Rui Mendes Ferreira

Anónimo disse...

Ah!

E essa de "patetas" do PS ofenderá a senhora tua mãe, se ela for do PS, já te disse, que não sou do PS, nunca votei no PS e nunca votarei no PS porque é um partido de direita e eu sou de esquerda.

O usares um pseudónimo ligado, embora indirectamente a Wiliam Shaksespeare e "The Taming of the Shrew", lá estou a a dar pérolas a porcos!, é sintomático. O que esperar de um nobre falido de Verona?

Rui Mendes Ferreira

Rui Ferreira disse...

Eu vou votar.
Vou tentar, não votar branco!

Mas vou votar, ó se vou!

Quanto à ideia, propalada já não me lembro por quem, de que o voto deveria ser obrigatório...

Fico um bocado hesitante, fico mesmo "vai-não-vai" para concordar... mas depois lembro-me que neste país não é obrigatório pagar impostos, não é obrigatório governar isenta e desinteressadamente, não é obrigatório trabalhar para ser recompensado, não é obrigatório ter ideias para "andar na política", enfim.. há tanta coisa que não é obrigatória.. olhem, eu ficava-me pelo adjectivo "recomentável" e vivíamos todos muito melhor!

Anónimo disse...

«Ó Julião.

Vai... trabalhar!

É que não dizes uma coisa com jeito!

Rui Mendes Ferreira»

Sr. Rui Ferreira... sem comentários sobre quem aparenta ter a pituitária no sítio errado :-(

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Sabes lá tu, Julião, o que é a pituitária ...

Sebastião Barros disse...

Desculpem a intromissão e o tom monástico: Deixem-se de "bicadas", mais dignas de lutas de galos velhos que de cidadãos responsáveis. Comentam o que se escreve, não quem escreve. Respeitem-se para serem respeitados.

Anónimo disse...

Vou levantar-me cedo, cerca das 07H00. Tomo um bom banho de água tépida, quase fria, faço a barba, ponho uma água de colónia, visto umas calças e uma t-shirt.
Tomo um pequeno-almoço no café perto da minha casa, telefono á minha namorada para lhe dizer que a vou buscar de imediato.
De seguida arranco em direcção a Peniche, mais concretamente, para a praia do Baleal onde espero chegar a tempo de fazer uma praiazinha até às 13H00. de seguida vou a Peniche comer uma valente caldeirada num restaurante ao pé do Forte. À tarde venho de regresso parando em Óbidos onde damos uma voltinha, depois pelas Caldas da Rainha. Prossigo pela estrada da costa em direcção a S.Martinho do Porto onde lancharemos. de novo na estrada em direcção à Nazaré, marinha Grande, Leiria e finalmente Tomar onde jantarei na pizaria junto á Igreja de S.João.
Só então, quando estiver a deixar a minha namorada á porta de casa é que me vou lembrar: "...eh pá, hoje era dia de eleições para o Parlamento Europeu...gaita...esqueci-me! E agora?..."

Anónimo disse...

O anónimo anterior é dos que passam a vida a queixarem-se "deles" e não percebe que é preciso fazer algo por "nós".

O que fazer?

Rui Mendes Ferreira

Anónimo disse...

Reformas
BBC afirma que Governo Sócrates cortou pensões e aumentou idade de reforma
02.06.2009 - 20h02
Por João Ramos de Almeida
Daniel Rocha/PÚBLICO (arquivo)

Objectivo de reduzir o défice levou ao corte de pensõesNão, não se trata de nenhuma nova força da oposição. No site da BBC, onde se traça o perfil de cada país do mundo, é afirmado que o Governo se José Sócrates reduziu o défice orçamental graças à redução de pensões, aumento da idade de reforma e retirando benefícios aos funcionários públicos.

Segundo a BBC, o governo de Sócrates - empossado em 2005 depois de conseguir a primeira maioria absoluta para os socialistas - “traçou a sua pioridade em reanimar a economia – que se encontrava há anos quase na cauda das tabelas europeias – e travar o crescimento do desemprego”.

“Desde então, o seu Governo conseguiu reduzir profundamente as despesas públicas, através da redução de pensões, o aumento da idade de reforma e do corte de benefícios dos funcionários públicos, numa tentativa para diminuir um dos mais elevados défices orçamentais da Europa”.

“As reformas – que alguns acusam de estar a destruir direitos sociais – recebeu de imediato os protestos, na sua maioria dos trabalhadores do sector público”.

Quanto ao Presidente da República, o site da BBC sublinha o facto de Cavaco Silva ter sido o primeiro presidente de centro-direita desde “o golpe de 1974” e que conseguiu derrotar dois candidatos socialistas. Mas acrescenta que “o papel do Presidente é sobretudo cerimonial”, embora entre os seus poderes esteja a nomeação de primeiros-ministros, a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições." PÚBLICO

Então sigam o conselho do Dr. Rebelo

Votem PS!

eh! eh! eh!

Sebastião Barros disse...

Ao anónimo eh eh eh:

Ninguém aconselhou a votar PS. Apenas se defendeu que fossem votar. Em qualquer partido, branco ou nulo. Mas para quem não sabe ler bem...

Anónimo disse...

PARA O SR. RUI MENDES FERREIRA

Tenciono fazer nestas eleições europeias o mesmo que fiz nas eleições para adesão de Potugal à Comunidade Europeia, percebeu?

Anónimo disse...

Eu vou votar CDU.

É um voto de confiança.

Anónimo disse...

Para as autarquicas temos melhor opções.

A candidatura do Engº Bruno Graça e a respectiva equipa vão ser a tal pedrada no charco e lodo que se desenvolve na sociedade tomarense.

É preciso ter esperança de que nem todos são iguais.

Anónimo disse...

Sem a Silvinha à cabeça da CDU/PCP não ganham as eleições para a Cãmara, ouviram!

Rui Ferreira disse...

Boa tarde:
Porque me pareceu estar a ser confundido ou "baralhado" com outra pessoa, agradeço que se considere que EU, o signatário registado a azul acima inserido, não deverá, de certeza, ser o comentarista anónimo que se assina (Rui Mendes Ferreira).
Agradeço encarecidamente que não se penalize que SEMPRE comentou aqui, e noutras páginas, devidamente registado, assinalado, identificável, contactável e RESPONSÁVEL.

Brigadinhos....

Anónimo disse...

SEJA ACTIVO!

AFIRME A SUA CIDADANIA!

NÃO VOTE, NÃO VOTE, NÃO VOTE!

E, NÃO VOTE!

Anónimo disse...

Para o Anónimo das 3 de Junho de 2009 11:13.

Não percebi. Mas também não creio que tenha havido eleições para adesão à CE.

E também não vejo onde é que está a agrura.

O senhor é apenas um dos que se queixam "deles" mas não faz nada.

É um estilo.

---

Por acaso reparei que havia um comentador homónimo.

Por isso assino com três nomes RUI MENDES FERREIRA, para isso mesmo, para evitar confusões.

E quando for grande também quero saber como é que faço para ficar assim bonito em azul... e RESPONSÁVEL.



Rui Mendes Ferreira

Anónimo disse...

Basta ter um email pessoal e usá-lo.

Anónimo disse...

Eu só vou votar porque enquanto democrata aceito que a maioria decida, mas não aceito que decidam por mim. Podemos ser poucos, podemos até não ter razão, que acho que temos, mas porque só decide quem vota, eu voto. Se querem outra coisa que não seja aquilo que eu quero têm que bulir, têm que votar, porque se só eu votar sou só eu a decidir, e, se assim acontecesse, podem ter a certeza que não vos deixava decidir, porque isso me competia, democraticamente a mim.

Rui Mendes Ferreira

Anónimo disse...

Já que se chegou à frente explique lá como é que tendo um e-mail pessoal posso ficar assim bonito em azul e responsável.

Rui Mendes Ferreira

Anónimo disse...

Pronto.

Lá me registei para ficar de azul bonito.

Anónimo disse...

Pronto, assim pelo menos sabemos quem é o Comuna de serviço.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rui Ferreira disse...

Agora é que me confundiu ó anónimo das 18:56!! é que eu sou de esquerda.
Mas se calhar estou enganado, diga-nos lá se se nota muito na escrita?
Ou será por causa da dieta de criançinhas que fazemos, é?

Caro Rui Mendes Ferreira. Em nome da blogosfera, agradeço-lhe e dou-lhe as boas vindas

Anónimo disse...

Obrigado, ó homónimo.

Agora é que a porca vai torcer o rabo ou da estagnação do índice demográfico de Tomar!

Com tantos a comer criancinhas...

Anónimo disse...

"Com tantos a comer criancinhas..."

Até parece que estás com medo que quando chegar a tua vez já não tenham fome...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ontem estive a ver um canal cabadiano onde apareceu a Sheryl Crow um bocadinho pró desnuda. Para quem não saiba a Sheryl foi aquela que sacou os milhões quase todos ao Lance Armstrong e por isso é que ele teve de voltar ao ciclismo.
Bem!!!! A "piquena" com a idade que tem "amanda" cá um físico!!!
Assim até eu "botaba", ai não que não "botaba"...