segunda-feira, 15 de junho de 2009

O ACASO E A OBSTINAÇÃO


Antonio Rebelo

Já o escrevi, mas reitero-o com satisfação. Considero Luis Ferreira um dos mais promissores políticos tomarenses, caso consiga atempadamente controlar dois excessos. Estou a referir-me à agressividade e à obstinação. Há também, parece-me, alguma intolerância e ódios de estimação, mas issso costuma desvanecer-se com os anos...
Analisando as recentes eleições europeias, Luis Ferreira escreveu, designadamente, que "Parte do eleitorado está aborrecido com o PS e com o Primeiro-Ministro José Sócrates e fez notar isso de forma clara, ao deslocar o seu voto, de forma massiva, para os nulos, para os brancos e especialmente para o voto de protesto, quase todo no Bloco de Esquerda, ma também no PCP e noutros partidos menores. E fez bem, digo eu, porque pode ser que assim as "inteligências" que lá de Lisboa nos vão, sempre, governando, percebam que é absolutamente necessário continuar a alterar comportamentos na nossa sociedade, fazendo-a evoluir... ... mas que há outras formas de o fazer..." (Luis Ferreira, Nota do dia, blogue Vamos por aqui, 12/06/09).
Tudo o que teve a coragem de escrever é verdade. Mas será toda a verdade? Segundo aquele dirigente socialista, a derrocada eleitoral do PS deve-se ao facto de parte do eleitorado estar aborrecido com o partido e com José Sócrates. Terá sido só isso? Na política, como em qualquer outra actividade, nada acontece por acaso. Tudo tem as suas causas. Os interessados é que nem sempre as conseguem identificar com precisão, havendo também casos em que, pelo contrário, procuram escamoteá-las.
O mapa acima, reproduzido do semanário SOL, com a devida vénia, indica a violeta os 57 concelhos nos quais o PS perdeu mais votos em relação às europeias de 2004. Mais precisamente onde o PS perdeu entre 45 e 59,9%. E logo aqui aparece a primeira dúvida metódica. Sendo a acção governamental igualmente sentida em todo o país, porquê esta diferença dos 57 concelhos em relação aos outros 251, se realmente se tratou exclusivamente de aborrecimento para com o governo e o seu líder?
Há depois a estranha distribuição geográfica dos concelhos mais "protestatários"-12 no Algarve, mas apenas 2 no Baixo Alentejo e 1 no Minho. Face à impossibilidade prática de abordar em detalhe todas as regiões do país, fiquemo-nos pelo distrito de Santarém, com 7 concelhos de um total de 21 no tal grupo dos 57. Os concelhos do Ribatejo mais "aborrecidos com o governo e com o primeiro-ministro" são Alpiarça, Cartaxo, Entroncamento, Golegã, Sardoal, Tomar e Torres Novas. Todos com câmaras socialistas, excepto Entroncamento e Tomar. Não é estranho? Se realmente o descontentamento é só com o governo, o que levará os eleitores de alguns concelhos a desviarem o voto do PS, nuns casos em câmaras socialistas e noutros em Câmaras PSD, como em Tomar, por exemplo?
E já que estamos a falar de Tomar e de descontentamento para com o governo, com se poderá explicar o ligeiro aumento de votação no PS, em relação a 2005, nas freguesias de Carregueiros, Casais, Pedreira, Santa Maria dos Olivais e S. João Baptista? E as descidas acentuadas em Além da Ribeira e na Madalena, por exemplo, ambas freguesias do PS? Será só voto de protesto contra o governo actual, num concelho onde o PSD também desceu?
Olhando sem paixão para os resultados dos últimos sete actos eleitorais, constata-se que, salvo nas 5 freguesias já referidas, os resultados conseguidos pelos socialistas tomarenses nestas europeias foram os piores de sempre. Verifica-se igualmente que a evolução dos resultados eleitorais pode ser considerada do tipo "dentes de serra", ou seja, em termos concelhios, sucessivamente 10.673, nas legislativas de 1999, 5.438, nas autárquicas de 2001, 8.911, nas legislativas de 2002, 6.433, nas europeias de 2004, 10.850, nas legislativas de 2005 e 3.654 nas europeias de 2009.
Procurando ser ainda mais preciso, foram sorteadas duas freguesias do concelho. Saíram a Asseiceira e a Serra. Aqui vão as respectivas sucessões de resultados eleitorais, nas datas referidas acima:
Asseiceira - 1006, 578, 887, 631, 1021, 503, 343.
Serra 203, 156, 150, 122, 145, 106, 70.

A partir daqui, cada leitor fará o favor de tirar as conclusões que entender. Uma coisa é certa: Regra geral, os melhores resultados socialistas são sempre os das legislativas. Só que desta vez, mesmo nessas... Porque será?

13 comentários:

Anónimo disse...

...Concordo. O rapazito, na ternura dos quarenta agora, há-de vir um dia, - se a monarquia não aparecer entretanto - quando chegar a octa, a ser um gRandE político!

por agora, situa-se à dimensão que tem: aprendiz de GC(1).


(1)GC: Governador Civil(tacho em vias de extinção, nas sociedades ditas modernas...)


ps1: ...os resultados já foram! vamos ao que está a caminho (...e a manelita parece subir vertiginosamente)...


ps2: ...pergunta, e cá na Urbe?
óbvio: O Fernando Rui, parece estar já a trabalhar.... no dia seguinte!

Anónimo disse...

OH Rebelo
Mas o que é que se passa? Elogios ao Luís Ferreira?
Por este andar ainda vais aconselhar o pagode a votar em força no PS. Irra que isto agasta-me o estômago!

O Observador

Anónimo disse...

«Pois meu caro senhor, certamente que será por coincidência já encontro muita gente que há quatro anos estava com Pedro Marques e hoje não estão!
Mas são meras coincidências!»

Mas eu estou com ele senhor Observador e sei que muitos não estão e outros aderiram. Isso acontece também nos países capitalistas e chamados de democráticos. Aconteceu na saída de alguns PS para os IpT em 2005. Aconteceu agora com a saída de alguns do PSD para os IpT. Senhor Observador eu escrevo por mim pois nunca tive cartão de partido político e mantenho o apoio moral e já formalmente subscrito aos IpT
Há uma coisa da qual não abdico: a minha liberdade para escrever e dizer aquilo que penso e que sei para bem do Concelho, de Portugal e do Mundo. Não vivo da política e não a quero para nada - para já - pois tenho ambições profissionais mais estimulantes - como diz quase sempre o senhor Dr. Marques: "são opções".

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Tanta treta. Para que serve saber os votos da Asseisseira ou os votos de Santa Cita - Realmente que saloiada pegada. Pensam que isso conduz a algum sitio? Tratem mas é de ir trabalhar que o Concelho está a cair de...inércia.

Anónimo da Parolada.

Anónimo disse...

Bom vou fazer uma curta interrupção pois os deveres profissionais obrigam-me a deixar o país e felizmente pois é bom, de vez em quando, sair do jardim dos vaidosos, hipócritas e velhos jarretas (vulgo cidade de Tomar).
Até lá Doutor Rebelo, esse sim, um doutorado com valor, sapiência e coragem.
I'll be back!

Julião Petrúchio :-)

Sebastião Barros disse...

À hora a que você escreve, quase duas da matina, compreende-se que esteja pouco tolerante e com falta de disposição para minudências. A verdade, porém, meu caro cidadão, é o que o futuro se edifica sempre a partir de dados do passado. Por isso se costuma dizer que quem ignora o passado, dificilmente conseguirá um grande futuro.
Conforme foi referido no texto, os dados publicados foram sorteados, pois não era prático nem de leitura fácil publicar a totalidade, que está aqui ao lado.
Essa do "tratem de ir trabalhar" costuma vir (não digo que seja o caso) de quem nunca fez, nem tenciona vir a fazer, alguma coisa pela cidade e pelo concelho. Mandar é aparentemente fácil, mas ainda assim é preciso saber mandar. Quando quem manda não sabe mandar porque não sabe precisamente aquilo que quer, os mandados perdem-lhe o respeito. É assim o mundo...

Anónimo disse...

O primeiro parágrafo define o sr. Rebelo. Não é preciso dizer mais. De tachista a lambe-botas, na mira duma migalha no caldeiro do poder, até já faz elogios ao Dois Queixos. Tudo bem. Não está a cometer nenhum crime. Mas para quem esperava de António Rebelo algo de mais, esta é a oportunidade de assentar ideias quanto a este senhor...

Nota - Suponho que á medida que se vai aproximando a data das eleições mais reiterados serão estes elogios a Dois Queixos.

Anónimo disse...

PARA "DE" BARROS:

Ninguém te entendo ó rebelo. Quando é às 8 da manhã é porque não se tem nada que fazer. Quando é às duas da matina, como ordinariamente tu dizes, é porque já não se está com o juízo alinhavado. Afinal para ti quais são as "horas boas"? Serão aquelas em que andas às voltas à cidade como cão vadio?
Vai ao psiquiatra tratar-te!!!

Anónimo disse...

Deves sentir-te superior aos outros Ó "De" barros! Afinal tu, por detrás dos teus pseudónimos, também escreves às 8 da manhã...

És patético...

Sebastião Barros disse...

Respondo a três comentários em 13:57, 14:00 e 14:02 apenas porque são da mesma equipa e que essa equipa opera para o grupo IpT/CDU. Dito isto,o estilo do comentador diz bem da sua maneira de ser. Casca grossa,intolerante, muito macho, alma de lacaio e feitio de ditador, ofende sistematicamente os outros ao abrigo do confortável anonimato.
Gostava de saber em que é que o primeiro parágrafo me define, sobretudo perante criaturas como você, que nem sequer são capazes de manter um diálogo civilizado, mesmo breve.
No que diz respeito ao Luis Ferreira, se calhar queria que eu só dissesse mal dele. A sua formação geral deve ser tão fraquita que nem lhe permite perceber que não há ninguém só com defeitos, nem só com qualidades.
Sobre os outros tópicos, não seria melhor você deixar de debitar calinadas? "Ninguém te entende..." escreveu você. Quem é que lhe disse? É apenas uma embirração sua e nada mais. Alguém lhe passou procuração para falar em nome dos outros?
Ao escrever "És patético...", foi vítima das traições da língua portuguesa: pateta=tolo, parvo, idiota; mas patético = comovente,tocante, enternecedor. Muito afastado portanto daquilo que você queria dizer, na sua constante boçalidade.
Já sei que vai ficar furioso com esta resposta. Tenha paciência! Quem se mete a jogar ténis está sujeito a reenvios de bola um bocado violentos. Quer um conselho de amigo? Vá jogar para outro lado. Porque você tem razão num aspecto: Não me considero de maneira nenhuma superior a quem quer que seja,milito até, desde há muitos anos, pela igualdade; mas sei que sou bastante mais inteligente que a maioria. Daqui resulta que posso fingir que sou burro quando isso me convenha. Você é que não pode fingir que é inteligente, porque ninguém acredita. Desculpe a franqueza, mas sempre ouvi que quem diz a verdade não merece castigo.

Anónimo disse...

"Respondo a três comentários em 13:57, 14:00 e 14:02 apenas porque são da mesma equipa e que essa equipa opera para o grupo IpT/CDU."

Ó Sr. Dr. António Rebelo, com que então juiz? censor?

Esta sua tirada mais parece de um qualquer sectário adjunto ou junto de.

O Sr. Dr. está sempre p´ró PS, quer queira, quer não.

É uma crença natural, o que se há-de fazer?!

Pena não o terem aceite por lá.

Mas a continuar assim, ainda vai a tempo e talvez a gosto!

Anónimo disse...

Obrigado ao comentador anterior! Sinto-me "solidarizado"...ups, será que cometi outra infracção linguística?

Tó, vai por mim! Se não queres ser lobo nem lhe vistas a pele nem acompanhes com eles...agora não andes a dizer umas coisas e a fazer crer que pensas outras.

E deixa de rotular gratuitamente as pessoas. Eu não sou nunca fui nem nunca serei dos IPT's, ou dos PS's, ou dos PSD's ou dos CDS's, ou dos BE's, ou dos CDU's, etc, etc, etc.
És um tomarense de gema, daqueles que não passam sem clasificar os outros avulsamente...mais uma vez te digo: és PATÉTICO!!!

Anónimo disse...

Há um grupo IpT/CDU?
Tem a certeza?
Ou é só desabafo?