quinta-feira, 4 de junho de 2009

DA PASMACEIRA À NERVOSEIRA

"NERVOSEIRA", o comentário político publicado no nosso colega nabantia, além de escrito em linguagem adequada, o que é raro por estes lados, apareceu na altura mais oportuna. Não nos parec por isso nada estranho que esteja a provocar movimentos diversos na piscina política tomarense. O seu autor não indica as suas fontes, nem tinha de o fazer, tratando-se de simples comentário político. Mas o facto de ter incomodado tanto e tantos demonstra que conseguiu acertar no nervo mais sensível -a questão do futuro político de uns tantos, de todos conhecidos.
Um dos grandes problemas dos países, das regiões e das cidades, particularmente de Tomar, é terem líderes políticos intimamente convencidos de que a inevitável caminhada para o futuro se faz por uma sucessão de rampas e patamares. Assim, após conseguirem alcandorar-se, por escolha político/partidária e/ou por eleição, a um lugarzito bem remunerado, repousam-se, pois cuidam estar numa das tais plataformas. A realidade é, porém, bem diferente. A nossa marcha inexorável rumo ao amanhã é uma caminhada sem tréguas, numa rampa sem patamares e cada vez mais íngreme.Daí a nossa actual situação de acentuada decadêndia. Enquanto os nossos políticos se foram repousando na tal plataforma que só existiu na cabeça deles, os outros foram continuando a subir a rampa do futuro, com determinação e entusiasmo.
Cumpre acrescentar que os políticos que temos não são os únicos responsáveis pela nossa triste situação actual. Manda a franqueza dizer que todos nós temos culpas nesse cartório, embora alguns tenham mais do que outros. Não se trata agora de apurar a percentagem de culpa de cada um, mas sim de reconhecer que, nos últimos 20 anos, vivemos aqui numa verdadeira pasmaceira. Que nem os eleitos da oposição nem a comunicação social cumpriram cabalmente as missões que são as suas -informar, formar, questionar, agitar. Nos limites da Lei, bem entendido.
O povo, com milénios de experiência duramente adquirida, costuma ter ditados para tudo. Neste caso será "Não há bem que sempre dure, nem mal que não se acabe". Uma sucessão de erros políticos, a deserção do líder carismático, atraído pelo vil metal, a revolta cordata de alguns cidadãos mais influentes, a expansão da informação e do debate sem censura prévia através da blogosfera, eis alguns dos ingredientes que terão provocado a tal presente situação de nervoseira. Finalmente, o eleitorado tomarense parece estar a conseguir dar a entender que, se ainda não sabe aquilo que quer, porque não há propostas apresentadas para discussão e votação, já sabe muito bem o que não quer. Não quer ser mais uma vez enganado, razão porque desta vez não irá "votar às cegas". Ouve-se dizer por aí, já com alguma insistência "ou há programa ou não há voto". É afinal a tradução prática de uma citação atribuída a Abraam Lincoln, o célebre presidente dos Estados Unidos: "Pode-se enganar uma pessoa durante toda a vida; pode-se enganar toda a gente durante um certo tempo; mas é impossível enganar toda a gente durante toda a vida."
Face à referida nervoseira, quando ainda faltam 4 meses para as autárquicas, alguns mais esquerdinos dirão como o Lenine -"Que fazer?"; outros, mais prosaicamente, ficar-se-ão pelo clássico lusismo "E agora?".
Na nossa modesta opinião, o "Que fazer?" é muito mais urgente para todos aqueles que dependem sobretudo da política. Eles é que têm de tentar desatar os nós em que se foram atando ao longo dos mandatos. Conforme aqui tem sido dito desde o ano passado, ainda não é tarde para mudar a espingarda de ombro, que o mesmo é dizer remediar os erros cometidos. Haverá coragem para isso? Ou vão preferir continuar a viver num mundo de fantasia, com poucas ou nenhumas ligações ao mundo real?
Pelo lado dos comentadores e dos eleitores, que somos nós todos, a resposta ao "E agora?" é bem menos complicada, embora não menos exigente. E agora vamos continuar a esperar para ver, reagindo em função da actuação daqueles que (teoricamente?) nos representam. Da parte de Tomar a dianteira podem os nossos leitores ficar com uma certeza -Sejam quais forem as circunstâncias, não nos calaremos. A não ser que nos calem pela violência física, coisa que não faz parte das tradições tomarenses. Mas como tudo está a mudar tão rapidamente...

29 comentários:

Anónimo disse...

Usar a denominação "piscina política" é querer dar do panorama nabantino uma imagem que ele não tem.
Na minha opinião o termo que melhor se adequa será "chiqueiro político".

Anónimo disse...

De facto os cenários já apresentados são "horriblis".

PS - Um candidato muito fraco, e pelo que se prevê lista de Câmara na lógica "jobs for the boys"

Ipt - Uma salganhada, os interesses pessoais no seu expoente máximo. Estão a perder todo o gás. A saída de Rosa Dias é uma baixa de vulto.

PSD - Candidato fraquíssimo. Lista que se prevê para a Câmara também unica e exclusivamente segundo interesses pessoais. A competência é uma palavra que não consta nos critérios de escolha.

Tomar precisa e merece de outros candidatos com competência e que queiram servir a causa pública !

Anónimo disse...

A lista da CDU com o Engº Bruno Graça vai ser a tal lufada de sr fresco que é muito necessária.

Consta que o nº 2 e o nº3 vão ser também pessoas muito competentes .

Vamos aguardar com excpectativa e interesse .

Sebastião Barros disse...

Piscina política pareceu-nos a designação mais adequada, porquanto é apenas um pequeno reservatório do oceano nacional, mas também é quase só água. O que não admira. Com tanta gente a meter água constantemente...estavam à espera de quê?

Rui Ferreira disse...

Eu estremeço de expectativa!!
Eu nem durmo a pensar quem serão os elementos das listas à eleição municipal! Do Ps, do Psd, da Cdu, do PP, do Be, dos IpT, dos... há mais alguém?

Anónimo disse...

Evidentemente que se a nivel individual não fizermos nada o pantanal e o oportunismo vão ser reis.

Tudo isto é connosco.

Anónimo disse...

E o anónimo importa-se de nos oferecer um bocadinho do seu pensamento?

Indique cinco medidas, sff.

Anónimo disse...

Se um especialista no assunto se lançasse na tarefa de analisar o estado actual do sistema partidário português, indo mesmo às suas entranhas - não lhe faltariam evidências vivas, saltitantes para o efeito, por este país fora - garantiria, estou certo, uma síntese rica, esclarecedora, mais surpreendente do que o que já se conhece pela simples apreensão dos sentidos no dia a dia. A enumeração das conclusões provocaria forte revolta e indignação e não era preciso ter ido a Coimbra para as entender em todos os seus aspectos e essência, e se fosse suficientemente exaustivo na descrição desse terrível mundo actual, talvez provocasse uma onda de revolta, capaz de enxotar em poucas semanas os cucos e outras aves de rapina que por lá se empoleiram. Então, a meu ver, decifrava-se um dos enigmas causadores dos nossos atrasos.Até os mais avisados sobre esse mundo ficariam incrédulos com a realidade com que a sociedade portuguesa está confrontada.

Obviamente que esse estudo deveria ser rico em exemplos, como sempre convém. Reagirião alguns: lá está o discurso contra os políticos! Nada mais errado, balelas para adormecer distraídos e arreatados, porque os que por lá andam pelo gosto e missão de fazer política em prol das populações andam mortinhos por uma revolução cultural e saneamento nos seus partidos, entretanto mais virados para lhe voltarem costas, porque aquele controle estrutural por uns tantos não deixam margem de manobra para grandes audácias, é certo.

Descansem que Tomar não apareceria nesse estudo final como um dos exemplos mais elucidativos! Mas os sinais podem deixar em aberto essa hipótese: o fulano(a) "A" que termina o mandato na Câmara e vai na lista de outro partido para as próximas..., o sicrano(a) "B" que ameaça com uma lista independente se não for bem posicionado, uma lista "C" que junta militantes deste e daquele partido, um partido "D" de onde fugiram importantes militantes para outras listas, a recrutar um cabeça de lista independente que já foi de um outro partido, autarca por outro partido, acusações mútuas de corrupção e abuso de poder em proveito próprio, más decisões na autarquia, dívidas em demasia, multas por más decisões, um outro cabeça de lista que veio de outro partido Um nunca mais acabar.

Desabafa o último comentador:

"Evidentemente que se a nivel individual não fizermos nada o pantanal e o oportunismo vão ser reis.

Tudo isto é connosco."

Pois é. Uma das coisas boas que está à mão é a liberdade, o direito de associação, o direito de debate, o direito de intervenção no espaço público, o direito de reunião. É só ter vontade para isso e determinação para o fazer. Porque o que já existe está tomado... em consonância com os interesses instalados.

Anónimo disse...

Sim, Tomar não ficaria no cume das conclusões pela negativa:

"Helena Lopes da Costa, ex-vereadora da Habitação Social da Câmara Municipal de Lisboa (CML) entre 2002 e 2005, foi acusada pelo Ministério Público (MP) da prática de 22 crimes de abuso de poder.

Está em causa a atribuição ilícita de casas camarárias a munícipes que não reuniam condições de carência habitacional e económica – o chamado caso das ‘casas da CML’.

Boa parte dos contemplados pelas decisões da actual deputada do PSD eram funcionários municipais, chegando mesmo a ser atribuídas várias casas a directores municipais e funcionários com rendimentos superiores a 2.000 euros mensais.

Em prejuízo de munícipes com agregados familiares com várias pessoas e salários fixos de cerca de 350 euros."-notícias Sapo.

Isto está mau, está muito mau, alguns safam-se por prescrição. Isto é grave. Isto são alguns exemplos muito graves. Isto e outras tantas coisas exigem uma profunda revolta. Isto humilha-nos.

Anónimo disse...

Aconselha-se a leitura das propostas, moções e programa eleitoral do PS, para que assim também outros Partidos e movimentos possam fazer pela vida.

Se ainda não removeram as coisas, estão todas em tomar.psdigital.org

E depois venham falar em programas e votos...

Anónimo disse...

Eu gosto de seguir conselhos.

Mas não percebo nada do seu conselho.

Explique-se lá, sff.

Anónimo disse...

Não me sinto nada humilhado com o que se passa em Lisboa e com esta notícia.

Só pergunto uma coisa.

Para que servem as Assembleias Municipais? Não são para fiscalizar as decisões do Executivo?

O que faz espécie é que, em Portugal, se ataque tudo o que vem da Oposição acriticamente e se apoie caninamente tudo o que vem do partido.

Com essa falta de inteligência dos eleitos é que eu fico, digamos, lixado.

Anónimo disse...

Pois é. Uma das coisas boas que está à mão é a liberdade, o direito de associação, o direito de debate, o direito de intervenção no espaço público, o direito de reunião. É só ter vontade para isso e determinação para o fazer.


Concordo.

Já aqui disse que acho que deve ser encarada a organização de um movimento de cidadãos que eventualmente avance para as eleições autárquicas.

Mas eu sou um lírico.

Anónimo disse...

Com a devida vénia
transcrevemos um texto do Nabantia

"1298. MAIS NERVOSEIRA
Esta é fresquinha. A misteriosa visita da mini-caravana do CDS ao Hospital de Tomar visou preparar o anúncio da candidatura de Herculano Gonçalves, um ilustre filho de Santarém, à Camara Municipal de Tomar. Para ir a votos e sofrer a esperada humilhaçao? Não. Apenas para se fazerem caros e, desta forma fazer preço para uma futura coligaçao com o PSD. O para-quedista Herculano prepara-se para aterrar por aqui e para fazer mais umas figuras tristes. A Miguel Relvas restará comer e calar".

Um para-quedista de Santarém!!!
Era o que nos faltava!
OH Rebelo, você que foi a Santarém bater o pé, quando Santarém queria o Turismo só para eles, venha defender o nosso concelho desta leviandade política!
O PSD deve andar de cabeça perdida para se apoiar em gente desta.
O Herculano não conseguiu ganhar as eleições, na terra dele, para a Associação de Futebol de santarém, vem agora ajudar o Relvas a salvar
o concelho.
Com políticos destes não vamos lá!!!

Um tomarense defensor da sua querida terra!

Anónimo disse...

Herculano - o "astro" da telenovela,

Herculano - o construtor civil do Casal Castilho;

Herculano, Alexandre - escritor português;

Herculano - alfaias agrícolas;

Herculano Gonçalves - toc, nadador, paraquedista, pau para toda a obra, lacaio do paulino das feiras.

Anónimo disse...

"Concordo.

Já aqui disse que acho que deve ser encarada a organização de um movimento de cidadãos que eventualmente avance para as eleições autárquicas.

Mas eu sou um lírico."


Não creia nisso, bem longe do que estava na minha cabeça. Por aí vai-se enfeixar. Por aí não vai resolver nada. Por aí só vai agravar o mal. Por aí só conseguirá arrastar os excluídos da mesma dinâmica que quer controlar. Por aí vai dar mais do mesmo.

Por aí é mesmo um lírico.

O que é preciso é avisar a malta para que se crie uma opinião pública livre e independente, interventiva, que desmascare os que devem ser desmascarados. Para isso há muitas formas.

Anónimo disse...

Não me parece má escolha.

Biografia

O Santana Lopes foi tirocinar a Figueira da Foz, Marcos Perestrelo deixou a Câmara de Lisboa para se candidatar a Oeiras, o Eng Paiva não era propriamente tomarense de gema.

Não e parece que haja aqui um crime de lesa Tomar.

A coisa é simples.

O CDS/PP não tem expressão em Tomar, o Delgado foi embora, tiveram que se arranjar.

Podia ser pior.


---



"OH Rebelo, você que foi a Santarém bater o pé, quando Santarém queria o Turismo só para eles, venha defender o nosso concelho desta leviandade política!"



Aqui é que a porca torce o rabo!

Não é um "junte-se a nós para" é um "vá".

Pois é. Estamos conversados.

Eu sei que vão vir mil comentários violentos, mal educados e pretensamente "tomarenses" mas cá vai simples e brutal.

Antes um paraquedista daqueles que um "tomarense" destes.

Anónimo disse...



O que é preciso é avisar a malta para que se crie uma opinião pública livre e independente, interventiva, que desmascare os que devem ser desmascarados. Para isso há muitas formas.



Pragmática.

Fazer o quê?

Esperar o 13 de Maio?...

É tudo muito bonito, mas fazer o quê?, movimento de cidadãos não que sou um lírico, avisar a malta!, sim! tou mesmaver!

Anónimo disse...

Garanto que foi há menos de trinta segundos que dei com isto.

Anónimo disse...

Concordo com o Sr. Rebelo.

O Herculano é a pessoa ideal para ganhar a Câmara de Tomar. Assim o amigo Relvas o queira! E ao que parece está desejoso por esta coligaçã.
Pudera não confia no Corvelo!
Não fosse atrás das cantigas do Paiva!
Afinal o Paiva foi a única pessoa a impor o Corvelo.
Talvez porque lhe pese na consciência os atestados de incompetência que lhe passava em público. E as inúmeras vezes que o desautorizava.
O Corvelo, como sabe fazer bem, quando a conversa não lhe convém: "enterrava-se na cadeira".
E assim caladinho como um rato, porque lá diz o Povo o calado foi a Lisboa e não pagou bilhete, conseguiu chegar a candidato.
Agora, resta saber se caladinho como anda consegue chegar a Presidente!
Cheira-me que não!!! Mas o Povo é sobernao. Valha-nos isso!!!!!!!!!!!

Um admirador da estratégia do Paiva

Anónimo disse...

cá por mim desatento leitor de jornais, blogs e quejandos,com franqueza, estou enjoado de politicas e politicos oportunistas!
digam lá: achavam ou não interessate que, no meio desta brincadeira toda, o Eng. Bruno Graça viesse a conseguir uma gracinha e ganhasse a m... das eleições...
lá giro era... e talvez até bom para as bandas nabantinas...
saudações.

Anónimo disse...

Com jeitinho tudo é possivel !

Aliás quaisquer 6500/7000 votos vão chegar para ganhar a Câmara.

A Hipótese do Engº Bruno ganhar não é assim tão descabida.

Anónimo disse...

Tal como a Nossa Senhora ter aparecido em Fátima ou OVNIS na Meia Via...

Sebastião Barros disse...

Permitam-me que esclareça uma pequena confusão. Ausente de Tomar desde o meio-dia, só agora tomei conhecimento de que alguém mencionou uma velha intervenção minha em Santarém. Foi há mais de 25 anos. E para quê? Valerá a pena defender Tomar sem o empenhamento activo dos tomarenses? Pois se até já há um anónimo a concordar comigo, quando eu afinal ainda nem sequer tinha entrado no debate...

António Rebelo

Postais Saloios disse...

Parabens pelo seu blogue.

Tal como o meu, que faz uma contagem permanente das nossas figuras públicas, o seu fala das figuras públicas e do que elas dizem e pensam.

A perfeita simbiose.
Obrigado

Anónimo disse...

Nervoseira e Paroleira!

Cumprimentos.
Anónimo da Parolada.

Anónimo disse...

A Hipótese do Engº Bruno ganhar não é assim tão descabida."

Se houver fé tudo se arranja, o pior são os votinhos na urna!

Nem nos tempos gloriosos do Prof. Rosa Dias se aproximaram do valor mais baixo, quanto mais agora!

Se o Engº Bruno recuperar o lugar que foi do Prof. Rosa Dias há anos atrás e que os Serraventoso delapidaram sem honra nem glória será um milagre ao jeito de Fátima!

Lá está a fé! Continuem a acreditar.

Outros semearão o futuro!
Tout court!

Anónimo disse...

Prefiro a Lista do zézinho, do luisinho e do huguinho.

Pelo menos é mais gira.

Anónimo disse...

Cá por casa preferimos a lista telefónica - páginas brancas e amarelas.

Há lá de tudo!!!!!!!!!!! e até dá para embrulhar as castanhas assadas ou mesmo para substituir o papel higiénico!!!!!!!!!!!