segunda-feira, 22 de junho de 2009

DOIS CASOS, MESMA CAUSA

António Rebelo
À hora a que inicio este texto deverão estar reunidos os militantes e eleitos do PSD/Tomar com o deputado e presidente da Assembleia Municipal Miguel Relvas. Prevê-se uma reunião agitada. Por outro lado, soube também hoje que estão em curso, ou previstas, diversas obras no Convento de Cristo.Aparentemente sem qualquer nexo, os dois factos têm uma causa comum, conforme vou tentar demonstrar.
Fontes geralmente bem informadas, garantiram-me que reina alguma agitação nas hostes do PSD local. A causa próxima de tal discórdia parece ser a atribuição de lugares elegíveis na lista para o executivo autárquico. Filiados contra independentes, mais novos contra mais velhos, competentes contra menos competentes, há disto tudo, segundo me foi asseverado. Agravado pelo facto mais importante para todos -a cada vez menos evidente vitória social-democrata em Tomar, devido a várias causas, entre as quais o natural desgaste do grupo instalado, a fuga de militantes conhecidos (Graça Costa, Isabel Miliciano, por exemplo) e o aparecimento de pelo menos mais uma lista à direita do PSD.
Militantes queixam-se da nítida falta de "pulso" e de carísma do actual presidente, enquanto que adeptos deste como cabeça de lista apontam a nítida falta de lastro cultural, de capacidade administrativa e de competência em determinadas áreas, dos restantes pretendentes que são filiados. Fazem notar que se o partido tivesse valores à altura não teria ido procurar independentes, como António Paiva, Corvêlo de Sousa ou Rosário Simões. Sentindo-se atingidos, os visados respondem que primeiro estão os filiados/militantes, e só depois os independentes.
No fundo, ao que tudo indica, a questão radica num conhecido comportamento muito português e muito tomarense. Cada qual acha-se muito competente para qualquer lugar, desde que o respectivo vencimento seja convidativo. Mesmo que a realidade quotidiana mostre, desde há muito tempo, exactamente o contrário...
O outro facto relevante -as obras em curso, ou previstas, no Convento de Cristo- mostra algo que não bate certo. Ainda recentemente o IGESPAR, aquando do lançamento público da ligação entre a cidade e o convento, se lastimou da falta de verbas, pelo que teria de ser o município a assumir a liderança e a maior parte dos custos das obras previstas na Mata dos Sete Montes. Pois agora, pouco tempo após essas declarações, decorrem obras importantes naquele monumento, estando previstas várias outras. Estranho, muito estranho...
As obras que nos foram mencionadas podem ser divididas em dois grandes grupos: as de conservação e restauro, por um lado, as de requalificação por outro. Quanto àquelas, nada a apontar. Cuidar dos telhados, por exemplo, é uma tarefa indiscutivelmente útil. Já quanto às outras, a música é diferente.
Como é do conhecimento geral, aquele monumento Património da Humanidade tem, desde há relativamente pouco tempo, um acesso vergonhoso para os visitantes, uma gestão de recursos humanos inclassificável, falta de segurança, ausência de visitas guiadas, excesso de pessoal mas falta de trabalhadores, uma saída quase tão má como a actual entrada. Perante tudo isto, a autarquia local, que fica a menos de 200 metros em linha recta, vem mantendo um prudente silêncio. O que se compreende, pois mesmo com mais responsabilidades as remunerações mensais seriam as mesmas. Seja. Mas fará algum sentido, em pleno século XXI, que um monumento classificado e de primeira importância, seja gerido a partir da capital, que fica a mais de 100 quilómetros, quando a autarquia, legal representante da população local, fica praticamente ao lado?
Neste momento, por exemplo, a autarquia vai melhorar o acesso ao Convento através da Mata, aproveitando para ligar à rede o esgoto conventual que actualmente escorre para a antiga cerca. Pois é nesta mesma ocasião que o IGESPAR decide reabilitar as instalações sanitárias do jardim do Castelo, aí mandando construir uma pequena ETAR, uma fossa e um despejo final para o laranjal... a pouco mais de 50 metros do futuro colector que a autarquia vai instalar. Estará isto certo? Não seria muito melhor e mais barato articular as diferentes iniciativas, pagas com o dinheiro dos contribuintes?
Pior ainda, se tal é possível, o IGESPAR já mandou ou vai mandar modernizar algumas casas de banho conventuais, em locais nitidamente fora de mão para os visitantes. Na verdade, salta aos olhos de quem perceba alguma coisinha de turismo e de visitas guiadas, que o actual modelo particado no convento tem os dias contados desde há muito. Mais tarde ou mais cedo, terá de haver coragem para cortar a direito e virar do avesso tudo aquilo. Começando por arranjar uma entrada digna, instalações adequadas de nível europeu para a recepção aos visitantes, visitas guiadas em novos circuitos internos a definir, como única forma de visita, até por razões de segurança. Pois bem, quando tudo isto for feito, se for bem feito, as actuais obras nas casas de banho e outras modernizações apenas terão servido para dar trabalho a fazer a algumas empresas da zona. O que, não sendo de desprezar, é todavia largamente insuficiente como justificação.
No fundo, estamos mais uma vez perante o tal problema muito português e muito tomarense. Todos se julgam muito competentes nos lugares que deviam desempenhar, apesar de a realidade ir mostrando exactamente o oposto. E não adianta tentar atirar poeira para os olhos dos mais incautos, com animações de circunstância, só para impressionar os chefes. Tal como também já não resulta continuar a argumentar em estilo exclusivamente opinativo. Naturalmente que a opinião é livre mas os factos são teimosos e nada discretos. Se nunca estudaram nem praticaram nessa área, onde raio foram adquirir tais competências? Por inspiração do Espírito Santo?

8 comentários:

Anónimo disse...

O PSD em Tomar bateu no fundo.

Vai começar na passar agora, o que o PS passa desde que decidiu dar um chuto no cu ao Pedro Marques.

Mesmo que Corvelo consiga ainda ganhar, porque a vantagem que o PSD tem em Tomar é enorme, dias negros se avizinham para a sua governação. Se ganhar, ganha com maioria e José Vitorino e Luis Ferreira não são a pera doce que foi carlos Silva e Pedro Marques, mais acossado que nunca, agora que perdeu Rosa Dias e perderá mais de um milhar de votos por isso, não vão fazer a vida fácil a um PSD em minoria e fragilizado eleitoralmente. E então de Bruno graça(CDU) entre em lugar de Graça Costa, então é que vai ser bonito...

Miguel Relvas já não consegur segurar os cacos e duarnte 4 anos, como Presidente da Assembelia, vai ter uma vida diaria dificil.

Anónimo disse...

queria dizer "ganha com minoria" e não maioria, como está escrito e esqueci-me de assinar.

João Valente (casais)

Anónimo disse...

Tenho dúvidas que o PSD ganhe. Os votos à direita também estão muito divididos e o Corvelo não consegue mobilizar ninguém.

Entre independentes, PSD, PS e CDU qualquer um pode ganhar.

Estimo com os votos tão repartidos que quem tiver 5500/6000 votos ganha.

Rodrigo Castro disse...

Agravado pelo facto mais importante para todos -a cada vez menos evidente vitória social-democrata em Tomar, devido a várias causas, entre as quais o natural desgaste do grupo instalado, a fuga de militantes conhecidos (Graça Costa, Isabel Miliciano, por exemplo) e o aparecimento de pelo menos mais uma lista à direita do PSD.

que LOL.

os ex militantes referidos apenas trazem mais prestigio ao PSD, por nao ter la gente dessa.

PSD vai ganhar. Vale uma aposta de um jantar na Luria ? :)

P.S peco desculpa mas nao pus acentos porque o teclado esta meio estragado.

Anónimo disse...

porquê na Luria e não no Zé das Iscas?

Anónimo disse...

BOMBA!!!

Vai rebentar uma "bomba" muito, muito em breve!
Enquanto andamos por cá a entretermo-nos com estas giga-jogas da politiquice citadina, andam-nos a fazer a folha com pezinhos de lã.
Uma vez mais vai ser necessário que as pessoas de Tomar, pondo de parte a partidarite e a naturalidade, se juntem em bloco e se manifestem. A acção tem de ter lugar sob pena de termos de andar a passear de ambulância por causa de uma simples unha encravada.

Mais não digo! Amanhã darei todos os detalhes...mas mesmo todos!!

Este assunto é verdadeiro e muito gravoso para a cidade e todos os seus habitantes.

Anónimo disse...

Peço ao sr. Rebelo ou outro(s) administrador(es) do blogue que passem o meu texto para outros blogues que eu não conheço.
Este é um assunto sério, e convem que o maior numero de pessoas esteja a par da sua existência.
Logo que possa darei mais informações.

Obrigado.

Anónimo disse...

A administração do CHMT está a preparar-se para desmantelar totalmente o hospital de Tomar sob o pretexto de o preparar para a gripe com origem no México. Pretensamente este hospital ficará a funcionar apenas para isolamento e tratamento de afectados por essa doença. Vão dividir as valências entre Torres Novas e Abrantes e até já estão em fase de decidir quais as primeiras a sair e para onde.
Isto é mais uma tentativa de liquidação deste hospital em favor dos outros dois no sentido de os tornar rentáveis.
O que se passa na realidade é que das três unidades só o de T.Novas tem condições de isolamento para a gripe H1N1.
O hospital de Tomar é o que tem tido as melhores classificações quer no desempenho, quer no aproveitamento de recursos, quer na higiene.
O que se está a passar não é mais do que uma manobra política suja, já que as câmaras de Abrantes e T.Novas são PS.
Tudo leva a crer que depois de tiradas de cá, as valências não mais regressem, e ficamos com um verdadeiro elefante branco nas mãos.
Assim, a cidade de Tomar e parte da Zona do Pinhal deixarão de contar com esta unidade hospitalar e terão de se "desenrascar" com meros centros de saúde com horário finito.
Vasmos calar e deixar que tudo isto aconteça?