segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ANTEVISÃO - CIRCUITOS FLUVIAIS TEMPLÁRIOS


Estamos em Abril de 2074. Aproveitando a circunstância de os tomarenses andarem há pelo menos um século a meter água, particularmente os autarcas eleitos -que antes não metiam água porque não eram eleitos, não tinham poderes para isso e o medo é que guardava a vinha- os administradores estrangeiros da Região Templária -nomeados pelo governo dos Estados Unidos da Europa- resolveram aproveitar. Mandaram construir e encher um canal, naturalmente chamado Canal Templário, entre o Castelo de Tomar e o Castelo de Almourol. Aqui vemos os barcos e o povo tomarense, no dia da inauguração, exactamente no local onde a nova e imponente obra de arte atravessa o Rio Nabão (entretanto tornado navegável até ao Agroal), algures a sul de Carvalhos de Figueiredo, uma das 6 freguesias urbanas de Tomar (S. João, Santa Maria, Carvalhos Figueiredo, Algarvias, Carregueiros e Santa Marta).  A foto foi tirada no helicóptero gentilmente cedido pela empresa pública municipal que explora os novos circuitos turísticos e o Convento de Cristo. É evidente o contraste entre as centenas de pessoas que assistem à passagem dos barcos e os raros turistas embarcados que participam no circuito. De acordo com informações colhidas, trata-se de uma situação meramente transitória, pois os tomarenses já sabem que dentro de alguns meses vão poder viajar nos modernos barcos a menos de metade do preço, graças à decisão alemã -via governo federal europeu- de continuar a financiar a fundo perdido os governos e as autarquias do sul da Europa, após ter constatado que, apesar das sucessivas e cada vez mais graves crises ocorridas praticamente desde o início deste século, sustentá-los ainda é o que fica mais barato. Além de irem conservando e animando as paisagens, são gente acolhedora para os alemães e outros turistas do norte europeu, cada vez mais ávidos de sol, praia, clima ameno, solidão, serenidade, silêncio, monumentos...e vinhos. Muito melhores do que as mijetas do Vale do Reno! Quanto à comida, continuam a preferir as salsichas de Frankfort em vez das carnes locais, provenientes de animais alimentados a rações com aditivos ilegais de crescimento rápido, tipo clombuterol. O costume...

5 comentários:

Anónimo disse...

IN SITE RÀDIO HERTZ

TOMAR – Convento de S. Francisco recebeu Mostra do Feijão Templário


O Convento de S. Francisco foi palco, no sábado, do Feijão Templário, iniciativa inserida na Mostra «Todos com o feijão... o feijão com todos». Quinze restaurantes e quatro produtores de vinho disponibilizaram os respectivos produtos, com destaque, claro está, para quem confeccionou as mais diversas variedades de feijão.


.
As primeiras horas da iniciativa não registaram uma afluência por aí além, mas depois as mesas ficaram mais compostas, muito embora, entre os representantes dos restaurantes, tivesse ficado um amargo de boca pois o número de visitantes ficou aquém do esperado. A Hertz falou com Bento Baptista, um dos nomes associados à história desta Mostra mas que, nesta edição, só esteve presente na condição de visitante. E a opinião não foi a mais positiva, uma vez que Bento Baptista classificou esta ideia como «pouco feliz», comparando a Mostra no Convento a uma «festa de aldeia». «O espaço foi restringido», concluiu.

Esta mostra é mais um exemplo da péssima organização tomarense.Ainda vão pedir opiniões a este tretas

Anónimo disse...

Como Tomar começa a ser uma cidade de aposentados, estas iniciativas ainda poderão contar com a sua presença. Achar que serão os turistas (em especial "do estrangeiro") os que procurarão estes eventos e dinamizarão assim a economia de Tomar é uma perigosa ilusão. Tomar já está apagar o preço por essas ideias sem viabilidade.
No país das AE's, nem estradas há para a cidade! O pouco que foi feito (com grande contentamento dos políticos tomarenses e a indiferença do povo) foram variantes para passar ao lado!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Estou mesmo a ver os turistas ingleses, holandeses, francesses, italianos e até mesmo espanhóis a virem cá para trabalharem para o peidinho!!!

Viva o congresso da bufa...

Anónimo disse...

Ó TÓ !

Tu tás mesmo acagaçado,em autêntico desespero!

Só isso pode justificar a tua saga censória,completamente cega e estúpida,castradora do teu TD.

Vais acabar completamente sózinho,desprezado até por "cats and dogs".

Estás a caminho de ser uma "inutilidade superveniente" da blogosfera.

Ficarás a contemplar o teu proeminente umbigo e darás pelo nome de NARCISO Francisco Rebelo.

Vai uma aposta?

P. Sarmento

Anónimo disse...

FEIJÃO, COMIDAS, BEBIDAS,
NAO TÊM MAIS NADA PARA MOSTRAR?TURISMO? ONDE?
CULTURA? ONDE?
TURISTAS ONDE?
ACESSIBILIDADES? ONDE?
INTERESSADOS? ONDE?
RESPONSÁVEIS? ONDE?
RESTA UMA LONGA E FUNESTA GARGALHADA!