sexta-feira, 26 de novembro de 2010

INFORMAÇÃO LOCAL, POLÍTICA, CULINÁRIA, FUTEBOL

Foto Rádio Hertz, com a devida vénia e os nossos agradecimentos.

Por favor, não se deixem impressionar pelo título. Já vão ver que é mesmo o assunto do texto. Que afinal nem é nada complicado.
É sabido que a informação local não é muito abundante na área política. Dizem que não vende e que alguns anunciantes e leitores não apreciam. Geralmente os que estão sentados à mesa do refeitório orçamental, nas suas variadíssimas cadeiras. Há, no entanto, uma notável excepção -a Rádio Hertz, cujas emissões dão muita importância ao desporto é à política local. Coisas muito diferentes? Nem tanto. De qualquer maneira, reconheça-se que as rádios têm em geral mais campo aberto do que a imprensa escrita. Os chamados anunciantes institucionais (governo, autarquias, escolas, organizações dependentes de subsídios), os mais susceptíveis e intolerantes, por razões facilmente entendíveis, não anunciam em geral nesse suporte.
Certo, certo, é que a Rádio Hertz tem vindo a desenvolver um esforço notável na área da informação política, com notíciários, debates, comentários e tertúlias. Orientação que começa a produzir os seus frutos. Na passada quarta feira, no primeiro programa da nova série "Destaques do concelho", com o vereador Luís Ferreira e o deputado municipal António Cruz, como comentadores,  aconteceu pela primeira que um eleito local mostrou estar com o seu e o nosso tempo.
Enquanto Luís Ferreira, como se compreende, destacou a importância das novas vias de comunicação IC3 e IC9 para a cidade e para o concelho, António Cruz não perdeu o ensejo. Afirmou que esses itinerários complemetares são, ou podem vir a ser, facas de dois gumes. Tanto podem servir para trazer investidores, visitantes e consumidores, como para despejar a pouco e pouco a cidade e o concelho dos seus habitantes.
Noutro passo do citado programa -que ainda não tive ocasião de ouvir na íntegra- o citado deputado municipal foi ainda mais acutilante e certeiro. Reconhecendo que Tomar dispõe de numerosos recursos susceptíveis de atraír visitantes, habitantes e investidores, assinalou com toda a pertinência que os tomarenses têm todos os ingredientes, mas não os têm sabido cozinhar. Dizendo isto, mostrou que está a acompanhar as constantes mudanças de paradigma e que já percebeu que sem ter em conta a todo o instante o binómio qualidade/preço, nunca mais vamos conseguir singrar.
O problema não é só na área económica, designadamente no turismo, ou na gastronomia. Ocorre igualmente na política, (não é certamente por mero acaso que o governo Sócrates, ou a nossa actual maioria relativa no executivo autárquico, são já cadáveres adiados e odiados), na informação e -pasme-se!- no futebol de alto nível.
Na informação nacional ou local, quem não consegue acompanhar a evolução societal, vai ficando para trás, definha e morre. Na economia e na política, é aquilo que todos sabemos, ou devíamos saber. Com blá-blá-blá de circunstância, improviso sistemático e desenrascanço como recurso, já não se vai a lado nenhum. Agora são imprescindíveis planos sólidos, vontades estruturadas e lideranças participadas mas ousadas. No futebol, enfim, o leitor vê alguma semelhança (para além de continuarem a alinhar onze de cada lado), entre o jogo miudinho, medroso e fechadinho cá atrás, de Artur Jorge, Carlos Queirós ou Jesus, por um lado, e a criatividade, a velocidade,a  audácia e a beleza, dos treinados por Mourinho, Guardiola, Vilas Boas, Paciência ou Paulo Bento na selecção?
A vida é assim. Ou nos sabemos adaptar em cada momento às novas circunstâncias, ou morremos. São os novos tempos. Nada voltará jamais a ser como dantes.

Post Scriptum
Aqui em Tomar a dianteira não somos invejosos. Até gostamos de aplaudir os sucessos alheios, quando obtidos por meios lícitos. Façam o favor de digitar no google ojumento.blogspot.com e depois no video da Oprah. Vale a pena. E vão perceber tudo, mesmo sem saber inglês. Depois não se esqueçam de comparar com a RTP, a TVI e a SIC. Obrigado!

11 comentários:

Anónimo disse...

Mais um programa para promover o Luisinho das farturas, que o Cruz esse não soma nada.

Rapaz atento!

Anónimo disse...

Pois é, a tendência para a propaganda a tudo o que diz e por onde anda o seu amigalhaço e protegido ferreira das farturas fica aqui completamente a descoberto.

Ah grande Rebelo, a cavalo no ferreira das farturas altos voos irá dar.

O pior será a queda!!!!!!!!!

Vota PS, que aquece!!!!!!

Unknown disse...

E nem se pode sequer dizer que se trata de raciocínios cavalares ou asnares, pois tanto os cavalos como os asnos até são bastante inteligentes. E aprendem depressa, ao contrário de alguns tomarenses que ao cabo de mais de 36 anos de democracia ainda pensam que estamos a 24 de Abril de 74.
Deus nos vá dando paciência!

Anónimo disse...

Quem é o CRUZ?

Aquele senhor dos lados da Serra que desbaratinou uma fortuna herdada?

Um cola papéis?

Um Carrão com mais pinta?

Anónimo disse...

Há por aí alguém com azia?

Anónimo disse...

Não paras de publicitar o teu guru, ó Tó! Chega a ser ridículo! Isso é que é fomita de tacho, hein???!!!

Unknown disse...

Favor ver resposta mais acima.

Anónimo disse...

em relação ao post... quem é que pode dizer que as acessibilidades vão fazer com que os tomarenses saiam da cidade??!!! Epá, que tamanha barbaridade, como é que dão tempo de antena...

Tou chocado!!

Anónimo disse...

Com esta crise instalda os pseudo professores que no Politécnico arranjaram guarida, sem formação adequada, irão levar vassourada, para bem do ENSINO?

Anónimo disse...

Já viram a lata do Ff em vir saudar a vitória de Marinho e Pinto na Ordem dos Advogados????

Só pode ser para disfarçar que ele,Ff,é uma das aberrações da democracia que o Ilustre Bastonário denuncia constantemente.

Quer confundir farinha com FARELO...,mesmo que sejam os dois maçons.

Também Salvador Allende e Pinochet o foram.

Isto é do Além!

Huga-se!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 16h52m.
Tomara a muitos terem um Politécnico como tem Tomar.
Tem bons profissionais que se esforçam para por a tudo em condições com o sacrificio da sua vida pessoal. Uma pérola maltratada deitada a porcos, que se não fosse ela Tomar era uma labrega e vetusta aldeia das mais reles e nem seria conhecida no mapa sequer. O senhor não sabe o que diz. Há lá bons e maus profissionais, sendo os maus bons, agora imagine os bons o que serão. Tome juízo e frequente qualquer um dos cursos de lá e aprenda alguma coisa ao menos para poder fazer alguma coisa pela sociedade.
Octopus Nabanticus dixit!