sábado, 13 de novembro de 2010

TOMARENSES CONSUMIDORES DE ÁGUA INTRUJADOS DURANTE SETE ANOS

Esta trabalho só foi possível graças à prestimosa e profícua colaboração do tomarense Eng. João Oliveira Baptista, a quem agradecemos o empenho desinteressado.

A ganância desmesurada ante os fundos públicos não é de agora. Vem de muito longe. Mas a abundância das verbas europeias e as facilidades na sua obtenção exacerbaram muitas ambições, sobretudo as dos menos capacitados. Por causa disso, durante longos sete anos, os clientes dos SMAS-Tomar foram intrujados pelos autarcas que elegeram para os governar. Eis como.
A ETAR de Marmelais, projectada, adjudicada e construída no tempo do presidente Pedro Marques, independente eleito numa lista PS, foi manifestamente um desastre. Mal calculada, o que só veio a constatar-se com a obra já concluída, estava também mal situada. Para efectuar a sua ligação  aos colectores gerais havia necessidade de atravessar uma propriedade privada. Esta situação complicou-se de tal forma que a ETAR esteve inactiva durante seis anos após a sua conclusão.
Só em 2001, já no final do seu primeiro mandato, António Paiva anunciou a entrada em serviço da entretanto olvidada ETAR, naturalmente um bom trunfo para  sua reeleição, como independente pelo PSD,  o que veio a conseguir com maioria absoluta. Poucos meses depois, já reeleito, mandou anunciar aos tomarenses clientes dos SMAS que passariam a pagar uma taxa obrigatória de tratamento de esgotos, quando não podia ignorar que a ETAR não tinha capacidade suficiente para tal, pelo que à luz da lei os esgotos não eram tratados. Houve, por conseguinte, um manifesto abuso de confiança, uma intrujice em linguagem popular.
Tão injusta e ilegal situação, de ter de pagar por um serviço que legalmente não era prestado, veio a manter-se durante 7 anos, até Março de 2008, altura em que a ETAR de Marmelais foi finalmente desactivada, entrando em funcionamento a 2ª ETAR de Santa Cita, entretanto edificada. O que veio provar que a ETAR de Marmelais nunca desempenhou de forma satisfatória as funções para que fora edificada.
A primeira ETAR de Santa Cita, irmã gémea da de Marmelais, foi igualmente abandonada por erros de projecto, que resultaram em manifesta falta de capacidade para os caudais a tratar.
Para se ter uma pálida ideia do modo como tudo isto é gerido, basta dizer que, apesar de cobrar a supracitada taxa de tratamento de esgotos desde 2001, só dois anos mais tarde a autarquia tomarense veio a obter uma licença de descarga de águas residuais no Rio Nabão, por um período de 5 anos, mesmo assim com um algo duvidoso termo de responsabilidade.
Resta acrescentar que actualmente os esgotos urbanos são tratados, de modo razoável, na 2ª ETAR de Santa Cita, pela Empresa  Águas do Centro, com sede em Castelo Branco, mas da qual o Município de Tomar é accionista, nos termos de um contrato de concessão entrementes celebrado. Pormenor importante, a Águas do Centro está a funcionar ilegalmente em Tomar. Não dispõe ainda da indispensável licença de descarga de águas residuais, que apenas solicitou em Junho de 2009, mas não obteve até ao momento em que estes dados foram compilados.
Com exclamava a saudosa actriz Ivone Silva: Isto é que vai uma crise!!!

9 comentários:

Anónimo disse...

Então assim sendo, eu ando ou andei a pagar a maldita taxa cobrada ilegalmente durante anos! E tudo congeminado pelo sr. Paiva, não é assim?
Face à situação agora exposta e que eu (como certamente a esmagadora maioria dos habitantes de Tomar) desconhecia em absoluto, sinto-me espoliado, ou melhor, roubado, pelo que, para além dos ""cognomes" com que o sr. Paiva tem sido "agraciado", podemos com toda a propriedade acrescentar um novo: "ladrão"...ou não será assim????

Anónimo disse...

Já se sabia que os sucessivos dirigentes autárquicos (e aparentados) tomarenses têm "metido água" em termos de opções estratégicas para o concelho. Ficamos agora a saber que também com a água meteram água.
Parece brincadeira mas não é: os tomarenses estão cada vez mais pobres e com menos fé no futuro. Mas, ao mesmo tempo, houve quem passasse da bicicleta para o avião a jacto!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

É muito simples, e há mais intrujices, não é só nas águas, também as há na construção civil e obras públicas. Por conseguinte, é fazer queixa à DECO que provoca um reviralho na camara que terão de pagar aquilo que roubaram, ou então irem ao site da procuradoria geral da republica e fazer a denuncia anónima quando cheirar a esturro aos cidadãos. Podem enviar fotos e documentos (anónimos, é claro). Portanto, menos possibilidades de roubos.E claro está se é roubo não está documentado e vai parar ao bolso de alguns, dos SMAS ou de outra entidade qualquer, de certeza.
Estejamos atentos!

O Polvo do Nabão!

Anónimo disse...

a isto chama-se
CRIME ORGANIZADO

Não menciono nomes para não errar

Isto está tão mau e tão quente que o futuro não é risonho para os culpados

O POVO está a ferver
Qualquer dia faz-se uma ESPERA a essa cambada de criminosos e mafiosos
Só espero que não pague o justo pelo pecador
Mas se calhar, paciência, entra-se nos Paços do Concelho e vai tudo fazer companhia aos patos.
Com a policia tão longe, as hipoteses de serem humilhados e abanados é uma realidade

Não só, são incompetentes, como também mafiosos e criminosos

Anónimo disse...

Lá estão vocês a delirar, novamente.
Talvez não seja bem assim, a coisa é grave, mas esta” bomba” é só de carnaval.
Quem é esse tipo, que agora descobriu tal coisa.
Onde ele tem andado, todos estes anos.
Parece ser de apoiar, já para a câmara, sugiro que comecem já a recolha de assinaturas, tal cidadão é o que estamos a necessitar.
Tenham juízo. Por estas e outras parecidas, Tomar esta como está, não vêm nem o Convento pois está lá no alto e após por ai um sessenta anos, estes tipos ainda andam a brincar com a politica autárquica.
E mais não digo por agora.

Anónimo disse...

Eng. João Oliveira Baptista é de Tomar?
Então não se pode esperar outra coisa, Tomar está como está porque estes tipos não fizeram nada nunca, ao contrário da maioria dos outros concelhos, incluindo os á nossa volta.
Só sabem descobrir a pólvora, mas a seca.
Quanto ás questões importantes nada.
Quanto a uma estratégia para o concelho nada.
Quanto á mobilização das forças do saber e fazer, em Tomar, nada.
Quanto ao levantar de uma opinião publica forte e com influencia eleitoral, nada.
Então voltem para onde andaram sempre, e não se dêem ao ridículo.
Nota; Meu Caro Dr. Rebelo, sabe porque não o aproveitam em Tomar, uma das razões é que você, embala de vez em quando nestas tontarias e perde assim logo algum capital, que alguns ainda em certos momentos lhe reconhecem.
É pena, mas é a vida.

Anónimo disse...

A propósito de intrujice...

É verdade ou mentira que o Rebelo corta tudo o que lhe seja crítico?

Anónimo disse...

Yes, yes, yessssssssssss...!!!

Anónimo disse...

Quem é que deve pagar os desaires dos nossos autarcas?

A ETAR foi feita. Bruxelas deu uma parte do dinheiro, a CMTomar avançou com a outra parte e factura aos utentes os encargos correspondentes. Se a ETAR está a funcionar bem ou não, ou melhor se está a funcionar ou não, é um problema menor.

Isto é como os estádios de futebol ou as SCUTs, no final pagamos todos a nossa quota parte desses investimentos.
Afinal, não há almoços grátis...


P.M.