sábado, 6 de novembro de 2010

NÃO É UMA RICA AUTARQUIA, MAS PARECE UMA AUTARQUIA RICA

Público de 06/11/10, página 28
Diário de Notícias de 06/11/10, página 13
As duas ilustrações acima dão a conhecer a situação bastante complicada que se vive nas câmaras de Faro e de Vila Real. Para melhor informação dos leitores, começamos por acrescentar alguns elementos que não constam das notícias.
A algarvia Faro é capital de distrito, conta com 54.450 eleitores inscritos, e é governada por uma coligação PSD/CDS/MPT/PPM, que tem 5 eleitos. Na oposição, o PS, que conseguiu os restantes 4 lugares. O anterior presidente era do PS.
Vila Real de Trás-os-Montes é também capital de distrito, tendo actualmente 49.576 eleitores inscritos. O PSD preside, com 4 eleitos, enquanto o PS ocupa os restantes 3 lugares.  No mandato anterior o presidente era do PS.
Temos assim que, em pelo menos duas das 18 capitais de distrito, a situação económica esá longe de ser confortável. Faro já chegou mesmo à triste situação de passar a ser tutelada pelo governo, tendo sido obrigada a despedir 180 pessoas. Ainda assim, o seu presidente, Macário Correia, afirma ser indispensável proceder a novos e substanciais cortes, bem como contrair um empréstimo avalizado pelo Ministro das Finanças, no valor de 48 milhões de euros, para pagamentos urgentes e provisões judiciais.
A norte, Vila Real decidiu não arcar com os custos da iluminação do Natal, como medida de austeridade, ao mesmo tempo que são colocadas à disposição dos munícipes hortas urbanas junto às margens do Rio Corgo, como forma de minorar as dificuldades alimentares dos cidadãos mais carenciados. Foram igualmente suprimidos os tradicionais jantares para entidades oficiais, trabalhadores municipais e jornalistas, pagos pela autarquia, mantendo-se apenas o jantar de Natal para os idosos.
Enquanto isto, o executivo nabantino, que como é sabido, não é uma rica autarquia, continua a proceder como se fosse uma autarquia rica. Em poucos meses, já gastou 300 mil euros na barraquinha do mercado e respectivo equipamento, 60 mil euros na bancada provisória do ex-estádio, 25 mil euros na viagem promocional a Vigo, e agora 40 mil euros nas iluminações de Natal. Tudo somado dá a bonita soma de 425 mil euros = a 85 mil contos. Não é brincadeira nenhuma! Será que a actual maioria de circunstância dispõe de alguma máquina de fazer dinheiro? Ou encontraram petróleo algures no concelho?
Caso ambas as respostas sejam negativas, como tudo indica, então há algo que escapa aos observadores mais atentos. Porque ninguém entende o que se passa.  Reza o ditado que "Quem cabritos vende e cabras não tem, de algures lhe vem." Com o advento da democracia, a parte final sofreu uma adaptação, passando o provérbio a ser "Quem cabritos vende e cabras não tem, certamente lixa alguém." Conclusão provisória: Há que se pôr a pau!

8 comentários:

Pensamentos soltos disse...

Nestas coisas de crise vale tudo menos tirar olhos, eles ( os suricatas ) governamentais querem nos limpar até ao tutano mas, os que sabem mais da vida num dedo que eles no corpo todo e que sabem o que é viver com pouco, saberão contornar tudo isto e mais ainda, este é o povo que um dia alguns ricos lhes irão bater a porta.

Anónimo disse...

A diferença entre o que se tem gasto (em geral) e o que se tem produzido, leva à dívida de que agora nos damos conta porque jé é alto o calote e porque os que emprestam começaram a duvidar do pagamento!
É óbvio que nesta situação há que cortar despesa e preparar o futuro.
As autarquias sem suporte de actividade económica, como Tomar, estarão em maior dificuldade. Aquelas que souberam captar ou ajudar a criar boas empresas ou exportadoras estarão mais tranquilas.
Por exemplo a comitiva tomarense que foi a Vigo fazendo de figurantes só mostra falta de sentido futuro. Seria bom era que a comitiva fosse falar com empresários da Galiza para investirem em Tomar! Mas, claro que para isso teriam que ser tudo diferente, com menos galhofa, mais competência e mais sentido do interesse público. A NERSANT tem vários parques de negócio projectados na região, mas nenhum em Tomar.
O futuro da cidade é negro e por isso devia a autarquia começar já a racionalizar despesa.
Pelo significado, a despesa das luzes natalícias é quase irrelevante (apesar de dever ser bem menor) face aos casos da bancada e da tenda. O sr. Passos Coelho de tanto falar em criminalizar políticos ainda acaba por ter que mandar prender os seus correlegionários tomarenses ligados aqueles casos...E mexendo muito até talvez ainda fique sem secretário geral...
Por falar em luzes, a EDP já vai nos 2 milhões de euros de lucro POR DIA, incluindo sábados, domingos e feriados! Mas a luz vai subir cerca de 4% e não há fornecedor alternativo. Assim trabalham os "grandes" gestores da nossa praça, como o sr. Mexia, uma vítima da inveja dos portugueses mesquinhos que repararam no seu prèmio de gestão de 3 milhões!
Pedro Miguel

JOSÉ FAUSTINO disse...

vejam as fotos que o Cidade de Tomar publicou na secção de apanhados e vejam a boa figura que se transmite da embaixada tomarense em Vigo. Copos, presuntos às costas etc etc. Abençoado concelho que tem autarcas destes. Os espanhóis gostam de paródia e a malta de Tomar soube entrar no espírito. São muitos anos a virar frangos e viva a copofonia e a divulgação da Festa Grande Tomarense.
Eram mais os penduras da comtiva que os 14 pares dos tabuleiros... mas isso é outra história

Anónimo disse...

Foi com enorme mágoa que vi as reportagens da delegação de Tomar em Vigo! Presuntos às costas, copos no ar, tabuleiros tão maltratados, autarcas em poses fotográficas a fazerem-me lembrar o "emplastro do Porto", enfim...tristes figuras!
Se foi esta a promoção que fizeram bem podem limpar as mãos à parede!
Contudo, não fico admirado, pois estes promotores são os que ganharam os respectivos cargos autárquicos à custa dos passeios, petiscos e bebidas!
E assim vai a política local...

Anónimo disse...

Cantwem todos comigo "...e viva españa..."

MARIA MANUELA disse...

De verdade o Cidade de Tomar registou em imagens aquilo que não consegue escrever e vale mais uma imagem que mil palavras.
Depois disto deveria ser pedidas responsabilidades a quem apostou neste elenco de acompanhantes que borram a escrita ou vão.

É assim Côrvelo que queres uma cidade virada para o Turismo?

Que turistas queres em Tomar?

Não sabias onde entram mais que dois presidentes de JUnta dá nisto?

Porra que é demais.... chega... BASTA

Anónimo disse...

Turistas de garrfão de braçado e presunto às costas! Yessssss...é o que está a dar! Jaime dos Casais a presidente da câmara...já!
E o aldeão Carrão como o seu secundinas!!!

zé da venda nova disse...

O JAIME TAMBÉM E CONHECIDO PELO JAIME DOS PRESUNTOS POIS USA ESSA ESPECIALIDAE GASTRONÓMICA PARA.
- CONSEGUIR EMPREGO PARA O FILHO QUE PENSA QUE É DOUTOR E QUE UM DIA VAI SER PRESIDENTE DA CÃMARA

- COMPRAR VOTOS

- EMBEBEDAR PRESIDENTES DE CAÃMARA NA SUA ADEGA

- CONSEGUIR ROTUNDAS OU NÓS NO IC 9 JUNTO DA CASA DO FILHO PARA VALORIZAR A COISA

VIVAM ESTES BORJEÇOS