domingo, 14 de novembro de 2010

UMA OBRA TOTALMENTE INÚTIL

A história das obras da autarquia na Mata dos sete montes continua a ter capítulos cuja explicação não convence. Sabe-se que ao princípio houve uma parceria CMT/IGESPAR/ICN, muito do agrado dos senhores de Bruxelas, que mandam para cá as volumosas mas traiçoeiras esmolas. Feita a candidatura e obtida a respectiva aprovação, IGESPAR e ICN baldaram-se, ao que consta alegando falta de verbas disponíveis. Vá-se lá saber...
Como se nada de anormal tivesse ocorrido entretanto, a autarquia manteve-se no projecto, acabando por custear a empreitada na parte que lhe tocava, apesar de a Mata não lhe pertencer nem por ela ser administrada. É o que se chama fazer filhos em mulher alheia.
As principais justificações para a obra de requalificação da via pedonal entre a cidade e o castelo, através da mata, eram duas: O interesse turístico do referido caminho pedestre e, sobretudo, acabar com os esgotos do Convento a desaguar a céu aberto na Mata, mediante a instalação de um colector até à rede urbana de saneamento.
Concluída a empreitada A) - Os novos sanitários, como recepção anexa e tudo, continuam fechados; B) - A via pedonal requalificada vai dar a lado nenhum, porque o portão da Torre da Condessa está sempre fechado, impossibilitando o acesso ao castelo; C) - O esgoto vindo do Convento aparentemente foi canalizado, como pode observar-se na foto supra mas...
A verdade, porém é que tudo continua como dantes. Instalaram realmente um colector e uma caixa de visita, mas a respectiva ligação não foi efectuada, alegando que o IGESPAR não mandou fazer a parte que lhe compete. A autarquia não podia ignorar que assim aconteceria, a partir do momento em que a entendidade lisboeta que gere o Convento de Cristo resolveu abandonar a inicial parceria. O que terá levado os senhores autarcas a prosseguir com o projecto? Era assim tão fundamental para a cidade?
No estado actual das coisas, a empreitada de 190 mil euros, com um financiamento europeu de  152 mil, apenas foi muito útil para o empreiteiro que a adjudicou (Aquino SA), e que já terá embolsado o dinheiro. Na Mata, os esgotos do Convento continuam exactamente como desde há quase cinco séculos a correr a céu aberto. Não houve até agora quem obrigasse a empresa adjudicatária a ligar  o emissário de manilhas à caixa de visita que, sem saberem, lhe construiram por cima. Lindo serviço, não haja dúvida! E depois quem critica é apodado de apóstolo da desgraça, enquanto os que vão desgraçando a cidade e o concelho continuam a ser uns heróis. Estranha forma de vida...cantava a Sra. Dª Amália!

4 comentários:

Anónimo disse...

Que se lixe a mata. Não são os tomarenses que vão para lá, pois estes têm que trabalhar ! São os que não têm mais nada que fazer. Gastem dinheiro mas é em obras úteis para a população activa - melhoria de escolas (excelente trabalho da Dra Rosário nesse capítulo), melhoria de acessos (Tomar - Coimbra = Vergonha), etc.

O peixe-espada do Nabão.

Anónimo disse...

E quando é que abre a cagadeira ultramoderna? Ouvi dizer que andam à procura dum funcionário para o local, mas tem de ser licenciado em Línguas e Literaturas Modernas. O ordenado é de afygentar qualquer um: ordenado mínimo + subsídio de almoço ou em contrapartida refeições fornecidas pela casa...

Anónimo disse...

Se o que o anónimo anterior diz for verdade é ultrajante. Não conheço esse projecto mas para uma retrete automática ou por mais moderna que seja não precisa de ninguem, quanto mais um licenciado seja do que for. Será possível? Está tudo maluco em Tomar? Que medidas são essas?

O Polvo do Nabão!

Anónimo disse...

Ainda estou á espera que me confirmem quem foi o BIG BOSS autor desta m......