quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MERCADO TRADICIONAL? OU CENTRO COMERCIAL?


Entrevistado há poucos dias por Vítor Melenas, na Rádio Hertz, o ruralmente muito apreciado vereador e vice-presidente Carlos Carrão falou, durante perto de uma hora, sobre as vicissitudes e outras atribulações do Mercado Municipal,  dos seus comerciantes e utentes. Começou por reconhecer que nem tudo vai bem na barraquinha provisória, designadamente a potência eléctrica instalada, a falta de espaço, a pouca capacidade da máquina de gelo e a necessidade de se edificar nas traseiras uma dependência para as arcas frigoríficas. Admitiu também ser um dos responsáveis pelo encerramento compulsivo determinado pela ASAE, uma vez que já é vereador há 12 anos. Mas o mais grave veio a seguir.

Quando o entrevistador procurou indagar se a barraquinha é mesmo provisória, garantiu que sim, aproveitando logo a deixa para afirmar que vai ser construído um mercado novo. Segundo acrescentou, ainda se pensou em reparar os actuais pavilhões. Porém, visto que a ASAE pretende quase tudo novo, como por exemplo os telhados e as paredes, o executivo municipal, tendo em conta o que consta do auto de encerramento, deliberou em Julho deste ano que se fará um edifício novo, com mercado e estabelecimentos comerciais.
Noutros passos da sua intervenção, -se calhar embalado pelos seus próprios raciocínios de ex-jornalista da imprensa regional- lá foi dizendo que há também um plano de pormenor já aprovado, que prevê para o local um centro comercial ou um fórum - "chamem-lhe como quiserem". Pormenorizou que as actuais três faixas de acesso à ponte do Flecheiro,  já foram projectadas em função do centro comercial a construir, e do respectivo estacionamento. Por isso existem duas faixas no sentido descendente, uma das quais para acesso e saída do previsto fórum. Temos assim que, mais uma vez se confirma o velho adágio popular "Pela boca morre o peixe". O respeitável vice-presidente PSD, ao dizer o que disse, admitiu sem disso quiçá se dar conta, que a maioria autárquica que vem governando a câmara desde há mais de uma década, há muito que tinha resolvido não mexer nem uma palha em termos de reparações no mercado, porque desejava ardentemente o seu encerramento compulsivo, tão depressa quanto possível, como condição prévia para implementar o projectado e megalómano fórum, recorrendo a um promotor privado.
Uma outra prova do que se acaba de afirmar é que, questionado sobre o destino a dar ao mercado exterior das sextas-feiras e ao "mercado abastecedor", Carrão embrulhou-se em considerações laterais que nada esclareceram, antes pelo contrário. Ou seja, apesar de se tratar de dois problemas graves e desde há muito a aguardar soluções definitivas, a actual maioria relativa acaba de demonstrar, pela boca do seu vive-presidente e único militante do PSD, que andam completamente às aranhas. Não sabem minimamente o que fazer. Nesta e noutras áreas.
Esta ausência de soluções, ou mesmo de propostas, para problemas fulcrais da vida local, que é norma para muitos outros dossiers, leva ao adiamento sistemático das resoluções que, quando finalmente acabam por chegar, já quase nunca resolvem nada. Neste caso do mercado, Carlos Carrão lá foi admitindo, em tom contrariado, que a solução Fórum não é consensual e que agora com a crise vai ser difícil encontrar um promotor interessado. Como tem vindo a suceder com o previsto hotel de charme Santa Iria. As elucubrações fantasiosas de quem não quis nem quer ouvir os cidadãos, dão nisto. E o mais que adiante se verá! Porque muito dificilmente os tomarenses aceitarão a demolição do actual mercado, e os problemas que daí resultarão. Por exemplo: Durante a hipotética demolição, e a posterior edificação do previsto fórum, e mais tarde com a entrada em funcionamento deste, se chegar a ser construído, o mercado das sextas-feiras irá para onde? E o mercado abastecedor?
Face a tudo isto, uma vez que o senhor vice-presidente Carlos Carrão se portou galhardamente nesta entrevista, permitindo finalmente que todos os tomarenses interessados percebam o que se passou realmente com o mercado municipal, e porque foi enfim encerrado pela ASAE, Tomar a dianteira resolveu ter um gesto de gratidão para com o prestigiado autarca tomarense. Propomos ao executivo municipal e, sobretudo, ao seu presidente, que deliberem no sentido de se entregar o actual Opel Insígnia da vice-presidência ao respectivo chefe de gabinete. Para as deslocações do senhor vereador e vice-presidente Carlos Carrão, é nosso entendimento que deve o município adquirir quanto antes um Mercedes AMG, modelo 2011, já em conformidade com os novos limites de emissão de CO2, cuja fotografia apresentamos abaixo, para prévia apreciação.


18 comentários:

Anónimo disse...

E já agora este Mercedes podia estacionar atrás do maravilhoso muro paivista existente na rotunda e a tapar a moagem.
Para o efeito bastaria pôr uma cancela e até serviria mais tarde para aí estacionar os bois que vêm participar na Festa dos Tabuleiros.
É que o armazém do Remédio na Rua de Santa Iria já se foi na derrocada!

Da entrevista citada se demonstra à evidência que a maioria PSD, mesmo mínima, ainda continua entranhada e a desenvolver a errada e errática política do paulino da Trofa vertida no Polis de tão péssima execução!!!!!

A luta continua!

Zé Pagante
Mestre em Turismo Turístico
pela Universidade de Carregueiros

Anónimo disse...

Eu também me dei à tortura de ouvir a entrevista do Carrão.

O discurso,além de precisar de legendas ou tradução simultânea,é circular,quase concêntrico.

Fala,fala,fala,em tom monocórdico,chato,repetitivo,agarrado à velha e esfarrapada cartilha do Paiva.

Chega a ser patético.

E é este homenzito que é vice-presidente,com aspirações sem vice?

Tirem-me daqui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

MAS A HERTZ QUE É UMA EXCELENTE E PROFISSIONAL RÁDIO AINDA DÁ TEMPO DE ANTENA, COMO DEU O CIDADE DE TOMAR DE FORMA A PROMOVER UM BESTUNTO QUE NADA SABE FAZER E QUE PENSA TACANHO, E QUE LEVOU TOMAR A ESTA CATÁSTROFE AUTÁRQUICA?

ESTE CARRÃO É O CULPADO DE TER APARECIDO O PAULINO DE TROFA E BASTA VER QUEM TEM COMO CHEFE DE GABINETE PARA MOSTRAR QUE ESTAMOS FARTOS DE CARRÕES E QUEREMOS É CARRINHOS. O MUNICIPE DA OUTRA VEZ QUE FOI TER COM ELE AO GABINETE POR CAUSA DO PAGAMENTO DA ÁGUA É QUE TINHA RAZÃO. ESTE CARREGADOR DE PIANOS E SERVIÇAL DO RELVAS JÁ DEVIA ESTAR NOS CASAIS NA APANHA DA AZEITONA E DEIXAR TOMAR EM PAZ, OU ENTÃO COMO TOMARENSE QUE É, VER QUE UM CONTABILISTA PODE PERCEBER DE CONTS, MAS DE GESTÃO AUTÁRQUICA E POLÍTICA AUTÁRQUICA NADA PROVOU OU MOSTROU E O SEU PARTIDO ACABOU COM O QUE TOMAR CONSTRUÍU EM 500 ANOS.

Anónimo disse...

O discurso,além de precisar de legendas ou tradução simultânea,é circular,quase concêntrico.

Fala,fala,fala,em tom monocórdico,chato,repetitivo,agarrado à velha e esfarrapada cartilha do Paiva.

Chega a ser patético.

E é este homenzito que é vice-presidente,com aspirações sem vice?

Tirem-me daqui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

JÁ IMAGINARAM A PROMOÇÃO DE UMA CIDADE QUE QUER APOSTAR NO TURISMO ENTREGUE A UM BIMBO QUE NÃO SABE FALAR NEM BEM O PORTUGUÊS, NÃO FALA NEM LÊ OU ESCREVE INGLÊS OU FRANCÊS... MAS ESTÁ TUDO DOIDO OU QUÊ!!!!

O HOMEM NÃO TEM CONSCIÊNCIA DAS SUAS LIMITAÇÕES E FIGURA... NEM PARA PRESIDENTE DA JUNTA DOS CASAIS


JAIME LOPES A PRESIDENTE DA CAÃMARA DE TOMAR JÁ......

Anónimo disse...

AO PRIMEIRO COMENTADOR

Estacionar ao pé do Muro da Mijação? Nunca!!!!
E depois onde é que há espaço para mijar e cagar? (perdoe-me Rebelo esta portuguesice)...
Eu, tomarense nado e criado nas margens do Nabão faço questão de deixar a minha poia e a minha solução renal junto de tão excelsa obra da arquitectura pimba logo que estaja pronta e inaugurada.

Funiculin disse...

Senhor responsável pelo Blogue: Através da fotografia publicada consegue-se visualizar três animais racionais e um irracional. A pergunta que se coloca é a seguinte: Qual deles é o vice-presidente da Câmara Municipal de Tomar?

Unknown disse...

Para anónimo em 15:21

Criticar, sim; ofender nunca!
Obviamente nenhum. Trata-se apenas de
o mostrar o citado modelo de Mercedes AMG = Animal Muito Grande.

joana disse...

Esta gente continua a brincar com coisas sérias!
É o que se pode concluir da epístola do ilustre Provedor da Urbe (que cumprimento), secundado por uma casta de verdadeiros tomarenses que, talvez por ser dia de greve, evacuaram as impurezas que tresandam!
Tresandam a inveja, a insensatez, a mau perder, a falta de educação cívica etc, etc,….
É isto ilustres tomarenses que em casa à noite, no regresso dos afazeres, se os tiverdes, educais e doutrinais aos vossos descendentes?
É isto ilustres tomarenses, que vos domina o consciente (porque o subconsciente deverá provocar-vos uma tortura nocturna e constante…. em sonhos, pesadelos, quimeras, credo! que mais…?)? São estas as grandes preocupações temáticas, programáticas, estruturais e conjunturais para a terra que vos “une”?
É isto ilustres tomarenses, o cerne, a gema, o limpo, da grande questão tomarense?
Resume-se, em suma, a não ter ânimos para aceitar as regras democráticas e os resultados que das mesmas, o pagode, o povão, o zé da esquina, o doutor, o professor, o culto, o inculto e vós, e vós distintos maldizente e insaciados, ditastes, ao colocar o papelito dobrado em quatro na urna! Tão só!
Deixem o homem em paz e que use e abuse do carro; deixem os homens trabalhar!
Não sejam mesquinhos!
Não sejam medíocres!
Não sejam xenófobos!
Não sejam segregacionistas!
Não sejam sectários!
Não sejam classicistas!
Não sejam facciosos!
Tenham aquilo que é esperado dos homens: classe e saber estar; no bem e no mesmo bem!
A bem de Tomar, da cidade, do concelho e das suas gentes!

Com apreço.


joana

Anónimo disse...

Pois é, estimado Prof. Rebelo, hoje já lá estava a grade a isolar o recinto entre a moagem e o muro mijatório e no interior uma camioneta da firma das obras.

Portanto, está ensaiada a solução para estacionar o carrão Mercedes AMG e os bois da Festa dos Tabuleiros!

E fiquem descansados os outros comentadores, porque dá para mijar e cagar no espaço e à frente do muro. Aliás, o Mercedes vai verter óleos (mijo e bosta) e os bois vão deixar aí as suas bostas e o seu mijo.

Até se pode batizar o espaço de Garagem WC Paiva Barão da Trofa!!!!


Zé Pagante
Mestre em Turismo Turístico
pela Universidade de Carregueiros

Anónimo disse...

Como o destino do mercado municipal na cidade de Tomar é desaparecer. Proponho que qualquer uma das freguesias rurais, mais próximas da cidade se dediquem a este assunto e procurem que este mercado continue, num espaço digno, para o povo do concelho, já que a Câmara pretende afastar este povo da cidade.

Unknown disse...

Pois é cara Joana! E que tal respeitar as liberdades de todos, incluindo os que criticam ou vão tentando alegrar as coisas? A vida não é só, nem sobretudo, aquilo que você vê ou cuida. Cada cidadão, cada opinião. A democracia é o que você escreveu, mas igualmente o que outros vão praticando. Se com críticas o país e o concelho estão como estão; agora imagine o que seria sem liberdade de opinião.

Anónimo disse...

Ó TÓ...

Explica-me,bem trocadinho por miúdos,como se eu fosse muito burro,como se corporiza o teu conceito de "liberdade de opinião" na gestão desta tua quinta privada,mas aberta à populaça que não ouse criticar as tuas opiniões ou a postura política da tua excelsa pessoa.

Vá lá...

Não te zangues."Expilica".

Grato.

ZÉ DO ANZOL

Anónimo disse...

Eu quero o Fórum no lugar do mercado por uma simples razão: não vou lá comprar alfaces, mas gostava de ter concentrado no mesmo espaço lojas onde pudesse adquirir roupa e outros artigos de boas marcas, juntamente com um cinema em condições. Portanto, toca a demolir aquela porcaria, que já se faz tarde, e a construir um centro comercial digno desse nome !

O mercado que vá, literalmente, para outra freguesia !

Anónimo disse...

Há uns anos planeou-se e verificou-se a viabilidade do mercado ir para a zona industrial pois aí se concentravam as empresas e constituir-se-ia uma zona de actividades logisticas. Pois muitos se proferiram contra a dizer que era longe porque muitos vão a pé ao mercado. Assim será? Será que os clientes veem a pé na sua maioria? É mentira! A maioria é de fora da cidade vindo tudo de carro e de autocarro. Logo, teria sido bem abraçado tal projecto isto porque seria servido directamente por uma via rápida e com muito espaço para estacionamento, e não no centro demasiado congestionado da cidade. Por outro lado, o espaço da cidade não permite mais actividades económicas adstrictas ao mercado. Então, acordem......
O forum seria bem vindo!

O Polvo do Nabão!

Unknown disse...

Para Zé do Anzol,

Que, pelos visto, não pesca grande coisa de liberdade de opinião, ou "está-se a fazer mula", como dizia o outro, quando o macho não queria puxar a carroça.
O assunto já aqui foi explicado bastas vezes. Porém, já António Vieira se lastimava amiúde que "quando a terra é ingrata, a semente não medra". No longínquo século XVII e no Brasil.
Repetindo:

1 - Dado que não faço parte do escol local dos eleitos, nem ocupo qualquer cargo público, ou estipendiado pelos contribuintes, todos os que fazem o favor (é apenas uma expressão de cortesia...) de ler este blogue, podem criticar livremente o que escrevo, mas não quem escreve, pois não faz sentido nem tem qualquer relação com as múltiplas desgraças da cidade e do concelho. Ou pensa que tem? Acha-me com pachorra para bode expiatório?
2 - Ainda assim, reitero que publicarei todos os comentários recebidos, mesmo que sobre a minha pessoa, e impróprios para consumo, desde que devidamente identificados.
De cobardes estou farto. Quem não tem a coragem de assumir publicamente as suas opiniões, nem sequer chega a ser um verdadeiro cidadão. É assim a modos que mais um com direito a voto...

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

PARA ZÉ DO ANZOL:

Tem de incluir no pacote o Luis Ferreira, dono do Rebelo, indivíduo impoluto...ó da guarda!!!

Ai de quem toque no menino! Vai logo o comentário por água abaixo, que é o que vai acontecer a este, n
ao é Rebelo?

Anónimo disse...

Ó TÓ...

Saíste-te muito mal.
Estás completamente desinspirado.

Mas quem és tu para estares acima de qualquer direito elementar de te criticar,a exemplo do que tu fazes quotidianamente?

O que está em causa numa crítica não é a cara ou o nome do autor,mas sim o seu conteúdo - justo ou injusto,verdadeiro ou falso.

E a tua resposta não pode,não deve ser um acto censório.

Deves contra-argumentar,deves defender-te com as mesmas armas que dás àqueles que criticas.

E tu não criticas só o que se escreve.

Tu criticas também a postura,e quantas vezes o carácter do escrevente.

Tu não és a "menina imaculada e virgem",prenhe de virtudes,por que te pretendes fazer passar.

O teu blogue não te serve apenas para veículares as tuas opiniões e criticares quem muito bem entendes.

O teu blogue é mais uma coisa,não menos importante para ti - um veículo de autopromoção pesoal,visando realizar a tua indisfarçável ambição política - ser "maire" cá do burgo.

E tu não queres ser vereador.
Tu só aceitas ser Presidente!

E é a crítica a este cruzamento de objectivos e interesses que te tolda completamente.

Ficas furibundo!...

E,na falta de argumentos,amachucadamente ferido pela crítica certeira e,para ti,extremamente dolorosa,sacas do teu argumento de "autoridade" - A CENSURA !

Esqueces que a vitória da CENSURA é,históricamente, efémera.

A liberdade de opinião,o debate livre sem amarras ou grilhetas,acabarão sempre por vencer.

Por isso,quer queiras,quer não queiras,jamais poderás vencer seja o que for,recorrendo a tão vil arma - A CENSURA.

O mais certo é que este post também venha a ser engolido por essa tua poderosa arma.

Mas tiveste que o ler,antes de o declarares proscrito.

E não te safas de ir publicando alguns.

Sabes porquê?

Porque,como mostra a nossa história próxima,o censurado tem um gozo orgásmico em passar um atestado de estupidez ao censor.

Podes censurar,mandar para o lixo,mas ficas de consciência atormentada.

Porque sabes que estás "caçado" e quanto mais censuras,mais incentivas a RESISTÊNCIA.

Podes ter a CERTEZA!

Unknown disse...

Que se lhe há-de fazer? No tempo da inquisição teria sido considerado relapso ou contumaz, e enviado ao braço secular para daí seguir rumo à fogueira sagrada. Felizmente os tempos mudaram, graças aos que tiveram coragem para dar a cara e provocar a mudança.Dos cobardes não reza a história. E dos caluniadores tão pouco. Resta portanto publicar as calinadas, para os leitores poderem queimar o/a anónimo/a autor/a.
Está visto que não adianta contra-argumentar. A obstinação é uma maleita que só muito dificilmente é curada.