quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SINAIS POSITIVOS, APESAR DE TUDO...

Numa situação cada vez mais agreste, agora até com um frio de rachar, faz bem e até aquece o coração constatar que também há sinais positivos nesta abençoada terra. Poucos, mas lá vai havendo.
Aqui pelo blogue, coisa pouca, porém significativa,  já há leitores preocupados em saber onde começa e acaba a liberdade de informação e de opinião (ver comentários ao post "Mercado tradicional? Ou centro comercial?"). Julgamos que é muito positivo, mesmo se logo a seguir aparece uma alimária a tentar ajavardar a questão. Se calhar confundindo tomar a dianteira com alguma marca comercial na área da suinicultura.
Outro sinal bem positivo: Conquanto muito limitado noutras áreas, o nosso alcaide continua a comportar-se como um verdadeiro gentleman da carreira diplomática, mantendo o sorriso e cumprindo escrupulosamente as suas obrigações legais, nomeadamente o dever de facultar as informações solicitadas.
Igualmente na autarquia, apesar de todos os erros, defeitos e carências já conhecidos, e aqui mencionados, deve-se assinalar, por ser muito positivo, nunca ter constado nem ser do domínio público que haja por ali decisões provenientes de travesseiros ilegítimos, com já aconteceu no século passado, com graves reflexos na burocracia camarária, de então e de agora.
Último facto positivo por agora, todavia bem importante: Consta que contactados pela Rádio Hertz (cujo esforço na área da informação política merece ser aqui destacado) para novos programas de tertúlia, vários políticos locais, eleitos ou não, terão recusado os convites. Lamenta-se, considerando-se contudo como um indício muito encorajador. Significa que -finalmente- lá se resolveram a começar a ter em conta as suas limitações. Ainda bem, pois os eleitores realmente interessados pelas causas locais já começam a estar cansados de tanta patacoada. E para aprender algo é preciso previamente reconhecer a própria ignorância.
É muito pouco? Pois é. Mas demonstra que a situação vai evoluindo.  Haja esperança, que é a última coisa a morrer.

14 comentários:

Anónimo disse...

Tambem se evita assim muito cacarejar. Não é portanto questão de limitação; pode ser apenas de salvaguardar o decoro.

Anónimo disse...

O estimado Prof. Rebelo está enganado e conclui mal.

Segundo se sabe as negas tiveram a ver com os participantes no debate, principalmente um deles!

Se fosse com o Prof. Hugo Cristóvão mais o Eng. José Delgado, não iria haver negas, isso afiançaram-me!

Anónimo disse...

REBELO dixit:

..."Julgamos que é muito positivo, mesmo se logo a seguir aparece uma alimária a tentar ajavardar a questão. Se calhar confundindo tomar a dianteira com alguma marca comercial na área da suinicultura."...

DEPOIS...QUEIXA-TE!

Dizes o que que queres,como queres,CENSURAS o direito à resposta e à defesa e ainda te sobra tempo para dares largas à tua IMPUNIDADE moral.

Mas estou certo de que estavas frente a um espelho quando te ocorreu proclamar de ALIMÁRIA todos os que não te prestam vassalagem.

BEM PREGA FREI TOMÁS...

Luis Ferreira disse...

Estimado Prof. Rebelo

Naturalmente que os Tomarenses são pessoas preocupadas com o seu devir.

Claro que têm opinião e que a proliferam das mais diversas formas, nomeadamente nos cafés, associações e tertúlias gastronómicas.

Evidente que só alguns dos agentes políticos têm opinião os assuntos que a todos preocupam. Governados que fomos durante anos por aprendizes de ditadores, naturalmente que alguns dos mais mais acéfalos seguidores pensam que não opinar, não se expor, esconderem os seus desejos e eventuais defeitos lhes augurará entrar no "reino dos céus".

Paz às sua almas,... Penadas!

O vereador socialista

P.S. - No entretanto informo que começou ontem programa semanal na Radio Hertz, com a minha participação e do deputado Municipal Antonio Cruz, denominado "Destaques do Concelho", às Quartas entre as 18H e as 20H. É ainda retransmitido na Hertz TV.

ANTÓNIO FREITAS disse...

CARO PORFESSOR

EM TOMAR NÃO SE PODIA COPIAR?
"A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) vai promover durante a época do Natal o sorteio de cheques-compra no valor de 11 mil euros, numa iniciativa para atrair clientes ao comércio tradicional. O sorteio abrange o comércio local das ilhas Terceira, Graciosa e S. Jorge, estando prevista a atribuição de nove prémios a que os clientes se habilitam recebendo um número por cada 20 euros de compras. Além de promover as vendas do comércio tradicional, a iniciativa tem também “uma vertente solidária, com a venda de sacos de papel cuja receita reverte integralmente para uma instituição de solidariedade social”, refere uma nota da CCAH. O objectivo desta ação é “contribuir para o Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social, procurando assim demonstrar a responsabilidade social” da instituição"

Fico a aguardar o seu inteligente comentário

ANTÓNIO FREITAS

Anónimo disse...

Claro que têm opinião e que a proliferam das mais diversas formas, nomeadamente nos cafés, associações e tertúlias gastronómicas.

Olha este, também queria ser do Barbo, para comer e palrar.

Peça ao Alexandre ou ao Costa Marques que o convidem!

Ou então meta uma cunha ao seu amigo de peito António Rebelo!

Pode ser que resulte!!!!!!!!

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

As boas qualidades do presidente da câmara referidas no post vão sendo, infelizmente, cada vez mais raras no poder local. Raramente é beliscado pela opinião pública local, sinal de que a honestidade é, acima de tudo, a mais apreciada. Neste blogue é sempre tratado com especial respeito, tanto pelo seu responsável como pelos comentaristas. Ora aí está!

Alguém em Tomar, ligado à organização local do PS, me contou que no PS viam com bons olhos o Dr. Corvêlo como seu cabeça de lista nas próximas, e também alguém do PCP foi pronto a declarar que era um bom cabeça de lista numa coligação em que entrasse este partido, tendo como certo que o PSD o vai afastar na próxima candidatura.

As próximas autárquicas vão ser as eleições de mil coligações e já estou a ver em Tomar uma coligação liderada pelo PS, em que estarão o actual presidente, o Eng. Bruno Graça e o Dr. Rebelo como Mordomo do executivo.

Esta parte não me foi contada. Não se mexam não...

Anónimo disse...

O alcaide não é bombeiro. Ele é mesmo um homem bom... e provavelmente até irá para o Céu. No entanto nós por cá vamos alimentando um inferno.

Anónimo disse...

Meus senhores, e se todos aproveitassem este espaço, que considero uma tribuna bastante válida para debater as coisas de Tomar, respeitando valores que andam tão afastados da sociedade portuguesa, como elevação, respeito pela opinião alheia, crítica construtiva, etc. Tomar ganhava muito com isso. Não conheço pessoalmente o autor do site, por isso estou à vontade para dizer que devemos tecer-lhe louvores pela maneira corajosa como defende Tomar. Podemos não concordar com alguns dos seus desabafos quando responde a alguns comentadores, mas um homem não é de ferro. Ainda recentemente trouxe para aqui um trabalho de investigação que dignificaria qualquer grande jornalista, além de outros comentários muito oportunos que publica regularmente. Salvo melhor opinião, devemos estar-lhe gratos. Sejamos, por isso, mais moderados.
Um tomarense descomprometido

Anónimo disse...

Se não forem moderados ele modera-os.... e de que maneira!
Decepa-lhes a croniqueta!!!!!

Anónimo disse...

Não seria melhor mudar o nome da crónica para "Traques do Concelho"?

Anónimo disse...

Quem é o M:. M:. GOL ?

Anónimo disse...

Olha este...

Só agora é que descobriste que o Ferreira das farturas se infiltrou na Maçonaria Portuguesa e é "maçon"?

Se fores ao cardápio dos tachos a que ele chama "ONDE ESTOU E TENHO ESTADO",vês lá o MM GOL.

E,mais abaixo,vês um link para o site do Grande Oriente Lusitano (GOL)- Maçonaria Portuguesa.

E sabes quem foi o "maçon" que o apadrinhou?

O Lacão!

Tudo "boa gente",recauchutados do antigamente...

Estás a perceber como é que o "gajão" está infiltrado por todo o lado?

E estás a perceber porque é que o LACÃO é o único dirigente do PS que esteve sempre apegado a todos os líderes,sem excepção - Mário Soares,Constâncio,Jorge Sampaio,Guterres,Ferro Rodrigues e José Sócrates?

E quando o Sócrates "saltar da carroça" vais vê-lo na cola do seguinte,seja ele quem for.

O Ff também se vai colando aos que lhe parece que vão ganhar,mas não tem o "faro" e a habilidade do patrono.

É demasiado bronco,inculto julgando-se culto,atrevido,apoucado de escrúpulos e muito carroceiro.

Mas,munido do mágico avental,com um obediente e domesticado "Hugô",lá se vai mantendo na crista da onda,por tudo quanto é palanque para se exibir - Comissão Política Distrital do PS,Comissão Política Local do PS,vereador t.i. na CMT,cronista de rádio,marido de uma Deputada,"and so on"...

A Democracia virou chapéu de aba gigante onde se albergam tantos...

Chamem-lhe o que quiserem!

Anónimo disse...

Para desratizar o Estado e as Autarquias nem 50 anos chegam.

Parecem lapas, agarrados ao tacho.

E vai um e depois venham mais cinco, destes mais cinco, deste mais cinco.

Porra que a cadeia não quebra!!

A mamar e a roubar é que eles se entendem!!!!

A bem da Nação!