sexta-feira, 12 de novembro de 2010

UMA IDA AO MERCADO EM MANHÃ DE NEVOEIRO

Levantei-me cedo e bem disposto, como é usual. Fiz a higiene pessoal, enquanto ia matutando que o Mourinho tem razão. Devemos fazer tudo com alegria, afinco e boa disposição. Como os jogadores do Real Madrid. Como os trabalhadores da AutoEuropa. Com cara e disposição de quem acaba de acompanhar um irmão à cova, como é costume aqui em Tomar, não vamos a lado nenhum. Avida nem sempre é fácil, mas também não é nenhum calvário, nem uma coisa chata e trágica.  
De forma que, olhei para o nevoeiro matinal e cogitei: -É hoje! É hoje que nos vai chegar o sempre aguardado e tão desejado D. Sebastião, com sacos e sacos de notas para nos dar. Que isto de trabalhar é uma grande maçada. E então poupar, nem se fala! Nosso Senhor tem lá muito para nos dar! E o Estado também. Mas é tudo uma cambada de invejosos...
Ali na Rotunda, contemplei novamente os candeeiros encavalitados uns nos outros, e fiquei a saber que resolveram enfim mandar cortar três choupos. Os outros quatro ficam para a semente - os dois que se vêem na foto e mais dois junto à moagem. Critérios...
No mercado, ao cabo de quatro meses de "seca", tudo vai voltando ao normal.  Aqui o mercado das flores.
Aqui o das leguminosas (grão, feijão, chícharos, lentilhas, favas secas...)
Aqui o do pão e dos bolos.
E aqui o da fruta e legumes, cá fora.
Dentro da barraquinha, que lá abriu passados quatro meses e perto de 400 mil euros (80 mil contos), um comerciante conhecido aproveitou para se queixar da burrice da câmara. Segundo disse, insistem em sobrecarregar os comerciantes instalados no interior (renda mensal, contribuições, taxas, descontos, contabilidade, impostos), mas deixam andar à vontade os que só vêm vender às sextas e aos sábados. Pagam uma miséria de terrado, não têm contabilidade organizada, não pagam renda , nem contribuições nem impostos; e alguns nem liquidam o terrado. Vão dando umas coisas aos funcionários, que vão fazendo vista grossa. O costumeiro porreirismo à portuguesa... Os ricos que paguem a crise! Se houver ricos que cheguem!
Apesar da falta de luz, pois a instalação não aguentou e foi-se logo abaixo, naturalmente por falta de potência, como acontece a muito boa gente, também encontrei comerciantes satisfeitos e até galhofeiros. Um deles disse-me que era tudo muito apertadinho, o que lhe fazia lembrar as meninas novas de antigamente...que as de agora já vai tudo esbeiçado. Fiz de conta que não percebi.
Quanto à barraquinha, opinou um outro que aquilo não chega à primavera. É demasiado acanhado, carecendo de espaços de circulação, não tem arejamento, nem está devidamente isolado. A ASAE vai muito provavelmente mandar encerrar outra vez "E então uma das inspectoras até é do concelho..."
Mesmo que a ASAE tenha dó e feche os olhos, mal chegue o calor ninguém vai aguentar lá dentro. Terão de instalar ar condicionado. Mais uns milhares de euros em perspectiva. Detalhe sem grande importância, que "a ordem é rica e os frades são cada vez menos". Gastam é cada vez mais, os malvados!

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo e Senhor Luis António Ferreira Rebelo

O mercado é que está a dar.
São uns patuscos, o companheiro Carrão gosta é de convívios com os velhinhos, os fazendeiros e os companheiros das Juntas como o Antoino e o Jaime.

O camarada Victorino quer é obras municipais para controlar as obras particulares (dele).

O companheiro Fernando de Sousa gosta de dizer sim, talvez, vamos a ver, a coisa resolve-se, aguente aí, em razão mas...., ok, depois falamos, venha cá de novo quando puder, o seu assunto há-de ser resolvido, etc. e picos.

O Pedro e a Graça vão assistindo, mandando uns bitaites, fazendo uma recomendações, requerendo e não mandam nadinha.

A Rosário lá vai avançando com a Carta Educativa, o enriquecimento curricular, os Centros Escolares dos Casais e da Nuno Álvares, os apoios eductivos, os transportes escolares, a triagem da correpondência e o que mais aparecer.

O Relvas é gente fina, está do propedêutico do poder, preocupado com o OE, a SIC Notícias, o Pedro Coelho, o seu PSD e tem Jesus a reunir e a aparecer para tapar as folgas.

O Delgado lá vai construindo civilmente Luanda (e o resto) e politicamente o PSD cá do burgo com o Puto tenreiro e o Ricardinho dos Casais, brincando ao gato e ao rato com os Huguinhos, Luisinhos e Zézinhos.

E pronto tudo vai brincando e Tomar, mesmo sem submarino, lá vai submergindo até chegar ao fundo!

E tudo, a bem da NAÇÃO!!!!!

Vivó!

Anónimo disse...

Ao fim de 4 meses lá se aprontou a solução provisória.
Um voto: esperemos um Inverno sem tempestades.
Uma questão: alguem esta a trabalhar na solução definitiva?
Uma dúvida: com o corpo de técnicos e operacionais que tem a Câmara, mais o dinheiro já gasto, não era possível ter reparado os edifícios e pô-los como a lei ou a ASAE exigem?
Um protesto: faltam esclarecimentos quanto ao futuro, explicações sobre o passado e porque se chegou aqui.
Um cidadão e contribuinte líquido para o concelho e que não gosta de ser tomado por tonto...
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Isto é que foi uma enorme capacidade de trabalho do vereador pimba Carrão.

Realmente tem sido uma vergonha e um roubo permanente ao longo destes 13 anos.
O PSD que vá roubar para outro lado.