terça-feira, 23 de novembro de 2010

ENTRE A ESPADA E A PAREDE

Estamos entalados entre a espada da crise e o paredão do futuro, que não conseguimos transpôr por falta de projectos adequados. Ao fim de anos de conformismo, de doce ripanço, de deixa andar que depois logo se vê, eis ao que chegámos. Fale-se com a população. "Isto está mesmo mau", "estamos lixados", "não há remédio", são agora desabafos correntes, a evidenciar a nossa fatalista costela árabe/maometana.
Temos pistas de atletismo para atletas que não há, e campos de ténis para praticantes que nunca houve. Faltam-nos ideias, planos, projectos, ousadia, audácia, capacidade empreendedora, agora que se vão esvaindo pouco a pouco os fundos europeus e as transferências do governo central, que quem menos recebe, menos pode transferir. Milagres só em Fátima, e era aqui há uns anos.
Entrementes, na política local, conforme já demonstrado anteriormente, a situação é de bloqueio. Temos seis forças em presença, três nos júniores e três nos séniores. Nos "miúdos" locais, CDU, BE e CDS lá vão fazendo pela vida no parlamento local, tendo até os bloquistas conseguido uma proeza de nível nacional. Conseguir o voto favorável do nº 2 nacional do PSD, numa moção contra um dos elementos do PS, parceiro da coligação local, convenhamos que não é para todos. E que tão cedo não voltará a acontecer.
Na liga de honra (que não temos arcaboiço para mais), PSD, PS e IpT, arrastados pela cada vez mais forte enxurrada da crise, vão-se agarrando ao que podem, procurando por todos os meios manter-se à superfície, e não mais do que isso. Ideias operativas, zero; projectos adequados ao actual contexto de crise, zero; soluções para ultrapassar a cada vez mais problemática realidade local, zero. Não admira por isso que a barca nabantina, cada vez mais fustigada pela tempestade, ameace afundar-se de vez, na irrelevância e na mediocridade.
Para lá das desculpas de cada um dos comparsas, já detalhadas em post anterior, temos de reconhecer que no quadro político actual, qualquer que venha a ser a eventual evolução, o nosso futuro é negro. Entre os eleitores mais esclarecidos nestas coisas da política e da economia, ninguém acredita que uma câmara presidida por Carlos Carrão possa vir a fazer melhor do que a actual. Mesmo com a entrada de José Perfeito, que poderia vir a herdar os pelouros de José Vitorino, em caso de ruptura da coligação. Mas, lá está, se por um lado ficaria tudo entre Josés, por outro, o velho e conhecido anexim é bem claro: "Santos da casa não fazem milagres". Até o Santo António teve de ir para Itália e de mudar de nome, para então subir aos altares. E  os tempos eram outros...
Também ninguém nas mesmas condições consegue vislumbrar qualquer vantagem na troca de parceiro de coligação. Se com os socialistas as coisas não vão bem, podendo até ir de mal a pior, como mais adiante se verá, (é só dar tempo ao tempo...), com os IpT coligados volveria logo à superfície a época dos dois mandatos de Pedro Marques, como independente em listas do PS. O ex-presidente nunca o reconheceu, mas é voz corrente que o seu desempenho nos citados cargos não deixou saudades, excepto para um pequeno grupo, cujas ideias sobre política e administração local são assaz peculiares, para não dizer clientelares.
Nestas condições, sem poderem recuar, por causa da espada da crise, nem avançar, devido ao paredão do futuro, restaria a retirada estratégica e lateral: provocar a queda do actual executivo e dar a palavra à população. Haverá ânimo e audácia para tanto? Tenho sérias dúvidas. Mas amanhã é outro dia... e tarde é o que nunca acontece.

9 comentários:

Anónimo disse...

Comentário após comentário vem ao de cima a aposta do Dr. Rebelo no seu PS e o preconceito para com os IpT procurando sempre atacar pela invocação de Pedro Marques!

Realmente deve ter havido um caso mal resolvido entre Rebelo e Pedro Marques!

Mas está enganado redondamente, os IpT não se resumem a Pedro Marques e vão muito para além de Pedro Marques!Há por lá mais gente e outros com capacidade e com ideias para tirar Tomar do buraco!

Enquanto o seu PS gira à volta do eixo ferreira/hugo tomaz, que tudo manipula e tudo abafa!

Realmente o maior cego é o que não quer ver!

Unknown disse...

Penso não ser o caso, mas os leitores
terão decerto uma opinião formada sobre o assunto, a qual não será tão subjectiva quanto a minha ou a sua.
De qualquer forma, mesmo admitindo como mera hipótese de trabalho a minha inclinação para um lado, estaria no meu pleno direito, o que não implica qualquer co0mplexo em relação aos IpT. O que acontece é que eu escrevo e digo aquilo que outros apenas pensam e segredam entre amigos.
Dizer que os IpT não se resumem a Pedro Marques, é uma evidência que escamoteia a prática essencial: todos funcionam sob a sua batuta.Exactamente aquilo de que acusa os socialistas que cita, um dios quais de forma bastante pejorativa e imprópria. Criticar sim; ofender, não!
Saúdo, com esperança, o facto de haver nos IpT, segundo escreve, "outros com capacidade e com ideias para tirar Tomar do buraco". Apenas faço três singelas perguntas: Quando? Como? Com quem?
Os eleitores tomarenses começam a estar fartos do refrão "Desta vez é que é! Temos soluções!"
Até agora é o que está à vista de todos: Onde estão as soluções?

Anónimo disse...

Ninguém tem soluções. Tudo quer é poder, tacho para obter algumas alvissaras. O resto é para ver. Aliás aproveitando-se da vaidade geral ( porque do rico ao pobre existe uma fogueira de vaidades )quem tem poder sabe que tal sentimento ofusca e contenta podendo assim usar-se do concelho em vez de o concelho usar os seus préstimos.

Anónimo disse...

Eu ando a dormir,a ver fantasmas,distraído,ou é verdade que o Dr. Rebelo se considera a alternativa a este estado de coisas?

Quem é que afirma ter um projecto coerente e salvador para Tomar?

Se continuar a assumir-se como o homem providencial,diga-me duas coisa:1ªa sua candidatura ocorrerá através de um partido político ou de um movimento independente?;2ª acha que vai ser fácil arranjar pessoas com qualidade aparentada à sua para dar corpo a essa alternativa?
Pergunto-lhe isto porque o projecto pode ser o "suprassumo" mas não ter executantes do seu gabarito.
Ou estamos perante um "novo Paiva" sem paivismo,mas com algo tipo,talvez "rebelismo"?
E nessa hipótese,como caracterizaria o estilo "rebelista"?

Um rebelista confesso, mas cheio de dúvidas.

Relevante disse...

Relevante


Mais uma vez decidi pronunciar-me sobre mais este assunto.

É relevante a situação política tomarense, tal como escrevi em tempos, que assenta numa coligação podre entre o PSD e o PS.
É relevante o apego ao poder demonstrado pelos vereadores do PS, que mesmo sendo humilhados pela retirada de pelouros por parte do presidente, aceitam manter e continuar, como se nada tivesse acontecido, a coligação. Acredito que até pelas senhas de presença seja possível manter a coligação.
RELEVANTE

Relevante é também a posição do Ipts, à espera de que acabe a coligação PSDxPS para fazerem eles coligação, e acredito que sem contrapartida nenhuma, só para fazerem.

Relevante também é o comentário feito por um anónimo que diz que os Ipts têm gente com capacidade e que não é só Pedro Marques. Revelem-se, pois não têm sido vistos por lado nenhum… Já tivemos as estátuas vivas, pode ser que agora venhamos a ter o FESTIVAL DE FANTASMAS INDEPENDENTES. Penso que o Adamastor, o Salvador da Pátria e o Messias serão algumas das figuras. Já agora visto haver quem conheça essas personalidades de valor dos Ipts, poderia indicar nomes para não ficarmos todos na ignorância…

Relevante falar-se de coisa nenhuma…

Unknown disse...

Para anónimo em 11:46

Como já aqui foi dito anteriormente, posso vir a ser uma das alternativas, caso os tomarenses assim o venham a desejar. Não ando, porém, à cata de lugares, de benesses ou de penachos, de que felizmente não preciso. Apenas quero ajudar.
Tenho mesmo um projecto estruturado mas não miraculoso.Se será salvador ou não, só os tomarenses o poderão dizer, quando e se chegar o tempo de o debater.
Nunca fui, não sou nem nunca me considerarei um homem providencial. Apenas um entre os milhares que amam sinceramente esta terra e estão dispostos a trabalhar em prol de um futuro colectivo mais risonho.
Ainda é cedo, penso eu, para decidir se haverá ou não candidatura e, se vier a haver, sob que bandeira. Diz o povo que "cadelas apressadas, costumam ter cachorros cegos".
Não será muito fácil encontrar parceiros de lista à altura, mas há gente mais que suficiente. Apenas não se querem "sujar". Havendo quem lhes consiga dar garantias de honestidade e de ética...
O estilo "paivista" já teve a sua época, com a conivência dos tomarenses. Nestes novos tempos é preciso falar e debater com todos, eleitores ou eleitos. Tendo sempre presente que há um tempo para debater,outro para decidir e outro ainda para implementar.Só com conversa não vamos a lado algum.

Anónimo disse...

O camaleónico Ferreira das farturas já está a despedir-se do Sócras.
Vejam a prosa do artista sobre a Greve Geral.
Aparentemente já está a caminho de ir conspurcar a perfilada candidatura de António José Seguro,já que,se assim não fosse não teria dado a bênção ao convite da consorte para recente colóquio.
Sempre a enriquecer o brilhante currículo profissional ou,melhor dizendo,de político profissional,conceituado "guru" da fina arte de apego à manjedoura financiada pelo erário público.

Só mais um pormenor sobre o curriculum público do "guru".

Ele anuncia-se como "maçon".

E eu perguntava-me como podia ele ter o perfil supostamente exigível pelo GOL - Maçonaria Portuguesa.

E acabo de encontrar a resposta:

Salvador Allende e Pinochet eram "maçons" e só por isso Allende confiou em manter o futuro ditador como chefe militar.

Portanto,ATENÇÃO!

Até atrás do rótulo de "maçon" até se escondem pinochets.

Huga-se!

Quem nos protege?

Anónimo disse...

...Mas está enganado redondamente, os IpT não se resumem a Pedro Marques e vão muito para além de Pedro Marques!Há por lá mais gente e outros com capacidade e com ideias para tirar Tomar do buraco!
Ninguém faz nada sem o patrão Pedro Marques autorizar... se não autorizar não se faz! E o resto são cantigas!

Anónimo disse...

Se a Roda do Mouchão algum dia for por água abaixo já está escolhido o seu substituto: uma estátua do Paulino, o Paiva da Trofa!!!