sábado, 27 de novembro de 2010

MAIS VANDALISMO NA NOITE TOMARENSE



Fotografias de tomaradianteira.blogspot.com Cópia e reprodução autorizada, desde que se indique a origem.
Mais uma véspera de fim de semana e mais actos de vandalismo, desta vez na cidade antiga. Na Rua Joaquim Jacinto, amigos do alheio partiram o vidro da porta do Restaurante Baía, levando todo o tabaco que encontraram, e até o mealheiro de Natal dos filhos dos proprietários, que calculam os estragos e prejuízos em mais de 500 euros.
Na Praça de República, a tradicional ornamentação do Dia de Todos os Santos sofreu tratos de polé, sem qualquer justificação racional. Trata-se indubitavelmente de um daqueles casos da chamada violência gratuita.  De fazer mal só para satisfazer instintos condenáveis e recalcamentos não assumidos.
O facto de terem partido vasos, que para lá levaram, e derrubado painéis debaixo dos arcos dos Paços do Concelho, parece indiciar que terá havido a ideia de dar uma conotação protestária de carácter político a actos reprováveis. Se assim foi, convém que os delinquentes saibam que em democracia admite-se a crítica e a contestação, mas condena-se com todo o vigor a violência, qualquer seja a sua natureza.
Em ambos locais, cidadãos preocupados, entre os quais proprietários do restaurante assaltado, falavam da necessidade de haver mais policiamento, de se agravarem as penas previstas para tais actos e, sobretudo, da necessidade de se instalarem quanto antes câmara de vigílância que funcionem. Se forem como as do ex-estádio, que até à data só serviram para dar lucro a quem as vendeu e a quem as instalou, mais vale ficar quedo -acrescentamos nós.
Em conversa posterior com Corvêlo de Sousa, que estava naturalmente chocado com tais actos, foi referido que a autarquia já há algum tempo que solicitou autorização para o funcionamento de videovigilância em diversos locais da cidade. Acontece que uma tal Autoridade Nacional, que está legalmente mandatada para esse efeito, leva anos para despachar qualquer processo. Comprende-se assim porque continuam inactivos os dispositivos já instalados e acima referidos. Neste caso, os nossos eleitos estão isentos de culpa. 

6 comentários:

Anónimo disse...

As pessoas que visitam Tomar a dianteira e aqui deixam os seus comentários podiam aproveitar o tempo e o espaço para dizer alguma coisa de construtivo. Haja mais respeito pelo semelhante!
Tomarense, apenas

Bravura Lusitana disse...

Era apanhar essa gente e dar-lhes uma sanção adequada. Delinquentes desses NÃO MERECEM O CHÃO QUE PISAM !

PNR SEMPRE

Anónimo disse...

Corvelo de Sousa chocado?? porquê? já vivi em algumas cidades e nunca vi uma proporção de actos destes e outros tão grande! Se fosse uma cidade media ou grande ainda se poderia justificar com alguns factores, agora aqui... aqui a probabilidade é bastante alta e quem realiza este actos sabe disso.
Não existe forças de segurança nas ruas!! E quando estão fingem que não vêem, enfim, se são policias não podem se amedrontar dessa forma, ou não?
Tanta herança histórica e tanta herança primitiva.

Anónimo disse...

O populismo do PNR vem ao de cima muito rapidamente. Só faltaria concluir que a autoria dos incidentes partiu do jovens holligans, extremistas de direita...
Mas mesmo que não o seja, este tipo de incidentes não precisa de reação radical.
AA

Anónimo disse...

A PSP E GNR MANDAR OS HOMENS PARA CAÇA Á MULTA DÁ MAIS E É MAIS FÁCIL


DEMISSÃO EMIDIATA DO CAPITÃO GRAÇA E DO COMISSÃRIO DA PSP POR NÃO SEREM CAPAZES DE CUMPIRI A FUNÇÃO DE DAR SEGURANÇA ÁS PESSOAS E BENS

Anónimo disse...

Infelizmente este tipo de comportamentos está a ser cada vez mais usual na nossa cidade, fruto da falta de civismo e de educação que começa no berço, continua na escola e segue pela vida fora....
Se as autoridades policial e judicial não tomarem medidas fortemente penalizadoras vamos deixar de poder andar na rua durante a noite.