quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

COLABORAÇÃO DA PAPELARIA CLIPNETO LDA.
Com o saneamento parcial (por enquanto) do vereador Luís Ferreira, Tomar deixou de ter honras de primeira página n'O MIRANTE. Nem mesmo uma chamadinha. Nada. Só na página 25 se pode ler que "PS mantém coligação na Câmara de Tomar apesar da retirada de pelouros ao seu vereador -Socialistas deixam nas mãos do PSD o futuro da governação conjunta da autarquia". E sobre Tomar pouco mais há. Apenas duas entradas, na usual secção Cavaleiro Andante, por mero acaso, sem dúvida alguma, ambas relacionadas com o "caso Luís Ferreira".
Como os nossos leitores já terão notado, a manchete do semanário editado na Chamusca é sobre maus cheiros em Alcanena, provocados por uma ETAR deficiente. Os tomarenses moradores na Rua de Gil de Avô, na Rua Nova e na Rua dos Moínhos queixam-se do mesmo mal, cuja origem é bem diferente -a ganância de quem projectou e/ou executou as obras de saneamento, de que resultou o "esquecimento" dos indispensáveis sifões.
Chocante, titula O TEMPLÁRIO em manchete, insurgindo-se contra o já muito divulgado caso do cidadão alojado numa retrete pública há 4 anos, ao qual se juntaram mais recentemente dois outros SDF (Sem domicílio fixo), um dos quais antigo combatente em África, tal como o José Carlos. Involuntariamente, José Gaio acaba até por ser algo generoso perante a realidade. "Há quatro anos que um homem vive numas casas de banho..." escreve ele. A verdade, porém, é que o referido cidadão dorme numa casa de banho. Na outra dorme um desvalido 20 anos mais novo, enquanto um terceiro pernoita debaixo do alpendre da capela, queixando-se de que o telhado está a precisar de reparação, visto que quando chove lhe cai uma beira em cima. Uma desgraça nunca vem só.
Logo abaixo, numa chamada de primeira página, com fotografia a cores, lê-se "Festa dos Tabuleiros promovida em Vigo". Sendo certo que as pessoas ligadas à realização da nossa Festa Grande não gostam mesmo nada de críticas ao seu modelo organizativo, manda a nossa consciência cristã referir que se gastaram nesta viagem promocional a Vigo, e no pavilhão desmontável ali instalado, cerca de 25 mil euros = 5 mil contos, ao mesmo tempo que se instala uma bancada provisória no ex-estádio por 60 mil euros = 12 mil contos. É evidente que cada um tem as prioridades que entenda mais adequadas. Todavia, uma autarquia que gasta 17 mil contos para promover uma festa e o futebol profissional, mas não dispõe de fundos para implementar um abrigo para os SDF, certamente que não estará na graça de Deus. Nem coisa parecida. Ou estaremos outra vez a ver mal?
O decano dos semanários locais parece ter dado esta semana uma guinada para as bandas do PSD.  O estilo da manchete não permite dúvidas. A autarquia sente-se injustiçada, o que vem confirmar que os senhores autarcas sempre pensaram que podiam sacar à vontade, através das taxas e outros preços proibitivos, o dinheiro dos cidadãos, estando eles ao abrigo de qualquer sacrifício. Afinal estavam uma vez mais equivocados. E ainda agora a procissão começou a saír da igreja. Como muito  bem disse o líder laranja PP Coelho "O pior ainda está para vir". 
Alheia ao evoluir da assustadora crise, qure ninguém sabe até onde nos vai levar, a câmara continua a enfiar-se em camisas de onze varas, agora com mais quase 6 milhões de euros para o museu da Levada, cuja adequada manutenção nunca será capaz de assegurar de forma cabal...por falta de "pulmão monetário". É só esperar que o desastre é inevitável. Será mais uma edição do hotel de charme no Convento de Santa Iria, que devia render milhão e meio de euros, fora as exorbitantes licenças e outras alcavalas. Afinal, com o andar dos tempos, o acentuar da crise e a descida dos autarcas à agreste realidade, segundo as últimas notícias de boa fonte, quem apresentar um projecto jeitoso e tiver "nervo" para o implementar, pode contar com aquelas ruínas, cedidas por um preço meramente simbólico. E esta hein?!
Outro indício de que Cidade de Tomar está esta semana demasiado pró-PSD são os dois textos totalmente inusitados por aquelas bandas. A transcrição integral das páginas 6 e 7 do Boletim Municipal, na página 2, com o título "Obra do percurso da Mata dos Sete Montes está concluída", bem como a transcrição do debate José Delgado/Hugo Cristóvão, na página 4, com uma curiosidade -A Rádio Hertz é ali mencionada "lateralmente":"Num frente-a-frente promovido pela "RH"..." Giro,não é? Até parece que estão a falar de grupos sanguíneos e respectivos RH. Nesta terra gualdina, volta e meia acontece cada uma!

12 comentários:

Anónimo disse...

-O Mirante nada publica sobre Tomar porque nada há de relevante daqui para a região. Os elogios aos dirigentes do politécnico também não têem que sair todas as semanas, mesmo com as encomendas de publicidade.
O gozo com o "vereador"- plenamente justificado face às visíveis limitaçóes e pouca civilidade do dito - acabou. Mas convenhamos que só aqui tal personalidade podia ser vereador da cultura! E ser activo é uma vantagem relativa: suspeita-se que foi Nero quem mandou incendiar Roma para a reconstruir a seu gosto!
Quanto à imprensa local:
-Para o Templario, para alem do caso da indigència não resolvida, foi relevante a ida a Vigo da comissão. Vigo? Para quê? Reforçar com galegos o entupimento da cidade que já não tem condições para receber os que já veem sem esta promoção galega?
Ou inconsciência estratégica a juntar à vaidade saloia tomarense?
Ou um passeio por conta do orçamento (mesmo tendo que fazer figuras tristes) de quem, antes de chegar à política julgava que o mundo acabava na Foz do Arelho?
- No Cidade de Tomar a importância vai para a redução de transferências de dinheiro dos impostos. Tendo em conta "a crise", o pouquíssimo dinheiro disponível deve ser aplicado só em investimentos reprodutivos. Veja-se onde a autarquia local tem aplicado as verbas nos últimos anos...das piscinas à fonte cibernética...Tranferências?
-Que factos importantes houve em Tomar?
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Em Tomar também circula um cheiro nauseabundo cuja origem está ali na Praça da República, mais propriamente no edifício situado nas costas do Gualdim Paes...

Anónimo disse...

Toda a comunicação social de Tomar, com especial destaque do Grupo Cidade de Tomar, sempre foi pró-PPD.

Os donos da terra, mesmo não sendo todos do PPD, sempre se sentiram por ele mais protegidos, fosse porque nada dizem sobre o seu, real, poder, seja pelo pagamento que vão sempre fazendo aos seus negócios.

Anónimo disse...

Caro Prof Rebelo, apenas uma precisão. O MIRANTE nasceu efectivamente na Chamusca há 23 anos mas tem a sua sede de redacção em Santarém num edificío de dois pisos em frente ao Convento de São Francisco, perto do centro histórico.

Panda disse...

A imprensa tomarense está feita com o executivo. É normal que tendo os serviços de urbanismo sido temporariamente encerrados devido a motivos sanitários tal não seja noticiado na comunicação social?

Anónimo disse...

OH Caro Rebelo

Escandaliza-se em a Câmara gastar 17 mil contos com a promoção da Festa dos Tabuleiros em Vigo, mas não se escandaliza pela Câmara dar à Rádio Cidade de Tomar 25 mil euros por uns espectáculos de pimbalhada na Feira de Santa Iria. Isto sim é que é escandaloso.
Ainda para mais, aquele modelo de espectáculo está gasto. Feios, porcos e maus!

Irra!

Unknown disse...

Começo por esclarecer que a câmara, tanto quanto sei, "só gastou" perto de 5 mil contos com a promoção dos tabuleiros em Vigo. Os outros 12 mil dizem respeito à nova bancada provisória (?) do ex-estádio, agora campo de treinos.
Segue-se que realmente escandalizam-me todas as despesas supérfluas, quando há cada vez mais cidadãos a precisar de amparo e de abrigo. Não de esmolas. De amparo fraterno e de abrigo solidário. Sobretudo os que na devida altura serviram o país em África, e lá deixaram uma parte importante da sua saúde mental.
Os autarcas que temos parece que ainda não aceitam o dito popular segundo o qual "Quem não tem dinheiro, não tem vícios!".
E os tomarenses, como sempre, estão-se aliviando para o assunto. Ganda povo!

Anónimo disse...

RH... simplesmente vergonhoso, aproveitam se do trabalho dos outros e depois nem sequer são capazes de divulgar o nome em condições, apenas denotam falta de fair play.

Anónimo disse...

RH só se for negativo porque é dador universal, já não é a primeira vez que reparo que o jornal CT (CIDADE TOMAR) faz transcrições das noticias da RH (RÁDIO HERTZ), assim é fácil fazer um jornal .

Anónimo disse...

Não sei quem copia por quem, mas a política do «copy paste» está cada vez mais visível na imprensa tomarense. Tendo por base as datas de algumas notícias que já me chamaram a atenção pela incrível semelhança (ponto por ponto, vírgula por vírgula), o Cidade de Tomar não tem qualquer complexo em tirar «notas» dos sites da Hertz e do Templário. As cópias chegam a ser integrais. E as datas não deixam mentir sobre quem as produziu primeiro. Agora esta referência de RH é uma tentativa risível de esconder o nome do frente a frente que permitiu fazer uma página de jornal... Que ética, meus senhores!

Anónimo disse...

Já agora a respeito do RH deixo uma questão para alguem mais entendido neste assunto do que eu, não será obrigatório revelar de forma clara e inequivoca quem realizou o debate e de onde foi tirada a respectiva transcrição?

Anónimo disse...

“São livres as transcrições de notícias. É o item a do artigo 46. A imprensa pode reproduzir notícias ou artigo informativo publicado em outro jornal,ou rádio desde que cite a fonte.Como não foi o caso...