segunda-feira, 15 de novembro de 2010

AUTARCAS E FUNCIONÁRIOS FALAM PELOS COTOVELOS...



APESAR DA CRISE, AUTARQUIA TOMARENSE GASTOU EM MÉDIA MAIS DE MIL CONTOS MENSAIS EM CHAMADAS DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2010

Vários leitores (ou o memo leitor diversas vezes) indagaram qual seria a despesa da autarquia com chamadas de telemóvel. Tomar a dianteira procurou informar-se junto de alguns eleitos da oposição, sempre com a mesma resposta, dita de variados modos -"Não adianta pedir, porque eles fazem de conta que não receberam nada."
Ao abrigo do normativo legal em vigor, requereu-se em 29 de Setembro ao presidente da autarquia o seguinte: 1 - Quantos telemóveis da autarquia se encontram distribuídos por eleitos e funcionários? 2 - Qual a marca, modelo e preço de custo de cada um desses telemóveis; 3 - Montante mensal da despesa municipal com chamadas de telemóvel.
Contrariando as informações antes referidas, dadas por alguns elementos da oposição, Corvêlo de Sousa respondeu com data de 28 de Outubro, dentro dos prazos legais portanto, através do ofício nº 2863/PR, que incluia todos os dados requeridos. Ficámos assim a saber que o Município de Tomar, de acordo com o teor do citado ofício, dispõe de 132 telemóveis "mais seis números afectos à central telefónica". Compulsada a listagem informática fornecida, apuraram-se 3 telemóveis a 850 euros cada; 5 telemóveis a 499 euros cada; 3 telemóveis entre 400 e 450 euros; 33 telemóveis entre 200 e 300 euros; 34 telemóveis entre 100 e 200 euros; 41 telemóveis entre 50 e 100 euros; 2 telemóveis entre 40 e 50 euros, e 88 telemóveis entre 20 e 25 euros. Tudo isto somado, dá um total de 223 unidades, havendo por conseguinte uma discrepância de 91 telemóveis entre o total referido pelo presidente da autarquia e o total da listagem que acompanhava o citado ofício.
Imediatamente se informou Corvêlo de Sousa de tal anomalia, solicitando-se eventuais esclarecimentos sobre a mesma, até às 18 horas de hoje. Por enquanto não recebemos qualquer informação adicional sobre o assunto.
Os 223 telemóveis que figuram na referida listagem custaram  à autarquia 27.354 euros = 5470 contos. Quanto às chamadas, o respectivo custo global foi de 4.807 euros em Janeiro, 4.373 em Fevereiro, 4.977 em Março, 4.900 em Abril, 6.227 em Maio e 5.249 em Junho = 30.537 euros = 6.107 contos  = 5.089 euros mensais = 1017 contos por mês, em média, durante os primeiros seis meses de 2010.
Perante estes números, somos forçados a constatar que, tanto os eleitos como os funcionários, contemplados com os telemóveis, falam que se fartam! De tal modo que nem se compreende como conseguiam uns e outros desempenhar cabalmente as suas funções no século passado, quando ainda não existiam os citados equipamentos de comunicação. Sem contar que telemóveis a 850, 500 ou 400 euros cada, talvez não sejam os mais indicados para uma autarquia, mesmo para os eleitos. Mas como os contribuintes é que pagam... agora quando chegarem o Ipod e outros Ipad, vai ser bonito, vai!

20 comentários:

Anónimo disse...

Se calhar foram chamadinhas para a Austrália...

Anónimo disse...

Caro Rebelo:

Os gastos médios mensais dos cargos dirigentes, por exemplo, não ultrapassam 25 euros. Há, contudo, situações que merecem dura e ponderada reflexão: porque há técnicos que ultrapassam largamente esse valor? Com que critério detêm esse privilégio?? Quem foi o recordista ultra/máximo que ultrapassou largamente a fasquia de Presidente da CMT, Presidente da Assembleia, (...)???

ANTÓNIO FREITAS disse...

PARABÉNS DR. REBELO. FEZ UM TRABALHO DE JORNALISMO DE INVESTIGAÇÃO DIGNO E QUE DEU A POSSIBILIDADE DOS CONSTRIBUINTES SABEREM ONDE E GASTO SEU DINHEIRO. SE BEM QUE NÃO RESOLVA NADA, PELO MENOS FICAMOS A SABER.
MAIS UMA VEZ PARABENS E ESPERO QUE O SEU TRABALHO SEJA PUBLICADO NO "CIDADE DE TOMAR". SÓ UM JORNALISTA QUE NÃO PRECISA DE FAVORES PODERIA FAZE ESTE TABALHO
DEPOIS COM VAGAR TENTE SABER O MESMO DE CADA JUNTA DE FREGUESIA.

ANTÓNIO FREITAS
CPJ Nº 1920 E AUTARCA QUE A LEI DE INCOMPATBILIDADES PARA ALGUNS BURROS ANÓNIMOS AÍ DE TOMAR NÃO SE APLICA A JORNALISTAS QUE PODEM DESEMPENHAR A SUA PROFISSÃO E SER MEMBROS DE UMA JUNTA DE FRGUESIA, DE UMA ASSEMBLEIA MUNICIPAL E ATÉ VEREADORES SEM SER A TEMPO INTEIRO E ÃO EMUNERADOS.

Anónimo disse...

Sr. António Freitas
Cuidado com a nomeação generalizada de 'ALGUNS BURROS ANÓNIMOS'.

Unknown disse...

Para António Freitas - Urgente

Consulte o seu gmail quanto antes. Ou contacte-me pelo mesmo canal.

Anónimo disse...

Outra coisa que é igualmente um abuso é a atribuição os automóveis e a forma como são atribuidos, sem as devidas autorizações.
E os Km que fazem sem controlo.

Anónimo disse...

Outra coisa que é igualmente um abuso é a atribuição os automóveis e a forma como são atribuidos, sem as devidas autorizações.
E os Km que fazem sem controlo.

Anónimo disse...

Para haver total transparência e para que a realidade não seja vaga,salte cá para fora a média de consumos de cada utilizador individual,durante o período considerado,com a indicação do nome,cargo e custo do telemóvel que lhe foi atríbuido.

A não ser assim,é só estatística.

E a estatística também serve para ocultar a verdade,já que:

Podemos ter o tal frango para dois em que um come uma asa e o pescoço e o outro o restante,mas de que resulta uma média de 1/2 frango para cada um.

Se não se descer ao concreto,temos umas generalidades que não evidenciam o essencial,a responsabilidade individual.

E,sob a capa de uma grande revelação,temos é uma grande ocultação.

Anónimo disse...

Dizem que o ferreira das farturas é o campeão nos gastos com telemóveis!

...desferreirem-se...!!!

ANTÓNIO FREITAS disse...

Sim burros anónimos que quem não tem medo dá a cara e assina. Mantenho a generalização. SEM MEDO!!!!!! Porque desconfio quem pos em causa a profissão e ser autarca, porque não sou parvo e tenho as minhas fontes. Esses burros anónimos, dos quais desconfio, deveriam e tem obrigação de conhecer o que está publicado em Lei acerca do Código dos Jornalistas

Anónimo disse...

Que grande calúnia!
O ferreira das farturas nem tem telemóvel da Câmara!!!!!

Anónimo disse...

Para além da Câmara, já agora, não se esqueçam:
Região de Turismo, delegação de Tomar e a sede em Santarém. Quanto gasta aquela malta.
Instituto Politécnico de Tomar. Quanto gastam os chefes e afins?
Comunidade Urbana do Médio Tejo?
Governo Civil de Santarém?
Pois é, há uma infinidade de instituições públicos que têm bem montado todos os chefes e afins. Que tendência para embicar só com a Cãmara?!

Unknown disse...

Para anónimo em 13:53

Não se trata de embicar só com a câmara. Apenas de sindicar a actividade daqueles que por nós são eleitos de tantos em tantos anos. Quanto aos organismos que menciona, se alguém nos fizer o favor de nos conseguir dados completos e verídicos, teremos todo o gosto em publicá-los. E GARANTIMOS O ANONIMATO ABSOLUTO.

Cordialmente,

A.R.

Unknown disse...

Para anónimo em 10:26

Tem toda a razão mas Tomar a dianteira não é nenhum serviço custeado com os impostos de todos nós, pelo que não tem meios suficientes para apurar tudo aquilo que refere. Contudo, se houver entre os nossos leitores quem tenha acesso a esses dados e os queira transmitir, por uma questão de civismo e de cidadania, podemos garantir que serão publicados, uma vez garantida a sua autenticidade. Garantimos sigilo total e anonimato absoluto.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Excelente este trabalho de António Rebelo. Esta "investigação" já deveria ter sido realizada pelos orgãos de comunicação social locais. Mas, pelos vistos...
Parece-me que este seu trabalho deverá ser concluído com a publicação dos gastos por sector ou mesmo por cada membro que tem telemóvel distribuído. Em particular os de maiores gastos e dos vereadores (todos) e presidente da Assembleia Municipal.
Parabéns pelo excelente trabalho. Só é pena que o presidente da Câmara não tire nenhuma ilação desta relidade. Pobre Corvêlo. Pobres vereadores (todos). Gastar à farta os dinheiros públicos deveria ser crime, quando não devidamente justificado.
EStava mesmo a vê-los todos a caminho da Sala de Audiências do Tribunal. Uns por umas razões outros por outras. No dia em que isso acontecer, então a Democracia começa a fazer-se sentir. até lé é a podridão que nos rodeia.
Dr. Rebelo, posso pedir-lhe que se informe se os telemóveis distribuídos aos vereadores dos Independentes têm servido para tratar de assuntos relacionados com o movimento/partido Independentes por Tomar (Logo instituição privada) e dê público conhecimento desse gastos que é dinheiro dos contribuintes!
E, se não for pedir demais, fazer o mesmo com os outros vereadores!

Anónimo disse...

Para comentário em 14:50

Os telemóveis distribuídos aos vereadores dos IpT, se não servem para tratar de assuntos privados, têm servido pelo menos para os manter calados e colaborantes, que é afinal aquilo que se pretende conseguir com tais benesses.

Lopo Dias

Anónimo disse...

E de que telemóvel (camarário) proveem as mensagens dirigidas aos militantes e simpatizantes do PS de Tomar sempre que há reuniões da Câmara, da Assembleia, eventos, posições dos vereadores e deputados municipais, até mesmo de coisas do partidoetc.?

Um doce das Estrelas a quem adivinhar?

Isto de mandar bocas em relação aos outros é uma arma para disfarçar negócios próprios!

Anónimo disse...

Eleições já !

Anónimo disse...

Eleições logo depois do orçamento para 2011!

Anónimo disse...

Tem razão o António Freitas: trabalho exemplar.O Doutor também:"Somos forçados a constatar que, tanto os eleitos como os funcionários, contemplados com os telemóveis, falam que se fartam!" Quanto mais mais falam, menos trabalham, menos produzem...