segunda-feira, 1 de novembro de 2010

SOMOS TODOS ASSIM TÃO PALONÇOS?

Copiado do semanário SOL de 30/10/10, com os nossos agradecimentos.

A pergunta impõe-se, agora que são evidentes algumas verdades elementares. As supérfluas e estapafúrdias obras na Mata e na envolvente do Convento, o insólito paredão-mijatório, o estádio transformado em campo de treinos, a ideia do hotel de charme, o lunático museu polinucleado da Levada, são  ideias e, nalguns casos, obras oriundas da mesma mente. A de um respeitável cidadão com algum mundo, mas que, nascido e criado alhures, não podia nem pode pensar como os tomarenses, ou sequer entendê-los. O tal "sentir nabantino" de que falava o saudoso Nini Ferreira. Ainda por cima, uma vez eleito, abusou nitidamente da confiança nele depositada, naturalmente com a melhor das intenções. Como sempre. Nunca consultou a população ou quem quer fosse, para procurar aferir as suas ideias. E aí reside a origem do desastre.
Os resultados aí estão, à vista de todos. Obras descosidas, uma dívida muito jeitosa, projectos mirobolantes, que se levados à prática acabarão por nos enterrar irremediavelmente. Porque os sucessores do tal político providencial são também, infelizmente, seus apóstolos. Continuam a seguir fielmente a sua doutrina. Não tanto, julgamos, por nela acreditarem. Só porque não dispõem de alternativa. E pensar é muito cansativo.
Como se os tempos não tivessem mudado, como do dia para a noite, ou do verão para o agreste inverno; como se não houvesse já exemplos de descalabro, à cabeça dos quais o fantasiado hotel de charme no ex-Convento de Santa Iria; continuam com a ideia fixa de destruir o actual mercado, para no lugar dele edificarem um fórum. Mas como? E para quê? Que privado aceitará meter-se em semelhante camisa de onze varas? Nestes tempos de penúria cada vez mais acentuada, onde estaria a clientela para semelhante extravagância? Seremos todos assim tão palonços? Não será já tempo de pensarmos em sacudir a canga dos incapazes -conquanto bons rapazes- que continuam convencidos de que nos governam?
A notícia supra dispensa mais comentários -Na capital do país, com muito mais recursos de toda a ordem, a autarquia pretende preservar e melhorar os mercados tradicionais. Numa pobre cidade periférica, em cujo Convento sempre se acrescentou em vez de demolir, uma insensata vereação nem faz nem deixa fazer. Há quatro meses que estamos sem mercado em funcionamento. Se têm começado as obras exigidas pela ASAE logo aquando do encerramento compulsivo, por esta altura já estariam concluídas. Ter-se-iam poupado os perto de 300 mil euros já gastos com a tenda e respectivo recheio. Tudo com a ideia fixa no tal fantasmático fórum paivino.
Isto na política, é cada vez mais como na música. Quando os executantes não sabem solfejo, sendo por isso forçados a tocar de ouvido, é cá cada fífia! E o povo é que paga...

13 comentários:

Anónimo disse...

A eminência parda a que o sr. Rebelo se refere foi legitimado em TRÊS MAIORIAS ABSOLUTAS pela populaça tomarense para fazer o que muito bem quis e entendeu. Por isso só temos de nos queixar de nós próprios, e não vale a pena bater mais no ceguinho porque ele já não risca nada por cá...digo eu que não sei o que digo! Temos é de olhar para o presente e decidir quem nos vai governar daqui para a frente...

Anónimo disse...

Pois é, se o iluminado e deslumbrado novo-rico Tó Paiva tivesse ido a Londres visitar o Convent Garden, ou até a Coimbra, ou mesmo ao Funchal - Mercado dos Lavradores ou ainda a Évora, Tomar já tinha o seu Mercado devidamente requalificado e a funcionar em pleno.

Ainda por cima o arq. Bruno Soares (responsável pelo contestadissimo processo de requalificação do Terreiro do Paço, que teve de ser rectificado!) incluiu no Plano de Pormenor um mastodôntico forum, ideia pseudo-snob, magestática e desconforme com o tal "sentir Tomarense".

Estes dois artistas (Paiva e Soares) deviam ser responsabilizados pelo mal que fizeram a Tomar na execução do Polis, deixando uma dívida enorme e um atraso imenso!

Com gentinha desta é só prejuízo, onde tocam estragam!!!!!!!

Anónimo disse...

Sr Rebelo
Parabens pela IDEIA FRESCA em publicar este post


NÓS PALONÇOS???
Quem é que tem a coragem de nos chamar palonço?
Chamem a policia! Prendam essa sacanagem!

Assunto: ROTUNDA ALVES REDOL

O mais 'pequeno' historiador, engenheiro, arquitecto e criador com bom senso, NUNCA UTILIZARIA O GRANITO POLIDO como matéria prima de uma rotunda em Tomar.
Porquê?
- Basta saber PENSAR!!!!!!
Temos Tomar cidade histórica ou Tomar cidade nova (e de mau gosto)?

O grande problema,
Começam nos politicos e criadores (porque são eles que mandam).....mas,
acaba na grande maioria dos tomarenses (de mente reduzida) que gostam do que vêm, tal como o fizeram no tempo da Fonte Cibernética, Cine-Teatro, estádio, Mata 7 Montes, 'Muro das Lamentações' e sua zona ribeirinha.
Coitados, não têm culpa!!
A saídas de Tomar, são muito reduzidas, até á Nazaré, Praia da Vieira e pouco mais.

Quanto aos novos ricos (endividados) tomarenses, que vão fazer férias a paises distantes, estes não estão minimamente interessados em experimentar novas culturas/costumes/gastronomias/etc. etc.

É tudo para 'inglês- ver', para contar cá na terra que era tudo um paraíso, andaram avião, de camelo, fizeram mergulho e comeram um bitoque ou uma pizza porque a comida de lá não tinha sabor ou era picante.

GS

Anónimo disse...

E ainda há quem à boca cheia diga que ele foi o melhor autarca que por aqui passou.

Pena que o ministério publico Nao instaura processo por dano publico ao dito cidadão.

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Foi, neste blogue, muito debatido o futuro do mercado municipal de Tomar.

Defenderam-se aqui propostas que se encaixavam lindamente no exemplo versado no artido do "Sol". O autor do blogue não se cansou de alertar para o bom senso, secundado por muitos comentadores.

Que se há-de fazer e dizer?...

Este exemplo escancara publicamente a irrelevância das organizações partidárias locais, a pequenez dos seus agentes, o desprezo como tratam a opinião pública, a indiferença da imprensa local.

Fazer política assim é assassinar a política, subordinada aos interesses dos "visitadores" periódicos que amansam os seus agentes locais, lhes asseguram boas referências, lhes prometem futuro mais auspicioso.

O descalabro a que deixaram chegar este mercado era motivo para um grande levantamento popular na praça da República.

Bravura Lusitana disse...

O que é curioso é que o único partido que defende acérrimamente o comércio tradicional é apelidado de retrógrado e fascista. Quando será que o povo vai abrir os olhos ?

Temos que dizer BASTA ! É preciso informar TODO o concelho do rumo que leva Thomar. Precisamos de mobilizar a população para, todos juntos, construírmos um futuro melhor, para nós e para as gerações vindouras !

Por Thomar, Por PORTUGAL, PNR SEMPRE PRESENTE !

Anónimo disse...

O caso do mercado é o espelho e "ponto alto" da desgraça tomarense que começou há 25 anos,pelo menos.
Sobre o começar as obras na altura do fecho decretado pela ASAE, só lembrar já que houve tempo para brocar um poço com a altura de predio de 160 andares, resgatar assim 33 mineiros e fazer várias comemorações em torno disso!No Chile.
Pedro Miguel

Anónimo disse...

PARA PEDRO MIGUEL

Não se iluda! O fecho do Mercado Municipal pela ASAE foi a melhor prenda que a quadrilha do executivo podia ter recebido! Aliás, como já aqui frizei anteriormente, e por diversas vezes, a inércia camarária tinha por finalidade "forçar" o encerramento das instalações do mercado municipal. Não se esqueça que ainda estão por pagar alguns favores eleitorais do tempo do Paulino, o Paiva da Trofa...

Anónimo disse...

"O que é curioso é que o único partido que defende acérrimamente o comércio tradicional é apelidado de retrógrado e fascista. Quando será que o povo vai abrir os olhos ?"

Pois é, porque é o único "partido" que gostaria de ver a PIDE/DGS a controlar a política, os comerciantes, consumidores, cidadãos!

Felizmente que o povo abriu os olhos no 25 de Abril e acabou com a ditadura fascista e reaccionária.

Mas, anos depois, os capitalistas aprisionaram a revolução e alçaram ao poder os neo-liberalais com fachada socialista ou social-democrata!!!!!!!

Em Tomar há felizmente cidadãos e forças políticas que defendem o comércio tradicional em liberdade e o PNR/SS não é!

Abaixo a reacção!!!!!!!!

Tomar livre de fascistas!!!!!!!

Anónimo disse...

A situação do mercado municipal é igual à do estádio, com uma diferença: o mercado ainda está de pé, o estádio foi abaixo. No resto, os gastos vão dar no mesmo, ou seja, despesa e mais despesa que poderia ser evitada. No estádio, tudo o que está a ser feito é provisório. Começou pelos balneários e está a continuar com a bancada. Tudo provisório. Quanto custa? Com o diheiro já gasto e o que ainda vai ser aplicado, não teria sido melhor dar início a obra definitiva? Desculpem a ingenuidade de um cidadão comum...

Bravura Lusitana disse...

Exceptuando a desprezável opinião pública que passa através da imprensa controlada pelo sistema e que formata as mentes mais vulneráveis, que me parece ser o seu caso, ninguém de boa-fé poderá adjectivar o PNR de partido fascista. Aliás, até mesmo essa designação relativamente a António de Oliveira Salazar é relativamente controversa. Fascismo é o que foi praticado na Alemanha e na Itália, cujos valores NÃO SÃO defendidos pelo nosso partido.

Agradecia-lhe também que me dissesse quem são os outros partidos que defendem o comércio tradicional. O CDS, inexistente, com um boneco que lá está porque o PSD não lhe deu tacho ? O Berloque, que defende os meninos dos charros ?

Quando apelida os outros de fascistas, olhe bem para as ideologias que defende. É que ser tão intolerante para com as pessoas do PNR pode ser considerado...fascismo.

Por Thomar, Por Portugal, PNR SEMPRE PRESENTE !

Anónimo disse...

Conclusão óbvia:
Não há nada pior que um incompetente activo!!!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Organizem-se...e desferreirem-se!!!